Lava Jato esquece Lula e retoma vazamentos contra Dirceu

Jornal GGN – Depois que a Lava Jato e a Procuradoria Geral da República alcançaram o objetivo de precipitar o processo de impeachment, a operação deixa Lula de lado para se concentrar novamentre em José Dirceu.

Prossegume os vazamentos, os julgamentos midiáticos, com evidente propósito político. O Procurador Geral da República, Rodrigo Janot, principal responsável pela blindagem do senador mineiro Aécio Neves, não se pronuncia sobre os vazamentos.

A denúncia, agora, é sobre pagamentos de consultoria feitos a Dirceu por uma rede de varejo mexicana.

Do Globo

Lava-Jato investiga pagamentos de grupo mexicano a José Dirceu
Lojas fecharam as portas no Brasil em 2015 e banco está sob investigação do BC
  
POR CLEIDE CARVALHO 15/04/2016 18:29 / atualizado 15/04/2016 19:00

O ex-ministro José Dirceu – Geraldo Bubniak / Agência O Globo / 31-8-2015
 

SÃO PAULO — A força tarefa do Ministério Público Federal investiga negócios entre o grupo mexicano Elektra e a JD Consultoria, do ex-ministro José Dirceu, condenado no mensalão e réu na Lava-Jato. O grupo, que reúne as lojas Elektra e o Banco Azteca, fez pagamentos de R$ 1,7 milhão à consultoria de Dirceu, a JD, por meio de operações de câmbio originárias de agências bancárias em Nova York, segundo documento do Ministério Público Federal.

O Banco Central decretou a liquidação extrajudicial do Azteca em janeiro passado por “comprometimento da situação econômico financeira, existência de graves violações às normas legais e regulamentares que disciplinam a atividade da instituição e ocorrência de prejuízos, sujeitando os credores a risco anormal”. No último dia 6, nomeou comissão de inquérito para investigar a atuação do Azteca no Brasil.

Em seu comunicado a investidores, também em janeiro, o Grupo Elektra informou que começara o processo de retirada de suas operações no Brasil em 2015 e que, “para finalizar o fechamento”, o Banco Central do Brasil havia iniciado “processo de liquidação extrajudicial”. O comunicado afirma que as operações no Brasil representavam apenas 0,3% do total do grupo.

O grupo, que pertence ao bilionário mexicano Ricardo Salinas, chegou ao Brasil em 2008 com a meta de abrir mil lojas. O Azteca foi inaugurado pelo então presidente Lula. Num discurso no Fórum Empresarial Brasil-México, realizado em Recife no mesmo ano, Lula afirmou que o banco esbarrou em burocracia para atuar no Brasil e que pretendia oferecer crédito barato aos brasileiros.

“Eu disse para o Salinas: nós vamos fazer o seu banco funcionar aqui no Brasil, até porque se você conseguir reduzir o spread para o povo mais pobre, eu penso que vai ser uma lição. Eu estou desafiando os bancos brasileiros, sobretudo os públicos, a perceberem o que vai acontecer com a entrada do Banco Azteca no Brasil”, discursou Lula, que participou da inauguração da sede do banco.

A rede de varejo abriu apenas 35 lojas e sua atuação ficou restrita a Recife, Natal e municípios da Paraíba e Bahia. Salinas tinha como objetivo aproveitar o aumento do consumo das classes C, D e E no Nordeste. A empresa chegou a ter problemas com cobrança de inadimplentes. Consumidores denunciaram que cobradores da rede entravam em suas casas e tentavam retirar qualquer produto de valor para quitar a dívida, mesmo que adquiridos em outras lojas.

 

Luis Nassif

Luis Nassif

View Comments

  • Gente, faz sentido pra alguem

    Gente, faz sentido pra alguem normal que Jose Dirceu iria pro MEXICO pra quebrar a lei?

    Isso faz sentido pra qualquer nao-retardado???????

    Ele estava fazendo CON SUL TO RIA.  So isso.  Dinheiro legitimissimo.

    Nao, eu nao li mais que algumas sentencas do item e nao vou ler o resto.  Eu sei exatamente o que estou falando:  Moro e a LavaBunda estao mentindo mais uma vez.

  • Onde está o crime?
    O salinas

    Onde está o crime?

    O salinas é bilionário, um dos homens mais ricos do mundo...

    O Negócio não deu certo...

    Onde a maracutáia?

    Que os procuradores SEJAM EXPLICITOS e falar o quê aconteceu NA VISÃO DELES!

    • Correto. Salinas veio, pediu

      Correto. Salinas veio, pediu consultoria que Dirceu forneceu. O negócio não deu certo, não é necessariamente culpa de Dirceu. Também não vejo aonde poderia ter um "crime" nisso, mas considerando que a sua justiça decidiu se equiparar às justiças das repúblicas bananeiras africanas agora parece que qualquer coisa é possível por mais absurda que pareça para qualquer pessoa sensata.

      E devo alertar que essa total insegurança jurídica é ruim quando você pretende atrair investidores para o seu país. Ninguém quer investir dinheiro em um lugar aonde as regras mudam ao sabor do vento.

    • E, precisa existir crime,

      E, precisa existir crime, ilegalidade, maracutaia? É só palhaçada para queimar José Dirceu.   O problema é que o que moro & sua força -tarefa, custam muito caro ao contribuinte pra ficar fazendo palhaçada. Eu, já em leio mais qdo " descobrem" alguma coisa sobre o JD pq já sei que é palhaçada. Parece que JD excita a magistratura. Eles ficam obcecados.

  • Juiz medieval

    Esta operação "Lava Jato" virou um verdadeiro  Processo de Moscou, onde a coerção e a chantagem virou rotina. Se não for morto, o José Dirceu, mofará  na cadeia, e sua mãe, já com 94 anos, será despejada por esse crápula do Sérgio Mouro que, além de adepto das "Maos Limpas" Italiana, deve ser fã ardoroso do tal Torquemada, que mandava para fogueira quem não lhe agradava.

  • Moro...

    Enqunto Moro sequestra casa de mãe de Dirceu, senhorinha de 90 anos, as arregaladas mulher e filha de Cunha continuam livres, leves e soltas  curtindo nosso dinheiro. FORA CUNHA! 

  • O mpu é como o Gilmar Mendes
    O mpu é como o Gilmar Mendes odeia qualquer um que use vermelho, seja ptista ou mais à esquerda. O golpe não para. Quero ver eles fazerem uma batida no plenario domingo e levarem o cunha, isso eu quero ver.

  • Moro é um sádico.

    Não tenho dúvidas. Se estivéssemos no início da década de 1970, ele certamente estaria ao lado dos sociopatas.

  • José Dirceu

    Acho que poderíamos iniciar um movimento de ajuda a esta senhora em todo Brasil e em Passa Quatro. É uma necessario uma ajuda economica(recolhendo dinheiro, e criando uma cconta no BB para quem quiser ajudá-la) e politica. Para dar um basta nos atos insanos do juiz Sergio Moro.

  • Isso não é possível! JD nessa

    Isso não é possível! JD nessa situação absurda, à mercê de um psicopata e Roberto Jefferson reassumindo o comando do PTB para ir para base do governo Temer seja lá o que seja isso.

  • Na semana passada, uma

    Na semana passada, uma notícia dava conta do estado de saúde de Dirceu, que não estava bem e que poderia ser até internado, com permissão daquela figura nefasta paranaense. Depois disso, parece que Dirceu voltou para a Guatanamo do Moro. Já que o representante da OEA está aqui, uma comissão de Direitos Humanos bem que poderia relatar a situação de ZD, perseguido pelo santinho JB ( o da história da mutreta panamenha), cuja sanha foi transferida para a republiqueta das bananas curitibanas. Já que estamos aqui, vamos perguntar: Como vai o estado de saúde de José Dirceu? Alguém lembra do tratamento vip do bandido confesso e reincidente Youssef? Pois é.

  • Umo  banco internacional abre

    Umo  banco internacional abre filiais no Brasil, o Lula participa da inauguração...

    O Banco quebra... O culpado é o Lula?

    E afinal, qual é o crime do Dirceu? É proibido ex-ministro dar consultoria pra banco mexicano?

    Que merda! Quanta falação de botequim! Tinha que ser do globo.

    Só o FHC passando o chapéu para os empreiteiros e banqueiros e arrecadando mais de 7 milhões  não é crime.

    Se o Lula peidar vai preso por poluir o ar.

Recent Posts

Choques políticos em série refletem bagunça institucional, por Antonio Machado

O chamado ativismo judicial provoca rusgas institucionais desde o tempo do mensalão, antecedendo os ataques…

3 horas ago

Lei de Alienação Parental: revogar ou não revogar, eis a questão

Denúncias de alienação descredibilizam acusações de violência contra menores e podem expor a criança aos…

4 horas ago

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Os dois conversaram sobre o combate à desigualdade e à fome. Para Dilma, o papa…

7 horas ago

Exposição à poluição aumenta o risco de doenças cardíacas em moradores de São Paulo

Os pesquisadores constataram que pessoas que sofrem de hipertensão sofrem ainda mais riscos, especialmente as…

7 horas ago

Vídeo mostra a ação da polícia durante abordagem de Tiago Batan

Caso ganhou repercussão no interior de SP; jovem faleceu após ser baleado na região do…

8 horas ago

Roberto Campos Neto e o terrorismo monetário

É papel do Banco Central administrar as expectativas de mercado, mas o que o presidente…

9 horas ago