Lava Jato esquece Lula e retoma vazamentos contra Dirceu

Jornal GGN – Depois que a Lava Jato e a Procuradoria Geral da República alcançaram o objetivo de precipitar o processo de impeachment, a operação deixa Lula de lado para se concentrar novamentre em José Dirceu.

Prossegume os vazamentos, os julgamentos midiáticos, com evidente propósito político. O Procurador Geral da República, Rodrigo Janot, principal responsável pela blindagem do senador mineiro Aécio Neves, não se pronuncia sobre os vazamentos.

A denúncia, agora, é sobre pagamentos de consultoria feitos a Dirceu por uma rede de varejo mexicana.

Do Globo

Lava-Jato investiga pagamentos de grupo mexicano a José Dirceu
Lojas fecharam as portas no Brasil em 2015 e banco está sob investigação do BC
  
POR CLEIDE CARVALHO 15/04/2016 18:29 / atualizado 15/04/2016 19:00

O ex-ministro José Dirceu – Geraldo Bubniak / Agência O Globo / 31-8-2015
 

SÃO PAULO — A força tarefa do Ministério Público Federal investiga negócios entre o grupo mexicano Elektra e a JD Consultoria, do ex-ministro José Dirceu, condenado no mensalão e réu na Lava-Jato. O grupo, que reúne as lojas Elektra e o Banco Azteca, fez pagamentos de R$ 1,7 milhão à consultoria de Dirceu, a JD, por meio de operações de câmbio originárias de agências bancárias em Nova York, segundo documento do Ministério Público Federal.

O Banco Central decretou a liquidação extrajudicial do Azteca em janeiro passado por “comprometimento da situação econômico financeira, existência de graves violações às normas legais e regulamentares que disciplinam a atividade da instituição e ocorrência de prejuízos, sujeitando os credores a risco anormal”. No último dia 6, nomeou comissão de inquérito para investigar a atuação do Azteca no Brasil.

Em seu comunicado a investidores, também em janeiro, o Grupo Elektra informou que começara o processo de retirada de suas operações no Brasil em 2015 e que, “para finalizar o fechamento”, o Banco Central do Brasil havia iniciado “processo de liquidação extrajudicial”. O comunicado afirma que as operações no Brasil representavam apenas 0,3% do total do grupo.

O grupo, que pertence ao bilionário mexicano Ricardo Salinas, chegou ao Brasil em 2008 com a meta de abrir mil lojas. O Azteca foi inaugurado pelo então presidente Lula. Num discurso no Fórum Empresarial Brasil-México, realizado em Recife no mesmo ano, Lula afirmou que o banco esbarrou em burocracia para atuar no Brasil e que pretendia oferecer crédito barato aos brasileiros.

“Eu disse para o Salinas: nós vamos fazer o seu banco funcionar aqui no Brasil, até porque se você conseguir reduzir o spread para o povo mais pobre, eu penso que vai ser uma lição. Eu estou desafiando os bancos brasileiros, sobretudo os públicos, a perceberem o que vai acontecer com a entrada do Banco Azteca no Brasil”, discursou Lula, que participou da inauguração da sede do banco.

A rede de varejo abriu apenas 35 lojas e sua atuação ficou restrita a Recife, Natal e municípios da Paraíba e Bahia. Salinas tinha como objetivo aproveitar o aumento do consumo das classes C, D e E no Nordeste. A empresa chegou a ter problemas com cobrança de inadimplentes. Consumidores denunciaram que cobradores da rede entravam em suas casas e tentavam retirar qualquer produto de valor para quitar a dívida, mesmo que adquiridos em outras lojas.

 

Luis Nassif

31 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Gente, faz sentido pra alguem

    Gente, faz sentido pra alguem normal que Jose Dirceu iria pro MEXICO pra quebrar a lei?

    Isso faz sentido pra qualquer nao-retardado???????

    Ele estava fazendo CON SUL TO RIA.  So isso.  Dinheiro legitimissimo.

    Nao, eu nao li mais que algumas sentencas do item e nao vou ler o resto.  Eu sei exatamente o que estou falando:  Moro e a LavaBunda estao mentindo mais uma vez.

  2. Onde está o crime?
    O salinas

    Onde está o crime?

    O salinas é bilionário, um dos homens mais ricos do mundo…

    O Negócio não deu certo…

    Onde a maracutáia?

    Que os procuradores SEJAM EXPLICITOS e falar o quê aconteceu NA VISÃO DELES!

    1. Correto. Salinas veio, pediu

      Correto. Salinas veio, pediu consultoria que Dirceu forneceu. O negócio não deu certo, não é necessariamente culpa de Dirceu. Também não vejo aonde poderia ter um “crime” nisso, mas considerando que a sua justiça decidiu se equiparar às justiças das repúblicas bananeiras africanas agora parece que qualquer coisa é possível por mais absurda que pareça para qualquer pessoa sensata.

      E devo alertar que essa total insegurança jurídica é ruim quando você pretende atrair investidores para o seu país. Ninguém quer investir dinheiro em um lugar aonde as regras mudam ao sabor do vento.

    2. E, precisa existir crime,

      E, precisa existir crime, ilegalidade, maracutaia? É só palhaçada para queimar José Dirceu.   O problema é que o que moro & sua força -tarefa, custam muito caro ao contribuinte pra ficar fazendo palhaçada. Eu, já em leio mais qdo ” descobrem” alguma coisa sobre o JD pq já sei que é palhaçada. Parece que JD excita a magistratura. Eles ficam obcecados.

  3. Juiz medieval

    Esta operação “Lava Jato” virou um verdadeiro  Processo de Moscou, onde a coerção e a chantagem virou rotina. Se não for morto, o José Dirceu, mofará  na cadeia, e sua mãe, já com 94 anos, será despejada por esse crápula do Sérgio Mouro que, além de adepto das “Maos Limpas” Italiana, deve ser fã ardoroso do tal Torquemada, que mandava para fogueira quem não lhe agradava.

  4. Moro…

    Enqunto Moro sequestra casa de mãe de Dirceu, senhorinha de 90 anos, as arregaladas mulher e filha de Cunha continuam livres, leves e soltas  curtindo nosso dinheiro. FORA CUNHA! 

  5. O mpu é como o Gilmar Mendes
    O mpu é como o Gilmar Mendes odeia qualquer um que use vermelho, seja ptista ou mais à esquerda. O golpe não para. Quero ver eles fazerem uma batida no plenario domingo e levarem o cunha, isso eu quero ver.

  6. José Dirceu

    Acho que poderíamos iniciar um movimento de ajuda a esta senhora em todo Brasil e em Passa Quatro. É uma necessario uma ajuda economica(recolhendo dinheiro, e criando uma cconta no BB para quem quiser ajudá-la) e politica. Para dar um basta nos atos insanos do juiz Sergio Moro.

  7. Isso não é possível! JD nessa

    Isso não é possível! JD nessa situação absurda, à mercê de um psicopata e Roberto Jefferson reassumindo o comando do PTB para ir para base do governo Temer seja lá o que seja isso.

  8. Na semana passada, uma

    Na semana passada, uma notícia dava conta do estado de saúde de Dirceu, que não estava bem e que poderia ser até internado, com permissão daquela figura nefasta paranaense. Depois disso, parece que Dirceu voltou para a Guatanamo do Moro. Já que o representante da OEA está aqui, uma comissão de Direitos Humanos bem que poderia relatar a situação de ZD, perseguido pelo santinho JB ( o da história da mutreta panamenha), cuja sanha foi transferida para a republiqueta das bananas curitibanas. Já que estamos aqui, vamos perguntar: Como vai o estado de saúde de José Dirceu? Alguém lembra do tratamento vip do bandido confesso e reincidente Youssef? Pois é.

  9. Umo  banco internacional abre

    Umo  banco internacional abre filiais no Brasil, o Lula participa da inauguração…

    O Banco quebra… O culpado é o Lula?

    E afinal, qual é o crime do Dirceu? É proibido ex-ministro dar consultoria pra banco mexicano?

    Que merda! Quanta falação de botequim! Tinha que ser do globo.

    Só o FHC passando o chapéu para os empreiteiros e banqueiros e arrecadando mais de 7 milhões  não é crime.

    Se o Lula peidar vai preso por poluir o ar.

  10. cirminalizam tudo, mas sempre

    cirminalizam tudo, mas sempre criminalizam só um lado,

    o lado dos membros do governo  popular…

    como o golpe é comandado tb oela banca privada,

    a ideia da magte´ria é criminlaizar a política de lula de querer abaixar os juros…

  11. Esse vazamento foi para

    Esse vazamento foi para neutralizar a INDIGNAÇÃO gerada com a notícia sobre a casa onde vive a anciã mãe de José Dirceu. Esse juizeco fascistoide e uma grande parte do nosso judiciário estão destruindo o que ainda lhes restam de credibilidade. A Justiça Seletiva praticada por esse senhor, é algo tão repugnante quanto o impedimento da Presidenta da República por esse sindicato de ladrões liderado pelo meliante Eduardo Cunha.

  12. Igual a Portugal

    Protocolo made in USA. Estado Policial em gestação.

    Patifes! Canalhas! Escroques!

    Seu castigo será ter de conviver consigo mesmos até a morte!

  13. José Dirceu novamente ?

    O Moro é louco  varrido e deve ser detido imediatamente. Nada encontrou s/ o Lula e volta prô Dirceu ? Algum ele tem de matar, né?

    Mas a mulher e a filha do cunha ele não peita?  covardão. lambe botas.  Merece morrer numa masmorra p/ parar de perseguir um partido.

  14. Lava Jato é pura cafajestice

    Esta matéria é um achado . Não li uma linha sequer onde haja suspeita de crime .

    “Ministério Público Federal investiga negócios entre o grupo mexicano Elektra e a JD Consultoria, do ex-ministro José Dirceu”

    É este o crime ? Negócios entre uma empresa e uma consultoria ?

    Ou este aqui ?

    “José Dirceu prestou serviços à Elektra Del Milenium no México e recebeu por meio da JD Consultoria.”

    Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/brasil/lava-jato-investiga-pagamentos-de-grupo-mexicano-jose-dirceu-19097456#ixzz45xMA84ez

    Pelo amor de Deus . O cara rtinha uma empresa de consultoria que prestava consultoria a empresas que pagavam por este serviço. Onde há crime nisso ? Nunca vi tanta arbitrariedade .
    É uma nojeira sem fim.

    A coisa mais reelevante da matéria do JornalGGN , são as primeiras linhas onde consta a maior verdade  :
    “Depois que a Lava Jato e a Procuradoria Geral da República alcançaram o objetivo de precipitar o processo de impeachment …”
    Essa Lava Jato é a cafajestice mais explícita do judiciario que este país já conheceu.

     

  15. Diz o Judiciário que é assim

    Diz o Judiciário que é assim mesmo. Está tudo certinho, dentro da mais perfeita ordem e legalidade. É… Moro é são e o resto dos juristas e louco.

    Não vejo a hora desse golpe ser enterrado pq não é possível que a gente não vá se vingar dessa canalha toda.

  16. Tal como a mídia, o

    Tal como a mídia, o Judiciário está sendo usado para o serviço de agitação e propaganda contra a democracia e pela tomada do poder por um golpe de estado. Dizem que com a posse de temer teremos a tal república refundada pelos intocáveis da lava jato, entenda-se o termo “intocável” como sendo bandidos de alta patente e membros da magistratura, MPF e PF. Dizem que meus botões que a tal “república refundada”, para ser implodida, só mesmo através da resistência armada, como o foi para derrubar a ditadura militar parida em 64 por essa mesma turma que ai está e que sabe que só pelo golpe pode assumir o poder. 

  17. .

    Não desejo a morte para esse juiz, pois, ele a terá um dia. É natural!

    Desejo, apenas, que, em vida, tenha o desgosto de ver seus filhos envergonhados (ele os tem?) por este último ato ignóbil : a continuação da tortura ao José Dirceu através de “coação”, pela suposta tomada da moradia de sua mãe.

    Eu tive a felicidade de conviver com uma avó que morreu aos cem anos e com minha mãe que faleceu aos noventa e dois.

    Talvez esse juiz não saiba o significado de uma família, eis que trabalha dia e noite com dois objetivos: acabar com o PT e prender o Presidente Lula!

    Não sei se vale a pena lembrar que, embora bilionário Steven Paul Jobs, dono da Apple, faleceu, sem ter, sequer, vivido sessenta anos.

  18. É o jeito de continuar

    É o jeito de continuar batendo no PT sem atacar Lula e Dilma diretamente, pois essa tática está momentaneamente interditada. Alguém precisa investigar melhor essa obsessão do juiz com Dirceu, que vem desde a AP470. Dirceu viveu clandestino no Paraná, confere? 

     

     

    1. boa…………..

      talvez esta obsessão de Moro por Jose Dirceu, tenha o seguinte fundamento:

      Sergio Moro é o filho não reconhecido por ZD.

      pode ser um trauma, uma vingança do juizinho.

    2. Desconfio que a razão

      Desconfio que a razão principal seja a iminente condenação do Dirceu, com pena próxima à prisão perpétua, a ser mantida, óbvio, pelo tribunal da área que tem agido sempre em sintonia com o Dr. Moro. Com a nova regra do STF, o Dirceu continua preso até eventual alteração de sentença por tribunal superior. Vazando os valores do que parece ser apenas pagamentos por serviços de consultoria, mas sob suspeição de tratar-se de propina, prepara o terreno para aceitação pela sacrossanta opinião pública do desfecho que já estava decidido faz tempo.

       

    3. é mensalão…

      Dirceu sabe tudo do mensalão…………………………………………………………..

      sabe tudo, mas muito mais dos que tentaram lhe vender liberdade ( 4 com registro e tudo que é preciso para provar )

      mensalão foi uma negociata que não deu certo, simplesmente porque tentaram negociar com um inocente

      foi por isso que logo após as primeiras investidas, dos 4, ele passou a acreditar que não seria condenado

      tudo isso por suposto ou por até hoje não terem encontrado nenhuma prova que indique o contrário

  19. Caro Nassif
    Caro José

    Caro Nassif

    Caro José Dirceu

    Uma vez contido o golpe, Dilma deveria ir com tudo em cima dos golpistas.

    Não deixar pedra sobre pedra, não é justo que quem luta pela melhoria do povo, seja submetido a toda essa sujeira que é a justiça da casa grande.

    Há que se dar o devido lugar aos que batalharam para isso.

    Enquanto brincamos de republicanismo, a casa grande e seus canalhas esmagam os que lutam e o povo.

    De novo, novamente, outra vez, sempre, você não e esquecido pelos que o temem.

    Força ZD.

    O Moro é mais uma cunha da casa grande, canalha portanto.

    Saudações

    1. Concordo

      Depois de passarmos de raspão neste domingo, há algo mais a perder?

      Dilma, Lula, aliados e aproximação com opositores responsáveis, deverá gerar uma nova onda no Brasil, quem sabe, muito do que se deixou de fazer nestes 13 anos, apenas por tanta puxação de saco justamente a quem hoje nos trai. Chega!

    1.  O José Dirceu não participou

       O José Dirceu não participou do sequestro do embaixador dos EUA. Ele estava preso. O sequestro é que possibilitou a sua liberdade, junto com outros presos políticos. Não lembra da famosa foto dos presos liberados onde o Dirceu aparece exibindo as algemas?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador