Lula enfrenta primeiro interrogatório, desde que está em liberdade

Jornal GGN – O ex-presidente Lula será interrogado hoje, pela primeira vez desde que deixou a prisão, pela Justiça do Distrito Federal, sobre o processo em que é acusado de envolvimento em suposto interesse por trás da Medida Provisória 471, que atendeu a empresas do setor automobilístico.

A investigação é a que tramita dentro da Operação Zelotes e acusa o ex-presidente de ter editado a MP para beneficiar o setor e, em troca, o ex-presidente teria contado com vantagens indevidas a políticos e intermediários.

Os autos da MP miram também o ex-ministro do ex-presidente Gilberto Carvalho, que é outro réu na mesma ação, que teria recebido, junto com Lula, a promessa de R$ 6 milhões em pagamentos indevidos a campanhas eleitorais do PT em troca da edição da medida provisória.

O caso não guarda relação com as outras duas dos quais o líder político já foi condenado: a do triplex do Guarujá e do sítio de Atibaia. O ex-presidente estava preso até novembro de 2019 pela primeira das condenações e conquistou a liberdade por um entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF) de que o réu só cumpra a pena após o trânsito em julgado, ou seja, quando se acabam as possibilidades de recursos.

No caso específico dessa apuração no Distrito Federal, a defesa do ex-presidente Lula e a de Carvalho sustentam que se trata de um “completo absurdo”, uma vez que os protocolos adotados da Medida Provisória, naquele ano de 2009, “foram absolutamente corretos”.

“Essa Medida Provisória correspondia a um plano do governo de fazer a descentralização das empresas automobilísticas, de estimular a instalação delas no Nordeste e no Centro-Oeste”, lembrou à imprensa Carvalho, que foi chefe de gabinete do governo Lula.

Este não será o único interrogatório a que Lula será submetido, mesmo em liberdade. O ex-presidente ainda tem processos na Justiça Federal de São Paulo, e soma um total de 9 ações, em Curitiba, São Paulo e Distrito Federal.

 

Redação

Redação

View Comments

  • Lula é um líder político dos maiores. Fosse uma pessoa comum, já teria se exilado em outro país para viver tranquilo os anos que lhe restam.

  • "OPERAÇÃO ZELOTES",é curioso como até este blog engoliú a propaganda.
    Lembremos
    a tal de Zelotes teve início como denúncia contra empresários e grandes grupos financeiros que compraram sentenças favoráveis no CARF por sonegação de impostos.
    Inclua-se RBS,Bradesco,etc,etc.
    Visto o impacto que a denúncia teve a PFascista inventou que Lula tería editado uma MP para favorecer montadoras e é a narrativa que ficou.
    Concretamente,o ÚNICO,investigado,nesta ação é o Lula,nem sequer o FHC que editou a 1° MP.
    A BANDIDAGEM ESTÁ SOLTA E ELA VESTE GRAVATA ,TOGA E FARDA.

  • A insistência do judiciário golpista fascista é prender Lula antes de 2022, sob a orientação do Imperialismo americano e permanência de uma Ditadura Bolsonarista para reduzir o Brasil a um mero Porto Rico.

Recent Posts

“Para mim é um alívio essa correição”, diz Gabriela Hardt

Substituta de Sergio Moro, juíza admite erros no caso Tacla Duran, mas garante que não…

4 horas ago

O que está por trás da nova corrida pelo ouro

Incertezas políticas e internacionais estão por trás da disparada de preços do minério, diz professor…

4 horas ago

Como capturar o comum cotidiano ou a própria vida, por Maíra Vasconcelos

A cada dia, ficamos esquecidos no dia anterior sem ter conseguido entender e ver o…

4 horas ago

Lula e ministros visitam RS para garantir recursos às vítimas das chuvas

Exército aumentou o número de militares e opera hospital de campanha; Transportes se comprometeu a…

5 horas ago

Entrevista: Ilan Fonseca, procurador que trabalhou como motorista de Uber, revela a dura realidade dos aplicativos

Escritor e membro do MPT, Ilan Fonseca propõe alternativas ao oligopólio que controla trabalhadores sem…

6 horas ago

Temporais no Rio Grande do Sul rompem barragem e autoridades alertam para população deixar área

Barragem 14 de Julho, no interior do Rio Grande do Sul, rompe com as fortes…

6 horas ago