Ministério da Justiça manda PF investigar advogado que ameaçou Dilma

Jornal GGN – O Ministério da Justiça, capitaneado pelo por José Eduardo Cardozo, informou na tarde desta terça-feira (1/9) que determinou a abertura de inquérito pela Polícia Federal para apurar ameaças proferidas contra a presidente Dilma Rousseff (PT) pelo advogado e ex-candidato a deputado federal pelo PSDB do Distrito Federal, Matheus Sathler Garcia.

Em vídeo disseminado nas redes sociais na última semana, Sathler chama Dilma de “presidanta” e diz que “com uma foice e um martelo”, vai arrancar a “cabeça” da petista e pregar na Praça dos Três Poderes, onde construirá um “memorial” em homenagem à sua queda. O tucano lembra que os movimentos anti-governo programaram para a próxima segunda (7) um novo ato pela saída da presidente do poder, e sugere que Dilma fuja do País ou cometa suicídio antes disso.

“A população brasileira e nós, do movimento Mais Valores e Menos Impostos, estamos saindo na rua dia 7 de setembro. Dilma Rousseff, renuncie, fuja do Brasil ou se suicide até 6 de setembro, às 23h59. Caso contrário, conforme anunciado, no dia 7 de setembro nós não vamos pacificamente para as ruas. Vamos juntamente com as forças armadas populares do Brasil defender o povo e te tirar do poder”, disse.

E continuou com as ameaças: “(…) Assuma seu papel, tenha humildade para sair do nosso País, porque caso contrário, sangue vai rolar, e não de inocentes. Vamos fazer um memorial na Praça dos Três Poderes: um poste de cabeça para baixo; com uma foice e um martelo, vamos arrancar sua cabeça, pregar e fazer um memorial para você”, acrescentou.

Segundo a assessoria do Ministério da Justiça, a decisão de Cardozo foi encaminhada ao diretor-geral da Polícia Federal. “As medidas legais serão aplicadas ao caso para que, realizada a investigação policial, possam ser tomadas as sanções penais cabíveis.”

Na segunda-feira (31/8), o deputado federal Paulo Pimenta (PT) apresentou um conjunto de requerimentos à Polícia Federal, Ministério da Justiça, Ministério Público Federal e Ordem dos Advogados do Brasil para que a ameaça de morte à Dilma fosse apurada. “Ele (Sathler) terá uma oportunidade para reafirmar as ameaças e esclarecer o teor de sua manifestação [em depoimento à PF]”, enfatizou o deputado, lembrando que recentemente, em um caso idêntico, um americano foi detido após ameaçar de morte o presidente Barack Obama. Nos Estados Unidos, ameaças dirigidas ao presidente são punidas com até 10 anos de prisão, apontou o Viomundo (leia mais aqui).

No Brasil, cabe exclusivamente ao ministro da Justiça proceder quando crimes contra a honra forem dirigidos à presidente da República.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

View Comments

  • Esse cardozo é uma fábula.

    Esse cardozo é uma fábula. Investigar o que? A prova inquestionável está aí pra todo mundo ver. Prenda o delinquente, proceda o julgamento e condene-o.

    • Exatamente Allex, é

      Exatamente Allex, é flagrante, prisão para ontem. Se bem que me parece que esses caras querem providenciar um "preso político" para o "bolivarianismo totalitário" do PT. O sujeito é demente o bastante para se submeter a esse patético papel. Mas se ele quer, façam sua vontande, xilindró para já.

      Mas o que me preocupa é isso: "No Brasil, cabe exclusivamente ao ministro da Justiça proceder quando crimes contra a honra forem dirigidos à presidente da República."

      Pelo visto a honra da presidenta está a Deus dará

      • Prezado Juliano,

        "No Brasil, cabe exclusivamente ao ministro da Justiça proceder quando crimes contra a honra forem dirigidos à presidente da República."

        Entendo que, no caso, não se trata de crime contra a honra, mas sim de ameaça contra a vida da Presidente.

  • O Ministro da Justiça sempre

    O Ministro da Justiça sempre atrasado em sua missão. É preciso que ocorra um fato gravísismo com esse para ele aparecer como autoridade, assim mesmo só depois de parlamentares petistas terem feito o trabalho dele.

    Esse advogado agiu como muitos no nosso país, como que ciente da impunidade, inclusive da certeza de que sua voz não soaria na imprensa, e se reduziria à Internet. Por isso dizemos que a imprensa usa dois pesos e duas medidas. Por muito menos, qualquer outro governante estaria sendo defendido, até porque ao defender Dilma de uma violência tão brutal, estar-se-ia defendendo a democracia brasileira, que a um custo grande vem sendo conquistada. 

     

  • Cardozzzzzzzzzzzzzzo

    Cardozo parece a PF dos tempo do FHC: meia dúzia de "operações". Por ano, e só as que não comprometem o PSDB. Será que quando ele concluir sua tese de mestrado, que vem escrevendo durante o tempo em que deveria dar expediente como Ministro, vai sair da hibernação e fazer algo útil?

  • por que será que quando vejo

    por que será que quando vejo o atingido dizer que vai para a justiça procurar reparação ("vou processar!"), fica parecendo mais bravata do que verdade? cadê o resultado contra a veja do "eles sabiam?"

  • Se o Ministro não sabe o nome
    Se o Ministro não sabe o nome do investigador, nada será investigado.
    O nome disso é trabalho e não se resolve com um despacho, uma caneta da é pronto.

  • Quem será ?

    Por favor , alguém poderia me explicar e desenhar o seguinte :

     

    Quem mantém este picareta, cinico  neste cargo ? Será alguém pior do que ele ?

  • Se o país tivesse um ministro

    Se o país tivesse um ministro da Justiça menos covarde e preguiçoso. Ao menos, um mequetre rábula de merda do tal sathler, já estaria apreciando o sol nascer quadrado. Um safado desse porte, ao cometer o crime que obrou, deveria ser algemado por qualquer policial e levado em cana.

    E a polícia federal que só acata ordens do juiseco moro do Paraná, tá se fazendo de surda, deixando o abestalhado do zé eduardo da justiça falando merda pra imprensa ídem.

    Orlando

  • culpa é do povo que vota sem saber em quem esta votando

    Será que Oriente Medio mudou pra cá e nossp povo não foi informado disso? Culpado dessse mentecapto é esse congresso mentecapto que hoje temos raças ao povo ignorante de elegeram cobras e escorpiões....agora eles ferram o povo os 2 juntos....votar sem saber da ficha do politico da nisso.....mas votam porque o padre pede..o pastor pede...os patrões pedem.....virou essa porcaria.

  • culpa é do povo que vota sem saber em quem esta votando

    Será que Oriente Medio mudou pra cá e nossp povo não foi informado disso? Culpado dessse mentecapto é esse congresso mentecapto que hoje temos raças ao povo ignorante de elegeram cobras e escorpiões....agora eles ferram o povo os 2 juntos....votar sem saber da ficha do politico da nisso.....mas votam porque o padre pede..o pastor pede...os patrões pedem.....virou essa porcaria.

Recent Posts

Petrobras reduz preço do gás natural para as distribuidoras

Potencial de queda chega a 35%, a depender dos contratos e volumes movimentados; queda no…

7 horas ago

Medida provisória viabiliza importação de arroz

Para evitar especulação e manter preço estável, governo federal autoriza a compra de até 1…

8 horas ago

Governo do RS levou meses e milhões para projeto climático; UFRGS o faz em dias

Governo de Eduardo Leite levou mais de 7 meses e R$ 2 milhões para projeto…

9 horas ago

O discurso conservador e ultra-ideológico de Javier Milei em política exterior

Os “libertários” desconfiam da política exterior ativa, não acreditam em regimes internacionais e aspiram a…

9 horas ago

As tragédias das enchentes, por Heraldo Campos

As tragédias das enchentes não são de agora, mas as atuais são mais graves, comprovadamente,…

9 horas ago

Ministério das Mulheres recebe denúncias de abusos em abrigos no RS

Relatos foram apresentados em reunião online; Prefeitura de Porto Alegre anuncia abrigos exclusivos para mulheres…

10 horas ago