O monstro está de volta com prisões da Vale e proibição de Lula de ir a velório, por Luis Nassif

O monstro do aparelho judiciário está de volta em dois episódios dramáticos, em que a única voz decente, nas instituições, foi do vice-presidente, General Hamilton Mourão.

A infâmia tem cara.

Na justiça federal de 1ª instância é a juíza Carolina Lebbos, que procurou atrasar a decisão – e, portanto torná-la sem efeito – pedindo parecer do Ministério Público Federal. Entre os procuradores da Lava Jato, a infâmia foi coletiva.  Na PF, tem a cara de Sérgio Moro, Ministro da Justiça e comandante em chefe da PF. Na Justiça Federal de 2ª Instância, a cara do desembargador Leandro Paulsen.

A perseguição implacável e cruel a Lula desonra a Justiça e acontece em um momento em que o fator Jair Bolsonaro lança sobre o país os temores de uma era de trevas.

O segundo episódio foi a prisão de engenheiros que supostamente teriam responsabilidade pelo desabamento em Brumadinhos.

Nos dois casos, Mourão identificou os vícios do arbítrio. No caso Lula, pela falta de piedade. No caso Vale, pela ansiedade em dar satisfações à opinião pública, mandando prender antes de apurar corretamente as responsabilidades.

O monstro está vivo e respira.

É o mesmo monstro que criminalizou problemas administrativos de universidades, levando um ex-reitor ao suicídio, invadiu universidades para impor censura ideológica, ordenou condução coercitiva a quarenta funcionários do BNDES, afetou a imagem da carne brasileira no mundo, liquidou com a vida de jovens estudantes no caso do major espião, ordenou a detenção de um cientista renomado por discutir a maconha, transformou Lula em prisioneiro político e colocou o país sob a influência de milícias.

É a volta dos porões da ditadura.

A maneira como se valem de manobras jurídicas, como foi o caso agora de Lula, é da mesma natureza da manobra de Luiz Fux procurando livrar o filho de Bolsonaro das investigações. Os métodos são os mesmos do período militar. .

E isso acontece em um momento em que o antilulismo cada vez mais tem a face do bolsonarismo. Não há mais a mesma coesão na mídia e nas redes sociais para esses abusos processuais. E os pronunciamentos de Mourão reforçam essa sensação.

Na ditadura, o próprio Romeu Tuma fez questão de acompanhar Lula, liberando-o para o enterro de sua mãe. Não deixou a decisão nas mãos do guarda da esquina. Agora, o que se vê são pessoas menores, em guerras sem risco, incapazes de qualquer gesto de grandeza, como o de respeitar o inimigo caído.

Luis Nassif

Luis Nassif

View Comments

  • Lamentavelmente perdemos a eleição

    Não há mais espaço para discutir economia e políticas de governo, a não ser fazermos oposição responsável dentro do congresso e deixar que o governo se afogue sozinho, pela sua incompetência e pelo nefasto do seu programa de governo.

    Cabe à esquerda agora se unir com os movimentos sociais em torno da defesa de direitos e da liberdade de Lula, pois aí está a maior parte da gênesis do que está ocorrendo hoje. Com Lula livre e inocente, uma enorme parcela da população terá a sua cabeça “rebobinada”, caindo uma enorme ficha dentro do seu cérebro, suficiente para virar o jogo municipal em 2020 e logo federal em 2022.

    • Essa desumana decisão de não

      Essa desumana decisão de não deixar um preso dar o adeus final ao irmão morto é um sinal claro a Lula dado pelo Regime Judiciário = Lula, você só sairá daqui da cadeia pro seu próprio funeral - que será como fizeram com Bin Laden, jogando o corpo num ponto de algum mar. 

       

       

    • Até parece

      1) que irão soltar Lula

      2) que irão permitir eleições se o governo estiver mal. O mais provável é alguma atitude diversionista, como atentado fabricado, ou facada de marketing, pra distrair o povao enquanto tudo continua na surdina...

  • Continuo não acreditando no
    Continuo não acreditando no verde oliva.....

    O cidadão é o presidente em exercício, o justiceiro é seu subordinado, se quisesse ordenaria que providenciassem transporte para Lula, bastaria usar o poder que dispunha...

    O cidadão só está se cacifando para tomar o lugar do Mefistófeles, agora ou no futuro....

    Ninguém nesse desgoverno merece crédito......

    Quais foram as opiniões anteriores desse cidadão sobre Lula? Isso já diz tudo.....

  • O medo que a simples aparição

    O medo que a simples aparição pública de Lula infunde na direita é grande. Temos que, hoje, no país a crueldade direitista está estruturada no paraná, eles querem cosntruir seu 9 de julho e sua 'revolução' farroupilha a qualquer custo.  

  • Danger..
    A Venezuela é logo ali..
    Se bobear eles dão um delete na constituição e nas instituições...
    Daí, adeus bumba- meu-boi!

  • O problema é justamente esse,

    O problema é justamente esse, o inimigo não está caído. Ele ainda é muito perigoso. 

  • O problema é justamente esse,

    O problema é justamente esse, o inimigo não está caído. Ele ainda é muito perigoso. 

  • Prezado Nassif
    Prezados

    Prezado Nassif

    Prezados Camaradas

    Não se esqueçam de bretas, outro aprendiz do Maligno, que prendeu um herói nacional; o Almirante Othon

    Espero viver para termos nosso Tribunal de Nuremberg, para que todos estes criminosos que vestem togas (e roubam dinheiro público com suas mamatas apelidadas de "auxílios") pagam por seus crimes não com aposentadorias compulsórias; mas pegando uma cana 

    • Não sei quantos anos você vai

      Não sei quantos anos você vai viver Luis. Mas com certeza não vai viver para ver um Tribunal de Nuremberg no Brasil. Sequer verá um tribunal de justiça funcionar sem juizes corruptos e políticos (que perante a instituição Justiça é uma outra forma de ser corrupto). Ave, Humberto Martins!

  • Segundo o Paulsen, o pusilânime....

    Paulsen indeferiu o pedido da defesa de Lula alegando que, ao ponderar todos os interesses envolvidos e diante da impossibilidade logística de 'proceder-se ao deslocamento, impõe-se a preservação da segurança pública e da integridade física do próprio preso'.

    Lendo isso, parece que é caso de deslocar a "torcida do corinthians" ou uma familia de Baleias azuis.......estamos falando de um cidadão......o estado não tem condição de transportar, com segurança, um cidadão, de Curitiba até São Bernardo?.....então quer dizer que o estado faliu, acabou......kaputt.......morreu e esqueceram de enterrar.....vai contar lorota assim la na casa do chapeu, meu camarada.....

  • Mourão identificando o

    Mourão identificando o arbítrio? Certeza? E o que ele faz na presidência?

    DEMAGOGIA é o que ele faz. Covarde é como cachorro que muito late. Se bater o pé, correm. Essas cândidas declarações do general soam como as tardes de floreio do STF, instância máxima do Judiciário brasileiro. Um teatro de canastrões.

    A perseguição cruel a Lula desonra a justiça?

    Qual justiça?

    Pode-se falar de tudo do Bolsonaro. Menos de que ele não tem a estatura das instituições brasileiras. E de uma grande parcela do povo brasileiro.

    • Simplesmente, Mourão ta..

      Num "joginho" de good cop bad cop......sendo que Mourão "interpreta" o " good cop"......

Recent Posts

Choques políticos em série refletem bagunça institucional, por Antonio Machado

O chamado ativismo judicial provoca rusgas institucionais desde o tempo do mensalão, antecedendo os ataques…

10 horas ago

Lei de Alienação Parental: revogar ou não revogar, eis a questão

Denúncias de alienação descredibilizam acusações de violência contra menores e podem expor a criança aos…

10 horas ago

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Os dois conversaram sobre o combate à desigualdade e à fome. Para Dilma, o papa…

13 horas ago

Exposição à poluição aumenta o risco de doenças cardíacas em moradores de São Paulo

Os pesquisadores constataram que pessoas que sofrem de hipertensão sofrem ainda mais riscos, especialmente as…

14 horas ago

Vídeo mostra a ação da polícia durante abordagem de Tiago Batan

Caso ganhou repercussão no interior de SP; jovem faleceu após ser baleado na região do…

14 horas ago

Roberto Campos Neto e o terrorismo monetário

É papel do Banco Central administrar as expectativas de mercado, mas o que o presidente…

15 horas ago