ONU dá prazo para governo explicar irregularidades em ação de Lula

Jornal GGN – O Comitê de Direitos Humanos da ONU concedeu um novo prazo ao governo de Michel Temer para responder a esclarecimentos sobre a denúncia protocolada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em julho deste ano. O governo deverá prestar informações, por meio do Ministério da Justiça, sobre denúncia de irregularidades na investigação da Operação Lava Jato, comandada por Sérgio Moro, até o dia 27 de janeiro do próximo ano.
O Comitê também informou aos advogados do ex-presidente que registrou as atualizações enviadas por Lula à ONU. “O recebimento desse novo comunicado da ONU coincide com as primeiras audiências realizadas na 13ª Vara Federal Criminal de Curitiba, que bem ilustraram a ausência de imparcialidade na condução do julgamento de Lula, como assegura o Pacto de Direitos Civis e Políticos da ONU, confirmado pelo Brasil em 1992”, manifestaram os advogados.
Segundo Cristiano Zanin Martins e Valeska Teixeira Zanin Martins, que integram a defesa de Lula, Moro revelou “profundo desprezo pela atuação dos defensores do ex-Presidente nesses atos, evidenciando suas posições preconcebidas sobre o caso”.

O posicionamento faz referência às auditorias realizadas na última semana, envolvendo 11 testemunhas de acusação, que foram ouvidas pela força-tarefa da Lava Jato, pelo magistrado Sergio Moro e pela defesa do ex-presidente.
Todos os ouvidos, entre ex-dirigentes da Petrobras, empresários e outros réus que já participam das delações a nível da Vara Federal de CUritibam, afastaram a existência de participação do ex-presidente no recebimento de vantagens indevidas ou no suposto benefício com o apartamento no litoral paulista, no Guarujá.
Ainda na última semana, o juiz Sérgio Moro rejeitou duas testemunhas solicitadas pela defesa do ex-presidente que estão no exterior. “Embora as 11 testemunhas de acusação ouvidas tenham afastado qualquer participação de Lula no recebimento de vantagens indevidas e em relação a qualquer relação entre o ex-Presidente e o triplex do Guaruja, Moro afirmou que a defesa era “retórica” e desprovida de argumentos”, completaram os advogados.
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

View Comments

    • No Reino da Jiripoca

      Wilton: ha quanto tempo não ouvia o "pio da Jiripoca"! E sobre esse anedotário curitibano da Farsa Jato, põe pio nessa Jiripoca, menino. Sem esquecer que tamos falando de bagres ensaboados. Abraço.

  • Se a fofoca vingar da prisão
    Se a fofoca vingar da prisão do Lula!
    Já tô preparando "minhas tralhas"! para visitá-lo em Curitiba e
    aproveitar fazer uma "manifestaçãozinha" no trabalho do Moro
    e em frente à sua residência,se for o caso,bora lá ?

  • Tô Com Peninha da ONU

    Nassif: gelei nessa notícia. Como ousa a ONU em citar e intimar o Savonarola dos Pinhais? Não sabem com quem estão mexendo.

    O Intelectual Tardio já fez queixa com seu senhor e feitor, cuja mulher foi recentemente derrotada por um fanfarrão. Apelou até para o Barak, que nem ligou, pois está se mandando e não quer se envolver com picuinhas nas Colônias. O Informante do Jaburu também tentou, num relatório longo, cheio de juridiquês. Parece que só a CIA e o FBI estão se movimentando, orientados pelas grandes corporações, de olho no présal e outras cositas.

    Porém, risco grande corre o Secretário Geral da ONU. Torquemada do centroeste convocou 5 do Delcídio para resolver a questão. Pelo andar da carruagem, já compraram passagem para aquele Japonês que sempre aparece nos fotos dos algemados da Farsa Jato. Ban Ki-moon virá de avião da força aérea direto para a República do Paraná e ficará incomunicável até que resolva confessar que aquele iate de 11 pes, que está na marina do Mar de Atibaia e custou R$ 2.000,00 pertence a dona Marise.

    Se derem bobeira ele manda dissolver até o Conselho de Segurança. A Corte de Suplicação dos Pampas garante. O homem é fera.

    Por isto, não boto fé nessa "intimação". Vão fazer o quê, se não tiverem resposta? Eles que abram os olhos, senão aquele general que conspirava pelas coxias, quando comandava no sul, desloca uma companhia inteira e cercam o prédio das Nações Unidas. Se bobear, invadem até a Estatua da Liberdade, depois de amarrarem os pagarés no Central Park. Nação pçoderosa faz assim mesmo.

    • Também acho jcordeiro. E olha

      Também acho jcordeiro. E olha que a chance de chamarem o cond'eu ou o napoleão das américas é bem real.

  • Isso é simplesmente ridículo.

    Isso é simplesmente ridículo. Independentemente da origem, legitimação e motivação do caso, a Justiça brasileira não deve qualquer explicação a tal órgão da ONU. 

Recent Posts

Comunicação no RS: o monopólio que gera o caos, por Afonso Lima

Com o agro militante para tomar o poder e mudar leis, a mídia corporativa, um…

13 horas ago

RS: Por que a paz não interessa ao bolsonarismo, por Flavio Lucio Vieira

Mesmo diante do ineditismo destrutivo e abrangente da enchente, a extrema-direita bolsonarista se recusa a…

15 horas ago

Copom: corte menor não surpreende mercado, mas indústria critica

Banco Central reduziu ritmo de corte dos juros em 0,25 ponto percentual; confira repercussão entre…

15 horas ago

Israel ordena que residentes do centro de Rafah evacuem; ataque se aproxima

Milhares de pessoas enfrentam deslocamento enquanto instruções militares sugerem um provável ataque ao centro da…

15 horas ago

Governo pede ajuda das plataformas de redes sociais para conter as fake news

As plataformas receberam a minuta de um protocolo de intenções com sugestões para aprimoramento dos…

16 horas ago

As invisíveis (3), por Walnice Nogueira Galvão

Menino escreve sobre menino e menina sobre menina? O mundo dos homens só pode ser…

19 horas ago