Para entender o (não) uso da Lei Antiterror no caso MST

Jornal GGN – Ao contrário do que foi noticiado por vários veículos, não foi especificamente a Lei Antiterrorismo (nº 13.260/2016) que foi usada pelo Ministério Público de Goiás para solicitar à Justiça a prisão de quatro militantes do MST, sob a alegação de que integram uma “organização criminosa”.

A lei usada foi a nº 12.850/2013, que versa sobre organizações criminosas, alterada após a sanção da lei antiterror. Mas o dispositivo aplicado no caso dos militantes do movimento sem-terra não tem relações com a lei antiterror. E na denúncia do MP, não há qualquer associação direta entre “organização criminosa” e movimento dos sem-terra como um todo.

Após as manifestações de junho de 2013, e com a desculpa de era necessária para as Olimpíadas, além de resposta a uma demanda de países que atuam no combate ao terrorismo, o governo Dilma Rousseff sanciocou a lei sob críticas de movimentos sociais, que temiam ser criminalizados.

A lei antiterror acabou alterando a redação de outras duas: a lei nº 7.960/1989, que descreve as situações em que cabe prisão temporária, e a lei de organizações criminosas. Passou a constar no inciso segundo do artigo 1º desta última que também são organizações criminosas as “organizações terroristas, entendidas como aquelas voltadas para a prática dos atos de terrorismo legalmente definidos pela lei nº 13.260, de 2016”.

O artigo usado pelo MP-MG para pedir a prisão de militantes do MST foi o 2º, que prevê pensa de três a oito anos de reclusão a quem “promover, constituir, financiar ou integrar, pessoalmente ou por interposta pessoa, organização criminosa”. Por organização criminosa, entende-se “a associação de 4 (quatro) ou mais pessoas estruturalmente ordenada e caracterizada pela divisão de tarefas, ainda que informalmente, com objetivo de obter, direta ou indiretamente, vantagem de qualquer natureza, mediante a prática de infrações penais”.

O MP-MG apontou que os militantes do MST fizeram uso de armas brancas contra um casal de caseiros, além de mantê-los em cárcere privado, para poderem proceder a uma ocupação. Outros militantes da causa sem-terra teria participado com ameaças aos trabalhadores de uma fazenda que era alvo de reforma agrária. A Promotoria ainda citou um núcleo composto pelos proprietários da terra e pela Secretaria de Segurança do Estado para chegar a um acordo, que envolvia a doação de parte do terreno para distribuição. Mas as lideranças do MST teriam quebrado a negociação.

O inciso terceiro do artigo 2º da lei de organização criminosa aponta que a pena é “agravada para quem exerce o comando, individual ou coletivo, da organização criminosa, ainda que não pratique pessoalmente atos de execução.”

É neste contexto que o MP-MG aponta os crimes:

 

De acordo com o coordenador estadual do MST em Goiás, Luiz Zarref, a decisão dos desembargadores de manter os militantes presos após um pedido de habeas corpus é a prova da ofensiva conservadora para criminalizar os movimentos populares: “O posicionamento de Goiás confirma a ação articulada entre o latifúndio local e os poderes executivo, legislativo e judiciário em criminalizar o Movimento.”

O caso é emblemático porque, pela primeira vez, a Justiça acolheu uma denúncia contra lideranças do MST por associação criminosa.

Leia a denúncia do MP-GO aqui.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

View Comments

  • Quando se quer criminalizar, se criminaliza de qualquer jeito

    A lei antiterror tem previsão expressa para salvaguardar os movimentos sociais, estudantis e sindicais. No restante é mera cópia das leis antiterror aprovadas por Néstor e Cristina Kirchner, por Tabaré Vázquez e Pepe Mujica, por Evo Morales, por Hugo Chávez, por Michele Bachelet, etc. Segue trecho da referida lei:

    -Parágrafo segundo do artigo segundo da lei antiterror do Brasil 

    ''§ 2o O disposto neste artigo não se aplica à conduta individual ou coletiva de pessoas em manifestações políticas, movimentos sociais, sindicais, religiosos, de classe ou de categoria profissional, direcionados por propósitos sociais ou reivindicatórios, visando a contestar, criticar, protestar ou apoiar, com o objetivo de defender direitos, garantias e liberdades constitucionais, sem prejuízo da tipificação penal contida em lei.''

    Depois que inventaram o ''domínio do fato'' tudo é possível em Pindorama. O problema não é a Lei Antiterrorista, que preserva explicitamente os movimentos sociais e reivindicatórios. O problema é o uso que se faz desta lei, no caso em questão, desabridamente ilegal e em confronto direto com o texto expresso da mesma. 

  • Perfeito Diogo Costa.
    Com o modelo da Lava Jato tudo é possível. O delegado diz que é crime, o ministério público diz que é crime, o juiz diz que é crime pronto tá preso. Mesmo que tenha lei dizendo que não é crime. O Brasil é hoje uma ditadura. O STF que deveria defender a constituição não o faz, está escrito as carantias do cidadão, mas elas não valem mais. Assim decidiram os "homens da lei".

Recent Posts

Familiares de João Cândido nunca foram procurados pela Marinha

Único filho vivo do líder da Revolta da Chibata criticou posicionamento da Força, mas diz…

32 minutos ago

Paulo Freire lança ‘Clarões da Madrugada’, parte do CD ‘A Mula’

O álbum A Mula é uma obra que mergulha nas tradições folclóricas brasileiras, com destaque para o…

50 minutos ago

Brasil retoma produção de insulina após 23 anos

Nova fábrica em Minas Gerais terá capacidade para atender demanda nacional; 1,9 milhão de pacientes…

2 horas ago

Choques políticos em série refletem bagunça institucional, por Antonio Machado

O chamado ativismo judicial provoca rusgas institucionais desde o tempo do mensalão, antecedendo os ataques…

17 horas ago

Lei de Alienação Parental: revogar ou não revogar, eis a questão

Denúncias de alienação descredibilizam acusações de violência contra menores e podem expor a criança aos…

18 horas ago

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Os dois conversaram sobre o combate à desigualdade e à fome. Para Dilma, o papa…

21 horas ago