Pedido de liberdade para Marcelo Odebrecht é negado no STF

Da Agência Brasil

O ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou hoje (22) pedido de liberdade ao empreiteiro Marcelo Odebrecht, preso na Operação Lava Jato, que está desde junho em um presídio na região metropolitana de Curitiba.

Na decisão, o ministro entendeu que não há ilegalidade no decreto de prisão, assinado pelo juiz federal Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal em Curitiba. Diante do entendimento, Zavascki decidiu que o acusado deve esperar o julgamento do mérito do pedido para reavaliar o caso.

O habeas corpus chegou terça-feira (20) ao Supremo. O advogado de Marcelo Odebrecht, Nabor Bulhões, disse que a decretação de nova prisão foi ato arbitrário do juiz Sergio Moro. “O requerente pede socorro! A higidez do sistema pede socorro! O Estado Democrático  de Direito pede socorro. E, do Supremo Tribunal Federal, espera-se a concessão de habeas corpus de ofício para cassar o terceiro mandado de prisão preventiva”, afirmou Bulhões.

Em nota, a Odebrecht considerou que a decisão de Zavascki reconheceu a relevância das teses da defesa, que deverão ser julgadas no mérito do pedido.

“As defesas do executivo [Marcelo] e dos ex-executivos da Odebrecht esclarecem que as recentes decisões em que o ministro Teori Zavascki negou seguimento aos pedidos de extensão apresentados ao Supremo Tribunal Federal têm caráter estritamente processual. Limitam-se a fazer um juízo objetivo de identidade, ou não, de situações, nada adiantando com relação ao mérito do decreto de prisão preventiva. Este mérito poderá ser oportunamente apreciado pelo Supremo Tribunal Federal, por meio de habeas corpus, tendo-se em conta a relevância das teses suscitadas pela defesa, como expressamente ressalvado nas decisões”, diz a nota divulgada pela empreiteira.

A matéria foi ampliada às 18h47 para incluir nota divulgada pela Odebrecht

Redação

Redação

View Comments

  • Certamente a maior aposta de

    Certamente a maior aposta de Moro para conseguir que ele delete o Lula. Será o sucesso ou o facasso do juiz da Guantànamo do Paraná?

  • As empreiteiras não devem ter

    As empreiteiras não devem ter um relacionamento tão intenso com judiciário quanto têm os grupos de mídia e os financeiros.

    Agora fica claro que as empreiteiras eram mais relacionadas ao poderes executivos e legislativos nas 3 esferas...

  • Aposta?

    Classifique-se como quiser a atitude da 1a instância do PR, a verdade é que estas posições politiqueiras estão acabando de f* o que já era ruim, a "justiça".

    Imagino o papo: "fale qq coisa do Lula que vc estará liberado. qq merda serve e a gente afrouxa"

    E com esta "aposta" as grandes empresas do Brasil, as que geram emprego, estão paralisadas e os escritoriozinhos de advogados enchendo a burra com dinheiro...

  • Se Moro quer fazer bem ao

    Se Moro quer fazer bem ao país, por que não manda prender a esposa e filha de Cunha? Elas não tem foro privilegiado. Peço licença ao leitores deste blog para colocar esta questão em debate, apesar do assunto aqui ser Marcelo Odebrecht. Se Moro fizesse o que acabo de sugerir, Cunha renunciava, para alegria geral da nação, e provavelmente ia delatar mais da metade do Congresso para tentar livrar sua família da cadeia. Mas por que Moro, que mandou prender o filho de Dirceu, a cunhada de Vaccari, ainda não mandou prender a família de Cunha?

    • "Se Moro quer fazer bem ao

      "Se Moro quer fazer bem ao país, por que não manda prender a esposa e filha de Cunha? Elas não tem foro privilegiado. Peço licença ao leitores deste blog para colocar esta questão em debate":

      Nao ha o que debater:  a LavaBunda eh canalha.  Seu objetivo nao eh, definitivamente nao eh, ninguem de direita, mas sim derrubar o governo.

      • Deve ser porque, segundo o

        Deve ser porque, segundo o Ministro Teori, neste caso há a competência por atração, se os crimes foram praticados por Cunha no exercício do mandato parlamentar, ele tem foro no STF. Assim, sua esposa e filha devem ser processadas no mesmo Foro que Cunha, eis que foram beneficiárias da corrupção de alguém que tem foro.

        Alias, que crime elas praticaram, lavagem de dinheiro em tese, isso se provarem que elas tinham conhecimento da ilicitude e aposto que tinham

        Vamos rosnar de forma correta

        • ?????????

          Alguem poderia confirmar pra mim essa loucura de forum privilegiado extendido a esposa e filhas, por favor???????

          • Você não tem a obrigação de

            Você não tem a obrigação de saber, mais nesses manuais de Direito Processual Penal, nestes bem resumidos que estudantes de primeiro ano utiilizam, você vai descobrir que essa tal competência por atração existe desde 1942.

            Nem tenho opinião sobre isso, acho que neste caso aplica-se porque não tem como condenar alguém por ter dinheiro, se quem proveu o dinheiro de forma ilícita não for parte no mesmo processo.

            Já que trata-se de dinheiro ilícito, e diante da necessidade de se estabelecer a ordem cronológica de que porque o dinheiro foi pago, quem o recebeu, á quem foi transferido. 

            Por mais que as vezes as pessoas tentem entender o Direito Penal pelas paixões clubisticas, ou políticas, trata-se de ciência que necessita de regras, tal como essa.

    • Porque Moro não quer e nunca

      Porque Moro não quer e nunca quis fazer bem ao país. Vá até o site Conversa Afiada e leia a matéria "Obama está na Lava Jato"  que está tudo explicadinho. 

      Não é o país que Moro visa, é a privatização da Petrobrás. A prisão do Lula e o descrédito do PT estão implícitos. Afinal o programa de governo petista é nacionalista.

  • sei lá... em alguns ângulos faceiros

    sei lá... em alguns ângulos faceiros das fotos de marcelo odeàbrecht que me pegam de repente pelo subconsciente subliminar me vem a mente num flash imagético significante a figura mítica de marcola, o chefão do pcc.

    nosso cérebro e suas funcionalidades biológicas e culturais são ainda um grande mistério... uma grande incógnita funcional a ser desvendada pela ciência, pela medicina, pela física quântica.

    • "sei lá... em alguns ângulos

      "sei lá... em alguns ângulos faceiros das fotos de marcelo odeàbrecht que me pegam de repente pelo subconsciente subliminar me vem a mente num flash imagético significante a figura mítica de marcola, o chefão do pcc."

      Vá se tratar que sua mente está em "tilt". O correto seria na sua associação aparecer o Geraldo Alckmin. Foi ele que ajudou a estruturar o PCC e mantém intacto o poder de Marcola nos presídios paulistas. 

  • Cante, Marcelo

    Basta cantar como um canário. Basta falar que o Lula tem costume de soltar pum enquanto come. E eles te soltam.

    Moro e Dallagnol devem achar, em sua singela megalomania sustentada a salários de 80 mil mensais brutos, que são os novos super heróis da vez. Economia parada há um ano graças a ele, 2 % do PIB idos para o ralo, graças ao seu lindo troféu da Globo na estante. É bom avisar que o busto do Civita no prédio da Abril já foi para algum arquivo morto cheio de entulho faz tempo.

    O pior não é acharem que estão prestando um grande favor ao país, o pior é ter que olhar para suas caras cínicas e seus sorrisos cheios de empáfia enquanto milhares estão desempregados e outros milhares angustiados quanto ao salário do próximo mês.

    Vocês conseguem dormir à noite, republiquinha de Curitiba? Ou somente à base de comprimidos?

    Não tem problema. Hoje vocês se acham vitoriosos. Os livros de história que falavam em "democracia" e "revolução" em 1964 hoje falam "golpe", "ditadura", "tortura", "morte", "desaparecidos". Daqui a alguns anos o que dirão os livros de história sobre vocês? Ou irão para o mesmo rodapé de página de tucanalhas vendidos da privataria neocolonialista?

    Desejo a vocês triplicado todo o mal que estão fazendo ao Brasil. Especialmente às pessoas mais pobres e necessitadas, as que passaram a acreditar que tinham o direito de sonhar depois de 2002. Essas pessoas talvez hoje não consigam dormir à noite, porque a dor de barriga faminta ainda é uma memória tão recente. E vocês desfilando com terno Armani e Cavalli em carrões pretos com vidro espelhado.

    Que a Justiça divina seja implacável com esses falsos heróis. Aliás a esposa do Moro ainda é advogada assessora do PSDB no Paraná? Imparcialidade? Não vem ao caso.

  • E isso lá é notícia? Noticia

    E isso lá é notícia? Noticia seria a libertação de Marcelo Odebrecht com o juiz do Supremo reconhecendo que o presidente da república do paraná o mantém preso ilegalmente . Mas como sabemos a imprensa quer mantê-lo preso até que declare que as palestras contratadas junto ao Lula foram para pagamento de lobby.  Assim, a posteriori a teoria (do dominio do fato?) dos marinhos na Revista Época seria provada.

    Sem provas, é claro. Visto que quem fabrica provas no Brasil é a imprensa.

  • É a Santa Inquisição?

    Torquemada reencarnou?

    Reabilitaram a tortura?

    Daqui a pouco reinstauram o Index Librorum Prohibitorum e o tornam ferramenta de Estado!

    O Ministério do Amor faz um trabalho fantástico!

  • Assim como inventaram uma

    Assim como inventaram uma teoria do fato, que nunca tinha lido ou ouvido falar nem na faculdade de direito, inventaram a prisão infinita sem condenação, uma verdadeira excrecência, agora com a chancela do stf.

Recent Posts

Mandato de Sergio Moro no Senado nas mãos do TSE

Relator libera processo para julgamento de recursos movidos por PT e PL em plenário; cabe…

2 horas ago

Uma “Escola para Anormais” no Recife, em Água Fria, por Urariano Mota

Diante disso, quando respiramos fundo, notamos que a escola seria uma inovação. Diria, quase até…

2 horas ago

Praticante da cartilha bolsonarista, Pablo Marçal mente sobre proibição de pouso de avião com doações

Coach precisava ter passado informações básicas à base com 3h de antecedência; base militar tem…

3 horas ago

Enchentes comprometem produção de arroz orgânico do MST no RS

Prognósticos mostram que perda pode chegar a 10 mil toneladas; cheia começa a se deslocar…

3 horas ago

Nova Economia debate o poder da indústria alimentícia

Com o cofundador do site O Joio e o Trigo, João Peres; a pesquisadora da…

4 horas ago

Processos da Operação Calvário seguem para Justiça Eleitoral

Decisão do Superior Tribunal de Justiça segue STF e beneficia ex-governador Ricardo Coutinho, entre outros…

4 horas ago