Porque a delação da JBS contra Dilma e Lula não pesa como a de Temer

JBS provou relação direta com Temer e pagamento de propinas ao PMDB. Contra Dilma e Lula, há terceiros e o desgastado “ouvi dizer”
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
Jornal GGN – A liberação da chamada lista de Fachin, com dezenas e mais dezenas de inquéritos contra políticos de todos os leques, a reboque da delação da Odebrecht, exigia um esforço que a imprensa não conseguiu fazer: separar o joio do trigo. Naquele momento, todos foram jogados numa vala comum. Peixe de aquário, com acusação de receber R$ 30 mil como doação eleitoral via caixa 2, sem contrapartidas, foi misturado com tubarão que faturou milhões em cima de obras públicas. A delação da JBS não é diferente nesse sentido.
Não sabemos se é por culpa do Ministério Público Federal (que só agora tirou da manga a ação controlada) ou da JBS (que só passou a registrar encontros com políticos após o impeachment), mas a disparidade nas provas apresentadas contra Michel Temer, de um lado, e Dilma Roussef e Lula, de outro, é gritante.
Contra Temer, há áudio de conversa com o próprio presidente sobre pagamento de propina, há grampo telefônico, há entrega filmada de mala de dinheiro a um deputado de sua “estrita confiança”. Contra Dilma e Lula, há diálogos com terceiros e o já desgastado “ouvi dizer”. Pelo menos é o que depreende-se da leitura de anexo da delação premiada de Joesley Batista.
Talvez a Lava Jato possa tornar público, nos próximos dias ou horas, o que Joesley entregou como prova material do que relatou contra os ex-presidente petistas. Mas, por enquanto, a história repete fórmula já usada por Marcelo Odebrecht, trocando Antonio Palocco e João Vaccari por Guido Mantega e Edinho Silva. Resume-se da seguinte forma, a delação:
– Em 2005, quando Guido Mantega era presidente do BNDES, JBS conseguiu financiamento de 80 milhões de dólares para a expansão da empresa. Cerca de 4% dessa valor foi pago a um advogado chamado Victor Garcia Sandri. Este advogado agendava os encontros com Mantega e afirmava que dividia a propina com ele a propina fruto das “facilidades”. O pagamento a “Vic” foi feita por meio de offshore controlada por Joesley, com depósito numa conta no exterior indicada pelo advogado. Naquele mesmo ano, Mantega recebeu da JBS uma “cesta de Natal” que custou 17 mil reais.
– Depois de 2006, quando Mantega se tornou Ministro da Fazenda, foram fechadas 2 operações entre a JBS e o BNDES com intermediação de Vic. A primeira, de 2007, foi a “aquisição, pelo BNDES, de 12,94% do capital social da JBS, por 580 milhões de dólares, para apoio ao plano de expansão daquele ano”; a segunda operação foi “aquisição, pelo BNDES, de 12,99% do capital da JBS, por 500 milhões de dólares, em operação conjunta com FUNCEF e, PETROS, para apoio ao plano de expansão do ano de 2008.” Não há relato de pagamento de propina nesses casos.
– Em 2009, Joesley conseguiu tirar Vic do caminho e passou a discutir projetos diretamente com Mantega. O ministro teria dito que a “propina”, segundo o delator da JBS, seria discutida “caso a caso”, ou seja, em cima de cada “intervenção” de Mantega em favor da empresa junto ao governo.
– O delator, contudo, cita duas operações que ocorreram a partir de 2009 de maneira totalmente regular. Primeiro, em 2009 mesmo, a liberação de 2 bilhões de dólares para o plano de expansão da JBS e, segundo, o financiamento de 2 bilhões de reais, em 2011, “para a construção da planta de celulose da Eldorado”. Diz o anexo: “QUE, no entanto, embora a negociação das operações tenha sido bastante dura, acabaram sendo realizadas sem que fossem praticadas irregularidades e sem que a instituição financeira tenha tido prejuízo”.
– Entre uma ação e outra, Joesley decidiu criar, em 2010, uma conta no exterior e depositou nela 50 milhões de dólares. Avisou Mantega. Em 2011, depositou mais 30 milhões de dólares, “já sabendo que seriam para Dilma”.
– Aqui entra a primeira citação a Dilma e Lula: “(…) em reunião com Mantega ocorrida no final de 2010, este pediu ao depoente [Joesley] que abrisse uma nova conta, que se destinaria a Dilma; o depoente perguntou se a conta já existente não seria suficiente para os depósitos dos valores a serem provisionados, ao que Guido respondeu que esta era de Lula, fato que só então passou a ser do conhecimento do depoente; o depoente indagou se Lula e Dilma sabiam do esquema, e Guido confirmou que sim”.
– O delator observou que não pagava propina para fraudar órgãos do governo, mas para garantir que ninguém colocasse emprecilhos aos interesses da JBS. “(…) Sempre percebeu que os pagamentos de propina não se destinavam a garantir a
realização de operações ilegais, mas sim de evitar que se criassem dificuldades injustificadas para a realização de operações legais.”
– Apesar disso, o delator afirma que as contas foram abastecidas também com esquemas em fundos de pensão, e que os respectivos presidentes dessas instituições receberam propina. A Lava Jato não detalhada nada sobre isso.
– O delator, então pula 2014. Ano em que Mantega teria feito sucessivas reuniões com Joesley para falar de financiamento de campanha. O então ministro teria apresentado uma lista de candidatos para receber doação da JBS. O partido citado é o PMDB. Quem fazia a distribuição era Ricardo Saud, diretor de Relações Institucionais da J&f, holding da JBS.
– Aqui, a primeira citação de encontro com Lula. EM meio à eleição de 2014, “o depoente encontrou-se com Lula e relatou a ele que as doações oficiais da JBS já tinham ultrapassado 300 milhões de reais e indagou se ele percebia o risco de exposição que isso atraía, com base na premissa implícita de que não havia plataforma ideológica que explicasse tamanho montante; QUE o ex-presidente olhou nos olhos do depoente, mas nada disse.”
– Depois, o relato do único encontro com Dilma, após a eleição:
em novembro de 2014, o depoente, depois de receber
solicitações insistentes para o pagamento de 30 milhões de reais para Fernando
Pimentel, governador eleito de MG, veiculadas por Edinho Silva, e de receber de
Guida Mantega a informação de que “isso é com ela”, solicitou audiência com
Dilma; QUE Dilma recebeu o depoente no Palácio do Planalto; QUE o depoente
relatou, então, que o governador eleito de MG, Fernando Pimentel, estava
solicitando, por intermédio de Edinho Silva, 30 milhões de reais, mas que, atendida
essa solicitação, o saldo das duas contas se esgotaria; QUE Dilma confirmou a
necessidade e pediu que o depoente procurasse Pimentel; QUE no mesmo dia, o
depoente encontrou Pimentel no Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte, disse
que havia conversado com Dilma e que ela havia indicado que os 30 milhões
deveriam ser pagos; QUE Pimentel orientou o depoente a fazer o pagamento por
meio da compra de participação de 3% na empresa que detém a concessão do
Estádio Mineirão; QUE afora essas duas ocasiões, Edinho Silva, então tesoureiro da
campanha do PT, encontrava-se, no período da campanha de 2014, semanalmente
com Ricardo Saud e apresentava as demandas de distribuição de dinheiro;
– Com Edinho, Saud combinou que a JBS ia financiar principalmente candidatos do PT e, num segundo plano, tratar dos aliados. A Lava Jato esclareceu que se trata de “compra de apoio de partidos políticos”.
– Por fim, Mantega teria solicitado (1) um empréstimo pessoal de 5 milhões de dólares para injetar na empresa PEDALA EQUIPAMENTOS ESPORTIVOS, que não deu certo e que a dívida acabou perdoada. E que, depois, Mantega “solicitou ao depoente que fizesse um investimento de 20 milhões de dólares, debitado da conta-corrente do PT, em uma conta no exterior; QUE o depoente consentiu e determinou fosse realizada a transferência; QUE após 1 ano, o investimento foi devolvido para a conta-corrente do PT, em igual valor, não sabendo este qual o destino ou a finalidade do investimento.”
Essa é a delação. Está em anexo, abaixo.
Em nota, Lula sustentou que “as afirmações de Joesley Batista em relação a Lula não decorrem de qualquer contato com o ex-Presidente, mas sim de supostos diálogos com terceiros, que sequer foram comprovados.”
Dilma alegou que “jamais tratou ou solicitou de qualquer empresário, nem de terceiros doações, pagamentos ou financiamentos ilegais para as campanhas eleitorais, tanto em 2010 quanto em 2014, fosse para si ou quaisquer outros candidatos”.  E acrescentou: “Nunca autorizou, em seu nome ou de terceiros, a abertura de empresas em paraísos fiscais.”
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

View Comments

  • ... Mais do mesmo... Nada de novo no Front!

    Ou seja... Mais do mesmo. Contra os Golpistas farta documentação... Contra os petralhas fartos relatos verbais. como diria FHC... Assim não dá!

  • Dilma se posicionou

    Dilma se posicionou sim!!

    Lula também!!

    A propina para o favorecimento da compra de gás seria de 480 milhões!!! Quanto seria a entrega de uma reserva intocada e gigantesca de minérios? Ou uma reserva de pet´rleo já confirmada? Ou a retirada de direitos dos trabalhadores e aposentados??? Todos as negociatas dessa quadrilha deveria ser suspensas e ela posta atrás das grades urgentemente, essa é a verdade.

     

    • Se foi pelo BNDES, passa a

      Se foi pelo BNDES, passa a ser uma questão de análise de projeto. O banco está aí pra isso mesmo. Se o projeto é viável técnica, financeira e economicamente, e está dentro das prioridaes defindas, não há como não financiar.  Problema haveria financiar sem projeto, ou com projeto inviável. Há que analisar o projeto para se concluir.

  • O que eu quero saber é se

    O que eu quero saber é se Lula ou Dilma embolsaram alguma coisa. Com provas! Fora isso é mais do mesmo.

  • É interessante a similaridade

    É interessante a similaridade entre os depoimentos dos empresários, quando estes se referem a presidenta Dilma e ao ex-presidente Lula. Sempre é um terceiro que disse que fulano mandou, ou que é em benefício de fulano. É de fundamental importância a apresentação e o esclarecimentos a respeito das provas que serão entregues pelo empresário ao Ministério Público, pois planilhas de excel com nomes e valores são provas frágeis, agora comprovantes de depósitos em conta em que o beneficiário é Lula e Dilma, aí sim é prova! 

    PS.: Em uma rápida busca na agenda oficial da presidência da república no ano de 2014, não foi encontrada a tal audiência no Palácio do Planalto.

  • porque....

    Liberdade Já !!! Para os Empresários brasileiros. Liberdade Já para Marcelo Odebrecht. Está mais que escrachado qure toda a sociedade brasileira do mais pobre cidadão aos maiores empresários são achacados por bandidos disfarçados como Políticos. É  a escravidão brasileira fantasiada de democracia por eleições e Constituição farsantes. Um Estado inteiro, todos Poderes da República, párias, cancros, tumores a rapinar o futuro e o presente da Nação. Crápulas parasitas, dentro de toda estrutura mafiosa de municipios, estados e federação. Fora Autarquias, Judiciário e Fiscais de toda ordem.  Não dá nem para entender como chegamos em 2017 sendo trucidados por carcarás e abutres, todo este tempo, de uma mentira intitulada redemocratização. Agora entendemos Eleições Obrigatórias?! Agora entendemos Representantes do Povo?! Agora entendemos a contrariedade quanto aio poder direto, plebiscitos e referendos?! Agora entendemos o tamanho da censura dentro da Imprensa Nacional?! Agora entendemos a sempre a falta de verbas, a doação de patrimônio público, privatarias?! Agora conhecemos "ratos em pele de cordeiro". A História destes últimos 30 anos. 

  • Mais do Mesmo!...

    Sabe-se desde de 2014, fartamente divulgado pela imprensa, sem escânlos, diga-se, que o maior doador da Campnha de Dilma era a JBS. A época, acoordenação da mesma informou que as doações eram legais, contabilizadas e prestado contas ao TSE!..

     

    Esse Joesley é um santo sacana!....Os governos do PT, por ação do ministro Guido Mantega, e, aval do governo, o transformaram numa potência mundial!...E olha a sua retribuição!...

    Me me emprestem 2bi que também monto uma Fábrica de celulose!...

     

  • Até cair a ficha...

    Poxa!

    O cara paga propina até para flanelinha...

    E com liberação de 4 bilhões por governos do PT para o Friboi e o camarada diz não teve propina?

    LULA e DILMA teriam que ser é canonizados!

    Depois desta informação, eu os considero Mártires da república!

    " O delator, contudo, cita duas operações que ocorreram a partir de 2009 de maneira totalmente regular. Primeiro, em 2009 mesmo, a liberação de 2 bilhões de dólares para o plano de expansão da JBS e, segundo, o financiamento de 2 bilhões de reais, em 2011, "para a construção da planta de celulose da Eldorado". Diz o anexo: "QUE, no entanto, embora a negociação das operações tenha sido bastante dura, acabaram sendo realizadas sem que fossem praticadas irregularidades e sem que a instituição financeira tenha tido prejuízo"."

     

    Um achismo meu:

    O que eu estou achando é que estava acontecendo um desentendimento entre os golpistas!

    O Temer é um psicopata e ainda que esteja velho, roubar tornou-se uma obsessão!

    Imagina só uma propina de R$ 500.000,00 por semana durante 20 anos para um velho com mais de 70!

    Ele deve estar adorando estas negociatas...

    Ele deve ter parado de atender os pedidos da junta golpista e eles decidiram rifá-lo!

    Ele aceitou o confronto em tom de raiva!

    Não era a reação de alguem pego num crime!

    Era a reação de alguem medindo forças!

    Na cabeça dele, ele derrotou o PT, quem manda é ele e não a junta golpista...

    ele é o número um...

    Já o janot devia estar com uma pressão tremenda dentro do MP para pegar alguem do PSDB e poderia provocar um racha dentro da procuradoria!

    Li que ele ficou "surpreso" com comportamento do aécio!

    E a lista de furnas que várias vezes foram protocoladas para investigação?

    O aécio, acho que foi 6 vezes delatado dentro da lava-jato com propina aos milhões pela Cidade Administrativa!

    Onde a surpresa?

    Um bom menino ele não era...

    Tem que ser feita uma lava-jato para lavar roupa suja nesta relação entre os golpistas...

     

    • Então por que nunca aparece nenhuma prova?

      Então por que nunca aparece nenhuma prova?

      Pela sua própria lógica eu posso argumentar que acreditar que alguém possa receber tanta propina por tantos anos e não deixar nenhuma prova para trás é estatísticamente impossível.

      Ingenuidade é acreditar que se Lula tivesse de fato sido corrupto, seus adversários da mídia, PF, MP e judiciário não encontrariam uma única maldita prova.

      • Se eu fosse coxinha iria acha

        Se eu fosse coxinha iria achar que o juiz da globo ou é um puta de um incompetente ou foi comprado pelo Lula. Depois de 3 anos investigando o "maior corrupto da história", teve acesso a tudo do Lula, contas, ligações telefônicas, interlocutores, até o Ipad dos netos do Lula o juizeco levou pra Curitiba e só consegui encontrar um recibo de pedágio e um papael sem assinatura. Queria perguntar ao Troll acima o que ele acha disso.

      • Desculpa Ruy, mais

        Desculpa Ruy, mais ingenuidade é achar que Lula, esse politico astucioso e perspicaz, durante todo esse tempo no poder (14 anos) não tenha visto nada, não tenha participado de nada. Olha, por mais boa vontade que se tenha (e eu tenho) presta atenção nos bastidores da politica e presta atenção na inteligencia de Lula. Vê se Lula tem cara de alguem que não percebe o que aconte ce ao seu redor? acredite voçê na culpa de Lula se quiser, mais não tente convencer os outros. No minimo ele foi conivente com toda essa bagaça.

        Com todo respeito, para que ta feio.

         

         

  • PIADA

    Coxinhas estavam todos alegrinhos com a possibilidade de envolvimento de Lula e Dilma, mas restou isso... PIADA!!!

    "ENTÃO SR JOESLEY, O SR DEPOSITOU MILHÕES PARA LULA E DILMA?
    SIM MERITÍSSIMO.
    QUAL O NÚMERO DA CONTA?
    FOI NA MINHA PRÓPRIA CONTA!!"

    • Verdade, na gravação da

      Verdade, na gravação da delação ele, se enrrola e fala que ele já tinha essa conta, a conta era dele.

    • Na suiça

      Continuando....

       ONDE?

      NA SUIÇA

      E COMO ERA SACADO ESTE DINHEIRO? 

      MEU PESSOAL IA NA SUIÇA , RETIRAVA EM REAIS E ENTREGAVA AQUI NO BRASIL. AS VEZES EM CHEQUE AO PORTADOR, PARA NÃO DAR NA VISTA, MALA JÁ ERA MANJADA.

      AO PORTADOR? 

      CHEQUE DA CAIXA , ELA SABIA QUE ERA PARA O LULA E PAGAVA.

      A QUEM ENTREGAVAM ESTE DINHEIRO OU CHEQUE? 

      A QUEM ELES NOS INDICAVAM, ORAS.

      QUE DIA?

      ALGUNS ERAM ENTREGUE DE DIA, OUTROS À NOITE.

      ALGUM ENDEREÇO SABIDO?

      ACHO QUE ERA NUM TRIPLEX LÁ EM GUARUJÁ, MAS NÃO TENHO CERTEZA.

       

Recent Posts

Justiça suspende julgamento de ex-policial que matou tesoureiro do PT

Defesa alega que comarca pode sofrer interferência devido à repercussão do assassinato e da influência…

48 minutos ago

IPCA-15 desmente pirações estatísticas de Campos Neto, por Luís Nassif

No acumulado de 12 meses, percebe-se todos os grupos sob controle. A maior influência no…

51 minutos ago

Congresso atende aos interesses do crime organizado ao proibir porte de drogas

À TVGGN, conselheira afirma que PEC das Drogas mantém monopólio de facções sobre a produção…

1 hora ago

Durante visita de Lula, Embraer anuncia investimentos de R$ 2 bilhões

Em São José dos Campos, Lula acompanhou a entrega de um jato comercial modelo 195-E2,…

2 horas ago

Fux pede vista e interrompe julgamento da desoneração da folha

Cinco ministros votaram a favor da manutenção da derrubada da medida. Com o pedido de…

3 horas ago

Dia Nacional da Empregada Doméstica, por Solange Peirão

Lenira Maria de Carvalho (1932-2021) é esta doméstica que permaneceu na profissão por mais de…

4 horas ago