Presidente de Associação de Delegados insufla rebelião da Polícia Federal

Jornal GGN – O Estadão entrevistou o presidente da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal, Carlos Eduardo Sobral. De acordo com ele, a maior preocupação no momento é de perda de autonomia. “Nosso receio agora é de que o mundo político interprete que errou ao apoiar a construção de uma Polícia Federal forte e que haja um retrocesso”, disse.

Para ele, uma eventual mudança de governo representa um risco, já que o diretor-geral pode ser demitido a qualquer momento e uma troca de chefia pode ter o objetivo de paralisar o órgão.

O delegado manda avisar: “Se houver qualquer tentativa de intimidação e interferência nós vamos resistir e chamar a população para o lado da Polícia Federal”.

Do Estadão

‘Se houver intimidação e interferência vamos resistir’, avisam delegados da PF

Por Mateus Coutinho, Julia Affonso e Fausto Macedo

Representante da categoria, Carlos Eduardo Sobral não esconde a preocupação com o delicado momento político vivido pelo País e defende a permanência do atual diretor-geral da corporação mesmo em uma eventual mudança de governo

O presidente da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal, Carlos Eduardo Sobral, afirma que a categoria não vai aceitar interferência nos seus trabalhos mesmo se houver mudança de governo caso o Senado ratifique o impeachment da presidente Dilma Rousseff. “Se houver qualquer tentativa de intimidação e interferência nós vamos resistir e chamar a população para o lado da Polícia Federal”, disse Sobral em entrevista ao Estado. 

Natural de Taguatinga, no interior do Estado de São Paulo, Sobral é delegado da PF desde 2003 e aos 38 anos está à frente da ADPF. Ao Estado, ele falou sobre como a categoria vê o conturbado momento político, admitiu preocupação com eventuais interferências políticas e defendeu a permanência do atual diretor-geral da entidade escolhido por José Eduardo Cardozo no primeiro mandato de Dilma, Leandro Daiello, mesmo com uma eventual mudança de governo. “Nosso receio agora é de que o mundo político interprete que errou ao apoiar a construção de uma Polícia Federal forte e que haja um retrocesso”, disse. Confira a entrevista na íntegra:

O presidente da ADPF, Carlos Sobral. Foto: Divulgação/ADPF

ESTADÃO: A provável mudança de governo, conduzida em grande parte por parlamentares investigados na Lava Jato e por outros escândalos e que pode levar um nome delatado duas vezes na Lava Jato à Presidência, ameaça a atuação da Polícia Federal? 

DELEGADO CARLOS EDUARDO SOBRAL: Infelizmente a Polícia Federal ainda não tem a sua autonomia prevista na Constituição da República. O nosso diretor-geral não tem mandato, pode ser demitido a qualquer tempo. A saída do diretor-geral implica na mudança de mais de 200 delegados que exercem função de chefia, de coordenação.

Então uma mudança de governo traz um risco, primeiro pela pela possibilidade de paralisação do órgão em caso de troca na chefia. Depois esse componente político, porque há vários membros do poder político investigados pela PF, e evidentemente quem vai nomear o corpo diretivo da Polícia Federal passa por esse filtro político.

A mudança de governo, por si só, traz um risco sim. Por isso que nós defendemos uma mudança constitucional, para primeiro prever mandato para o diretor-geral e segundo prever a autonomia funcional clara para que nossos delegados de coordenação não sejam mais nomeados pela Casa Civil ou pelo Ministério da Justiça, mas sim para que sejam nomeados pela própria corporação, por critérios técnicos e objetivos.

ESTADÃO: Quais coordenadores são nomeados atualmente?

CARLOS SOBRAL: Além dos delegados coordenadores e superintendentes que atuam em Brasília, nos Estados temos os superintendentes regionais, delegados regionais, corregedores regionais, chefes das delegacias descentralizadas, todos nomeados pelo Ministério da Justiça, ou seja, o espaço para um componente político na Polícia Federal é imenso.

ESTADÃO: Os delegados estão com receio?

CARLOS SOBRAL: Estamos sim, há um clima de receio por falta dessa força institucional, de não termos a autonomia garantida na Constituição. Temos receio sim, se falarmos que não é mentira, e o cenário político é de intensa instabilidade.

ESTADÃO: Quando fala de receio, há receio de um eventual governo Temer? 

CARLOS SOBRAL: Não, não especificamente de um governo Temer, da pessoa, mas em um cenário de instabilidade política no qual há uma investigação policial de grande envergadura que acaba por ter como envolvidos políticos. Evidente que neste cenário causa grande apreensão.

Não fazemos essa avaliação em relação a partido A, B ou C. Nós temos um contexto de que políticos e pessoas com poder econômico sendo investigados e que esta fragilidade pode ser que haja ações pra interferir nas investigações.

ESTADÃO: O sr. vê alguma ação de Temer no sentido de interferência?

CARLOS SOBRAL: Não, nenhuma ação especificamente, mesmo porque ele ainda está em uma perspectiva de assumir o poder, não há nenhuma ação ou indicação de que esteja em movimento de interferir, isso não foi detectado.

Mas, em uma análise de risco, quando se analisa o cenário, há uma possibilidade de interferência nas investigações. Por isso batemos a mesma tecla, se tivéssemos a autonomia podia mudar governo que isso não teria a possibilidade de afetar o nosso trabalho. A causa da autonomia não é contra governo A, B, C, ela é a favor da Polícia Federal. Não é uma pauta política-partidária.

ESTADÃO: Quais relatos o sr. tem recebido dos delegados de Curitiba, base da Operação Lava Jato?

CARLOS SOBRAL: Os relatos é de que são grandes as dificuldades de estrutura para conseguir fazer as investigações, que tem um volume muito grande, e todos demonstram receio com o futuro, com a perspectiva de mudança inclusive de posições de chefia (na Superintendência do Paraná). Um receio que é compartilhado não só por eles, mas por toda a instituição.

ESTADÃO:  O sr. ou outros representantes da categoria têm sido procurados por políticos ou aliados do grupo de Temer?

CARLOS SOBRAL: Não. Nós somos meros espectadores da decisão política e vamos continuar com as investigações. Nosso trabalho é técnico e evidente que vamos reagir se houver alguma interferência. Não houve procura e se houvesse procura ela não teria resposta do nosso lado.

ESTADÃO: Para os delegados, Leandro Daiello deve permanecer no cargo com a eventual mudança na Presidência?

CARLOS SOBRAL: O que nós defendemos é que o diretor-geral da PF tenha mandato. Com o prazo de mandato o risco de interferência é muito menor. Na ausência de mandato, a substituição de um diretor da PF, caso ocorra, tem que ser muito bem pensada porque causa um atraso, isso é fato.

Diante de um cenário com a Lava Jato em que não podemos ter atraso, não é recomendável uma mudança neste momento. Agora se houver um novo governo e ele decidir pela mudança, aí seremos obrigados a elaborar uma lista tríplice para apresentar ao governo, mas não é isso que queremos. Nossa posição é de que não deve haver mudança neste momento.

ESTADÃO: Já fizeram lista tríplice antes?

CARLOS SOBRAL: Fizemos uma lista tríplice no início do segundo mandato de Dilma, sugerindo nomes diferentes, mas ela decidiu pela manutenção do atual diretor-geral.

ESTADÃO: Os delegados defendem eleição direta para o cargo de diretor-geral da PF. O que isso mudaria na instituição?

CARLOS SOBRAL: Isso daria transparência ao processo, ao ter a eleição o nome de cada indicado é sabatinado, o passado é avaliado, as propostas para a instituição são questionadas. É um processo muito mais transparente e democrático. Não gostaríamos que o diretor-geral fosse indicado por meio de consultas fechadas de gabinete, entendemos que o processo tem que ser publicizado, transparente, ate para que os nomes sejam avaliados pela sociedade.

ESTADÃO: A Lava Jato está sob ameaça? Como os delegados lidam com essa expectativa?

CARLOS SOBRAL: Como nós não temos garantias, toda instituição esta sob ameaça. Temos uma dificuldade orçamentária hoje que é tremenda. Nossos investimentos são decrescentes e as dificuldades para fazer investigações são indecentes, temos que pagar diárias do próprio bolso. Além disso, temos atualmente 500 cargos vagos de delegados, e a previsão é de outros 400 se aposentando em dois ou três anos, ou seja, podemos acabar ficando com metade do efetivo no futuro.

Em relação a operação, evidentemente que, em caso de mudança (nos quadros da PF),  isso colocaria um risco à continuidade da investigação. E hoje há o medo dos próprios delegados da operação de serem trocados.

ESTADÃO: Com o avanço da Lava Jato, o Congresso tem se deparado com inúmeras medidas para dificultar o combate a corrupção e já se fala em ampliar foro privilegiado. Em março, por exemplo, o presidente da Câmara determinou que uma comissão especial analisasse a revisão do Código Penal. O Congresso tenta intimidar a PF?

CARLOS SOBRAL: Não chegamos a nenhuma ação concreta nesse sentido, de uma legislação que restrinja a investigação. Atualmente estamos no sentido inverso de pressionar o Congresso para que aprove a PEC 412 (que garante a autonomia à PF). Inclusive neste ano os projetos estão quase todos parados por conta da instabilidade política.

Estamos atentos aos projetos que trazem riscos a sociedade, no momento nossa preocupação é defender a PEC da autonomia. Ainda não detectamos um avanço de algo que possa ser considerado um retrocesso nas nossas investigações, mas se houver alguma movimentação para dificultar as investigações certamente isso será levado ao público e vamos cobrar.

ESTADÃO: Em que fase encontra-se a tramitação da PEC 412?

CARLOS SOBRAL: Atualmente a PEC está na Comissão de Constituição e Justiça, ainda em fase inicial. Ela foi proposta em 2009 e ainda não avançou. Acreditamos que a CCJ deve aprovar, e a Câmara e  depois o Senado para demonstrar que a autonomia da PF investigar,que foi uma conquista recente, tem que permanecer. Tem que ser transformado em conquista permanente.

ESTADÃO: A que período o sr. se refere quando fala na independência como ‘conquista recente’?

CARLOS SOBRAL: De 2002 ate 2008 a Polícia Federal cresceu muito, do final do governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB) até o primeiro governo Lula (PT). Depois passamos a sofrer restrições orçamentárias muito rígidas, e mesmo assim conseguimos realizar investigações. 

Nosso receio agora é que o mundo político interprete que errou ao apoiar a construção de uma Polícia Federal forte e que haja um retrocesso. Como nossa força não está prevista na Constituição, o risco de haver retrocesso é concreto. Vira e mexe ouvimos que determinada autoridade política “permitiu” que se investigasse, e isso é muito ruim porque se uma outra autoridade que assumir e decidir que não quer permitir a investigação e prejudicar a Polícia Federal?

ESTADÃO: Os presidentes da Câmara e do Senado, responsáveis pelo impeachment, estão entre os investigados da Lava Jato, do mesmo jeito que Lula. O próprio Temer também foi citado em delações. Qual o recado dos delegados para a população sobre estes casos?

CARLOS SOBRAL: O nosso recado é de que independentemente do poder político, do poder econômico, da pessoa suspeita de participar de atos ilícitos, a Polícia Federal vai investigar. Se houver qualquer tentativa de intimidação e interferência nós vamos resistir e chamar a população para o lado da Polícia Federal para evitar que essa instituição sucumba por interesses políticos.

ESTADÃO: Em relação a uma eventual mudança de ministro da Justiça, os delegados têm algum preferido para o cargo?

CARLOS SOBRAL: Não, mas é evidente que o ministro que respeitar a autonomia investigativa e não interferir politicamente na Polícia Federal terá o nosso apoio. Nós não damos votos de confiança, serão gestos e ações que dirão qual a intenção de um novo ministro em relação à Polícia Federal.

Redação

Redação

View Comments

  • Enquanto a Polícia Federal

    Enquanto a Polícia Federal não explicar a seletividade de suas ações, como o vergonhoso episódio do helicóptero de cocaína do senador Perrela, não tem autoridade moral para falar em autonomia.

  • Insubordinação?

    Olha, nem as Forças Armadas ousaram tanto. Não ouví nenhum oficial das 3 forças fazer declaração de desobediencia tão acintosa. É a inação diante de tais coisas que desmoraliza um governo. O fato dele presidir uma entidade de classe não o autorisa, a fazer declaração tão absurda, de insibordinação, pois antes de tudo ele é um agente federal de polícia. 

    • Já fui militar. E a palavra é

      Já fui militar. E a palavra é essa mesma, insubordinação; ou no mínimo punição por se enquadrar como crime funcional.

  • A PF que se lixe

    De minha parte, eles podem se lixar.

    Não vou sair na rua para defender canalhas que escolhem a dedo quem investigar e prender.

    Se aPF fosse chamada para prender todos os políticos do congresso nacional, eu sei o que iria acontecer.

     

    "Os petistas ficam, o resto pode ir embora"

     

    • Penso da mesma forma

      Concordo com essa posição. Eles que vão para o raio que os parta. Tiveram a oportunidade de serem bons policiais e honrarem seus cargos. Tiveram tudo na mão. E como resposta apenas mantiveram o padrão de corrupção, reacionarismo, truculência e oportunismo.

      Servem para perseguir inocentes e deixar narcotraficantes como o Zé Perrela livres.

      É uma instituilção que tinha tudo para funcionar e apodreceu por pura miséria moral de seus membros.

      É mais uma instituição corrupta voltada para oprimir o povo.

      Que vão todos para o diabo que os carregue.

      • Perfeito Ruy...

        Examento isso que disso x2..............BILHÕES.

        Pra esse PF, todo castigo pra corno é pouco!!!

        E avisa pro delegado que se forem partir para alguma "insurreição", o Exercito ta ai pra cumprir seu papel insticional de Garantia da Lei e da Ordem....e será muito bem cumprido!!!

        []´s

  • Apoiaram os ratos contra os

    Apoiaram os ratos contra os republicanos que lhes deram autonomia e agora estão preocupados.

  • O que esse sujeito está pregando é uma insurreição ilegítima.

    Em nenhum lugar do mundo polícias e forças armadas têm completa autonomia. Só em ditaduras. A gente viu o que aconteceu em 1964. Imagina, uma "resistência" por um braço armado do Estado! Esse sujeito está completamente maluco! Completamente maluco!

    PQP! Essa conta deve ser mandada para o ex-ministrasto Quinta-Coluna, com grande dose de culpa no cartório para a Dilma. Eis o que a mais que ingênua, estúpida, ESTÚPIDA idéia de republicanismo nos legou.

     

    • Nem numa ditadura PF tem

      Nem numa ditadura PF tem autonomia.

      O delegadinho viajou legal na maionese...

      O PT deu muita asa para esses caras...

      E não vai dar outra... vão cortas as asinhas sim!

      É bom para eles saberem valorizar a liberdade que receberam e não souberam cultivar com responsabilidade!

      • Concordo com ambos.  Quem nao

        Concordo com ambos.  Quem nao trabalha para o PSDB na PF vai ser despedido.  TODO mundo.

        Vai ser um passaralho so...  Que os filhos da puta paguem com o resto do Brasil pelo que fizeram.

  • Não é possivel um delegado da

    Não é possivel um delegado da PF falar umas bobagens dessas e não ser advertido ou até preso. A falta de autoridade do governo Dilma sempre foi um ponto fraco.

    Em um eventual governo golpista, ele vai preso e expulso por sedição. Se não colocarem o exército para resolver da maneira dele essa rebelião armada.

    No fundo eu gostaria de ver Procuradores e Polícia Federal ser enquadrados. A baderna que eles fizeram junto com alguns juízes de 1ª instância desetabilizou um governo democrático. 

  • Por mim fecha essa carniça,

    Por mim fecha essa carniça, tá podre. Um bando de inúteis que libera um helicóptero carregado de cocaína sem mais nem menos, mantém em suas operações na linha de frente um japonês contrabandista, grampeia e faz tiro ao alvo com a Presidente da República, vaza informações sigilosas constantemente para o pig, em especial a rede goebbels  e blinda tucanos em todas as investigações.

  • Quer autonomia pra que?
    Quer autonomia pra que? Respondam de quem é os 500 quilos de pó? De quem é o avião? Qua qua qua, autonomia, contém outra.......

  • Faz de conta que a gente tá

    Faz de conta que a gente tá com peninha desses canalhas, sem escrúpulos, que falam em corrupção, que prendem Lula de forma criminosa, que mantem em seus quadros um japonês bandido envolvido em tráfico de armas, entre outros crimes - eu nem sei bem quais -, e, por fim, imponderados sob a batuta de Moro, a título de aparecerem, misturando irresponsabilidade de atuação legal com crimes contra inocentes, tudo por contarem com a inoperância de um ministro da justiça que em nenhum momento disse a que veio, porque fora indicado para tal pasta, se aproveitaram do momento para plantarem muito ódio contra a Presidente da República, contra Lula, contra o PT, partido que foi quem mais deu à corporação status e aparência de uma Polícia de verdade. 

    Agora estão com medo. E é pra ter mesmo. O tiro vai sair pela culatra, se Deus quiser. E quando se sentirem acuados, desmobilizados, insignificantes quanto eram com FHC na Presidência e fizerem greves e tudo mais contra as novas forças políticas, ninguém poderá dizer que o PT está por trás de nada. O PT poderá, paralelamente, com outras manifestações de repudio ao que se anuncia, encher seus discrusos exatamente para mostrar a esses ordinários o triste papel qjue eles desempenharam contra esse partido.

  • "Dr." Carlos Sobral...
    Tudo

    "Dr." Carlos Sobral...

    Tudo na vida tem um preço! Desejar  ter "status de minsitro do STF" e tocar a polícia federal como Gestapo só pode dar em uma coisa, ou seja, um novo governo de Direita redunzindo sua "polícia" aos maravilhosos tempos de FHC.

    BEM FEITO!!!

Recent Posts

Trump considera sanções contra países que deixem de usar dólar

Taxação cambial, tarifas e restrição a exportações estão entre punições avaliadas pela equipe do candidato…

10 horas ago

Governo federal confirma continuidade da homologação de terras indígenas

Força-tarefa composta por ministérios, Funai, AGU e Incra busca acelerar processo; quatro processos devem ser…

11 horas ago

A conexão Nuland–Budanov–Tadjique–Crocus, por Pepe Escobar

A população russa deu ao Kremlin carta branca total para exercer a punição máxima e…

11 horas ago

Elon Musk vira garoto propaganda de golpe que pagou por anúncio no X

Golpe inventa uma nova empresa de Elon Musk, a Immediate X1 Urex™, que pretende enriquecer…

11 horas ago

Governo Milei segue com intenção de lançar ações do Banco de La Nacion no mercado

Apesar da retirada da lista de privatização, governo Milei reforça intenção de fazer banco oficial…

11 horas ago

Prêmio Zayed de Sustentabilidade abre inscrições globais

Prêmio para soluções sustentáveis passa a aceitar inscrições em português; fundos de premiação chegam a…

12 horas ago