Presidente do STJ amplia portaria para que magistrados viagem na classe executiva

Jornal GGN – O presidente do Conselho da Justiça Federal (CJF) e do Supremo Tribunal de Justiça (STJ), ministro João Otávio Noronha, alterou uma portaria de 2015 que restringia a viagem em classe executiva nos voos internacionais ao presidente do órgão.

Com a alteração, todos os membros do colegiado poderão escolher viajar em classe executiva, custeados pelos cofres públicos. A informação é da Folha de S.Paulo. No final de semana, Noronha viajou junto com uma comitiva formada por membros do CJF e do STJ para a Alemanha. O grupo participa de um Seminário na Universidade de Friburgo e retorna após em 17 de outubro.

Os valores gastos na viagem, que incluem despesas de transporte, hospedagem e alimentação custeados com dinheiro público, não foram divulgados. Uma viagem de ida e volta entre São Paulo e Berlim custa, em média R$ 3.000 na classe econômica. Já na classe executiva o valor pode chegar a R$ 12 mil.

Procurado pelo jornal, o STJ afirmou via assessoria que “recebe representantes de tribunais estrangeiros em diversos eventos, com o objetivo de estabelecer diálogos entre cortes de diferentes partes do mundo e aprimorar sua prestação jurisdicional”, indicando a importância da participação de magistrados em eventos internacionais.

“Da mesma forma, o STJ é convidado a participar no exterior de importantes discussões em nível internacional, pois é o tribunal brasileiro responsável por decidir uma série de demandas judiciais que têm origem no exterior, como a homologação de sentenças estrangeiras”, continua a corte.

“Estamos, neste momento, recebendo no STJ dois juízes da Corte de Cassação francesa e dois representantes da magistratura italiana. Em julho de 2020, também está prevista a vinda de magistrados ingleses para intercâmbio com o Brasil”, explicou o órgão.

Na portaria publicada recentemente, Noronha justificou que o objetivo de estender o benefício para todos os membros do Conselho era buscar “uniformização entre o CJF e o STJ no que concerne à emissão de passagens aéreas”.

Redação

Redação

View Comments

  • Do texto: "Noronha justificou que o objetivo de estender o benefício para todos os membros do Conselho era buscar “uniformização entre o CJF e o STJ no que concerne à emissão de passagens aéreas”.
    Como sempre, quando se trata de suas benesses, o judiciário sempre "uniformiza" só que por cima.
    E o problema é a previdência do cidadão brasileiro comum.
    Desanima! Os poderes brasileiros constituídos não têm mesmo jeito. É frustrante e revoltante.

  • A idiotice foi equiparar todos a membro de poder......esse status deveria ser apenas do stf.....e mesmo esses ministros deveriam ser votados ou ter o mandato com prazo fixo...

    Os outros deveriam ser enquadrados com servidores públicos que são....

  • Falou, falou e não entrou no principal, classe executiva!
    São as castas, se locupletando do dinheiro público...e os demais que se explodam...pobre nação assaltada por seus poderes excludentes!

  • Estado Ditatorial Caudilhista Esquerdopata Absolutista Assassino Fascista. 9 décadas. Qual é a surpresa? A Elite Canalha deste Estado vende um pouco mais do seu petróleo, um pouco mais da Vale, um pouco mais da sua Energia Elétrica. Vende a sua liberdade, vende seu ar, vende sua água. Fica com 40% do seu trabalho. Viaja de 1.a Classe para ver se a Santa dos Pobres fará algum milagre. Fará? Não o fez nestas 9 décadas. Mas enquanto isto: 'Você sabe com quem está falando'? 9 décadas. Qual é a surpresa?

Recent Posts

Pedro Costa Jr.: Poder militar dos EUA não resolve mais as guerras do século XXI

Manifestantes contrários ao apoio dos EUA a Israel podem comprometer a reeleição de Biden, enquanto…

3 minutos ago

Economia Circular e a matriz insumo-produto, por Luiz Alberto Melchert

IBGE pode estimar a matriz insumo-produto nos sete níveis em que a Classificação Nacional da…

1 hora ago

Os ridículos da Conib e o mal que faz à causa judia, por Luís Nassif

Conib cismou em investir contra a Universidade Estadual do Ceará, denunciada por uma postagem na…

2 horas ago

O STF e os guardas da porta do presídio, por Luís Nassif

Se CNJ e CNMP não enfrentarem os desafios no horizonte, desaparecerá o último bastião institucional:…

2 horas ago

A curiosa história do “cavalo de pau” na cassação do senador Seif, suspeito de favorecimento por Luciano Hang

Acusação diz que Hang colocou recursos à disposição da campanha de Seif, que acabou esmagando…

2 horas ago

“Transe”, filme que mistura ficção e documentário sobre a polarização de 2018, chega aos cinemas nesta semana

Filme rodado durante a eleição de 2018 conta a história de Luisa, uma jovem que…

3 horas ago