Procuradores não querem que Marisa seja declarada inocente no caso triplex

Foto: Ricardo Stuckert
Jornal GGN – O Ministério Público Federal enviou um parecer à turma doTribunal Regional Federal da 4ª Região que vai julgar um recurso de Lula contra decisão de Sergio Moro, opininado pela não absolvição sumária de Marisa Letícia no caso triplex.
Após a ex-primeira dama falecer em decorrência de um AVC, no início do ano, a defesa de Lula solicitou a Moro que ela fosse retirada dos bancos dos réus e, segundo permite a lei, considerada inocente por absolvição sumária. Mas o juiz de Curitiba não acatou o pedido na íntegra, concedendo apenas a extinção da punibilidade à Marisa.
Questionado sobre o recurso, o MPF afirmou que “não há como o magistrado emitir juízo sobre a inocência ou a culpa da acusada”.
“A decisão que declara extinta a punibilidade não é absolutória, na medida em que o magistrado, ao reconhecer uma situação jurídica, simplesmente declara que o Estado não tem mais a possibilidade de aplicar a sanção penal ao acusado, deixando, portanto, de analisar se ele é inocente ou culpado”, diz o texto.
“Nessa linha, a pleiteada absolvição sumária de Marisa Letícia Lula da Silva, in casu, demanda análise de mérito da acusação, exame esse que o Juízo recorrido encontra-se impedido de empreender, em função da extinção da punibilidade da ré, diante de seu óbito”, acrescenta, segundo relatos da Folha desta segunda (16).
Segundo o jornal, “embora a absolvição [de Marisa] não tenha efeito no processo criminal contra Lula, a decisão seria simbólica e alimentaria politicamente a defesa do petista.”
Em julho, Lula foi condenado a 9 anos e seis meses de prisão por supostamente ter sido beneficiado com um apartamento no Guarujá. O juiz Sergio Moro entendeu que os recursos empregados na reforma da unidade pela OAS foram abatidos de um caixa virtual de propina que a empreiteira mantinha com o PT, segundo delações. Na prática, os recursos sairam da OAS Empreendimentos.
“Pela lei e pela praxe, cabe, diante do óbito, somente o reconhecimento da extinção da punibilidade, sem qualquer consideração quanto à culpa ou inocência do acusado falecido em relação à imputação”, disse Moro sobre Marisa. “Não havendo condenação criminal, é evidente que o acusado, qualquer que seja o motivo, deve ser tido como inocente.”
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

View Comments

    •   A começar pelo asqueroso,

        A começar pelo asqueroso, calhorda e ignorante juiz.

        O mau gosto daquele sujeito foi tão cafajeste que teve o requinte, tal e qual um trombadinha do Direito, de condenar Lula a nove anos e meio de prisão, em óbvia referência aos nove dedos de Lula - ele, que tantas vezes chamou Lula de "nine", conforme várias fontes. 

        Tenho para mim que o mau gosto foi tão aberrante que o que era para ser motivo de gracejo acabou por ser deixado de lado mesmo por grande parte da tigrada da direita.

  • O FDP

    do amigo do traficante, assassino e ladrão, tem convicção de que a Marisa é quem roubou os 480 milhões da APAE

  • Esses desprocuradores

    Esses desprocuradores enlameiam e asquerizam toda e qualquer resquício de justiça. São uns bostas metidos a bestas.

  • "o Juízo recorrido

    "o Juízo recorrido encontra-se impedido de empreender, em função da extinção da punibilidade da ré, diante de seu óbito":

    MENTIRA:  E A DOCUMENTACAO, FILHOS DA PUTA??????

  • ""os recursos empregados na

    ""os recursos empregados na reforma da unidade pela OAS foram abatidos de um caixa virtual(?) de propina"". É isso mesmo? Lí e não acreditei. A que nível de felaputice desceu o poder judiciário n"ESSA PORRA" !!!!!

  • Não consigo vê-los com parte

    Não consigo vê-los com parte da justiça!

    O que fica de um trabalho é a sintese, é a essência do que foi realizado!

    Se você varre uma casa é para que ela fique limpa!

    O trabalho deles está piorando tudo, exceto para os golpistas e teve banco que já lucrou mais 50 bilhões com anistias no CARF!

    E muita coisa, é um mundo de maus feitos!

    Só melhora para golpista,  só tem uma conclusão - a conclusão é que eles trabalham para os golpistas!

    Olho para o Brasil e vejo mais corrupção, uma degradação que vejo todo dia com aumento de miseráveis perambulando pelas ruas!

    Não consigo ver o trabalho deles como justiça, se a resultante é mais miséria - o trabalho deles vai afundar de vez este país!

    É isso o que eles querem!

    É trabalho escravo, sem aposentadoria e trabalhando o que o patrão quiser!

  • Longe demais

    Esses "procuradores" ultrapassaram TODOS os limites aceitáveis.

    Temos o direito de cidadãos de nos defendermos desses abusadores.

     

  • A Dona Marisa é uma mulher

    A Dona Marisa é uma mulher íntegra e inocente. A lava jato deveria ter coragem e reconhecer que o presidente Lula não merece esse tipo de perseguição e acusações. O mundo sabe e grande parte dos brasileiros sabem do caráter de Dona Marisa e do presidente Lula. Estão tentando tudo e não encontram nada. Não existe nada de concreto contra o presidente Lula. O poder judiciário deve reconhecer isso o quanto antes para evitar que a população se volte contra a instituição... Aqueles que acusam sem provas se não pedirem desculpas vão pagarem perante a história... 

     

Recent Posts

Choques políticos em série refletem bagunça institucional, por Antonio Machado

O chamado ativismo judicial provoca rusgas institucionais desde o tempo do mensalão, antecedendo os ataques…

19 minutos ago

Lei de Alienação Parental: revogar ou não revogar, eis a questão

Denúncias de alienação descredibilizam acusações de violência contra menores e podem expor a criança aos…

55 minutos ago

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Os dois conversaram sobre o combate à desigualdade e à fome. Para Dilma, o papa…

4 horas ago

Exposição à poluição aumenta o risco de doenças cardíacas em moradores de São Paulo

Os pesquisadores constataram que pessoas que sofrem de hipertensão sofrem ainda mais riscos, especialmente as…

4 horas ago

Vídeo mostra a ação da polícia durante abordagem de Tiago Batan

Caso ganhou repercussão no interior de SP; jovem faleceu após ser baleado na região do…

5 horas ago

Roberto Campos Neto e o terrorismo monetário

É papel do Banco Central administrar as expectativas de mercado, mas o que o presidente…

6 horas ago