Protógenes poderá cumprir pena alternativa na Suíça

Jornal GGN – Após ser considerado foragido da Justiça, vivendo na Suíça, o ex-delegado e ex-deputado federal Protógenes Queiroz teve o seu pedido de prisão revogado pela Quinta Turma do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, nesta segunda-feira (08).
O tribunal julgou um Habeas Corpus impetrado pelo advogado Adib Abdouni, que atua na defesa do delegado que chefiou a Operação Satiagraha, em 2008. O ex-deputado vive hoje na Suíça, país do qual pediu asilo político em 2015.
Protógenes deverá participar de uma audiência determinando em qual instituição filantrópica daquele país ele deverá prestar serviços, por meio de carta rogatória.
A sentença que condenou Protógenes, em 2010, a três anos e quatro meses transitou em julgado no ano passado. Chegando ao Supremo Tribunal Federal (STF), o ex-deputado foi considerado responsável por vazar informações sigilosas para concorrentes do banqueiro Daniel Dantas, à época investigado na Satiagraha, e para a imprensa. A pena foi substituída por restrições de direitos.
Mas o ex-delegado e sua defesa não compareceram às audiências marcadas para informar como ele deveria cumprir as penas, tampouco explicações à Justiça sobre o motivo das faltas. Em maio deste ano, a juíza Andrea Silva Sarney Costa Moruzzi, da 1ª Vara Criminal Federal de São Paulo, emitiu um mandado de prisão e a inclusão do seu nome na lista da Interpol.
Impetrando um Habeas Corpus, Protógenes conseguiu nesta segunda cumprir a pena alternativa na Suíça, mas deverá comparecer a audiência e informar como será cumprida, por carta rogatória.
Leia, abaixo, a decisão na íntegra:
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

View Comments

  • HIPÓCRITAS!

    E os delegados, promotores e o "reizinho" de Curitiba? Não serão denunciados e julgados pela Vaza a Jato? Vaza a Jato, aquela que tem mais vazamentos que a rede de distribuição de AP da Sabesp,

  • Protógenes é o único cara que

    Protógenes é o único cara que se deu mal por vazar algo da PF, provavelmente porque foi contra o Dantas. MPF, república de curitiba e afins obviamente não vão mexer com o cara, apenas com quem eles sabem que podem brincar e nada vai lhes acontecer.

  • e essa

    E essa juíza Andrea Silva Sarney Costa Moruzzi?  

    Diz o Wikipedia sobre o ex-presidente: "José Sarney de Araújo Costa, nascido José Ribamar Ferreira de Araújo Costa. Será uma parente?

  • Daniel Dantas é o homem mais

    Daniel Dantas é o homem mais poderoso do país. Cunha se comparado a ele não passa de um trombadinha. 

  • Mais um

    Muita gente está saindo do país. Várias empresas brasileiras, gigantes nacionais, mudando duas matrizes para o exterior, e seus donos se nacionalizando nestes países de suas novas matrizes, como fez a ambev. Agora é o Protógenes.  Só vai sobrar quem é aliado do novo governo.

Recent Posts

Justiça determina novo prazo para prescrição de ações de abuso sexual infantil

Em vez de contar a partir do aniversário de 18 anos da vítima, prazo agora…

1 hora ago

O que diz a nova lei para pesquisas com seres humanos?

Aprovado pelo Senado, PL segue para sanção presidencial e tem como objetivo de acelerar a…

2 horas ago

Da casa comum à nova cortina de ferro, por Gilberto Lopes

Uma Europa cada vez mais conservadora fala de guerra como se entre a 2ª e…

2 horas ago

Pedro Costa Jr.: Poder militar dos EUA não resolve mais as guerras do século XXI

Manifestantes contrários ao apoio dos EUA a Israel podem comprometer a reeleição de Biden, enquanto…

3 horas ago

Economia Circular e a matriz insumo-produto, por Luiz Alberto Melchert

IBGE pode estimar a matriz insumo-produto nos sete níveis em que a Classificação Nacional da…

4 horas ago

Os ridículos da Conib e o mal que faz à causa judia, por Luís Nassif

Conib cismou em investir contra a Universidade Estadual do Ceará, denunciada por uma postagem na…

5 horas ago