Protógenes Queiroz é considerado foragido pela Justiça

Jornal GGN – Nesta sexta-feira (13), a Justiça Federal expediu um mandado de prisão contra o ex-delegado da Polícia Federal e ex-deputado Protógenes Queiroz (PC do B-SP). A juíza do caso também socilitou que a Interpol fosse alertada porque Protógenes está na Suíça.

Em 2010, o ex-delegado foi condenado pelos crimes de violação de sigilo funcional e fraude processual na Operação Satiagraha, que investigou esquema de lavagem de dinheiro envolvendo o banco Opportunity.

Da Folha

Ex-deputado Protógenes Queiroz é considerado foragido pela Justiça

A Justiça Federal expediu nesta sexta-feira (13) mandado de prisão contra o ex-delegado da Polícia Federal e ex-deputado Protógenes Queiroz (PC do B-SP). Como suspeita-se que ele esteja fora do país, a juíza Andreia Moruzzi solicitou que autoridades internacionais, como a Interpol, fossem alertadas.

O ex-delegado foi condenado em novembro de 2010 pela prática dos crimes de violação de sigilo funcional e fraude processual na Operação Satiagraha, que apurou esquema de lavagem de dinheiro envolvendo o banco Opportunity.

Segundo decisão divulgada pelo site Consultor Jurídico e confirmada pela assessoria da Justiça Federal em São Paulo, o ex-delegado não deu início ao cumprimento da pena de prestação de serviços à comunidade, mudou de endereço e não compareceu à audiência. Por isso, a condenação foi convertida para pena privativa de liberdade.

A juíza responsável pelo caso também solicitou uma “difusão vermelha”, procedimento no qual autoridades policiais internacionais são notificadas. O alerta foi emitido porque Protógenes estaria na Suíça, diz o site.

A Folha não conseguiu contato com a defesa do ex-deputado.

SATIAGRAHA

A operação Satiagraha foi anulada porque a PF teria obtido interceptações telefônicas de maneira ilegal. Protógenes acabou afastado das investigações.Em outubro de 2015, ele foi demitido do cargo de delegado federal pelo Ministério da Justiça. Segundo a pasta, o ex-delegado utilizou-se “abusivamente da condição de funcionário policial”, praticou “ato lesivo da honra ou do patrimônio da pessoa, com abuso ou desvio de poder, ou sem competência legal”, submeteu “pessoa sob sua guarda ou custódia a vexame ou constrangimento não autorizado em lei” e revelou “segredo do qual se apropriou em razão do cargo”.

O banqueiro Daniel Dantas, o ex-prefeito de São Paulo Celso Pitta -morto em 2009- e o investidor Naji Nahas chegaram a ser presos em decorrência da operação, em julho de 2008. Mais à frente, no entanto, a Satiagraha foi anulada porque a Polícia Federal teria obtido interceptações telefônicas de maneira ilegal.

Redação

Redação

View Comments

  • A justiça deve estar de olhos

    A justiça deve estar de olhos vendados por causa da vergonha que fazem com esse país; aqui em vez de prenderem o bandido correm atrás para prender quem denuncia, como no caso da gaviões e dos estudantes, não é só o congresso que caiu de podre as outras intituições tambem, e já estão fedendo.

  • Como seria bom que com as

    Como seria bom que com as escutas ilegais da Presidente da República tivessem tido tratamento similar ao imposto agora a Protógenes.

    A cada dia vemos os dois pesos e as duas medidas praticadas pela justiça brasileira. A última, clara como água, é Temer impossar ministros envolvidos em malfeitos, quando não se vai muito Lula ficou impedido de ser ministro de Dilma por argumentos fajutos, se ele é apenas odiado e perseguido, sem que acusações e argumentos até hoje não tenham sido conssitentes para processá-lo.

    Que mundo é esse, meu Deus!

  • Pergunta!

    Quem entende a justiça brasileira. Segundo ela, a operação Satiagraha foi condenada por escutas ilegais. Então, a operação lava PT e seus grampos ilegais também não deveria ser anulada?

  • interpol e asilo
    Pelo que li ele pediu - e conseguiu - asilo na suíça

    Um dos poucos que ousaram prender um banqueiro ligado ao PSDB, foi abandonado por Lula e perseguido implacavelmente por Gilmar Dantas, segundo Noblat

    Moro fez muito pior, assim como outros delegados e atéprocuradores - mas como foi contra "o PT", estes nada sofreram

    O considero o nosso Snowden

  • Nesse país o errado é que é o

    Nesse país o errado é que é o certo e o certo é que é o errado, como dizia o velho Kafunga aqui nas Minas Gerais.

  • "...o ex-delegado utilizou-se

    "...o ex-delegado utilizou-se 'abusivamente da condição de funcionário policial', praticou 'ato lesivo da honra ou do patrimônio da pessoa, com abuso ou desvio de poder, ou sem competência legal', submeteu 'pessoa sob sua guarda ou custódia a vexame ou constrangimento não autorizado em lei' e revelou 'segredo do qual se apropriou em razão do cargo'."

    Esses atos me fazem lembrar de alguém. Entretanto, esse "alguém" nunca será considerado foragido, sequer perderá o cargo (ou será "punido" com uma aposentadoria compulsória). Esse "alguém" esteve ao lado dos donos do Poder, trabalhou por eles e para eles. Portanto, meus amigos, jamais será incomodado.
     

    Enquanto que qualquer país que queira se tornar civilizado e desenvolvido investe "horrores" em C&T, especialmente no ensino básico das suas crianças, o Brasil, se almeja ser como tal, precisa ensinar a sua verdadeira história às suas crianças. A ignorância em relação à sua própria história talvez seja o fator determinante a permitir que este país invariavelmente seja vítima de golpes de Estado de quando em vez.

     

  • melhor foragido...

    do que garantido por esta merda de justiça que temos

    para os garantidos pela justiça que conhecemos, perigo maior é ele estar no mesmo local das contas secretas de muitos deles

  • Interessante. Moro não

    Interessante. Moro não cometeu crimes muito piores do que os alegados para o delegado Protógenes? Porquê Moro não está preso?

    • Faço a mesma pergunta. Moro

      Faço a mesma pergunta. Moro pode interceptar ilegalmente mas Protógenes não pode?

    • Esta é a pergunta chave

      Esta é a pergunta que TODOS devemos fazer SEMPRE, aos juízes e instituições de merda deste País.

Recent Posts

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Os dois conversaram sobre o combate à desigualdade e à fome. Para Dilma, o papa…

2 horas ago

Exposição à poluição aumenta o risco de doenças cardíacas em moradores de São Paulo

Os pesquisadores constataram que pessoas que sofrem de hipertensão sofrem ainda mais riscos, especialmente as…

3 horas ago

Vídeo mostra a ação da polícia durante abordagem de Tiago Batan

Caso ganhou repercussão no interior de SP; jovem faleceu após ser baleado na região do…

4 horas ago

Roberto Campos Neto e o terrorismo monetário

É papel do Banco Central administrar as expectativas de mercado, mas o que o presidente…

5 horas ago

Museu do Trabalhador: Alfredo Buso conta como foi preso sem cometer crimes

Ex-secretário de obras de SBC, entrevistado da TVGGN anuncia absolvição do caso e lembra os…

5 horas ago

Justiça suspende julgamento de ex-policial que matou tesoureiro do PT

Defesa alega que comarca pode sofrer interferência devido à repercussão do assassinato e da influência…

6 horas ago