Revista Época divulgou informações incorretas sobre grampo da PF

Do site de Marcelo Auler

Lava Jato: surgem mais grampos na PF-PR. “Grampolândia”?

Marcelo Auler

A matéria surgiu com exclusividade na Época on line, na sexta feira (27/10). O título vendia: “Fotos desmentem denunciantes de grampos clandestinos na Lava Jato”. Logo abaixo, a chamada continuava: “Ao contrário do que agente e delegado disseram à CPI da Petrobrás, aparelho de escuta estava instalado desde 2012 na cela de Youssef”.

O texto de tal forma assumiu a posição mais favorável aos delegados que chefiam a Operação Lava Janto na Superintendência da Polícia Federal do Paraná (SR/DPF/PR), que não tardaram as comemorações no face book dos mesmos:

“A verdade é como a luz. Não há trevas que consigam esconder”,ressoou a delegada Rosicleya Baron, corregedora da Superintendência e que, segundo um colega dela aposentado, pelo cargo que ocupa deveria, no mínimo, demonstrar imparcialidade e sobriedade.

Outro a comemorar foi o delegado responsável pelas apurações da Operação Lava Jato, Márcio Anselmo Adriano, que até quem o critica reconhece que foi o principal operador do caso:

“Vamos ver agora como se comportam os paladinos da moralidade!”, compartilhou.

Na página do Face Book a comemoração dos delegados, inclusive da corregedora – reprodução

As comemorações são justificáveis pois, a se confirmar que os grampos estavam ali desde 2012, resolve-se dois problemas. Primeiro, se desmente os chamados “dissidentes” que ao denunciarem o grampo estão admitindo que a Operação Lava Jato utilizou métodos ilegais. Mas também se passa a ter uma explicação para as mais de cem horas de áudio que o Blog anunciou – Surgem os áudios da cela do Youssef: são mais de 100 horas – terem sido recuperados pela perícia técnica em Brasília.

Na verdade, o grampo que Época On line anunciou estar instalado na custódia da Polícia Federal do Paraná, não era um, mas dois. A reportagem, ao que parece, não ouviu com atenção as fontes. Baseou-se apenas em uma petição de dois advogados – Jeferson Amorim e Ademir Gonçalves -, defensores de policiais federais envolvidos em esquemas de contrabando e descaminhos na fronteira com o Paraguai.
Tampouco, foram os únicos grampos instalados na SR/DPF/PR pelo APF Dalmey Fernando Werlang, conforme ele mesmo admitiu. Ao todo, o Blog tem notícia de, pelo menos, cinco aparelhos de escuta que funcionaram na superintendência, dos quais quatro sem autorização judicial na atual administração.
O primeiro, já conhecido, foi colocado na cela ocupada pelo traficante Fernandinho Beira-Mar (2008) a mando do juiz do Mato Grosso do Sul, Odilon de Oliveira.
Desde que Youssef encontrou a escuta em sua cela, os delegados da Força Tarefa, a cúpula da superintendência, assim como Procuradores da República, alegavam ser o mesmo que servira para monitorar o traficante em 2008.
Ao que parece, agora estão mudando de posição e se apegando às escutas de 2012.
Estas (de 2012) foram instaladas em duas celas, a pedido do delegado federal Rodrigo Costa, na época do setor de contra-inteligência da DIP (hoje, Delegado Regional de Combate ao Crime Organizado – DRCOR, em São Paulo).
Ele foi o responsável pela Operação Erupção que prendeu três agentes federais e um delegado. Os quatros responderam por facilitar o contrabando e o descaminho na fronteira com o Paraguai. Um deles, o agente Queiroz, já foi expulso do DPF. No ministério da Justiça há uma proposta de demissão do delegado Érico.
Continue a Leitura clicando
Redação

Redação

View Comments

  • Se alguém tinha dúvidas entre

    Se alguém tinha dúvidas entre a relação de comcubinato político entre a globo e parte da PF agora não tem mais, uma matéria sob medida para aliviar a barra dos delegados trapalhões que grampearam a cela do delator Youssef.

    Vergonhoso!

  • já passou da época....

     

    ... em que esse tipo de manipulação mentirosa dos fatos funcionava.  A época dos "espertos" acabou, ....  felizmente !

    moro, e sua quadrilha devem ser punidos exemplarmente !

  • Uma coisa me intriga
    Uma coisa me intriga (confesso que ainda não li o artigo completo, se rrspondido desconsiderem):
    Tudo bem que Youssef seja um bandido profissional, mas teria ele mais capacidade técnica de descobrir um grampo do que policiais experientes e familiarizados com o modus operandi do órgão em que trabalham que por lá passaram?
    Esse grampo não pode ter sido "achado" para o Youssef posar para foto? Como essa foto foi parar na imprensa?

  • DEVIA TER PUNIÇÃO

    para os elementos da Revista Época. E os Policiais da Polícia Federal deviam ter um pouco mais de pudor ao se manifestarem e deve dar cadeia e rua também o grampo ilegal.

  • Isso é crime!
    Com conotações

    Isso é crime!

    Com conotações POLITICAS!

    É um crime politico!

    Para derrubar presidente!

    É um crime CONTRA A CONSTITUIÇÃO!

  • Prato Feito.

    É o já famoso "jonalismo chacrinha" o dessa revista época: "eu vim pra confundir, não pra explicar".

    Quanto mais confusão criam mais conseguem dissimular seus ardis. É claro, tambem, que se aproveitam de concurseiros ignorarnrtes que têm no bestunto as "tiorias" que engolem das próprias revistinhas que lêem.

    Estão lá "batendo cabeça", os irresponsáveis... Tudo nas barbas das messiânicas vacas togadas...

    Palmas somente para o admiravel trabalho solitário de Marcelo Auler. Pena que....

  • Minha teoria

    O filme é conhecido... Este grampo foi plantado estretégica e propositadamente, com sua localização facilitada para sua descoberta pelo réu, visando melar a Lava-Jato no momento certo, depois dos golpistas judi-midiáticos causarem todo o estrago no PT e na República.

  • Ah, tá!  'A prática é antiga,

    Ah, tá!  'A prática é antiga, ilegal, mas antiga'. Será que no Paraná e na revista Época só tem agente 86? Que vexame!  Réus confessos! 

  • Agora, aproveitando a deixa,

    Agora, aproveitando a deixa, imagina se a revista Época desmentisse as mentiras que 'investiga' sobre o PT e seus políticos? Ia ter que passar o resto da sua existência  a justificar seus ataques criminosos ou mudaria o neme da sua publicação para Erramos. Um bom nome para ela, bem contemporâneo.

  • Foto estranha

    Desde o principio que vi a foto do grampo, ficou uma pergunta.

     

    Cela de preso tem telefone??????

     

     

    • Quem conhece a
      Quem conhece a superintendencia da PF no Paraná, sabe q cela de preso pode ter sim telefone, pode ter TV se for o youssef, pode ter churrasco, pode ter muitas coisas, pode ter até putaria, meteção, e também muita pressão.
      A PF virou um DOPS dos aloprados!

Recent Posts

A Lei de Alienação Parental no Brasil, por Salvio Kotter

Entre a Tutela da Justiça e a Proteção da Infância, nem manter nem revogar, reformar…

6 minutos ago

O Direito de Julgar no vale tudo do mundo, por Marcelo Henrique

Com que “direito” têm estas inúmeras e incontáveis, pessoas, iguais a nós, de declararem suas…

20 minutos ago

Concessão de terras e combate ao MST foram fake news do Bolsonaro

Ceres Hadich conta à TVGGN que concessão de 420 mil terrenos foi apenas um contrato…

34 minutos ago

Anarriê, alavantú XXVI – O espermatozoide que invadiu o Banco Central do Brasil, por Rui Daher

Como os espermatozoides são únicos, independentes, as taxas de juros no Brasil também o são…

53 minutos ago

O senador Romário continua oportunista, mesmo fora do campo, por Percival Maricato

Romário e cia conseguem emplacar outra CPI, para o mesmo fim: investigar a corrupções na…

1 hora ago

O STF e os guardas da porta do presídio, por Luís Nassif

Mais um desafio para o CNJ e para o CNMP. Se não for enfrentado desaparecerá…

3 horas ago