Rumores indicam que Cardozo poderá deixar cargo de Ministro da Justiça

Jornal GGN – Rumores indicam que o Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo pretende deixar o cargo que exerce desde o início do primeiro mandato da presidenta Dilma. Um dos nomes que poderão substituí-lo na chefia do Ministério da Justiça é o ministro aposentado do Superior Tribunal de Justiça Gilson Dipp. Cardozo poderá ser indicado a uma cadeira no Supremo, em julho, quando a vaga pertencente a Joaquim Barbosa estiver vaga.
Estado de São Paulo
BRASÍLIA – Alvo de fogo amigo no PT por não “controlar” a Polícia Federal, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, confidenciou a amigos, nos últimos dias, que não pretende permanecer no cargo a partir de 2015.
Aos que perguntam se ele será indicado pela presidente Dilma Rousseff para o Supremo Tribunal Federal, Cardozo responde com o mantra “o futuro a Deus pertence” e muda de assunto. “Eu quero me dedicar à advocacia e à vida acadêmica”, garantiu o ministro a um interlocutor do PT, na semana passada. “Fiz mestrado em Direito em 1993 e, desde 1995, tento fazer o doutorado. Agora, quem sabe, eu consiga.”
Destino. Dilma ainda não conversou com Cardozo sobre seu destino, mas há quem aposte que ele ficará na Justiça ao menos por mais um ano. Conhecida por emitir sinais trocados para identificar quem deixou vazar suas decisões, a presidente já disse reservadamente que poderá indicá-lo para uma cadeira no Supremo, na vaga aberta em julho com a aposentadoria de Joaquim Barbosa.
Na campanha pela reeleição, Dilma ficou irritada com Cardozo por ele não ter informações detalhadas sobre a Operação Lava Jato, da Polícia Federal, nem sobre os depoimentos do ex-diretor de Abastecimento da Petrobrás Paulo Roberto Costa e do doleiro Alberto Youssef.
A dupla fez acordo de delação premiada com o Ministério Público e denunciou um esquema de desvio de recursos na estatal, em benefício de políticos da base aliada, do PT ao PMDB. “Não é correto a imprensa saber das investigações e nós não sabermos nada”, esbravejou Dilma, naquela ocasião.
Dirigentes do PT que fazem oposição a Cardozo dentro do partido dizem que ele não tem controle da Polícia Federal, dividida em correntes internas, deixando Dilma refém de “operações espetaculares” e com potencial para provocar “crises” no governo. Na Lava Jato, por exemplo, Costa acusou o tesoureiro do partido, João Vaccari, de ser um dos articuladores do esquema de corrupção na Petrobrás.
O Pácio do Planalto tem interesse na indicação de um aliado para o Supremo. Até o fim de 2018, Dilma nomeará seis dos 11 ministros para a Corte, se as regras para a aposentadoria obrigatória continuarem como estão. Atualmente, os magistrados saem da ativa aos 70 anos, mas uma proposta de emenda constitucional em tramitação no Congresso eleva essa idade para 75. Depois de Barbosa, que comandou o Supremo durante o julgamento do processo do mensalão, o próximo a se aposentar será Celso de Mello, em novembro de 2015.
Na Esplanada dos Ministérios, Cardozo é conhecido por sair do trabalho por volta de meia-noite e por deixar todos à sua espera em reuniões. Dilma dá bronca, mas gosta do titular da Justiça. “Ele é o ministro fuso horário: está sempre uma hora atrasado”, brinca o chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante, que chama o amigo de “Zé”.
Aposta
O ministro aposentado do Superior Tribunal de Justiça Gilson Dipp é um dos nomes cotados para assumir a pasta da Justiça se José Eduardo Cardozo sair.
Redação

Redação

View Comments

  • É o máximo, mas é prevísivel:

    É o máximo, mas é prevísivel: o pig já está tentando transformar  o futuro ex-ministro em mais uma vítima da Búlgara Escarlate & Os Terríveis Petistas!

  • NassifEste é o famoso fogo

    Nassif

    Este é o famoso Ministro "fogo amigo". Mas ainda acho que ele segue uma pauta.

    De quem será heim?

  • Descompasso

    Ministro muito "morno" para o período 2010/2013 e "frio" demais para o novo período que começa.

    Neste próximo mandato haverá embate político.

    Vão passar os anos e ninguém irá lembrar que foi Ministro. 

  • Putz

    "Alvo de fogo amigo no PT por não “controlar” a Polícia Federal, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, confidenciou a amigos, nos últimos dias, que não pretende permanecer no cargo a partir de 2015."

  • "Cardozo poderá ser indicado

    "Cardozo poderá ser indicado a uma cadeira no Supremo":

    !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Isso deve ser brincadeira!  Porque um pessimo ministro da justica se tornaria um supremo decente?

  • Dilma está acenando, segundo

    Dilma está acenando, segundo li, para oferecer cargo a Henrique Alves. Agora tem essa novidade sobre Eduardo Cardoso, ministro tão incompetente que conseguiu o feito de tornar a PF dividia, com grande parte dela trabalhando para desconstruir o governo. Eduardo Cardoso não tem um mínimo de competência para exercer o cargo de ministro do STF. E até poderá vir a sê-lo para melhor dar visibilidade à sua condição de anti-petista. Foi assim ao tempo da CPI do mensalão, e não mudou nada como ministro da justiça. Um zero à esquerda.

  • Um popstar

    Conheci José Eduardo Cardozo quando de sua primeira candidatura (pegávamos material de campanha lá nas Perdizes e fazíamos panfletagem etc. ). Óbvio que votei nele.

    Fui acompanhando seu desempenho em SP e já na campanha de Marta Suplicy comecei a perceber seus meneios de popstar, cheguei a dizer isso a ele certa vez. Riu. Adorava ser reconhecido, beijava no rosto a mulherada toda que dele se aproximava etc.

    Pensei, como boa carioca, então: "Isso não vai prestar, não vai dar bom".

    Continuei acompanhando como o faço com meus candidatos sempre.

    Nunca mais votei nele.

    Creio que ele deva voltar pra sala de aula da universidade.

    As moçoilas agradecerão . E o BRASIL também.

    • Mesma percepção...

      Odonir, mesmo sem conhecer o Cardozo pessoalmente, tenho a percepção de ele ser como você postou... Começou bem, foi um bom vereador, depois foi subindo na organização interna do partido, virando uma "estrela" conhecida, e se apequenando enquanto político (e talvez como pessoa). 

      Na minha percepção, não só já vai tarde, mas também acho que ele carrega DNA de traíra... Eu não o poria no STF...

      Um abraço.

  • Vai deixar de ser uma

    Vai deixar de ser uma nulidade no Ministério para ser uma nulidade no STF, ou pior pois tem DNA de traira, nesse caso poderiamos ter um joaquim 2, ou seja mais uma vez o governo cria corvos para que depois esses comam seus olhos.

Recent Posts

Mais de 70 trabalhadores são encontrados em condição análoga à escravidão em um dos garimpos mais lucrativos da América Latina

Operação federal cita “servidão por dívida”, em que os garimpeiros realizavam atividade sem qualquer proteção

6 minutos ago

Mauro Cid pode ter negociado perdão judicial em troca da delação premiada, diz jornalista

Acordo poderia ajudar o tenente-coronel a pelo menos manter o cargo e não perder totalmente…

2 horas ago

Desoneração traz risco de nova reforma da Previdência, diz Haddad

Apesar da advertência, o ministro se disse confiante em um acordo para resolver o impasse…

2 horas ago

Brasil soma mais de 4 milhões de casos de dengue em 2024

Nove estados e o Distrito Federal já decretaram emergência em decorrência da dengue. Minas Gerais…

2 horas ago

Parece que uma anistia está sendo urdida, por Fernando Castilho

Muita gente já esqueceu as centenas de milhares de mortes pela Covid-19, a tentativa de…

2 horas ago

A Lei de Alienação Parental no Brasil, por Salvio Kotter

Entre a Tutela da Justiça e a Proteção da Infância, nem manter nem revogar, reformar…

2 horas ago