Rumores indicam que Cardozo poderá deixar cargo de Ministro da Justiça

 
Jornal GGN – Rumores indicam que o Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo pretende deixar o cargo que exerce desde o início do primeiro mandato da presidenta Dilma. Um dos nomes que poderão substituí-lo na chefia do Ministério da Justiça é o ministro aposentado do Superior Tribunal de Justiça Gilson Dipp. Cardozo poderá ser indicado a uma cadeira no Supremo, em julho, quando a vaga pertencente a Joaquim Barbosa estiver vaga. 
 
Estado de São Paulo
 
 
BRASÍLIA – Alvo de fogo amigo no PT por não “controlar” a Polícia Federal, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, confidenciou a amigos, nos últimos dias, que não pretende permanecer no cargo a partir de 2015.
 
Aos que perguntam se ele será indicado pela presidente Dilma Rousseff para o Supremo Tribunal Federal, Cardozo responde com o mantra “o futuro a Deus pertence” e muda de assunto. “Eu quero me dedicar à advocacia e à vida acadêmica”, garantiu o ministro a um interlocutor do PT, na semana passada. “Fiz mestrado em Direito em 1993 e, desde 1995, tento fazer o doutorado. Agora, quem sabe, eu consiga.”
 
Destino. Dilma ainda não conversou com Cardozo sobre seu destino, mas há quem aposte que ele ficará na Justiça ao menos por mais um ano. Conhecida por emitir sinais trocados para identificar quem deixou vazar suas decisões, a presidente já disse reservadamente que poderá indicá-lo para uma cadeira no Supremo, na vaga aberta em julho com a aposentadoria de Joaquim Barbosa. 
 
Na campanha pela reeleição, Dilma ficou irritada com Cardozo por ele não ter informações detalhadas sobre a Operação Lava Jato, da Polícia Federal, nem sobre os depoimentos do ex-diretor de Abastecimento da Petrobrás Paulo Roberto Costa e do doleiro Alberto Youssef.
 
A dupla fez acordo de delação premiada com o Ministério Público e denunciou um esquema de desvio de recursos na estatal, em benefício de políticos da base aliada, do PT ao PMDB. “Não é correto a imprensa saber das investigações e nós não sabermos nada”, esbravejou Dilma, naquela ocasião.
 
Dirigentes do PT que fazem oposição a Cardozo dentro do partido dizem que ele não tem controle da Polícia Federal, dividida em correntes internas, deixando Dilma refém de “operações espetaculares” e com potencial para provocar “crises” no governo. Na Lava Jato, por exemplo, Costa acusou o tesoureiro do partido, João Vaccari, de ser um dos articuladores do esquema de corrupção na Petrobrás.
 
O Pácio do Planalto tem interesse na indicação de um aliado para o Supremo. Até o fim de 2018, Dilma nomeará seis dos 11 ministros para a Corte, se as regras para a aposentadoria obrigatória continuarem como estão. Atualmente, os magistrados saem da ativa aos 70 anos, mas uma proposta de emenda constitucional em tramitação no Congresso eleva essa idade para 75. Depois de Barbosa, que comandou o Supremo durante o julgamento do processo do mensalão, o próximo a se aposentar será Celso de Mello, em novembro de 2015.
 
Na Esplanada dos Ministérios, Cardozo é conhecido por sair do trabalho por volta de meia-noite e por deixar todos à sua espera em reuniões. Dilma dá bronca, mas gosta do titular da Justiça. “Ele é o ministro fuso horário: está sempre uma hora atrasado”, brinca o chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante, que chama o amigo de “Zé”. 
 
Aposta
 
O ministro aposentado do Superior Tribunal de Justiça Gilson Dipp é um dos nomes cotados para assumir a pasta da Justiça se José Eduardo Cardozo sair.
 
Redação

50 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. É o máximo, mas é prevísivel:

    É o máximo, mas é prevísivel: o pig já está tentando transformar  o futuro ex-ministro em mais uma vítima da Búlgara Escarlate & Os Terríveis Petistas!

  2. Descompasso

    Ministro muito “morno” para o período 2010/2013 e “frio” demais para o novo período que começa.

    Neste próximo mandato haverá embate político.

    Vão passar os anos e ninguém irá lembrar que foi Ministro. 

  3. Putz

    “Alvo de fogo amigo no PT por não “controlar” a Polícia Federal, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, confidenciou a amigos, nos últimos dias, que não pretende permanecer no cargo a partir de 2015.”

  4. “Cardozo poderá ser indicado

    “Cardozo poderá ser indicado a uma cadeira no Supremo”:

    !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Isso deve ser brincadeira!  Porque um pessimo ministro da justica se tornaria um supremo decente?

  5. Dilma está acenando, segundo

    Dilma está acenando, segundo li, para oferecer cargo a Henrique Alves. Agora tem essa novidade sobre Eduardo Cardoso, ministro tão incompetente que conseguiu o feito de tornar a PF dividia, com grande parte dela trabalhando para desconstruir o governo. Eduardo Cardoso não tem um mínimo de competência para exercer o cargo de ministro do STF. E até poderá vir a sê-lo para melhor dar visibilidade à sua condição de anti-petista. Foi assim ao tempo da CPI do mensalão, e não mudou nada como ministro da justiça. Um zero à esquerda.

  6. Um popstar

    Conheci José Eduardo Cardozo quando de sua primeira candidatura (pegávamos material de campanha lá nas Perdizes e fazíamos panfletagem etc. ). Óbvio que votei nele.

    Fui acompanhando seu desempenho em SP e já na campanha de Marta Suplicy comecei a perceber seus meneios de popstar, cheguei a dizer isso a ele certa vez. Riu. Adorava ser reconhecido, beijava no rosto a mulherada toda que dele se aproximava etc.

    Pensei, como boa carioca, então: “Isso não vai prestar, não vai dar bom”.

    Continuei acompanhando como o faço com meus candidatos sempre.

    Nunca mais votei nele.

    Creio que ele deva voltar pra sala de aula da universidade.

    As moçoilas agradecerão . E o BRASIL também.

    1. Mesma percepção…

      Odonir, mesmo sem conhecer o Cardozo pessoalmente, tenho a percepção de ele ser como você postou… Começou bem, foi um bom vereador, depois foi subindo na organização interna do partido, virando uma “estrela” conhecida, e se apequenando enquanto político (e talvez como pessoa). 

      Na minha percepção, não só já vai tarde, mas também acho que ele carrega DNA de traíra… Eu não o poria no STF…

      Um abraço.

  7. Vai deixar de ser uma

    Vai deixar de ser uma nulidade no Ministério para ser uma nulidade no STF, ou pior pois tem DNA de traira, nesse caso poderiamos ter um joaquim 2, ou seja mais uma vez o governo cria corvos para que depois esses comam seus olhos.

    1. Vindo do Estafão, não me surpreende.

      De qualquer modo, tentei dar 100 estrelas, torcendo para que o ministro molenga não espere até janeiro e peça pra sair ontem. Se levar o Paulo Globernardo junto, ganha um selinho da Zsa Zsa Gabor e uma piscadela da Mae West.

  8. Um viva e um lamento

    Alvíssaras, ele vai sair de onde nunca deveria ter entrado, o Tarso Genro era muito superior, pois era político e conhecedor da pasta, poderia voltar para por ordem na casa  e fazer o enfrentamento nesse novo mandato que vai ser duro.

    A pior coisa que Dilma poderia fazer seria dar a ele como premio de consolação um cargo no STF, vai nos causar profunda decepção como já vem fazendo no ministério. Se é para ser sádico, por que não indicamos alguem do PSDB, como fez FHC com Gilmar Mendes?

    Até onde me era conhecido o “menino do Ruy” tava de olho em um cargo no TCU, que atrai menos os olhares da mídia e ele poderia morgar à vontade por lá, sem maiores cobranças.

    A metéia desmente informação do Nassif recentemente de que ele entra ao meio dia para trabalhar e sai as 18 horas e não a meia noite como diz o jornal. Acredito mais no Nassif, ele não tem cara de quem vira a noite trabalhando.

    De qualquer forma, todo o texto parece matéria plantada no jornal e não pelo jornal. É coisa da equipe de comunicação do ministro. Aliás, muito mal plantada. Press release na cara dura, o estadão poderia dar uma melhoradinha no texto, na plantação, muito comum nesta época de transição de governo onde cada grupo carrega a sua mudinha e ficam regando e rodeando o Palácio do Planalto.

    A plantinha do Zé cardorzo tá muito murchinha!

  9. CLÁUDIO LEMOS FONTELES PARA MINISTRO DA JUSTIÇA

    CLÁUDIO LEMOS FONTELES PARA MINISTRO DA JUSTIÇA

    O primeiro PGR de Lula é o nome certo para o Ministério da Justiça do segundo governo Dilma.

    1. De jeito nenhum!!!

      Esse cara pode ser honesto mas é o maior carola, na PGR dificultou a adoção das pesquisas com células tronco.

      Márcio Thomaz Bastos podia ser competente, por outro lado nunca foi confiável.

      Para ministro da Justiça Pedro Dallari, Pedro Serrano, alguém com o perfil parecido ao Tarso Genro.

  10. ARQUIVAMENTOS OU ENGAVETAMENTOS?

    STF afirma que procurador pode arquivar ação

    O poder do procurador-geral da República para determinar o arquivamento de inquéritos e ações sobre autoridades com foro privilegiado foi reafirmado em recentes decisões do Supremo Tribunal Federal.

    http://www1.folha.uol.com.br/poder/2014/11/1542058-stf-afirma-que-procurador-pode-arquivar-acao.shtml

     

    Janot resiste a informar Congresso sobre delação

    Do atual estágio da investigação até a denúncia, há um longo caminho, que inclui a tomada de depoimentos, checagem de dados e diligências. Na melhor das hipóteses, esses procedimentos devem demorar muitos meses. Na pior, alguns anos.

    http://www1.folha.uol.com.br/poder/2014/11/1542059-janot-resiste-a-informar-congresso-sobre-delacao.shtml

  11. Rumores indicam ?????

    Dignas de muito crédito são as notícias que começam com “rumores indicam…”. Também gosto daquelas assim “assessores próximos ao Planalto dizem que …”. Outra que acho excelente é “segundo fontes ligadas à presidência…”. . E, pra melhorar a credibilidade, ainda acrescentam “teriam dito…”. Cuma???  Pessoas inexistentes teriam dito???  kkkkkkkkkkkkkk

    1. É osigilo da fonte. ‘Conheço

      É osigilo da fonte. ‘Conheço todo mundo importante no meio político e repercuto o que me passam’ , pronto! não temos mais argumentos válidos!, e a razão está com? Diz aí, Lombardi, AeH!, Aeh!.. Há, Há. Há!.

  12. Factoide

    Espantoso é que ele tenha ficado tanto tempo no cargo.

    Quero crer que seja  lobby criado pelo ministro  a notícia de que Cardoso seria um possível nome para o STF.  Seria absurdo demais.

    É factoide. Só pode ser.

     

    1. A Presidente INDICA mas o

      A Presidente INDICA mas o Senado precisa aprovar e nestes tempos vão usar desse poder, um nome essencialmente do PT como esse não vai ser um passeio. Acho que o perfil que passa é o do tipo Luis Roberto Barroso ou Teori Zvaslkis,

      personalidades juridicas sem liame direto com o PT, é a minha impressão.

  13. Ótimo que Cardozo saia

    Mas o chato ler especulação sobre a posse de um ex-ministro de 70 anos – aliás, Dipp há dez anos já nbão tinha o dinamismo que esse cargo exige. O Ministério da Justiça não tem um único servidor de carreira que se enquadre no perfil do cargo?

    1. Preferência

      “O Ministério da Justiça não tem um único servidor de carreira que se enquadre no perfil do cargo?”

      e,

      que de preferência, NÃO seja coxinha?

  14. Corrijam aí… a vaga do JB já está disponível

    “Cardozo poderá ser indicado a uma cadeira no Supremo, em julho, quando a vaga pertencente a Joaquim Barbosa estiver vaga.”

    Julho?

    Quando a vaga estiver vaga?

    Quem está ocupando a vaga atualmente e continuará lá até julho?

     

     

  15. O último MJ bom que tivemos

    O último MJ bom que tivemos foi Márcio Thomaz Bastos.

    Tarso Genro foi um desastre…. As pessoas aqui esquecem que foi durante o período dele no MJ que estourou o não-escândalo do grampo sem áudio. Em que Gilmar Dantas chamou o Presidente da República “às falas”…

    E o Genro, ao invés de meter os dois pés no peito do Gilmar, o que fez? Foi lá no STF feito um cordeirinho beijar a mão do cara, garantir que tudo seria “apurado”.

    A PF instaurou inquérito, o Delegado concluiu o óbvio, não teve grampo nenhum. E o Genro, ao invés de dar ampla publicidade ao resultado pra desmoralizar GM, nada fez. Meses depois algum jornalista descobriu, e só ontão o caso fui publicado, sem destaque claro, pois GM é aliado da mídia.

  16. Já vai tarde!!!!!

    Já vai tarde!!!!! Ele é um  tucano em ninho petista. Aproveita e leve o Bernardo, outro da mesma laia,, o que dá entrevistas nas páginas amarelas do semanário golpista, a Veja. O Bernardo é  o ministro do sonho da Globo SBT, BAND, RECORD, dos jornais e rádios,  ele protege o PIG. Bom,  tem ainda o Mercadante, outro de alma tucana. A Dilma que trate de abrir os olhos, , aliados petistas desse naipe – deixam os inimigos no chinelo.

  17. Se realmente pretende deixar

    Se realmente pretende deixar a pasta, já irá muito tarde.

    Foi e está sendo um ministro pra lá de inerte.

     

  18. Imagem

    Ainda faltam dois meses. Seria ótimo para a imagem do ministro que ele assumisse de fato ( e  com quase quatro anos de atraso) o cargo e o exercesse no tempo que lhe resta. Por exemplo, prestando contas à nação sobre os vazamentos seletivos de informações por parte de membros da PF, com o intúito de interferir no processo eleitoral. Prestar contas significa denunciar nominalmente os “vazadores” e puní-los. Prestar igualmente contas (dois meses é demais) sobre a responsabilidade (encomenda, combinação, vazamento, publicação, repercussão) da tentativa de golpe da Veja, nas vésperas do segundo turno. Há muitas outras pendências, mas essas duas já bastariam.

  19. Acho que na PF é tanto tucano

    Acho que na PF é tanto tucano que é difícil controlar por completo essa onda de vazamentos, sem resposabilizar os vazadores. Indicar alguem que seja menos tucano e mais isento para o STF é mais difícil que achar uma agulha no palheiro. Então acho que dos males o pior se o Zé Cardoso for indicado, mas o risco é grande porque  a mídia vai jogar na cara que ele é petista pra tentar dobra-lo em qualquer decisão que for favorável ao PT mesmo ela sendo justa.

    O importante é barrar a PEC da Bengala porque aí é golpe. Estão querendo tirar o direito de Dilma em seu mandato poder indicar 5 ministros pro STF, com essa PEC querendo aumentar o prazo pra aposentadoria para 75 anos. E Dilma e o PT tem que deixar um pouco esse lado republicano e tentar colocar alguem progressista que seja sim mais voltado as politicas do PT porque o que está em jogo são as reformas sociais as politicas sociais que o PT vem implementando no Brasil com grande dificuldade devido a um poder judiciário e a midia ambos de vez em sempre atucanados.

  20. Só falta Dilma indicar esse traíra para o STF…
    … Vai ser um tiro no pé, no nível do Joaquim Barbosa.

    Se fizer essa “mercaria”, aproveita e chama o Joaquim Barbosa pro lugar dele!

  21. Saida de Cardozo do MJ e Nomeação de Dipp

    Trocando em miúdos a notícia, em bom português se isso se confirmar irá escancarar a lasciva existentes entre os membros dos Entes Estatais. O Executivo manda um sociopata agressor de mulheres para compor a milícia do Judiciário e este manda um MUN-RÁ – violador constitucional já que para a magistratura a aposentadoria é compulsória – para dar continuidade à sodomia dos Direitos Civis do povo brasileiro. Aliás, se alguém ainda não reparou, parece que para compor atualmente o STF o “maníaco” tem que ter uma extensa ficha corrida na pratica de violência contra a mulher. Estou como George Carlin – Desgraça Pouca é Bobagem: https://www.youtube.com/watch?v=KWafE59pTQ

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador