Sérgio Moro um “juiz nosso” ou um “juiz deles”?

Por Fábio de Oliveira Ribeiro

Aqui mesmo comparei Sérgio Moro ao alienista infame de Machado de Assis:

Vidas literariamente paralelas: Simão Bacamarte e Sérgio Moro

As delações premiadas e a literatura brasileira, por Fábio de Oliveira Ribeiro

Volto ao tema porque pesa sobre o Juiz Federal da Operação Lava Jato uma grave denúncia:

“O inquérito que investiga a participação do senador e ex-governador Antonio Anastasia (PSDB) na Lava Jato corre o risco de ser esvaziado por falta de informações. Isso porque a única testemunha que implicou o sucessor de Aécio Neves (PSDB) em Minas Gerais com o esquema de propinas revelado na Petrobras não foi localizada pela Polícia Federal. A corporação pediu ao relator do caso no Supremo Tribunal Federal, Teori Zavascki, mais 30 dias para encontrar o policial federal afastado Jayme Alves de Oliveira Filho, mais conhecido como “Careca”.

Careca disse, em delação premiada às autoridades da Lava Jato, que entregou cerca de R$ 1 milhão em propina para Anastasia, a pedido do doleiro Alberto Youssef. Quem, na prática, patrocinou o “desaparecimento” de Careca foi Sergio Moro. O juiz federal autorizou, em novembro de 2014, que Careca respondesse ao processo em liberdade. Para substituir a prisão preventiva, Moro pediu o afastado de Careca da PF e solicitou que ele entregasse seu passaporte. Ele também foi proibido de mudar de endereço.”

Moro libertou única testemunha que falou contra Anastasia na Lava Jato

Se esta denúncia for confirmada, a situação de Sérgio Moro deixará de ser confortável. Todo Juiz tem obrigação funcional de cumprir e fazer cumprir fielmente a Lei (art. 35, I, da Lei Orgânica da Magistratura). Todos são iguais perante a Lei (art. 5º caput, da CF/88) e ninguém pode ser privado de sua liberdade sem o devido processo legal (art. 5º, inciso LIV). É absolutamente ilegal um processo criminal em que o Juiz beneficia alguns réus tratando outros com exagerado rigor.

O Brasil é signatário da Declaração Universal dos Direitos do Homem e da Convenção Americana sobre Direitos Humanos. Ambos conferem aos cidadãos acusados criminalmente direitos específicos que, por força do art. 5º §2º da CF/88, o Estado brasileiro não pode lhes negar. Entre estes se destacam o direito a ser julgado por Juiz imparcial e independente.

“Artigo 10° Toda a pessoa tem direito, em plena igualdade, a que a sua causa seja equitativa e publicamente julgada por um tribunal independente e imparcial que decida dos seus direitos e obrigações ou das razões de qualquer acusação em matéria penal que contra ela seja deduzida.” (Declaração Universal dos Direitos do Homem)

“Artículo 8.  Garantías Judiciales

1-Toda persona tiene derecho a ser oída, con las debidas garantías y dentro de un plazo razonable, por un juez o tribunal competente, independiente e imparcial, establecido con anterioridad por la ley, en la sustanciación de cualquier acusación penal formulada contra ella, o para la determinación de sus derechos y obligaciones de orden civil, laboral, fiscal o de cualquier otro carácter.” (Convenção Americana sobre Direitos Humanos)

Não é isento, imparcial e independente o Juiz que trata alguns réus de uma maneira e outros de maneira diferente. Sérgio Moro age como se tivesse a intenção de mandar prender apenas os petistas acusados por delações premiadas, garantindo a impunidade dos tucanos denunciados mediante a liberação de testemunha que poderia acarretar a condenação dos mesmos. É em razão disto que não podemos mais comparar Sérgio Moto a Simeão Bacamarte. Afinal, o personagem de Machado de Assis não fazia distinção partidária e política entre os candidatos à internação no seu sanatório.

A denúncia que agora pesa contra Sérgio Moro é grave. A justiça distribuída de maneira tendenciosa por um Juiz que se mostra parcial é um arremedo de Justiça. Ele deve se afastar do processo da Lava Jato ou ser afastado do mesmo, caso contrário tudo que ele fizer para prejudicar petistas e beneficiar tucanos poderá e deverá ser anulado no futuro.

Durante todo o II Reinado e primeira República os conflitos eleitorais e partidários se refletiam de maneira marcante na atividade judiciária. Naquela época os Coronéis procuravam validar as fraudes eleitorais que praticavam utilizando o “juiz nosso”. Também tentavam evitar que o “juiz deles” garantisse a eleição e posse dos seus adversários políticos. Sérgio Moro é o “juiz dos tucanos” que age deliberadamente contra os petistas? Esta é uma questão que deve ser respondida pelo CNJ?

Fábio de Oliveira Ribeiro

Fábio de Oliveira Ribeiro

View Comments

  • Republiquei o artigo, pois o

    Republiquei o artigo, pois o original destacado por Luis Nassif tinha alguns erros e não podia ser editado. 

  • Estou certo de que ainda esta

    Estou certo de que ainda esta Operação toda será anulada, sepultada.

    Entretanto, atingirá o objetivo de destruir o PT.

  • Quem vai tomar uma atitude?

    Fala-se tanto nos desmandos do juiz Moro, mas alguém tem autoridade para impedir ou para dar um fim a essa palhaçada desse cara?

  • Mil desculpas

    Fábio:

    Peço mil desculpas pelo que vou dizer.

    O juiz Sérgio Moro e o grupo ao qual ele serve estão se lixando para a denúncia sobre a libertação da tal testemunha contra Anastasia.

    E estão se lixando mais ainda para as considerações e argumentos que vocè arrola, com muita pertinência, para fundamentar a denúncia.

    Eles estão, pacientemente, preparando o terreno, no âmbito jurídico,  para golpear o Partido dos Trabalhadores, cassando o seu registro.

    Quando a cassação ocorrer, o fato já terá sido digerido pela sociedade.

    E nenhuma entidade do Poder Judiciário vai mover uma palha contra Sérgio Moro, por mais que juristas renomados, comprometidos com o Estado Demodrático de Direito, esperneiem.

    Foi assim com Joaquim Barbosa, será assim com Sérgio Moro.

    • Concordo.
      Também acho que não

      Concordo.

      Também acho que não estão nem aí para as arbitrariedades que sabem estar a cometer.

      O PT e os petistas estão ferrados.

      Se bobear, ele manda prender os eleitores do PT por supostamente estarem recebendo propina para votar no PT.

    • Me desculpe...

      mas você acha que tudo isso vai acontecer, e os milhares de filiados do PT, vão assistir a tudo de braços cruzados? Você acha mesmo que não vai haver resistência? Que não vai morrer ninguém, antes que esse golpe seja perpetrado? Nós sabemos quem são os inimigos, e vamos cobrar deles a responsabilidade.

  • O Exmo. se julga maior que o

    O Exmo. se julga maior que o ESTADO !

    Maior que a REPÚBLICA ?

    Somos uma  republiqueta de bananas ???

  • Esse cara deve fazer ponto no

    Esse cara deve fazer ponto no boteco da esquina. Mas como não se encontra em casa, no endereço informado, ninguem, nem mesmo a policia, localiza.

  • Fabio
     
    Por que você não pega

    Fabio

     

    Por que você não pega os argumentos utilizados na decisão do Sergio Moro para libertar o Careca e não os compara com os das outras decisões de manter presos os investigados na Lava Jato. Faça o contra-ponto entre os argumentos. O seu artigo do jeito que está não acrescenta e não serve para nada.

    • Quem deve fazer isto são os
      Quem deve fazer isto são os advogados dos réus. Sou apenas um observador distante e procurou ver as coisas de um ângulo ampliado.

  • Quanta besteira

    Esse camarada era apenas uma "mula" no esquema criminoso. Com os chefões presos ele não representava mais risco algum de que o esquema continuasse funcionando. Ia pegar o dinheiro de quem e levar prá quem ???

    Responde em liberdade, assim como o Adarico Negromonte ( outro mula ), porque não havia nenhum motivo legal para mantê-lo em preventiva.

    No mesmo dia em que ele foi liberado, após prestar depoimento, outros 11 foram liberados, todos funcionários menores das empreiteiras.

    Porque o nobre aí não diz um motivo para uma preventiva contra um "mula" ? Porque não sabe.  Só tá querendo fazer marola prá ver se transborda.

    • Você fala como um tucano
      Você fala como um tucano querendo proteger outro tucano. Que tucano você quer proteger? O Anastasia ou o Juiz que facilitou a vida dele eliminando a testemunha de maneira suspeita?

      • Blá-blá-blá

        Me dá um motivo para manter esse cara e o Negromote em preventiva. Não tem né ?

        Então não fala besteira.

        • Você é um blogueiro tucano
          Você é um blogueiro tucano "mais sujo" do Aécio, do Alckmin, do Anastasia ou do Sérgio Moro?

  • O entregador de dinheiro Careca não é relevante

     


    Fábio de Oliveira Ribeiro,


    Não faço a menor idéia do que está ocorrendo na Justiça Federal em Curitiba. Agora, pode-se dizer sem medo de errar que A Augusto Junho A. há muito tempo não coloca dinheiro no bolso e assim seria impraticável que ele ficasse com a incumbência de receber dinheiro de doleiro. Enfim, parece-me que a acusação contra ele, é uma grande lorota. Qual seria a finalidade dessa lorota? Eu não sei.


    O que eu sei ou penso que sei é que não há muito que se preocupar com o comportamento do juiz Sérgio Moro. O estrago que a operação Lava Jato fez no PT já foi grande o suficiente para se imaginar que se está no fundo do poço e o efeito maior que outros, supondo que o Juiz Sérgio Moro esteja agindo de modo racional, pretendiam e que era a eleição de Aécio Neves não foi alcançado.


    Assim, é torcer para que a presidenta Dilma Rousseff faça um bom governo e esperar que com a finalização da Operação Lava Jato se possa ter uma Petrobras com menos corrupção.


    Clever Mendes de Oliveira


    BH, 24/04/2015

Recent Posts

Choques políticos em série refletem bagunça institucional, por Antonio Machado

O chamado ativismo judicial provoca rusgas institucionais desde o tempo do mensalão, antecedendo os ataques…

11 horas ago

Lei de Alienação Parental: revogar ou não revogar, eis a questão

Denúncias de alienação descredibilizam acusações de violência contra menores e podem expor a criança aos…

12 horas ago

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Os dois conversaram sobre o combate à desigualdade e à fome. Para Dilma, o papa…

14 horas ago

Exposição à poluição aumenta o risco de doenças cardíacas em moradores de São Paulo

Os pesquisadores constataram que pessoas que sofrem de hipertensão sofrem ainda mais riscos, especialmente as…

15 horas ago

Vídeo mostra a ação da polícia durante abordagem de Tiago Batan

Caso ganhou repercussão no interior de SP; jovem faleceu após ser baleado na região do…

16 horas ago

Roberto Campos Neto e o terrorismo monetário

É papel do Banco Central administrar as expectativas de mercado, mas o que o presidente…

17 horas ago