Supremo decide na terça se Bolsonaro vira réu por racismo

Foto: Agência Brasil

Jornal GGN – A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal retomará na terça (11) o julgamento da acusação da Procuradoria Geral da República contra Jair Bolsonaro, que pode virar réu por racismo. O ministro Alexandre de Moraes, que havia pedido vistas em 28 de agosto, “incluiu o processo na pauta do colegiado, presidido por ele”, informou o Painel desta segunda (10).

“Será de Moraes o voto decisivo. Quando suspendeu o debate, havia um empate. O episódio que levou Bolsonaro ao STF é rumoroso e, não raro, mencionado por adversários da corrida eleitoral”, acrescentou a coluna.

Bolsonaro foi denunciado pela PGR após participar de uma palestra no Rio de Janeiro, e se referir “de maneira pejorativa a quilombolas”. “Na ocasião, ele disse que foi a uma aldeia e que o ‘afrodescendente mais leve lá pesava sete arrobas’.”

O deputado do PSL já é réu em duas ações, por incitação ao crime de estupro e injúria. Há alguns dias, o ministro Gilmar Mendes – que integra a segunda turma do Supremo, que discute se réu pode ser candidato à Presidência – disse que não cabe ao Ministério Público e Judiciário interferir nas eleições, apresentando uma denúncia contra candidatos e “deixando a caneta cair” para transformá-lo em réu. Leia mais aqui.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

View Comments

  • Racismo nele tem que ser punido. Ódios também.Seja de q lado for
    me apresento como voluntário pra fazer parte da Moderação. Vocês estão aprovando e botando no ar no dia seguinte! Provavelmente, há pouca gente pra moderar, 1 ou 2 ou 3, não sei. Aí, perde a graça.Ah! botei democracia radical e tem gente que não entende e já demonstrou, "com aspas", ridicularizando, que seria eu que me denomino como tal. Democracia Radical é um conceito pra democratas republicanos (que há na direita civilizada, e na esquerda civilizada, modernizada.

  • Claro que não vai virar
    Claro que não vai virar réu.

    O que tem demais tratar um bando de criolinhos de um Quilombo como animais.

    Como disse, tinha um pesava mais de 7 arroubas, ou seja, mais de 105 Kg.

    Isso é bobagem. Esses crioulos são cheio de mímimi.

  • Bolsossauro virou a tábua de salvação dos privilegiados

    Com o naufrágio do Alckmin, o Bolsobosta virou a tábua de salvação dos privilegiados. Ele não se tornará réu por racismo.

    A conferir

Recent Posts

Senado aprova decreto de ajuda ao Rio Grande do Sul

Texto acelera o repasse de verbas ao estado, que deve permanecer em estado de calamidade…

11 horas ago

Alunos da USP iniciam acampamento pela Palestina

Estudantes pedem fim de relações acadêmicas com universidade de Haifa; ocupação ocorre no prédio de…

12 horas ago

Familiares de vítimas de violência investigadas por Rivaldo Barbosa pedem reanálise dos casos

Envolvimento no caso Marielle levou parentes a questionar quantas investigações foram arquivadas indevidamente pelo ex-chefe…

12 horas ago

Lula defende troca de dívida externa de países pobres por investimentos

Em entrevista, presidente discutiu propostas que serão encaminhadas até o final da presidência brasileira no…

12 horas ago

Como antecipado pelo GGN, quebra na safra gaúcha pode levar governo a importar grãos

Nesta terça-feira, presidente Lula também destacou necessidade de financiar produção de grãos em outros estados…

14 horas ago

Parlamentares poderão destinar mais de R$ 1 bilhão ao RS com emendas

Governo federal mapeou que R$ 1,3 bilhão podem ser destinados ao Rio Grande do Sul,…

14 horas ago