Supremo afasta Aécio do Senado e impõe recolhimento noturno

Foto: Fotos Públicas
Jornal GGN – Por 3 votos a 2, a primeira turma do Supremo Tribunal Federal decidiu afastar o senador Aécio Neves (PSDB-MG) de suas funções parlamentares e ainda impôs recolhimento noturno. A decisão foi tomada no âmbito de um processo por suposta prática dos crimes de corrupção passiva e obstrução de Justiça.
Aécio foi gravado por delatores da JBS solicitando R$ 2 milhões a pretexto de pagar sua defesa na Lava Jato. Porém, Joesley Batista afirmou que os recursos seriam propina para o tucano não exercer sua influência contra a empresa, que acumula problemas financeiros com os órgãos públicos.
As investigações iniciais indicaram que o recurso foi pago a um primo de Aécio, que tirou o dinheiro, em espécie, na sede da JBS. Depois, a maior parte dos R$ 2 milhões teria sido encaminhada a uma empresa do senador José Perrela, suspeito de ter lavado os recursos para o tucano.
Apesar das sanções impostas a Aécio, o Supremo decidiu rejeitar o pedido de prisão preventiva, sob o argumento de que seria uma ação inconstitucional, uma vez que o caso não registrou nenhum flagrante.
“Segundo a decisão, o senador também fica obrigado a cumprir recolhimento domiciliar noturno, além de estar proibido de contatar outros investigados por qualquer meio e de se ausentar do país, com entrega de passaporte”, diz o STF.
Votaram contra Aécio os ministros Luís Roberto Barroso, Rosa Weber e Luiz Fux. Marco Aurélio e Alexandre de Moraes votaram para que o senador mantivesse os benefícios do cargo.
Fux, segundo relatos da Folha, disparou críticas a Aécio. “O homem público, quando exerce função em nome do povo, precisa praticar atos de grandeza”, afirmou. “Muito se elogia [Aécio] por ter saído da presidência do partido. Ele seria mais elogiado se tivesse se despedido ali do mandato. Se ele não teve esse gesto de grandeza, nós vamos auxiliá-lo a pedir uma licença para sair do Senado Federal, para que ele possa comprovar à sociedade a sua ausência de culpa nesse episódio que marcou demais a sua carreira política”, completou Fux.
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

View Comments

  • Aécio está livre e livre vai continuar.

    "Tem dinheiro, tem gravação mandando ir buscar o dinheiro, tem a frase inequívoca dizendo que manda matar o sujeito que vai fazer o “carreto” da grana se ele começar a “vacilar”.

    Mas Aécio está livre e livre vai continuar.

  • Depois desse puxão de orelhas

    Depois desse puxão de orelhas no Aécio e do recebimento da segunda denúncia contra o Temer, provavelmente teremos uma nova fase da lava jato até o final da semana.

    Encalacrando mais um petista, é claro.

  • Aécio não será preso.

    Aécio não será preso. Apesar de todas as acusações e da declaração de Joesley Batista vai acabar sendo considerado inocente por falta de provas. 

  • Supremo afasta Aécio do Senado e impõe recolhimento noturno

    Imaginem o AÉCIOPORTO do TITIO preso e DELATANDO pelo menos um ministro do STF e os TUCANOS de SÃO PAULO. 

  • E eu tinha marcado para me encontrar com o Aécio

    quarta-feira próxima, no Leblon, pra gente tomar um litro de green lable. A "justissa" não pode esperar mais um pouco?

    Prendam o Lula. Ele, sim, merece.

  • Aécio de castigo

    Ora bolas...se o STF não julgou, se na pode decretar e não pediu prisão preventiva pelos feitos de Aécio,  porquê cargas d´água aplicou um castigo noturno ?

  • Quer dizer que o menino não

    Quer dizer que o menino não vai brincar no play à noite. 

    É brincadeira essa justiça.

    Por muito menos, sem mala de dinheiro, sem indício de tentativa do homicídio, Delcidio Amaral, outro filho da puta, foi em cana.

    Não duvido que nos bastidores os ministros devem ter pedido muitas vênias ao Aécio. Algo do tipo: Dá um tempo, SENADOR AÉCIO, até baixar à poeira, depois revogamos essa bagaça toda. Guenta só um tiquinho. Tá bom meu querido ?

    Pqp!

  • tantos anos na ativa política...

    e é visto pela turma como um adolescente em conflito com a lei

    foi pedida tutela familiar?

Recent Posts

Justiça determina novo prazo para prescrição de ações de abuso sexual infantil

Em vez de contar a partir do aniversário de 18 anos da vítima, prazo agora…

3 horas ago

O que diz a nova lei para pesquisas com seres humanos?

Aprovado pelo Senado, PL segue para sanção presidencial e tem como objetivo de acelerar a…

4 horas ago

Da casa comum à nova cortina de ferro, por Gilberto Lopes

Uma Europa cada vez mais conservadora fala de guerra como se entre a 2ª e…

4 horas ago

Pedro Costa Jr.: Poder militar dos EUA não resolve mais as guerras do século XXI

Manifestantes contrários ao apoio dos EUA a Israel podem comprometer a reeleição de Biden, enquanto…

5 horas ago

Economia Circular e a matriz insumo-produto, por Luiz Alberto Melchert

IBGE pode estimar a matriz insumo-produto nos sete níveis em que a Classificação Nacional da…

6 horas ago

Os ridículos da Conib e o mal que faz à causa judia, por Luís Nassif

Conib cismou em investir contra a Universidade Estadual do Ceará, denunciada por uma postagem na…

7 horas ago