Temer deve ser investigado em inquérito-mãe da Lava Jato, defende PF


Foto: Antonio Cruz/ABr
Jornal GGN – A Polícia Federal pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) que inclua o presidente Michel Temer e seus ministros Eliseu Padilha, da Casa Civil, e Moreira Franco, da Secretaria-Geral da Presidência, no inquérito-mãe da Operação Lava Jato.
Segundo o delegado Marlon Oliveira Cajado, “novos relatos” que surgiram nas investigações apontam para o “suposto envolvimento de outras pessoas com foro originário no STF” no esquema de corrupção de membros do PMDB na Câmara dos Deputados, como Temer, Padilha e Moreira Franco.
O delegado da Polícia Federal pediu, no dia 26 de junho, a inclusão do presidente e dois de seus principais caciques no governo no inquérito que investiga o ex-presidente da Câmara cassado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), o lobista Lúcio Funaro, o líder do governo no Congresso, André Moura (PSC-SE), o deputado federal Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), a ex-prefeita de Rio Bonito (RJ) Solange Almeida e o lobista e delator Fernando Baiano.
O ministro relator dos processos da Lava Jato no Supremo, Edson Fachin, decidirá somente após o fim do recesso forense, no dia 31 de julho, se o atual presidente da República integrou uma dos principais grupos investigados de corrupção na Câmara.
O inquérito-mãe já sofreu mudanças desde que foi aberta no STF. Em outubro do último ano, o então relator Teori Zavazski fatiou a maior investigação em quatro autos separados: um sobre os políticos do PP, com 30 alvos, outro com 12 membros do PT, e o PMDB em duas frentes (9 investigados do Senado e 15 investigados da Câmara).
É em um dos dois inquéritos que mira exclusivamente nos ilícitos praticados pelo PMDB que a Polícia Federal quer, agora, a inclusão de Padilha e Moreira Franco e do atual presidente da República.
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

View Comments

  • Puro chute o que vou dizer =

    Puro chute o que vou dizer = acho que o plano agora dos que mandam no país e globo é tirar o Temer e colocar Rodrigo Maia. Motivo = a razão de ser de quem estiver na presidência é passar a reforma da previdência. Só que, liderado por Renan, o pmdb sabe que isso vai lhe custar muito eleitoralmente. O partido que aceitaria sem grandes problemas os efeitos colaterias de patrocinar tais reformas assassinas seria o DEM - que sempre pregou isso. Então, Rodrigo Maia, do DEM, seria a opção perfeita. 

  • Nossinhora!
    E eu pensando que

    Nossinhora!

    E eu pensando que ele ia ser investigado no inquerito-puta da LavaBunda...

Recent Posts

Justiça determina novo prazo para prescrição de ações de abuso sexual infantil

Em vez de contar a partir do aniversário de 18 anos da vítima, prazo agora…

9 horas ago

O que diz a nova lei para pesquisas com seres humanos?

Aprovado pelo Senado, PL segue para sanção presidencial e tem como objetivo de acelerar a…

9 horas ago

Da casa comum à nova cortina de ferro, por Gilberto Lopes

Uma Europa cada vez mais conservadora fala de guerra como se entre a 2ª e…

10 horas ago

Pedro Costa Jr.: Poder militar dos EUA não resolve mais as guerras do século XXI

Manifestantes contrários ao apoio dos EUA a Israel podem comprometer a reeleição de Biden, enquanto…

10 horas ago

Economia Circular e a matriz insumo-produto, por Luiz Alberto Melchert

IBGE pode estimar a matriz insumo-produto nos sete níveis em que a Classificação Nacional da…

12 horas ago

Os ridículos da Conib e o mal que faz à causa judia, por Luís Nassif

Conib cismou em investir contra a Universidade Estadual do Ceará, denunciada por uma postagem na…

12 horas ago