Categories: Justiça

Tourinho Neto constrange Juiz da Operação Monte Carlo

Do Estadão

Juiz vê ação ‘diversa da lei’ a favor de Cachoeira

Magistrado de 1ª instância critica decisões de desembargador Tourinho Neto no caso

Fernando Gallo, enviado especial e Luciano Bottini Filho, especial para O Estado

GOIÂNIA – O juiz federal Alderico Rocha Santos, responsável pelo processo da Operação Monte Carlo que envolve o contraventor Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, afirmou em ofício que o desembargador Tourinho Neto, relator do caso no Tribunal Federal Regional da 1.ª Região (TRF1), adota “procedimento diverso da lei para o acusado” e “tem imposto constrangimento” ao magistrado da 1.ª instância.

Ed Ferreira/Estadão
Na mesma semana em que foi solto, Cachoeira visita túmulo da mãe em cemitério em Anápolis (GO)

Segundo Santos, Tourinho está “estabelecendo prazo e forma para as alegações finais e criando fases processuais não contidas no Código de Processo Penal”. As afirmações estão em uma resposta enviada na quinta-feira, 22, a um pedido de informações de Tourinho. O ofício contesta uma reclamação sobre o descumprimento de uma decisão do TRF1, de junho, que suspendeu o bloqueio de bens da Indústria Farmacêutica Vitapan, cujos sócios são a ex-mulher e o ex-cunhado de Cachoeira, Andréa Aprígio de Souza e Adriano Aprígio de Souza.

Segundo a empresa, o juiz da 11.ª Vara da Justiça Federal de Goiânia, onde tramita o processo, não havia cumprido a ordem do tribunal. Santos, porém, diz que a manutenção do bloqueio foi por causa de uma decisão posterior, que tem por base novas provas após solicitação do Ministério Público Federal.

De acordo com Santos, em seus despachos o desembargador tem usado “termos censórios (de censura)” em relação aos magistrados de 1.ª instância, incluindo o juiz Paulo Augusto Moreira Lima, que pediu afastamento da ação após relatar ter sofrido ameaças de morte. Santos cita trechos como “o juiz está na iminência de pular o corguinho” e “para determinar que (…) sem tergiversação”.

“Os referidos termos têm imposto constrangimentos e elevada carga de estresse ao juízes que atuaram no processo (…), além de receios nos juízes que figuram como substitutos automáticos para o processo de serem publicamente ridicularizados por V. Exa.”, disse Santos.

Privilégios. Santos diz que os advogados do réu “têm exigido que lhes seja dispensado o rito processual de Carlos Cachoeira, e não o contido na lei”. Tourinho assinou liminares que suspenderam prazos processuais, em agosto, e audiências, em junho, a pedido da defesa de Cachoeira.

O desembargador também concedeu dois habeas corpus para Cachoeira, em junho e em outubro, mas que não o libertaram por conta do processo da Operação Saint Michel. Tourinho também determinou a transferência do contraventor do presídio federal de Mossoró (RN) para a Penitenciária da Papuda, em Brasília.

Santos pediu ainda que o processo fosse analisado para a verificação de “eventual desvio de conduta” do relator, assim como investigação do Ministério Público sobre eventual improbidade administrativa tanto de sua parte como da de Tourinho.

Ao Estado, o desembargador rebateu na sexta-feira, 23, as críticas “insolentes” de Santos. Para Tourinho, o juiz quer o confronto e feriu a hierarquia. “Não pode um juiz de uma instância inferior criticar de maneira insolente um juiz superior”.

Para Tourinho, Santos tenta colar nele a imagem de protetor de Cachoeira, mas disse não se preocupar com isso. “É meu posicionamento neste caso e em vários outros, minha linha.”

Procurado na sexta por telefone, Santos não foi localizado. / COLABOROU DÉBORA ÁLVARES

Luis Nassif

Luis Nassif

Recent Posts

Trump considera sanções contra países que deixem de usar dólar

Taxação cambial, tarifas e restrição a exportações estão entre punições avaliadas pela equipe do candidato…

12 horas ago

Governo federal confirma continuidade da homologação de terras indígenas

Força-tarefa composta por ministérios, Funai, AGU e Incra busca acelerar processo; quatro processos devem ser…

13 horas ago

A conexão Nuland–Budanov–Tadjique–Crocus, por Pepe Escobar

A população russa deu ao Kremlin carta branca total para exercer a punição máxima e…

13 horas ago

Elon Musk vira garoto propaganda de golpe que pagou por anúncio no X

Golpe inventa uma nova empresa de Elon Musk, a Immediate X1 Urex™, que pretende enriquecer…

13 horas ago

Governo Milei segue com intenção de lançar ações do Banco de La Nacion no mercado

Apesar da retirada da lista de privatização, governo Milei reforça intenção de fazer banco oficial…

14 horas ago

Prêmio Zayed de Sustentabilidade abre inscrições globais

Prêmio para soluções sustentáveis passa a aceitar inscrições em português; fundos de premiação chegam a…

14 horas ago