Categories: Justiça

TSE: dados repassados para Serasa foram negados à PF

Do Estadão

Tribunal já negou os mesmos dados à Polícia Federal

Minuta do acordo firmado em 2010 pelo então presidente do TSE Ricardo Lewandowski vedava expressamente a entrega dos dados que agora o tribunal decidiu entregar à Serasa

Felipe Recondo

BRASÍLIA -O repasse para fins comerciais de informações cadastrais de eleitores pelo Tribunal Superior Eleitoral foi negado no passado em convênio firmado com Polícia Federal para garantir a segurança das eleições. A minuta do acordo, firmado em 2010 pelo então presidente do TSE Ricardo Lewandowski, vedava expressamente a entrega dos dados que agora o tribunal decidiu entregar à Serasa, empresa que administra banco de dados sobre a inadimplência de correntistas.

Para negar o acesso da PF aos dados, o TSE argumentou que a legislação em vigor, incluindo resolução do próprio tribunal, protege essas informações. “Em resguardo à privacidade do cidadão, não serão fornecidas informações de caráter personalizado constantes do cadastro eleitoral (filiação, data de nascimento, profissão, estado civil, escolaridade, telefone e endereço), salvo por decisão judicial fundamentada”, alegou o TSE naquela época.

A resolução do TSE, aprovada em 2003, determina que “não se fornecerão informações de caráter personalizado constantes do cadastro eleitoral” justamente para proteger a privacidade do eleitor. A mesma resolução ressalva que “entidades autorizadas pelo Tribunal Superior Eleitoral” podem receber as informações, “desde que exista reciprocidade de interesses”.

No acordo entre o TSE e a Serasa, o tribunal receberia em troca dos dados dos eleitores mil certificados digitais. Cada um dos certificados, com validade de dois anos, custa cerca de R$ 300. Mas um integrante do TSE argumentou que o banco de dados de eleitores, se pudesse ser vendido, renderia muito mais do que os R$ 300 mil que seriam gastos com os certificados. 

Luis Nassif

Luis Nassif

Recent Posts

Mais de 70 trabalhadores são encontrados em condição análoga à escravidão em um dos garimpos mais lucrativos da América Latina

Operação federal cita “servidão por dívida”, em que os garimpeiros realizavam atividade sem qualquer proteção

47 minutos ago

Mauro Cid pode ter negociado perdão judicial em troca da delação premiada, diz jornalista

Acordo poderia ajudar o tenente-coronel a pelo menos manter o cargo e não perder totalmente…

2 horas ago

Desoneração traz risco de nova reforma da Previdência, diz Haddad

Apesar da advertência, o ministro se disse confiante em um acordo para resolver o impasse…

3 horas ago

Brasil soma mais de 4 milhões de casos de dengue em 2024

Nove estados e o Distrito Federal já decretaram emergência em decorrência da dengue. Minas Gerais…

3 horas ago

Parece que uma anistia está sendo urdida, por Fernando Castilho

Muita gente já esqueceu as centenas de milhares de mortes pela Covid-19, a tentativa de…

3 horas ago

A Lei de Alienação Parental no Brasil, por Salvio Kotter

Entre a Tutela da Justiça e a Proteção da Infância, nem manter nem revogar, reformar…

3 horas ago