“Vazamento petista” que Tuma Júnior acusa já era informação pública em 2008

Por Michel Arbache, no Portal LN 

“Vazamento petista” que Tuma Júnior acusa já era informação pública em 2008

No seu livro ‘Assassinato de Reputações’, o ex-secretário de Justiça Tuma Júnior traz, entre outras acusações, que o PT queria que ele vazasse, em 2008, que havia um cartel de trens em São Paulo. Isto para, segundo ele, atingir os tucanos nas eleições municipais daquele ano. Tuma Jr. disse que se negou em ceder ás pressões do PT porque “discordava desse modo de agir”, pois acreditava que “nunca se chegaria ao final da investigação”. (clique AQUI para a matéria)

Acontece que em 2008 as denúncias relativas ao cartel de trens já eram informações públicas (confira os links abaixo disponíveis na Folha Online). Segundo uma das matérias (clique AQUI), o então governador José Serra descartou abrir qualquer investigação sobre as supostas irregularidades envolvendo contratos da multinacional francesa Alstom. Segue um trecho da matéria referente à fala do governador Serra:

“Não há o que investigar. O Ministério Público Estadual e o Ministério Público Federal já investigam o caso. Já há também uma apuração própria do Metrô”, afirmou o tucano durante inauguração de uma estação de tratamento de esgoto em Mococa (SP).

Ao que parece, o título do livro, “Assassinato de Reputações”, é referência ao próprio autor. Numa das passagens, Tuma Jr. disse que, na condição de “investigador subordinado”, acompanhou o pai dele, Romeu Tuma (então chefe do Dops, órgão oficial de repressão) num interrogatório com o então sindicalista Lula. Foi assim, na condição de “investigador”, que Tuma Jr alega ter testemunhado que Lula era informante. Mas, conforme denunciou o jornal Brasil 247 (clique AQUI), Tuma Júnior mentiu. Pois Lula foi levado para o Dops em 19 de abril de 1980, onde ficou por 31 dias. Nesta época, Tuma Jr tinha 17 anos incompletos. Logo, é tremendo nonsense imaginar um menor como “investigador subordinado” num órgão de repressão do regime militar, quando, para alçar qualquer cargo público, é obrigatória a maioridade.

PT pede criação de CPI para investigar contratos da Alstom com governo de São Paulo – Folha, 15 de maio de 2008

http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u402322.shtml

Metrô fechou R$ 556 milhões em contratos irregulares, diz TCE – Folha, 16 de maio de 2008

http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u402451.shtml

PT enfrenta dificuldades para conseguir assinaturas para CPI da Alstom – Folha, 19 de maio de 2008

http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u403448.shtml

Serra descarta investigação em caso Alstom; e Alckmin se cala – Folha, 31 de maio de 2013

http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u407372.shtml

Redação

Redação

View Comments

    • Nem anarquista, nem sério. Coxinha em série.

      Se é anarquista, não é sério, sério mesmo é que não entende e nem sabe o que seja anarquismo. Esclarecendo: Tuma Jr. tinha 19 anos à época da prisão do Lula. Era investigador do DEOPS antes mesmo de cursar a faculdade? Que talento, não acha? Com a palavra o governo do estado de São Paulo, que pertence ao PSDB. Liberem a ficha funcional de Tuma Jr.

  • Pressionado por quem?

    Tuminha, depois de três anos no Governo, sai disparando a sua metralhadora giratória contra o PT. Ou sentiu um súbito ataque de consciência (o qual é muito duvidoso) ou está sendo pressionado por algo ou alguém, que parece mais lógico. Sendo válida esta última afirmação, ele deve ter sido pego por organismo de inteligência “global” com algum assunto feio, e “convidado” a agir contra o PT.

  • fiquei sabendo, que o Tuma

    fiquei sabendo, que o Tuma pai teve algum envolvimento direto com a morte de jango no exílio; retaliação; talvés seja essa a idéia do Tuma filho, ja que a comissão da verdade, esteja batendo a porta da família. outra, essa publicação tem todos os métodos da revista veja; que nojo.

  • tal pai, tal filho, tal esgoto.

    Esclarecendo: na wikipedia consta que Tuma Jr. nasceu em 13 de agosto de 1960, logo, tinha 20 anos. Mas mesmo assim, com 20 anos já era "investigador" do DOPS, onde só se recrutavam bandidos e assassinos cascudos? Talvez seja verdade, talvez seja mentira, mas acusar Lula, o mais famoso sindicalista do Brasil à época do último estágio da Ditadura, parece-me um exagero. Se esse cara cursou faculdade, o que estava fazendo no antigo DEOPS no horário de aula? Se Lula era "informante" de Tuma pai, por que isso não foi revelado na campanha de 1989, já que Tuma pai foi nomeado Secretário da Receita Federal no governo Collor, mesmo sem ter a menor condição técnica ou intelectual para isso? Partindo da Revista do Esgoto, tem tanta credibilidade quanto aqueles "pen drives" vendidos na Rua 25 de Março. Nunca soube de um único que funcionasse.

    • Fui ao site do TSE para

      Fui ao site do TSE para confirmar que o sujeito que a Veja chamava de muambeiro há alguns anos nasceu em 1980. Tinha vinte anos incompletos quando da prisão do Lula. Não era menor de idade, mas falta provar que houvesse sido aprovado em concurso público com tão pouca idade (se bem que os genes e outras influências...) e que estivesse lotado no DOPS ou fosse "assessor especial" do pai...

  • É sério?

    Carecem de seriedade certas notícias. Ainda sobre a prisão de Lula, um antigo homossexual de esquerda, esclarecendo, é um ex-esquerdista, continua homossexual. Esse cidadão escreveu talvez na Folha de São Paulo que Lula, quando foi preso no DEOPS, tinha atacado sexualmente um outro preso político. O denunciantle não estava lá, "ouviu falar". Não conseguiu cargo no governo Lula, ficou ressentido e se saiu com essa. Dá para acreditar, o preso político mais famoso do Brasil em 1980, atacando sexualmente um outro preso político? A Ditadura guardaria segredo de uma barbaridade dessas? Peço para qualquer um que tiver mais de dois neurônios analisar semelhante besteira.

  • Tivesse ele 16, 18 ou 30

    Tivesse ele 16, 18 ou 30 anos, o fato é que já havia denúncia contra a corrupção trensalão tucano e ele re recusou a investigar, "supondo" que era para prejudicar os bicudos. Isso não crime? Nem ao menos dar uma olhada no que já havia sido divulgado?   Quer dizer que  um sangramento do dinheiro público,  que poderia ter sido menor, prosseguiu impunemente por mais 5 anos. A informação já era pública. Então não havia "vazamento". Esse negócio de "ilação" é fogo. Mas, a conclusão é uma só: a tal revista anda ruim em matéria de heroi. É cada um pior que outro - os mais recentes:o black bloc, o rei dos coxinhas e , agora tuminha, só deram vexame. Quem for procurado pela revista para ser o próximo herói deve, antes de aceitar, levantar sua própria ficha pregressa, porque logo surgem os "escondidinhos".

    Se os ataques para 2014 mantiverem esse nível (ou falta de), até que não vamos ter muito trabalho para desmanchar as tramóias.

  • É incrível como esse lixo

    É incrível como esse lixo publicado consegue pautar o debate político no país. Mais incrível ainda é a capacidade dos governos petistas de escolherem a dedo seus colaboradores, ministros supremos, pgrs e quetais. Tá na gênese do tal "lulismo", essas composições e acomodações dão nisso. Às vezes o confronto é necessário. Mas como já diziam os novos baianos: "coragem só falta pra quem nunca tem." Fui.

    • É isso aí. Consegue pautar

      É isso aí. Consegue pautar porque o pig todo repercute o lixo produzido pela Veja. Ainda mais agora que todos estao se esforçando para salvar os tucanos de serem atropelados pelo trensalão.

      E como todos meios de comunicação de massa fazem o PUM (pensamento unico da mídia) em uníssono, jornais, tvs, portais e até as das telas LCD dos onibus, metros, e elevadores, a blogosfera tem que fazer o contraponto, para ao menos haver a chance do cidadão informar-se melhor.

      O Tuma jr. pelo que consta foi pego no flagra em conversas telefonicas com contrabandistas chineses. Daí foi devidamente defenestrado. Talvez esperasse ter sido blindado pelo governo. Mas sabe como é, até o Fernandinho Beira-Mar passa a ter credibilidade se acusar o PT de alguma coisa 

  • ASSASSINATO DE REPUTAÇAO

    Pelo que se ver o  TUMA  JR  ja desmentido pelo seu irmao  Rogerio Tuma,  que  alias  afirmou que o Pai  salvou Lula de ser  assassinado, nos deixa  bem claro  que  ele  na realidade   ajudou  JOSE  SERRA  A ESCONDER  O  PROPINODUTO  DO PSDB,  isso  ai  fica provado  porque   Lula  como Presidente da Republica  nao deixaria  que  um secretario  mafioso  envolvido com  um contrabandista chinês  e que  tem o nome  mais  sujo  que  pau de galinheiro  disse  ao Presidente da  republica  que  discordava  e nao iria  fazer a denuncia, Depois  ai  cai  por terra outra mentira  dele. póis  se  fosse o caso  o  PROPRIO PARTIDO  O PT  poderia  munido de  documentos  fazer a doenuncia ao  MPF.  Acontece que  ROMEU  TUMAS JR.  sabia  que  quem  comandava  a mafia  em SP  foi sempre o PSDB, ele  sabia  que  a corda  quebraria para o lado do  PT,  como tentaram  e  preferiu ficar do lado de  SERRA  e quem sabe  se  ele  para  ajudar  a abafar o caso nao recebeu sua  bolada.  

  • ...tem gente nova que adora

    ...tem gente nova que adora assistir filme de terror. Para nao gastar dinheiro, ele preferia assistir aulas de toirtura..

  • Está com o nome sujo na praça? Acuse o Lula de alguma coisa

    Outra coisa, o livro deveria ter como subtítulo "ressucitando minha reputação". Existe maneira melhor para "recuperar sua reputação", após ter sido pego enrolado com contrabandistas, do que virar mais um denunciante das traquinagens do PT, o partido mais imoral da república? 

    Está aí o Bob Jef, objeto de uma atípica compaixão por parte do JB, que não nos deixa mentir 

    • Ja deveria ter sido acusado, correto

      Meu caro, se o Tuma tivesse envolvido em algo ilícito, já deveri ter sido acusado, correto? Não foi assim com o povo do mensalão. Alias, estes já foram até condenados.

Recent Posts

Trump considera sanções contra países que deixem de usar dólar

Taxação cambial, tarifas e restrição a exportações estão entre punições avaliadas pela equipe do candidato…

7 horas ago

Governo federal confirma continuidade da homologação de terras indígenas

Força-tarefa composta por ministérios, Funai, AGU e Incra busca acelerar processo; quatro processos devem ser…

8 horas ago

A conexão Nuland–Budanov–Tadjique–Crocus, por Pepe Escobar

A população russa deu ao Kremlin carta branca total para exercer a punição máxima e…

9 horas ago

Elon Musk vira garoto propaganda de golpe que pagou por anúncio no X

Golpe inventa uma nova empresa de Elon Musk, a Immediate X1 Urex™, que pretende enriquecer…

9 horas ago

Governo Milei segue com intenção de lançar ações do Banco de La Nacion no mercado

Apesar da retirada da lista de privatização, governo Milei reforça intenção de fazer banco oficial…

9 horas ago

Prêmio Zayed de Sustentabilidade abre inscrições globais

Prêmio para soluções sustentáveis passa a aceitar inscrições em português; fundos de premiação chegam a…

10 horas ago