fbpx
segunda-feira, setembro 23, 2019
  • Carregando...
    Início Memória

    Memória

    Immanuel Wallerstein e o legado de Celso Furtado, por Rosa Freire d’Aguiar

    Wallerstein foi o grande discípulo de Fernand Braudel e criador do Fernand Braudel Center, nos EUA.

    A morte de Goldman, o último dos moicanos, por Luis Nassif

    Com Goldman desaparece o último vestígio de um partido que, em algum momento, encampou teses modernizantes e visão social.

     Que fazer?

    A excelente intérprete DORINHA FREITAS partiu, domingo último, 11 de agosto de 2019, chamada que foi para cantar para o Criador. Resgate de Luciano Hortencio.

    Lamento, Dorinha Freitas, de coração!, por Luciano Hortencio

    Dorinha vinha lutando com problemas advindos de acidente vascular cerebral e finalmente encontrou a paz eterna.

    Margarida Alves, a inspiradora da Marcha das Margaridas

    Sempre em agosto, as Marcha das Margaridas leva reivindicações e propostas das mulheres do campo para o centro do poder, sempre com foco na igualdade de gênero, combate à fome e à violência.

    Maria das Neves Duarte? Presente! Elzita Santa Cruz? Presente!

    A luta pela localização dos corpos de desaparecidos políticos perdeu nesses dias 23 e 25 de junho, duas grandes mulheres. Ambas de Pernambuco, terra de tanta gente guerreira.

    A história sensível de um jornal pequeno, por Nilson Lage

    De 18 de julho de 1928 a 31 de dezembro de 1965, quando a velha máquina rodou o último número na Rua de São Bento, a poucos metros da Avenida Rio Branco, perto da Praça Mauá, o Diário Carioca acompanhou a política brasileira

    Morre Walter Barelli, ex-ministro do Trabalho e economista

    Barelli era uma referência no campo do sindicalismo. Como diretor técnico do Dieese, por 23 anos, o economista estava na função desde a ditadura militar, em 1965.

    Cerimônia em memória de Paulo Henrique Amorim é marcada na Capela Nossa Senhora de...

    Jornalista por trás do Conversa Afiada e apresentador afastado do Domingo Espetacular será homenageado em cerimônia religiosa na Capela nesta terça (16), às 19h

    André Cintra: Na companhia de Paulo Henrique Amorim

    Paulo Henrique Amorim morreu na manhã de hoje, vítima de um infarto fulminante, que provavelmente será associado à execrável perseguição da qual ele vinha sendo vítima nesta era bolsonarista

    Conversa Afiada e PHA, por Arnobio Rocha

    Uma lástima, para mídia alternativa, a morte de PHA, pois o grande comunicador, aquele que ensinou aos demais blogueiros e portais de que a voz e a imagem são poderosas, acima da escrita que teimamos em continuar a usar como fim.

    Chico de Oliveira, presente!

    Na madrugada desta quarta (10) morreu o sociólogo Francisco de Oliveira, o Chico de Oliveira, aos 86 anos. O velório será na FFLCH-USP (Rua do Lago, 717 – Salão Nobre – Administração da USP), a partir das 17h

    Morre João Gilberto, a música brasileira chora

    Dono de uma personalidade complexa e mágico ao cantar e tocar violão, foi responsável por grandes mudanças na música brasileira.

    Maria das Neves Duarte? Presente! Elzita Santa Cruz? Presente!

    No dia 23, faleceu Maria Neves Duarte, aos 81 anos, irmã do militante, Edgar de Aquino Duarte; no dia 25, Elzita Santa Cruz Oliveira, aos 105 anos, mãe do desaparecido Fernando Augusto Santa Cruz Oliveira.

    Exatamente no dia de hoje… Lúcio Bellentani, presente!

    Lamentamos muito informar que, na madrugada deste 19 de junho de 2019, faleceu Lúcio Bellentani, o corajoso metalúrgico que denunciou para o mundo as torturas praticadas dentro das instalações da Volkswagen.

    Morreu a escritora portuguesa Agustina Bessa-Luís, por Inês Nadais, Joana Amaral Cardoso e Lucinda...

    Afastada da vida pública, por razões de saúde, desde 2006, a escritora morreu nesta segunda-feira, aos 96 anos.

    Billie Holiday, 60 anos de saudade, por Jorge Sanglard

    No fio da navalha, a essência visceral do jazz

    Um ano sem Audálio Dantas, por Antonio Barbosa Filho

    Que o exemplo de Audálio esteja sempre presente nas mentes e ações dos jornalistas brasileiros. E que não nos esqueçamos da lição básica que Audálio ouviu de um sertanejo e não se cansava de repetir: "Repórter, meu senhor, é um homem que faz perguntas"

    Paulo Freire dá nome ao prédio principal da Educação na Unicamp

    O Patrono da Educação Brasileira foi professor da casa durante 10 anos, de 1981 a 1991, junto ao hoje denominado Departamento de Ciências Sociais na Educação (Decise), ministrando as disciplinas de educação e movimentos sociais

    Usina de esperanças, por Jorge Sanglard

    Símbolo maior do pioneirismo industrial de Juiz de Fora na virada do século XIX para o século XX, a antiga Companhia Têxtil Bernardo Mascarenhas foi a primeira indústria têxtil movida a energia elétrica da América do Sul

    Mais comentados

    Últimas notícias