fbpx
sexta-feira, setembro 18, 2020
  • Carregando...
    Início Memória

    Memória

    Memórias: as denúncias contra Saulo Ramos no Plano Cruzado

    Funaro me disse que a reportagem tinha provocado enorme alvoroço no governo, porque poderia trincar a mística dos Cruzado e colocar tudo a perder

    Referência do jornalismo ambiental, Washington Novaes morre aos 86 anos

    Jornalista teve complicações após passar por uma cirurgia para a retirada de um tumor no intestino, e não resistiu

    Memória: o Plano Cruzado e as tablitas

    Poucos dias depois, recebo um telefonema de Funaro. Me convidava a ir a Brasilia acompanhar o início da mudança do Brasil. Não me deu mais detalhes.

    Memória: o Jornal da Tarde e o jornalismo de dados dos anos 80, por...

    O caminho a ser percorrido pela Economia à época seria o jornalismo de serviços, com assessoria para o orçamento doméstico do leitor

    Naquela mesa está faltando ele, por Nirton Venancio

    Além de grande compositor, Jacob do Bandolim foi um entusiasta, um obcecado pela preservação da memória brasileira, gravava shows e eventos ligados à música instrumental.

    Trini Lopez, cantor de La Bamba, morre vítima de Covid-19

    Já conhecido como estrela da música, Trini Lopez foi escalado para atuar no longa metragem ‘Os doze condenados’, sobre a Segunda Guerra Mundial, em 1967.

    Memórias jornalísticas: o primeiro chefe a gente nunca esquece

    Seu único defeito foi o entusiasmo com minhas musiquinhas, que o levou até a montar um lobby junto a Caetano Velloso, levando uma fita que gravamos em seu apartamento. Caetano deve ter pensando o mesmo que eu, depois da conversa de amigo com Talvani: -- Esses jornalistas são todos meio megalomaníacos.

    Adeus Pedro, meu querido magrelo amigo, por Marilza de Melo Foucher

    Quem esquecera do querido poeta catalão, do semeador de sonhos coletivos? Do bispo do Araguaia que não gostava de ser Dom, ele era simplesmente o Pedro Calsadáliga!

    Comissão Pastoral da Terra se despede de Dom Pedro Casaldáliga

    Para além das fronteiras eclesiais, Pedro é patrimônio e referência para cidadãs e cidadãos de todo canto que lutam em defesa da democracia, de quem sonha um mundo mais justo e igualitário, de quem quer uma Amazônia livre e preservada

    Pedro alçou vôo com seu anel de tucum, por Ricardo Rezende

    Pedro era uma referência para os que se dedicavam a um projeto de igreja encarnada, voltada para os esquecidos e perseguidos.

    Jaime Sodré: músico, escritor, professor, comunicador, homem de terreiro, poeta da vida, por Josias Pires

    As minhas palavras ficarão circunscritas a algumas das suas ações que, de algum modo, tocaram diretamente no meu trabalho e na minha vida.

    Adoniran, 110 anos: compositor definiu o espírito do samba paulistano, por Carolina Maria Ruy

    Com elegância ele traduziu sentimentos particulares de pessoas humildes, de vidas marcadas pelo compasso do trabalho, sentimentos de quem contempla, com alheamento, o crescimento da cidade.

    Democratização da música, o grande legado de Benito Juarez

    Fundador do Coral da USP e regente da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas por mais de 25 anos, o maestro mineiro morreu no dia 3, aos 86 anos 

    Morre Benito Juarez, o Maestro das Diretas

    Na Unicamp, Benito Juarez foi um dos fundadores do Instituto de Artes, na década de 1970, quando era apenas o Departamento de Música da Universidade.

    O Brasil dá adeus ao maestro Benito Juarez

    A morte do maestro foi confirmada pelo filho, André Juarez, em suas redes sociais.

    Celso Furtado, nosso pensador renascentista, por Gilberto Maringoni

    Furtado fez na Economia o que seu contemporâneo Oscar Niemeyer realizou na arquitetura: inventou uma abordagem brasileira na área.

    O seminário que trouxe Celso Furtado de volta para o debate nacional

    Na palestra, Furtado falou da relevância dos fatores culturais, da importância das políticas sociais, com a visão multidimensional que sempre o caracterizou. Na mesa, via-se um Simonsen - geralmente irônico - em atitude educada, de respeito. O evento inaugurou a discussão econômica.

    Ex-deputado federal do PT José Mentor morre de COVID-19

    Mentor havia sobrevivido a um infarto dois meses atrás, mas durante sua recuperação ele contraiu a doença causada pelo coronavírus SARS-CoV-2

    Sérgio Ricardo. Finalmente, Beto bom de bola aplaudido de pé, por Armando Coelho Neto

    Sérgio Ricardo foi morar na favela do Vidigal com a “turminha de bamba, que não se espanta com ameaças do rei. Se vem o mal toda favela se levanta, se vem tirar chinfra de lei”.

    Sérgio Ricardo, presente!

    Há três meses, os filhos de Sérgio Ricardo, Adriana, Marina e João, concederam uma entrevista a Luis Nassif, na TV GGN, falando sobre a participação do pai na luta contra a ditadura.

    Mais comentados

    Últimas notícias