Os 70 anos de Chico Mendes

Enviado por Almeida

do Esquerda.net

Memórias: Há 70 anos nascia Chico Mendes

No dia 15 de dezembro de 1944, nasceu Chico Mendes: seringueiro, político e ativista ambientalista brasileiro. Há 70 anos nascia um homem à frente do seu tempo.

Por António José André.

Em 1953, Chico Mendes entrou para a profissão de seringueiro: era sua única opção, já que lhe foi negada a oportunidade de estudar. Até 1970, os donos dos seringais não permitiam a existência de escolas. Chico Mendes só aprendeu a ler aos 20 anos de idade.

Indignado com as condições de vida dos trabalhadores e moradores da Amazónia, tornou-se líder do movimento de resistência pacífica. Defensor da floresta e dos direitos dos seringueiros, organizou os trabalhadores para protegerem o ambiente, as suas casas e famílias contra a violência e a destruição dos fazendeiros.

Em 1975, fundou o movimento sindical no Acre. Participando ativamente nas lutas dos seringueiros, criou o Conselho Nacional de Seringueiros, uma organização não-governamental para a defesa das condições de vida e de trabalho das comunidades que dependem da floresta.

Chico Mendes também lutou pela posse da terra contra os grandes proprietários, algo impossível de se pensar na região amazónica e naquela época. Dessa forma, entrou em conflito com os donos das madeireiras, dos seringais e das fazendas de gado.

Em 1977, participou da fundação do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Xapuri e foi eleito vereador para a Câmara Municipal local, pelo MDB, único partido de oposição permitido pela ditadura militar que governou o país (desde 1964 a 1985).

Naquela época, Chico Mendes sofreu as primeiras ameaças de morte, por parte dos fazendeiros. Ao mesmo tempo, começou a enfrentar vários problemas com o seu próprio partido: o MDB não era solidário com as suas ideias e lutas.

Em 1979, o vereador Chico Mendes encheu a Câmara Municipal com debates entre dirigentes sindicais, populares e religiosos. Lembre-se: era no tempo da ditadura militar. Foi acusado de subversão e passou por interrogatórios nada suaves. Foi torturado secretamente e, como estava sozinho nessa luta, não podia denunciar o facto ou seria morto.

Em 1980, decidiu ajudar à criação do Partido dos Trabalhadores, tornando-se seu dirigente no Acre. Em 1982, tornou-se presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Xapuri e foi acusado de incitar à violência, mas foi absolvido por falta de provas.

Em 1985, quando liderou o Encontro Nacional dos Seringueiros, a luta dos seringueiros ganhava repercussão nacional e internacional. Nessa ocasião, propôs a criação da “União dos Povos da Floresta” para unir os interesses dos índios e seringueiros em defesa da floresta amazónica. O seu projeto incluía a criação de reservas extrativistas para preservar as áreas indígenas e a floresta, bem como a garantia da reforma agrária para beneficiar os seringueiros.

Em 1987, Chico Mendes recebeu a visita de membros da UNEP (órgão do meio ambiente ligado à ONU), em Xapuri. Ali, os inspetores viram a devastação da floresta e a expulsão dos seringueiros, tudo feito com dinheiro de projetos financiados por bancos internacionais.

A seguir, Chico Mendes foi convidado para fazer essas denúncias no Congresso norte-americano. O resultado da viagem a Washington foi imediato: um mês depois, os financiamentos aos projetos de destruição da floresta foram suspensos.

Chico Mendes foi acusado pelos fazendeiros e políticos de prejudicar o “progresso do Estado do Acre”. Em contrapartida, recebeu vários prémios e homenagens no Brasil e no mundo, como uma das pessoas com mais destaque na defesa da ecologia.

Chico Mendes realizaria alguns dos seus sonhos, ao assistir à criação das primeiras reservas extractivistas, no Acre, e ao conseguir a desapropriação do Seringal Cachoeira de Darly Silva, em Xapuri.

Foi quando as ameaças de morte se tornaram mais frequentes: Chico Mendes denunciou o facto às autoridades, deu nomes e pediu proteção policial. Mas nada conseguiu.

Pouco mais de um ano após a sua ida ao Senado norte-americano, Chico Mendes foi assassinado à porta da sua casa. Em 1990, o fazendeiro Darly Silva e o seu filho, Darci Pereira, foram julgados e condenados a 19 anos de prisão pela morte de Chico Mendes.

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

View Comments

  • Em 2014, teve seu nome e

    Em 2014, teve seu nome e legado 'sequestrado' por uma candidata que insistia em identificá-lo como protetor da floresta, tentando associar a imagem dela com a do histórico líder seringueiros.

    • Ele não teve seu legado 'sequestrado'.

      Ele foi de fato um protetor da floresta, estava adiante de seu tempo, trazia a consciência da dimensão popular da luta ambiental. Os que tentaram negar seu caráter ambientalista, reduzí-lo a dimensão de mero sindicalista, atentaram contra a sua maior contribuição. As palavras de Lula no seu enterro são muito didáticas a respeito:

      [video:https://www.youtube.com/watch?v=5gS4cX3AHlw%5D

      Quanto a candidata - em que eu não votei - ela teve de fato, participação nas lutas históricas dos seringueiros liderados por Chico Mendes, não se pode negar isso do seu passado, foi a razão pela qual o PT lhe entregou o ministério e o comando de suas políticas ambientais.

      Acontece que o partido rompeu com o ambientalismo, em razão do pragmatismo de suas alianças, virou mais um partido dos predadores ambientais da praça: do latifúndio, dos empreiteiros de grandes obras, das grandes mineradoras, das multinacionais do agronegócios e do setor de energia, etc. A qualquer hora, o realismo político vai levá-lo a mudar a sigla para PP, partido de patrões ou partido de pelegos, dá no mesmo, até porque pelegos já viraram.

Recent Posts

Trump considera sanções contra países que deixem de usar dólar

Taxação cambial, tarifas e restrição a exportações estão entre punições avaliadas pela equipe do candidato…

7 horas ago

Governo federal confirma continuidade da homologação de terras indígenas

Força-tarefa composta por ministérios, Funai, AGU e Incra busca acelerar processo; quatro processos devem ser…

8 horas ago

A conexão Nuland–Budanov–Tadjique–Crocus, por Pepe Escobar

A população russa deu ao Kremlin carta branca total para exercer a punição máxima e…

8 horas ago

Elon Musk vira garoto propaganda de golpe que pagou por anúncio no X

Golpe inventa uma nova empresa de Elon Musk, a Immediate X1 Urex™, que pretende enriquecer…

8 horas ago

Governo Milei segue com intenção de lançar ações do Banco de La Nacion no mercado

Apesar da retirada da lista de privatização, governo Milei reforça intenção de fazer banco oficial…

8 horas ago

Prêmio Zayed de Sustentabilidade abre inscrições globais

Prêmio para soluções sustentáveis passa a aceitar inscrições em português; fundos de premiação chegam a…

9 horas ago