A fuga que não houve dos chefes do PCC

Enviado por Luiz Eduardo Brandão

Do Diário do Centro do Mundo

Alguém está sendo feito de bobo na história da fuga espetacular que não houve de chefes do PCC

Por Kiko Nogueira

A história do suposto plano de fuga de chefes do PCC teve, provavelmente, a cobertura mais ampla jamais dada a um evento que não aconteceu e que tem mais furos do que um queijo emmental.

Há dias, uma matéria “exclusiva” estava na Carta Capital, no SBT Brasil e no Estadão, repercutindo em seguida em todo lugar. Um relatório do setor de inteligência do Gaeco, Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado, do Ministério Público, dava conta de um esquema para tirar Marcola e outros três líderes do PCC da penitenciária de Presidente Venceslau, interior do estado.

O plano, segundo a polícia, estava sendo arquitetado há oito meses. Os criminosos estariam serrando as grades das janelas de suas celas, colocando-as de volta em seguida, devidamente pintadas. Eles sairiam dali para uma área do presídio sem cobertura de cabos de aço, onde seriam içados por um helicóptero com adesivos da Polícia Militar. Uma segunda aeronave, blindada e com armamento pesado, daria cobertura.

Membros da facção teriam tido aulas de pilotagem no Campo de Marte com um dos sujeitos que foram detidos carregando cocaína no helicóptero dos Perrellas. O destino do bando seria Loanda, no Paraná, distante 240 quilômetros. Ali haveria uma chácara e um avião para levá-los ao Paraguai.

O tal vazamento criou situações surreais. O Estadão publicou que os policiais estavam de tocaia aguardando os criminosos em Venceslau. A Globo foi até lá. No Jornal Nacional, um repórter perguntava, sussurrando, a um franco atirador como funcionava a arma dele. Diante da falta de ação, era o jeito.

O governador Geraldo Alckmin confirmou a existência do ardil e elogiou a corporação na rádio Jovem Pan. “Primeiro, o empenho da polícia de São Paulo, 24 horas, permanentemente, contra qualquer tipo de organização criminosa, tenha a sigla que tiver. São Paulo não retroage, não se intimida. É a maior polícia do Brasil, mais preparada. Segundo, em relação a esse caso, a polícia investigou e, lamentavelmente, isso acabou vazando. Mas a polícia está toda preparada e nós temos um esforço grande nesse trabalho”.

Tudo bem que não temos um FBI ou uma Scotland Yard — talvez a Sûreté do Inspetor Clouseau –, mas, se a inteligência policial é tão preparada, como é que um relatório desses é divulgado dessa maneira? E, se a coisa era tão perigosa, com dois helicópteros cheios de homens com fuzis e metralhadoras, o que explica a presença de toda a imprensa no local?

Por fim, se o PCC é capaz de elaborar uma escapada nesse nível de complexidade, como alguém suporia que algum de seus capangas fosse fazer qualquer coisa depois que a notícia estava no jornal, na TV, na internet etc?

O plano é digno de um filme de Bruce Wilis. Pode ser real? Sim. O PCC é rico e organizado. Mas a socióloga Camila Dias Nunes, autora do livro “PCC – Hegemonia nas Prisões e Monopólio da Violência”, duvida. Em entrevista ao site Spresso SP, ela afirma que considera tudo mirabolante demais. “Ao que tudo indica, o Marcola, por exemplo, possui uma capacidade muito grande de fazer ações bem planejadas. Então, eu acho que ele não seria burro de pôr em prática um plano como esse”, declarou. “Todos esses presos estão cansados de saber que suas ligações telefônicas são monitoradas, tanto pelo Ministério Público como pela polícia. É um amadorismo que não está de acordo com o perfil do Marcola”.

Tudo teria partido da interceptação de uma ligação entre o bandido Claudio Barbará da Silva, o Bin Laden, que está em Venceslau, e sua mulher, realizada pela Secretaria da Administração Penitenciária, comandada por Lourival Gomes. Por causa do vazamento, estaria havendo uma briga nos bastidores com a Secretaria de Segurança Pública, cujo titular é Fernando Grella.

Uma explicação para essa incrível batalha campal que nunca aconteceu são as eleições. Sem dar um único tiro, Alckmin saiu vitorioso. Os quatro fugitivos que nunca foram vão para outro regime prisional mais rigoroso. Mas a sensação que resta é de que, no meio de um teatro do absurdo, estão tentando fazer muita gente de boba. Você, inclusive.

 

Redação

Redação

View Comments

    • A Carta Capital está certíssima

      A realidade é essa aí mesmo. Errados estão os que insistem em perder o bonde da história.

      • Hahahaha inacreditável

        Os caras acham que a existência do PCC é marketing político tucano hahahahaha.

        Aí é ser muito, mas muito fora da realidade. Não é por acaso que acusam o governo do PT de ser apático no combate ao PCC. Também, pudera: para se defender das críticas, fazem até vistas grossas ao PCC, que está presente em TODO o país. "Só" isso.

         

  • Carta Capital comeu bola nessa história rocambolesca

    A arte e a chamada de capa da Carta Capital desta semana estão um verdadeiro horror, é uma capa verdadeiramente "Vejificada". 

    • Tem razão. E a reportagem de

      Tem razão. E a reportagem de dentro também não faz jus à revista. Ausente o jornalismo investigativo e a crítica às instituições de segurança paulistas, ainda faz prosperar perspectiva publicitária que tem se constituido em propaganda positiva do que deveria ser analisado e duramente criticado. Contenta-se em fazer singelo questionamento ao governador. 

      • O PCC é um fenômeno nacional

        Não é um fenômeno de São Paulo. É bobagem e desinformação pensar assim. É também e principalmente um problema do Governo Dilma.

        • Sim mas a responsabilidade maior

          para a força do PCC são os seguidos governos estaduais PMDB e PSDB. No caso da SES-SP estamos falando dos mesmos grupos que se revezam há mais de 20 anos. E curiosidade interessante, posso dizer que acompanhei a evolução do nível de vida de alguns membros desses grupos: esta foi pelo menos tão vigorosa que a do PCC...

      • A CC está pior a cada dia;

        A CC está pior a cada dia; cada vez mais radical, panfletária e sectária.

        Acho que andam recrutando seus jornalistas nos diretórios do PSTU, PCO e Centros Acadêmicos da FFLCH.

  • Antigo modus operandi

    Em todo ano de eleição a campanha de todo e qualquer candidato tucano em SP começa exatamente assim: Um plano  terroristas prestes a ser colocado em ação e que só os tucanos prá dar jeito, e essa novela vai esticar mais,  o modus operandi eh sempre o mesmo

    • Cê tá mais por fora do que cotovelo de caminhoneiro

      Hehehe. O poder do PCC é uma ilusão, yeah, right rsrs. Verdade mesmo é que o mensalão não existiu kkkkkkkk.

      Sugiro urgentemente vossa senhoria entender o que é o PCC, um dos maiores fenômenos da criminalidade mundial, movimento profundamente organizado e que tem o seu próprio espírito de pensar o estado e as relações sociais.

      O PCC é criminalidade politicamente organizada, de um modo que até mesmo revoluciona os padrões da máfia italiana. O PCC é vanguarda, em termos de ações criminosas, quando comparado à máfia italiana, por exemplo. Enquanto os mafiosos ficam se aproveitando dos padrões morais hipócritas da sociedade, locupletando-se a partir disso, como disse Michael Corleone ao senador que quis extorqui-lo ("somos produtos da mesma hipocrisia"), o PCC quer mesmo é implodir (ou explodir) a estrutura.

      Vocês deveriam é se informar sobre a importância do PCC, inclusive política, na atual realidade brasileira.

  • Esses presos deveriam estar

    Esses presos deveriam estar sob jurisdição federal. Comandam, nas prisões paulistas, tráfico em várias regiões do país. E ainda servem de propaganda para o governo local, que só faz inventar ou incrementar ações midiáticas para que possa exibir com orgulho sua maior vergonha, a SSP/SP.

    • Nilccemar,
      sua colocação

      Nilccemar,

      sua colocação sobre a necessidade de um preso do tipo Marcola estar em presídio federal está perfeita.

      Atualmente os presídios federais são os únicos capazes de evitar os rotineiros contatos de presos com o mundo exterior.

      Aqui no RJ já vi caso de preso que por muito pouco, uma simples busca e apreensão, foi deslocado para o presídio federal de Porto Velho.

      Como Marcola permanece dentro do estado de SP? Na minha opinião existe um comprometimento muito sério do governo paulista.

      O tráfico funciona com acordos velados com o poder público. O poderio dos traficantes obriga a isso. Traficantes e policiais combinam previamente o resultado de 'operações', visando dar uma 'satisafação' à sociedade. O tráfico perde determinada quantidade de armas/drogas e as famosas operações 'inteligentes', que não dão um tiro, se tornam exitosas. Existem traficantes que soltam policiais após 'encontros' desses com o tráfico para evitar o conflito seguinte. O estado lhes retribui em seguida.

      Em uma ocasião, um policial foi atingido quando dirigia seu carro e um traficante inexperiente efetuou um disparo em direção a um veículo policial, que tb passava por ali, ferindo aquele. Qual a saída firmada? O tráfico entregou o rapaz e a arma por ele utilizada. Os negócios seguiram.

      O 'chefe' do tráfico ou da quadrilha não precisa ser uma sumidade de inteligência, ao contrário, ele trata com pura chantagem institucional, é jogo para o estado tratar com ele, com ambos cedendo, mas com aparências e lucratividade intactas, para cada qual.  A tal guerra às drogas levou a isso nas grande metropoles brasileiras.

      Se a população soubesse da metade da hipocrisia que envolve a 'guerra as drogas' votaria no dia seguinte pela liberalização de todas elas.

      Não me espantaria nem um pouco se essa realidade se repetisse em SP, e o fato de Marcola estar ainda no estado é para mim mais do que um indício.

      O jogo político que o governo paulista faz se insere exatamente nesse 'acordo' tácito, ou seja, usa-se eleitoralmente a imagem de bom combatente ao tráfico, e por debaixo do pano as negociações seguem, como sempre seguiram.

      A violência nas grandes cidades se resume a esses contextos, infelizmente.

  • Servir de papagaio de pirata
    Servir de papagaio de pirata do PCC é o último recurso dos canalhas. Pesam que enganam quem? O desespero bate à porta, então cria-se um factóide, simples assim.

    • Fatos

      Amigo, apresente fatos ou mesmo fortes argumentos que quebrem os do a autor do artigo. Ofender só faz vc paracer fraco e sem provas. Ou seja, um papagaio.

  • Este é o "modus operandi" do

    Este é o "modus operandi" do PSDB. Já se esqueceram dos sequestradores do Abílio Diniz e as camisetas do PT?

  • Sempre assim, sempre que

    Sempre assim, sempre que surge alguma informação de mais crimes cometidos pela quadrilha do PSDB - que faz o PCC parecer uma associação de freiras - soltam essas historinhas sobre PCC e MArcola para desviar a atenção.

  • Peça publicitária do
    Peça publicitária do Alckimin.

    Está para mim equivalente ao Serra inaugurando maquete.

  • Eu me divirto com a opinião ridícula da matéria

    Só mesmo desinformados paranóicos para duvidar da extrema capacidade de liderança de Marcola e do extremo poder do PCC. Aliás, a especialista ouvida é uma piada. Não sabe de nada. O aborto da operação de resgate não surgiu por outra coisa a não ser a perspicácia de pessoas como Marcola, diferentemente do que ela tenta vender em seu amadorismo.

    Marcola é seguramente um dos sujeitos mais inteligentes do Brasil. O PCC é um fenômeno da criminologia mundial, em termos de organização criminosa. O PCC é quase um partido político. Os participantes são organizados e fiéis a uma causa, de modo extremamente disciplinado.

    Outra, o PCC é muito rico. O PCC, na mais tímida das projeções, tem a seu dispor ativos da ordem de um bilhão de reais. Como disse o Marcola, leitor de mais de três mil livros, homem articulado, de grande inteligência, a realidade do PCC é praticamente sem volta. É uma organização arraigadamente criada no seio da sociedade brasileira.

    O PCC é uma evidência extremamente séria da ineficácia do sistema penal no combate à criminalidade. É um fenômeno estudado mundialmente. Passa a ser do interesse mundial quando uma organização criminosa prova, por A mais B, que a pena não impede a continuidade da atividade delitiva.

    Mas, claro, a imprensa jeca brasileira se preocupa em fazer piadinhas políticas típicas de retardado, coisa da falta de maturidade brasileira. Enquanto isso, o PCC está cada vez mais forte e atuante.

    Essa reportagem depõe contra o jornalismo brasileiro, de uma forma vergonhosa.

     

    • Onde o Marcola terá mais

      Onde o Marcola terá mais segurança do que a que já tem?

      De onde ele vai controlar melhor tudo que possui?

      Onde ele arrumará mais "soldados" do que lá dentro?

      E tudo isso com ajuda da Justiça...

      Se ele REALMENTE se interessasse em fugir, ele já teria saido...

      Um juiz quando manda para a prisão um ladrão de bolachas, está criando mais um soldado do PCC!

       

      • Tuas perguntas são pueris

        Não tem qualquer importância para desmentir o imenso poder do PCC. E claro que com Marcola livre, seu poder de liderança e articulação ficaria muito maior. Qualquer coisa longe disso é uma sandice.

        Claro que Marcola quer sim sair da cadeia, apesar de ainda continuar mandando e desmandando no crime organizado brasileiro. Perto de Marcola, Fernandinho Beira Mar é uma criança mimada.

        • Para o "negócio" dele

          Para o "negócio" dele funcionar ele precisa da polícia e da justiça!

          Atente para as apreensões de drogas nos locais onde ele controla!

          São sempre de avulsos, de seus concorrente!

          O quanto "custaria" para ele a liberdade?

          Enquanto ele não se sentir seguro, ele não sai!

          Não é a cadeia que o prende mais! Ele sai a hora que quiser! Por isso ele ainda está vivo! Ele deve ter a vida de todos ali nas mãos...

      • Obviamente que...

        ...você não sabe nada sobre o PCC. Cabaços são assim mesmo.

        Eu pelo menos leio e acompanho as notícias, os estudos sobre o PCC, e não é de hoje, além de advogar na área penal e ter obrigação de entender o assunto mais de perto. Mas os cabaços, que acreditam que o mensalão não existiu, estão alienados dessa realidade. Entende-se: é coisa de menino criado a leite com pera.

        Pelo menos a Carta Capital ultimamente andou voltando os holofotes para questões fundamentais do país, ainda que toscamente, como a aventura que foi escrever sobre problemas no sistema penitenciário, mas preocupando-se com um suposto caso de corrupção envolvendo o cardápio dos presos (!), isso quando todo mundo já se preocupa com o caos do sistema penitenciário brasileiro há anos, tendo o CNJ publicado, mais recentemente, um relatório que chocou a comunidade jurídica do país em 2012 (a pesquisa foi entre 2010 e 2011)

        Cheguei até a discutir com aquela jornalista, no Twitter, a tal "socialista morena". Ela tinha sido a autora da reportagem sobre corrupção no cardápio dos presos, algo assim. Ironizei, dizendo que era um tanto ridículo a revista falar sobre o sistema carcerário brasileiro e se preocupar com um assunto quando ele podia ser usado para atacar inimigos políticos.

        Logo vi que ela não sabia de nada. Sugeri que ela consultasse o CNJ para começar a entender a realidade penitenciária e as graves violações de direitos humanos que acontecem, as quais são muito mais importantes do que problemas com o cardápio dos presos (um tanto ridículo essa abordagem hehe). Ela disse, contrariada e até subindo o tom, que para escrever a matéria, ela tinha ouvido o CNJ. Perguntei se ela conhecia o relatório do Mutirão Carcerário de 2012. Silêncio constrangedor foi a resposta. Perguntei quando foi a última reportagem da Carta Capital sobre o grave problema do sistema carcerário brasileiro. Mais uma vez, silêncio constrangedor. Enfim, claramente uma jornalista despreparada para lidar com o assunto.

        Detalhe: isso aconteceu muito antes dos problemas de rebeliões no Maranhão, que fez a Maria do Rosário passar mal com as cenas de decapitação. Resumo da ópera: o governo e seus apoiadores na mída não sabem de porra nenhuma sobre questões como essa.

        Até que enfim a Carta Capital, com atraso, atenta para o PCC, que está no cerne de tudo isso. Vocês são o que na gíria brasileira nós chamamos de cabaço. Amador, café com leite, ingênuo, virgem. Enfim, cabaço. O cabaço começou a ser perdido. Antes tarde do nunca.

        • Quem entende

          Quem entende, e muito, sobre isso e muitas coisas mais é vc. A tal ponto que diz sem a menor cerimônia que, "Marcola é seguramente um dos sujeitos mais inteligentes do Brasil."

          • Mas é isso mesmo

            Marcola é f***. Inteligentíssimo. Isso é ponto pacífico. Gênio do crime, estrategista, líder, dos caras seguirem-no cegamente. Cê tá por fora. Tá pensando que é brincadeira, pensar e construir, de forma planejada, a maior organização criminosa do Brasil? Marcola tem sob seu comando milhares de homens fiéis, que acatam as suas ordens. Dentro e fora dos presídios. Você não tem a menor ideia do poder que isso significa.

             

          • "Marcola tem sob seu comando

            "Marcola tem sob seu comando milhares de homens fiéis, que acatam as suas ordens":

            Dadas por telefone celular de dentro da prisao.  Privilegio que Dirceu nao tem mas o supremo tem.

Recent Posts

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Os dois conversaram sobre o combate à desigualdade e à fome. Para Dilma, o papa…

1 hora ago

Exposição à poluição aumenta o risco de doenças cardíacas em moradores de São Paulo

Os pesquisadores constataram que pessoas que sofrem de hipertensão sofrem ainda mais riscos, especialmente as…

2 horas ago

Vídeo mostra a ação da polícia durante abordagem de Tiago Batan

Caso ganhou repercussão no interior de SP; jovem faleceu após ser baleado na região do…

3 horas ago

Roberto Campos Neto e o terrorismo monetário

É papel do Banco Central administrar as expectativas de mercado, mas o que o presidente…

4 horas ago

Museu do Trabalhador: Alfredo Buso conta como foi preso sem cometer crimes

Ex-secretário de obras de SBC, entrevistado da TVGGN anuncia absolvição do caso e lembra os…

4 horas ago

Justiça suspende julgamento de ex-policial que matou tesoureiro do PT

Defesa alega que comarca pode sofrer interferência devido à repercussão do assassinato e da influência…

5 horas ago