Categories: Mídia

A mídia e a síndrome da irrelevância

Por Alexandre

Mudando um pouco de assunto, mas nem tanto:

Jornal do Comércio-PE – Talvez o governo Lula falhe também na comunicação do que ele está fazendo nessas áreas (Ciência e Tecnologia e Educação).

SÉRGIO REZENDE – Pode ser. Mas deixa eu contar algo que mostra que é mais do que isso. Na última terça-feira (dia 03), eu e o ministro Fernando Haddad (Educação) convocamos uma coletiva para anunciar o resultado da Olimpíada Brasileira de Matemática na Escola Pública. Foram 18 milhões de estudantes, de 40 mil escolas públicas e de 98% dos municípios do Brasil. É a maior olimpíada de ciência do mundo. Pois bem, não tinha um grande jornal lá. É uma olimpíada feita só para escola pública, os três mil premiados recebem bolsa do CNPq e assistência de 200 censos do Brasil para continuar estudando matemática, então é uma coisa interessantíssima que está ocorrendo na escola pública e o que saiu no dia seguinte nos jornais? Nada, isso não existe! Não é fácil comunicar determinadas áreas. A cultura e educação não são valorizados no Brasil.

A pergunta que eu faço é:

Faltou o presidente na apresentação para ela atrair a grande imprensa?

Detalhe:

Eu só fiquei sabendo que o Brasil agora tem uma fazenda marinha, pq o presidente foi lá para inaugurar?

Luis Nassif

Luis Nassif

View Comments

  • Ora, mas a plástica da Dilma,
    Ora, mas a plástica da Dilma, esse assunto de grande relevância, teve ampla cobertura da mídia.

  • A bem da verdade, e como
    A bem da verdade, e como crítica construtiva à indignação do Sr. Ministro, o site do CNPq deu pouquíssimo espaço ao assunto, assim como o site do próprio MCT. E o site do programa (http://www.obmep.org.br/) carece de certa transparência (ah, o velho tema...). Por exemplo, ao acessar os resultados, não é possível saber as notas dos alunos. De forma que não é possível saber, por exemplo, se as notas vêm melhorando ao longo das edições do prêmio.
    Não é surpresa a pouca mídia que a C&T nacional recebe. Falta substância.
    []´s

  • Enquanto Lula fica fazendo
    Enquanto Lula fica fazendo campanha (ilegal) para Dilma em inalgurações de fachadas, obras que nem foram licitadas ou projetos nem mesmo finalizados, medidas significantes e bem vindas como essas são abandonadas.

    Interessante que com toda essa briga de Lula com a midía, esta nunca deixou de lhe dar palanque e palavra (mesmo as mais absurdas) em quais quer de seus atos.

    Nunca o mais "neocon" dos jornais da TV mostrou de forma critica ou no minimo severa os "comicios" de inalgurações do ar para a ministra Dilma.

    Lula está em seu ambiente, o palanque e a campanha. Nunca vai abandona-lo.

    Enquanto isso a oposição se acanha covardemente. Não ouvindo os conselhos de FHC, que bateu Lula 2 vezes, preferindo o conflito interno e a divisão ao invéz de propor medidas e projetos para o futuro do Brasil.

    Como diria Julio César sobre Pompeu na batalha de Farsália: "Hoje a vitória teria ido para nossos oponentes se eles tivessem alguém com a coragem de vencer".

  • O governo deveria investir
    O governo deveria investir mais na comunicação via sites oficiais, livrando-se da dependência das empresas privadas de comunicação. A estas só interessam banalidades. Assuntos mais profundos, depende de quem for governo: se amigo, presidente que solta dinheiro público a rodo, como fez FHC e esperam eleger Serra com o mesmo objetivo, ou se o presidente não é amigo. Amigo dos grandes grupos, diga-se.

    Além do mais, é sabido que jornalista brasileiro, em sua maioria, é extremamente ignorante. O cara não tem pós, não freqüenta cursos de especialização, não vai a congressos, seminários ou palestras sem ser a serviço, lê muitiíssimo pouco livros, quando os lê, não viaja com a mente aberta ao novo e ao diferente. Jornalista brasileiro acha que se faz na "escola do jornalismo", coisa mais do que falsa, pois é o mesmo que o cachorro mordendo o rabo. Jornalista se "aculturando" lendo apenas outro jornalista como ele.

    Jornalista só lê, em geral, seus concorrentes diretos. Nada mais de aprofundar um mísero conhecimento.

    Então, Ciência, Educação e Cultura não têm valor para essa categoria, a não ser que seja para exaltar o presidente amigo ou para defenestrar o inimigo. A coisa complica se o inimigo está fazendo coisas excelentes na área. Aí, é ficar quietinho.

    Viva a internet, a libertadora!

  • Acho que o resultado confirma
    Acho que o resultado confirma a falencia da educação paulista pós-Serra. Por isso nao atraiu o PIG.

  • Todos sabem como funciona a
    Todos sabem como funciona a midiazinhona. Trabalhava no Estadão na época em que Erundina era a prefeita. Augusto Nunes era o chefão. A ordem era: só falar de Erundina se for para meter o pau, alguma coisa ruim. Notícia boa sobre alguma ação desenvolvida pela prefeita era terminantemente proibida. Portanto, novidade nenhuma nessa história. Nada mudou de 1991 para agora... talvez só tenha piorado. Pensando bem, talvez agora tenha até melhorado, pois sabemos exatamente qual é a posição de cada um desses jornalões e revistões.

  • Liquidificador
    Liquidificador Markun

    Lillian Witte Fibe deixa "Roda Viva" por divergências com direção da TV Cultura

    Redação Portal IMPRENSA

    À frente do "Roda Viva" desde 9 de junho de 2008, a jornalista Lillian Witte Fibe vai deixar a atração da TV Cultura. Em entrevista ao jornal O Estado de S.Paulo no último domingo (15), ela informou que tomou a decisão por estar insatisfeita com a direção do programa.
    Segundo Lillian, mudanças combinadas por ela com Paulo Markun, diretor-presidente da Fundação Padre Anchieta, não ocorreram. "Tínhamos combinado que melhoraríamos o quadro de entrevistados. Aquela cadeira é muito especial e não podemos banalizá-la com personagens sem muita relevância para o telespectador", declarou.

    Questionada sobre uma suposta restrição editorial do governo do Estado - que sustenta parte do orçamento da TV - a jornalista afirmou que se houve, não foi informada. "Acho que foi falha da direção do programa mesmo. O cardápio tem de ser variado e tivemos excelentes entrevistas, com Fernando Meirelles, Wagner Moura, a diretora da BBC, Jana Bennett, a Maurren Maggi... Mas, para uma época de depressão mundial, mal abordamos economia", disse.

    Ela teria, de acordo com o Estadão, sugerido várias entrevistas que não foram acatadas, como "o Mantega (ministro da Fazenda), o Sarkozy (presidente da França), que estava aí dando a maior sopa, a Ingrid Betancourt (ex-refém das Farc). Não quero ter poder de decisão, mas sinto que a direção não gostou das minhas sugestões".

    A assessoria da TV Cultura informou que só irá se pronunciar após a reunião que Lillian terá com Markun, na tarde desta segunda-feira (16), mas que ainda não há nada definido.

  • O PIG, que sei lá porque é
    O PIG, que sei lá porque é chamada de “GRANDE” imprensa, as mais das vezes, (ponderação pra não perder a pose socrática que caracteriza esta ave), não se interessa por nada que confira qualidade ao Governo, neste momento, nem muito menos à cultura...

    Enquanto isto, BBBs da vida, plásticas & fuxicos de fundo de quintal, seguem turvando a mente dos seus leitores & eleitores...

    “Povo confuso, sempre será vencido!!!”

    Saudações a todos O/

Recent Posts

Justiça determina novo prazo para prescrição de ações de abuso sexual infantil

Em vez de contar a partir do aniversário de 18 anos da vítima, prazo agora…

1 hora ago

O que diz a nova lei para pesquisas com seres humanos?

Aprovado pelo Senado, PL segue para sanção presidencial e tem como objetivo de acelerar a…

2 horas ago

Da casa comum à nova cortina de ferro, por Gilberto Lopes

Uma Europa cada vez mais conservadora fala de guerra como se entre a 2ª e…

2 horas ago

Pedro Costa Jr.: Poder militar dos EUA não resolve mais as guerras do século XXI

Manifestantes contrários ao apoio dos EUA a Israel podem comprometer a reeleição de Biden, enquanto…

3 horas ago

Economia Circular e a matriz insumo-produto, por Luiz Alberto Melchert

IBGE pode estimar a matriz insumo-produto nos sete níveis em que a Classificação Nacional da…

4 horas ago

Os ridículos da Conib e o mal que faz à causa judia, por Luís Nassif

Conib cismou em investir contra a Universidade Estadual do Ceará, denunciada por uma postagem na…

5 horas ago