Agência Xeque: as premiações internacionais e a imprensa jeca, por Luis Nassif

Conforme colocamos no artigo de criação da Agência Xeque, uma das vulnerabilidades das atuais agências de checagem é se fixarem no factual, sem capacidade de contextualizar ou valorar os temas analisados.

Com duas verdades é possível contar uma mentira. Basta dar ênfase a um episódio irrelevante ou minimizar um episódio de peso.

Vamos analisar duas premiações internacionais.

Homem do Ano pela Câmara de Comércio dos EUA

A Câmara Brasileiro Americana de Comércio NÃO é uma câmara de comércio clássica, voltada para o comércio exterior, que apoia exportadores para encontrar distribuidores ou importadores atrás de fornecedores. Também não executa tarefas documentais, como certificar listas de preços, faturas, funções tradicionais das Câmaras de Comércio verdadeiras.

A de Nova York é um escritório de relacionamentos (networking), tipo a LIDE, de João Doria Junior. Ela tem dez escritórios de advocacia no seu conselho, vários lobistas históricos, como Thomas McLarthy, e advogados de bancos. A Petrobras também está no Conselho, assim como a Baker Mackenzie, escritório que ganhou tubos de dinheiro negociando delações premiadas da Embraer e da JBS nos Estados Unidos, assim como Sherman & Stearling, outro escritório preferido de Wall Street. O que menos tem são industriais ou comerciantes, que deveriam ser os associados normais de uma câmara de comércio.

Essa “LIDE  novayorquina”  usa o nome de câmara de comércio mas se dedica mais do que tudo a eventos com objetivos politicos-ideológicos abertos da pior espécie, sem nenhuma discrição.

Ao longo do tempo, também ganhou a fama merecida de “alça de caixão” ou “pé frio”. Vários homenageados caem em desgraça ou morrem  logo depois do prêmio. Entre os agraciados com Homem do Ano estão Leo Kryss (Evadin) , João Havelange, Roberto Civita, Luis Eulálio Vidigal, Mario Garnero, Jorge Wolney Atalla, Jose Papa Jr., Caio Alcantara Machado.

Este ano, a Câmara premiou o juiz Sérgio Moro, que apareceu, deslumbrado, em fotos com personalidades internacionais e nacionais. Discrição é o mínimo que se espera de um juiz que mandou prender um ex-presidente e candidato favorito às eleições. O ápice do espetáculo foi a foto do casal Moro com o casal João Doria Junior, dois casais deslumbrados na corte de Nova York, com Doria candidato ao governo do estado de São Paulo contra o partido que Moro tentou liquidar.

A imprensa tratou a premiação como uma grande conquista brasileira.

Homem do Ano do Royal Institute of Internacional Affairs

Esse prêmio, batizado de Chatam House (nome do palácio sede do Instituto), é oferecido pela mais importante instituição de assuntos internacionais do mundo, acima do Council of Foreign Relations. Em importância, o prêmio vem logo depois do Prêmio Nobel da Paz e a cerimônia de entrega é um jantar de 450 talheres no próprio Instituto, presentes a nata do Parlamento, Governo e meio empresarial britânico.

Apenas dois latino-americanos ganharam o prêmio: o presidente da Colômbia Juan Maria Santos e, antes dele, Lula..

Antes de Lula ganharam o premio Hillary Clinton, Bill Gates e depois de Lula o Presidente da Colombia Juan Manuel Santos.

Matéria interna da Folha.

Manchete: “Estatais patrocinam prêmio concedido a Lula em Londres”.

E a submanchete extraordinária, transformado o histórico Chatam House em um prêmio “co-patrocinado por Petrobras, BNDES e Banco do Brasil”.

Luis Nassif

Luis Nassif

View Comments

  • o que adianta  a agncia xeque

    o que adianta  a agncia xeque se o Nassif depois diz que tem ^"respeito genuíno" por esses jornalistas? 

    • Suspiro! Disse que tenho

      Suspiro! Disse que tenho respeito por Sérgio Fausto e XPTO, que não são jornalistas, mas cientistas políticos e nada têm a ver com esses premios. Arimateia, siga o Salvador e seja menos parcial.

  • "Tem uma relação que me

    "Tem uma relação que me incomoda. Lula nunca ganhou um título honoris causa nos EUA. Moro nunca ganhou um prêmio internacional fora dos EUA...Estranha coincidência ou explicativa coincidência?"

                        Fernando Horta (no Facebook)

  • "Tem uma relação que me

    "Tem uma relação que me incomoda. Lula nunca ganhou um título honoris causa nos EUA. Moro nunca ganhou um prêmio internacional fora dos EUA...Estranha coincidência ou explicativa coincidência?"

                        Fernando Horta (no Facebook)

  • Morram de inveja golpistas

    O despeito e a inveja é uma merda. Quem nasceu para ser reles golpista e neofascista, jamais atingirá a um reconhecimento positivo internacional de Lula.

  • País de

    País de golpistas-negocistas-ladroageiros é isto. Sempre precisarão de deslumbrados eou acumpliciados eou cascateiros eou nazi-facistóides para darem "ares" de responsa e credibilidade. Então, como no popular: "uma mão suja a outra, que suja a outra, que suja a outra pela (quase) eternidade. Como a dita grande mérdia é associada aos bandidos, bandida é. Ainda, como o injudiciário, né, dona carmencita, se encagaça e fica roendo os ossos deixados pelas hienas, bandida também é.

  • .................... ENTÃO.

    "A camisa da seleção virou uniforme de pato". ................ essa foi a mellhor.

  • Us jornalões, todos jecas,

    Us jornalões, todos jecas, estão bem representados pela foia de sp. A foia é como uma foia seca que, quando bate um ventinho, escapa do tronco amarelada e sai se esfarelando toda. Às vezes, fica enroscada no varal de algumas bancas de jornais e revistas. E quem a olha, ali tristemente dependurada, costuma dizer: jorná véio e sujo, parece que saiu da prensa faz mais de trinta anos. Não serve pra nada, é poeira véia. Se for limpar ospé nela, os sapatos ficam imundos. Puro lixo.

  • o termo jeca dá um tom de

    o termo jeca dá um tom de ingenuidade, eu acho que isso aí é estratégia.. muito bem pensada, muito bem executada e muito eficiente.

    • Certamente não há ingenuidade

      Mas, descuido, exagero.

      Parece confiar demais em um suporte que tem prazo de validade.

      Um pouco mais de cautela e menos exibicionismo seria recomendável a esta altura da "missão"

      Vamos aguardar. 

      De repente, essa história de "alça de caixão" ...

  • Nassif .. sabe o que me ferra a minha cabeça?

    Como depois de tudo isso, Dilma foi lá comemorar o aniversário de 90 anos da Folha junto com o Frias ... Mesmo sabendo e vendo que o tal veículo sempre desmereceu Lula e PT. Mas lá foi ela... Era importante? Sim, mas mandasse um ou dois ministros representá-la, né?  É o maldito "republicanismo" que é exigido só da esquerda. Bom, mas se a gente for aqui relacionar a quantidade de tentativas dos "ins" do PT para ficar bem com a Grande Mídia. Vamos perder a tarde toda! O PT é a "geni da política" ...  Mas é o PT. Ame ou deixe-o.. 

Recent Posts

Justiça determina novo prazo para prescrição de ações de abuso sexual infantil

Em vez de contar a partir do aniversário de 18 anos da vítima, prazo agora…

8 horas ago

O que diz a nova lei para pesquisas com seres humanos?

Aprovado pelo Senado, PL segue para sanção presidencial e tem como objetivo de acelerar a…

9 horas ago

Da casa comum à nova cortina de ferro, por Gilberto Lopes

Uma Europa cada vez mais conservadora fala de guerra como se entre a 2ª e…

9 horas ago

Pedro Costa Jr.: Poder militar dos EUA não resolve mais as guerras do século XXI

Manifestantes contrários ao apoio dos EUA a Israel podem comprometer a reeleição de Biden, enquanto…

10 horas ago

Economia Circular e a matriz insumo-produto, por Luiz Alberto Melchert

IBGE pode estimar a matriz insumo-produto nos sete níveis em que a Classificação Nacional da…

11 horas ago

Os ridículos da Conib e o mal que faz à causa judia, por Luís Nassif

Conib cismou em investir contra a Universidade Estadual do Ceará, denunciada por uma postagem na…

12 horas ago