Agência Xeque: as premiações internacionais e a imprensa jeca, por Luis Nassif

Conforme colocamos no artigo de criação da Agência Xeque, uma das vulnerabilidades das atuais agências de checagem é se fixarem no factual, sem capacidade de contextualizar ou valorar os temas analisados.

Com duas verdades é possível contar uma mentira. Basta dar ênfase a um episódio irrelevante ou minimizar um episódio de peso.

Vamos analisar duas premiações internacionais.

Homem do Ano pela Câmara de Comércio dos EUA

A Câmara Brasileiro Americana de Comércio NÃO é uma câmara de comércio clássica, voltada para o comércio exterior, que apoia exportadores para encontrar distribuidores ou importadores atrás de fornecedores. Também não executa tarefas documentais, como certificar listas de preços, faturas, funções tradicionais das Câmaras de Comércio verdadeiras.

A de Nova York é um escritório de relacionamentos (networking), tipo a LIDE, de João Doria Junior. Ela tem dez escritórios de advocacia no seu conselho, vários lobistas históricos, como Thomas McLarthy, e advogados de bancos. A Petrobras também está no Conselho, assim como a Baker Mackenzie, escritório que ganhou tubos de dinheiro negociando delações premiadas da Embraer e da JBS nos Estados Unidos, assim como Sherman & Stearling, outro escritório preferido de Wall Street. O que menos tem são industriais ou comerciantes, que deveriam ser os associados normais de uma câmara de comércio.

Essa “LIDE  novayorquina”  usa o nome de câmara de comércio mas se dedica mais do que tudo a eventos com objetivos politicos-ideológicos abertos da pior espécie, sem nenhuma discrição.

Ao longo do tempo, também ganhou a fama merecida de “alça de caixão” ou “pé frio”. Vários homenageados caem em desgraça ou morrem  logo depois do prêmio. Entre os agraciados com Homem do Ano estão Leo Kryss (Evadin) , João Havelange, Roberto Civita, Luis Eulálio Vidigal, Mario Garnero, Jorge Wolney Atalla, Jose Papa Jr., Caio Alcantara Machado.

Este ano, a Câmara premiou o juiz Sérgio Moro, que apareceu, deslumbrado, em fotos com personalidades internacionais e nacionais. Discrição é o mínimo que se espera de um juiz que mandou prender um ex-presidente e candidato favorito às eleições. O ápice do espetáculo foi a foto do casal Moro com o casal João Doria Junior, dois casais deslumbrados na corte de Nova York, com Doria candidato ao governo do estado de São Paulo contra o partido que Moro tentou liquidar.

A imprensa tratou a premiação como uma grande conquista brasileira.

Homem do Ano do Royal Institute of Internacional Affairs

Esse prêmio, batizado de Chatam House (nome do palácio sede do Instituto), é oferecido pela mais importante instituição de assuntos internacionais do mundo, acima do Council of Foreign Relations. Em importância, o prêmio vem logo depois do Prêmio Nobel da Paz e a cerimônia de entrega é um jantar de 450 talheres no próprio Instituto, presentes a nata do Parlamento, Governo e meio empresarial britânico.

Apenas dois latino-americanos ganharam o prêmio: o presidente da Colômbia Juan Maria Santos e, antes dele, Lula..

Antes de Lula ganharam o premio Hillary Clinton, Bill Gates e depois de Lula o Presidente da Colombia Juan Manuel Santos.

Matéria interna da Folha.

Manchete: “Estatais patrocinam prêmio concedido a Lula em Londres”.

E a submanchete extraordinária, transformado o histórico Chatam House em um prêmio “co-patrocinado por Petrobras, BNDES e Banco do Brasil”.

 
Luis Nassif

31 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. o que adianta  a agncia xeque

    o que adianta  a agncia xeque se o Nassif depois diz que tem ^”respeito genuíno” por esses jornalistas? 

    1. Suspiro! Disse que tenho

      Suspiro! Disse que tenho respeito por Sérgio Fausto e XPTO, que não são jornalistas, mas cientistas políticos e nada têm a ver com esses premios. Arimateia, siga o Salvador e seja menos parcial.

  2. “Tem uma relação que me

    “Tem uma relação que me incomoda. Lula nunca ganhou um título honoris causa nos EUA. Moro nunca ganhou um prêmio internacional fora dos EUA…Estranha coincidência ou explicativa coincidência?”

                        Fernando Horta (no Facebook)

  3. “Tem uma relação que me

    “Tem uma relação que me incomoda. Lula nunca ganhou um título honoris causa nos EUA. Moro nunca ganhou um prêmio internacional fora dos EUA…Estranha coincidência ou explicativa coincidência?”

                        Fernando Horta (no Facebook)

  4. Morram de inveja golpistas

    O despeito e a inveja é uma merda. Quem nasceu para ser reles golpista e neofascista, jamais atingirá a um reconhecimento positivo internacional de Lula.

  5. País de

    País de golpistas-negocistas-ladroageiros é isto. Sempre precisarão de deslumbrados eou acumpliciados eou cascateiros eou nazi-facistóides para darem “ares” de responsa e credibilidade. Então, como no popular: “uma mão suja a outra, que suja a outra, que suja a outra pela (quase) eternidade. Como a dita grande mérdia é associada aos bandidos, bandida é. Ainda, como o injudiciário, né, dona carmencita, se encagaça e fica roendo os ossos deixados pelas hienas, bandida também é.

  6. Us jornalões, todos jecas,

    Us jornalões, todos jecas, estão bem representados pela foia de sp. A foia é como uma foia seca que, quando bate um ventinho, escapa do tronco amarelada e sai se esfarelando toda. Às vezes, fica enroscada no varal de algumas bancas de jornais e revistas. E quem a olha, ali tristemente dependurada, costuma dizer: jorná véio e sujo, parece que saiu da prensa faz mais de trinta anos. Não serve pra nada, é poeira véia. Se for limpar ospé nela, os sapatos ficam imundos. Puro lixo.

  7. o termo jeca dá um tom de

    o termo jeca dá um tom de ingenuidade, eu acho que isso aí é estratégia.. muito bem pensada, muito bem executada e muito eficiente.

    1. Certamente não há ingenuidade

      Mas, descuido, exagero.

      Parece confiar demais em um suporte que tem prazo de validade.

      Um pouco mais de cautela e menos exibicionismo seria recomendável a esta altura da “missão”

      Vamos aguardar. 

      De repente, essa história de “alça de caixão” …

  8. Nassif .. sabe o que me ferra a minha cabeça?

    Como depois de tudo isso, Dilma foi lá comemorar o aniversário de 90 anos da Folha junto com o Frias … Mesmo sabendo e vendo que o tal veículo sempre desmereceu Lula e PT. Mas lá foi ela… Era importante? Sim, mas mandasse um ou dois ministros representá-la, né?  É o maldito “republicanismo” que é exigido só da esquerda. Bom, mas se a gente for aqui relacionar a quantidade de tentativas dos “ins” do PT para ficar bem com a Grande Mídia. Vamos perder a tarde toda! O PT é a “geni da política” …  Mas é o PT. Ame ou deixe-o.. 

  9. “Ao longo do tempo, também

    “Ao longo do tempo, também ganhou a fama merecida de “alça de caixão” ou “pé frio”. Vários homenageados caem em desgraça ou morrem  logo depois do prêmio.”

    Humm … Vamos torcer.

  10. Você matou jogou a granada

    Você jogou a granada sem tirar o pino. 

    Há algo mais que pode ser dito, Nassif.

    Os brasileiros ricos fogem da realidade usando cocaína, fogem da economia aplicando em dólar, fogem da disputa política prendendo , fogem da nossa cultura ligando a TV a cabo, mas não fogem do Brasil quando viajam para o exterior. Fujões, eles são jecas cá e lá.

    Isso explica porque eles produzem e consomem algo que poderia receber o nome de jecalismo*.

     

    *Jeca + jornalismo.

  11. A única representatividade

    A única representatividade que o juizeco  tem diante dessa Câmara de Comércio  é ser o Fundo do fundo abutre. Coincidentemente segundo a folha, usando a maior estatal, a Petrobrás, com a diferença que Lula fez da Petrobrás, um gigante e Moro transformou-a numa empresa nanica. Como nanica é a cara dele. E mais uma coisa, ele deve ter viajado de carona com o Dória, o que não é permitido a funcionários públicos de alto escalão. Não li nada a respeito.

  12. Parodiando Temer:

    “Vamos manter isso”: A tradição de que os homenageados caem em desgraça ou morrem logo depois do prêmio.

     

  13. Não acredito

    Acredito que é um equívoco dizer que a imprensa não consegue contextualizar, ser critica. É apenas uma questão ideológica que se firma há muito tempo, ou seja, uma escolha com seus grupos vinculados historicamente. Claro, que essa foto do Sérgio Moro com o ex-prefeito de São Paulo, João Dória Jr. mostra-se um escárnio público de um juiz que desce a patamares de indecência e cinismo. É típico atitude de uma país que não se envergonha com abolir a escravatura em pleno final de século XIX – são os mesmos grupos milenares. O que é de denotar também, que essa imprensa consegue tanta dissimulação em se fazer e ter uma aparência civilizatória, constituição e construção da sociedade, mas que na verdade seja o contrário: a fácil barbárie, desapego à democracia e pluralidade.

  14. Não sei porque, mas sempre

    Não sei porque, mas sempre que olho para o rosto do Moro… Não sei explicar, vejo “traços” de algum distúrbio mental misturado com déficit cognitivo.

    Sabe quando se diz que alguém “parece burro”? Pois é, tenho essa impressão do juizeco.

  15. Só elegendo um congresso de
    Só elegendo um congresso de esquerda para derrotar o golpe.
    A esquerda está cega pelo caso Lula e não enxerga isso.
    O povo não vai protestar nas ruas até às eleições isso é claro pelas pesquisas, ele vai protestar nas urnas. Se anular o voto jogará fora a chance de eleger 350 deputados e senadores de esquerda para montar um congresso de esquerda.
    O pior é que ninguém sabe quem são, não tem lista nem plano nenhum para esclarecer o povo que esse é o único caminho para vencer o golpe, e os blogs nada falam sobre isso. É incrível a cegueira e a burrice da esquerda e dos blogs. Vão perder o capital Lula e o fator de revolta contra o golpe para impulsionar a população para focar o seu voto para eleger um congresso totalmente de esquerda.

  16. Só a agradecer, Nassif

    Show de bola.

    Isso que a mídia faz é um crime, um crime hediondo contra uma nação e um povo maltratado por séculos.

    Criminosos todos eles.

    LulaLivre

    O Brasil está no cárcere.

    Fora da pauta, mas dentro do contexto:

    ciro VTNC

    .

  17. No segundo turno, quando Lula

    No segundo turno, quando Lula “moer” seu concorrente X, as manchetes (sempre as mesmas) dos jornalões será:  

    X CONSEGUE UM HONROSO SEGUNDO LUGAR. LULA EM PENÚLTIMO

  18. LESA-PÁTRIA

    MORO = FAKE

    ELE E SUAS LAMBANÇAS E OS GASTOS DE DINHEIRO PÚBLICO PARA PARTICIPAR DE FESTAS ORGANIZADAS POR CORRUPTOS TUCANOS.

    SE HOUVESSE UM JUDICIÁRIO HONESTO NO BRASIL, MORO JÁ TERIA SIDO EXONERADO E DEMITIDO POR JUSTA CAUSA.SÓ DEU PREJUÍZO ATÉ AGORA  AO PAÍS. DESTRUIU AS MAIORES EMPRESAS BRASILEIRAS COM A MÁSCARA DE COMBATE A CORRUPÇÃO. AS EMPRESAS NÃO SÃO CORRUPTAS, OS HOMENS SIM, E ELE PARTICIPA DESSA CORRUPÇÃO DESTRUINDO AS EMPRESAS E DEIXANDO MILHARES OU MILHOES DE PESSOAS DESEMPREGADAS UM LESA-PÁTRIA SEM IGUAL NO PAÍS.

  19. Só Itaú – Unibanco

       A unica empresa brasileira com relações financeiras de “patrocinio” , aliás minima, com a Chatham House é o Itaú-Unibanco, uma relação herdada mas ainda ativa ( +ou – 5.000,00 Libras ano ) que vem da época do Walther Moreira Salles, já quanto a relações de Estado, a embaixada brasileira no Reino Unido, como varias outras, tambem é contribuinte há anos, creio que desde Roberto Campos.

        NUNCA a premiação anual da Chatham House, a quem quer que fosse, foi ou será patrocinada, assim como as do CFR-USA, aliás se o fossem a concorrência seria imensa, pois estes premios estes reconhecimentos agregam muito valor a quem os recebe e por consequencia ao Estado do premiado.

        A midia de massa brasileira não é jeca, ela é partidarizada e atua em conluio explicito visando eleger “santos” ou “demonios”.

         P.S.: Já que é para encher o saco, suponhamos que FHC recebe-se este premio, então poderiamos dizer que ele foi premiado por uma instituição internacional largamente financiada pela Shell e a Chevron, dois dos maiores contribuintes da Chatham House.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador