JN pede desculpas admitindo erro de edição na acusação a Estrella

Jornal GGN – O Jornal Nacional, da Rede Globo, corrigiu uma informação divulgada, na última semana, em reportagem sobre a delação premiada de Pedro Barusco. A matéria afirmava que Guilherme Estrella estava envolvido diretamente no esquema de propina da Petrobras, por ter sido diretor de Exploração da estatal.
Mas ao contrário do que expôs o JN, Pedro Barusco, em seu depoimento à equipe de investigação da Operação Lava Jato, disse o oposto: “nunca viu ele [Estrella] participando de nada, falando de nada, que era muito reservado, e que, se sabia de algo, ou desconfiava, guardou para si”.
“Na diretoria de exploração, que foi comandada por Guilherme Estrella, o PT levava metade da propina, que variava entre 1% e 2%. Ou o valor integral. Ainda segundo Barusco, na diretoria de Gás e Energia, que foi comandada por Ildo Sauer e Graça Foster, a mesma coisa acontecia”, disse o apresentador. Mas Barusco isentou ambos de qualquer participação nos esquemas.
“Por um erro de edição, nós não dissemos que Barusco afirmou o mesmo sobre Guilherme Estrella”.
Assista aqui o vídeo do Jornal Nacional desta segunda-feira.
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

View Comments

  • Há uma tremenda malandragem

    Há uma tremenda malandragem editorial nessas "desculpas"  esfarrapadas do JN. Consiste no seguinte: Eles rapidamente se desculpam de "erros" cometidos em uma reportagem. Logo após, o truque: Eles repetem e reforçam a reportagem "errada" no final. Ou seja, a desculpa na verdade é usada para reforçar a tese global. A reportagem errada ganha assim um repeteco extra para que o incauto espectador global seja manipulado mais uma vez.

    Aliás, a sanha global de atacar a Petrobrás é o PT é tamanha que ontem colocaram o mapa do Maranhão no lugar de Sergipe. 

    O bom nisso tudo é que a audiência do  show do bonner&Kamel  continua despencando.

    • Espero que não se fique

      Espero que não se fique aguardando a groubo dar traço de audiência, para que tome uma posição de contestação dessa manipulação.

  •  
    Esse rapaz, ao cabo de

     

    Esse rapaz, ao cabo de tanta merda,  devera cumprir a mesma trajetória da jornalista que com ele dividia a bancada de locução dessa porcaria de jornal, ou seja, vai terminar vendendo presunto da Friboi.

    Orlando

  • Que vincularam o cara de

    Que vincularam o cara de sacanagem tenho certeza.Agora minha duvida se o motivo foi o nome dele conter Estrella.

    tentando reforçar olhem é estrela.

     

  • A casa vai cair

    Rede Globo vai morrer gorda...O Netflix já tah com umas novelas, não dou 3 anos pra casa cair, por isso o desespero do PIG.

  • Depois dos tucanos sairem

    Depois dos tucanos sairem ilesos do trensalão, acho que gostaria que o PT tomasse umas aulas com eles de como se safar ao invés de investigar qualquer coisa. É burrice, quanto mais investigam, mais a globo diz que são culpados e o povo acredita. O negócio é ser escorregadio como os tucanos. Eles estão certos. Roubam e continuam  numa boa roubando. Só têm 5% de voto segundo o Datafolha mas quem liga. Quando precisam a globo dá uma força e eles seguem em frente com as caras mais lavadas desse mundo, roubando como sempre e conseguindo 60% dos votos numa eleição. Piada não é mesmo?!

    • Mastercard... Não tem preço!
      Já comentei sobre esta jovem senhora antes e pelo vídeo nada mudou. Mas desta vez senti firmeza no entrevistado; finalmente alguém que tem pruridos e não aceita ser conduzido tão facilmente.

      Republicando:

      Esta Leilane já foi uma repórter respeitável, mas depois que ela foi para a Globonews comentar ad nauseum o julgamento da AP470, tornou-se uma paladina do noticiário. Raivosa, por diversas vezes deixou constrangidos seus entrevistados e comentaristas ao tentar induzir, direcionar respostas e ao forçar determinado viés às falas alheias. Aliás, tornou-se a marca de algumas apresentadoras de telejornal: a impressão é de que a qualquer momento vão descer do salto e rodar a baiana com as mãos nas cadeiras. Deve render pontos a favor com os patrões. Nos tempos que correm, cada emissora tem a Sherazade que merece.

  • Petrobras e anti-petismo

    Mídia anti-petista confunde a população sobre Petrobras

    Texto baseado na entrevista do ex-presidente da estatal, Sérgio Gabrielli,  à Rádio Brasil Atual, em 10/02/2015.

    A imprensa corporativa não cumpre o seu papel e presta um desserviço ao confundir a população brasileira sobre a realidade da crise por que passa a empresa.

    Primeiro, tem uma posição pré-definida de condenação, a priori, de tudo. Segundo, não tem nenhum interesse em esclarecer as coisas. Tem mais confundido do que esclarecido. Terceiro, trabalhado, muito fortemente, confundindo problemas policiais e criminais com problemas de gestão e de economia. E quarto, tem um viés claramente partidário. Tudo o que se refere ao PT está condenado, independente do que seja.

    Há interesse em confundir e criar um clima, que é irreal, de que a Petrobras vive em um mar de lama.

    Os casos de corrupção, apontados por delatores no âmbito da operação Lava Jato, não compromete o modelo de gestão da empresa: Se se verificar, analisar e comparar o que tem sido divulgado da íntegra dos depoimentos nas duas delações premiadas, diga-se, de funcionários de carreira, constata-se que os procedimentos internos da Companhia foram seguidos e que, se houve corrupção, foi fora da mesma, na relação dos envolvidos com os fornecedores, e com os fornecedores dos fornecedores e doleiros, portanto, não tem nada a ver com a vida interna da Petrobras e suas diretrizes da gestão empresarial.

    No afã condenatório, a grande imprensa esquece do histórico de conquistas da empresa, com sucessivos recordes, e da sua importância para o setor de petróleo e gás no país,  da grande descoberta do Pré-Sal e da política de expansão do conteúdo nacional, que viabiliza a expansão da cadeia de fornecedores, no Brasil, gerando emprego e renda para os brasileiros, no curto, médio e longo prazos.

Recent Posts

Trump considera sanções contra países que deixem de usar dólar

Taxação cambial, tarifas e restrição a exportações estão entre punições avaliadas pela equipe do candidato…

8 horas ago

Governo federal confirma continuidade da homologação de terras indígenas

Força-tarefa composta por ministérios, Funai, AGU e Incra busca acelerar processo; quatro processos devem ser…

9 horas ago

A conexão Nuland–Budanov–Tadjique–Crocus, por Pepe Escobar

A população russa deu ao Kremlin carta branca total para exercer a punição máxima e…

9 horas ago

Elon Musk vira garoto propaganda de golpe que pagou por anúncio no X

Golpe inventa uma nova empresa de Elon Musk, a Immediate X1 Urex™, que pretende enriquecer…

10 horas ago

Governo Milei segue com intenção de lançar ações do Banco de La Nacion no mercado

Apesar da retirada da lista de privatização, governo Milei reforça intenção de fazer banco oficial…

10 horas ago

Prêmio Zayed de Sustentabilidade abre inscrições globais

Prêmio para soluções sustentáveis passa a aceitar inscrições em português; fundos de premiação chegam a…

10 horas ago