Jornais omitem o real contexto da fala de Lula sobre condenados do mensalão

Jornal GGN – A entrevista que Luiz Inácio Lula da Silva concedeu à RTP (Rádio e Televisão de Portugal) repercutiu nos portais noticiosos e nas páginas dos jornais impressos brasileiros nesta segunda-feira (28). O Estado de S. Paulo e Folha decidiram dar destaque à avaliação do petista em relação à Ação Penal 470, mais conhecida como mensalão. Para ele, o caso, no futuro, será recontado, pois “o julgamento teve 80% de decisão política e 20%, jurídica”. “Esse massacre visava destruir o PT, mas não conseguiu”, disse, de fato.

Os jornais também destacaram o trecho em que supostamente Lula teria dito que os presos do mensalão – mais especificamente os petistas José Dirceu, Delúbio Soares e José Genoíno – não são “gente de minha confiança”. A Veja, por sua vez, sugeriu em coluna que Lula insinuou não conhecer os três personagens.

O contexto real das respostas dadas a Cristana Esteves pode ser confirmado na entrevista original (clique aqui para assistir na íntegra). A jornalista portuguesa vinha questionando Lula sobre os motivos pelos quais ele decidiu não se candidatar para as eleições presidenciais deste ano, tentando entender como um “político tão popular” abre mão dessa disputa.

A jornalista argumentou, inclusive, que a presidente Dilma Rousseff (PT) está a frente dos demais candidatos – Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB) – nas pesquisas de intenção de voto, mas que Lula estaria mais a frente ainda se aceitasse o desafio de retornar ao comando do Palácio do Planalto. Ela indagou, então, se teria o ônus político do mensalão arranhado a imagem de Lula.

Nessa hora, o presidente de honra do PT descartou a possibilidade de candidatura e explicou que, para ele, o que precisa ser dito sobre mensalão não têm a ver com indicações que ele fez ou deixou de fazer enquanto presidente da República. Daí o “não se trata de (ser) gente de minha confiança (ou não)”. Mas se é para falar em indicações, aponta Lula, que fique registrado que ele não indicou apenas os “companheiros de PT” para cargos públicos de peso, mas também os ministros do Supremo Tribunal Federal que julgaram o caso. “Cada um cumpre o seu papel”, frisou.  

Reproduzindo o trecho:

Cristina: Ainda se candidatar ou não?

Lula: Em política, a gente nunca pode dizer não. Mas eu já cumpri minha tarefa no Brasil. Eu sonhava em ser presidente porque eu queria provar que eu tinha mais competência para governar o país do que a elite brasileira. E provei.

Cristina: E Dilma está conseguindo provar [o mesmo]?

Lula: Dilma é uma mulher de extrema competência. É a primeira vez que uma mulher governa um país do tamanho do Brasil…

Cristina: Mas está abaixo de você nas sondagens. Estamos a cinco meses das eleições presidenciais. Até que ponto isso pode ser penalizador?

Lula: Ela vai ganhar as eleições.

Cristina: As sondagens dizem que sim, mas Lula da Silva estaria bem à frente…

Lula: Mas Lula da Silva não vai ser candidato, então não conta.

Cristina: Mas o que é certo é que sua popularidade acabou por não ser poliscada (sic) em situações em que ficou seu partido foi envolvido no caso do mensalão e, agora, no caso da Petrobras. Todas essas situações não beliscaram a sua popularidade?

Lula: Tem uma coisa que as pessoas precisam compreender: o povo é mais esperto do que algumas pessoas imaginam. O tempo vai se encarregar de provar que no mensalão você teve praticamente 80% de decisão política e 20% de decisão jurídica.

Cristina: Mas os homens de sua confiança estavam envolvidos…

Lula: Não, não, não se trata de gente da minha confiança. Tem companheiro do PT preso. Eu indiquei seis pessoas para a Suprema Corte, que julgaram, e acho que cada um cumpre com o seu papel. O que eu acho é que não houve mensalão, mas não vou ficar discutindo decisões da Suprema Corte. Eu só acho que essa história será recontada. É só uma questão de tempo para se saber o que aconteceu na verdade. Acho que tem muita coisa para se entender nesse processo, porque esse processo foi um massacre que visava destruir o PT. E não conseguiram. O que é importante…

Cristina: …É que para muita gente, poder virou sinônimo de corrupção. É isso o que está acontecendo?

Lula: O que é importante é que quando uma pessoa é honesta e decente, as pessoas enxergam nos olhos. Não adianta dizer que o Lula pratica qualquer ato ilícito porque o povo me conhece. Eu sou filho…

Cristina: …E o povo parece te querer de volta para resolver os problemas…

Lula: …Eu sou filho de pai e mãe analfabetos. O único patrimônio que minha mãe me deixou foi a conquista de andar com a cabeça erguida. Eu sei o valor de andar com a cabeça erguida. Eu sofri para chegar lá. Não é uma denúncia ou um adversário que vai fazer o Lula tremer ou ceder.

Cristina: Então está fora de questão o senhor voltar à vida política?

Lula: Eu vou ser cabo eleitoral da Dilma.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

View Comments

  • Boa entrevista de Lula

    Vi quase toda entrevista e achei que Lula estava muito bem. Pena não vermos boas entrevistas de Lula com jornalistas brasileiros, que são quase sempre agressivos com ele.

    Mas não foi apenas nesse momento que ele respondia à  uma questão anterior, quando a jornalista ja queria avançar para outra questão. Alias, ela cortou as respostas de Lula muitas vezes, o que da uma certa irritação porque o entrevistado tenta responder, mas o entrevistador parece não se interessar pelo que esta sendo dito. E a imprensa, malandra de primeira, vai sempre aproveitar uma brecha, para dizer o que não foi dito. 

  • Falha lança mais uma "sonda provocativa"

    http://glamurama.uol.com.br/joyce-pascowitch-acaba-de-descobrir-o-que-todo-mundo-queria-saber-lula-sera-candidato-a-presidencia-da-republica/

    Joyce Pascowitch descobriu o que todo mundo queria saber: Lula será candidato à Presidência

    O alto empresariado brasileiro, que tinha dificuldade em dialogar com o Planalto, pode começar a ficar mais tranquilo. O candidato do PT à Presidência da República deverá ser mesmo Lula. Ele já deu como certa nesse fim de semana, para amigos mais próximos, sua intenção de voltar ao posto. No PT, a decisão é vista com bons olhos, já que o partido não concorda com várias posições da presidente Dilma Rousseff.

     

    • Eu acho melhor

      pois a Dilma não se reelege e não é certeza que o Lula ganhe, mas com ele como candidato aumenta a chance. O Lula afirmava para os 4 cantos do mundo que a Dilma era competente e estamos vendo o contrário. A sua incompetência é clara quando insiste em manter certos ministros incompetentes e/ou trairas. Por exemplo, manter os ministros cardoso, mercadante e bernardo é ser muito incompetente.

       

  • O PT é a única seleção que

    O PT é a única seleção que disputa uma copa do mundo sem seu melhor time. Os governos do PT desde LULA jogam pra perder!

    De tanto tentarem um dia conseguem, aí quando LULA quiser retornar o golpe já foi dado. Uma emenda constitucional, quem sabe, tipo: "eleição em dois turnos" que à época visava impedir o PT de ganhar as eleições e governar com margem de 50% + 1 voto. conseguiram até 2002.

    A permanência de DILMA como candidata do PT, apesar do clamor popular, inclusive de setores resistentes ao partido dos trabalhadores, pelo retorno do ex-presidente nos dá a dimensão do personalismo que permeia as candidaturas em todos os partidos.

    O partido precisa reforçar sua bancada no Congresso e tentar superar seu principal adversário em três importantes praças eleitorais (MG, SP, RJ) e o craque do time diz não querer jogar pra não milindrar o jogador atuante, apesar da torcida bradar por substituição.

    Se DILMA faz ou não um bom governo isso pro senso comum é irrelevante, importa o que já está na boca do povo pelas armadilhas que foram montadas.

    Eu, um zé-ninguém, que não transito nos salões onde se fazem os acordos e alianças políticas tenho ouvido bastante e preocupado-me ingualmente: "em DILMA não voto, mas em LULA eu voto se ele se candidatar".

    O Partido já errou demais em suas escolhas e paga tragicamente por isso. Zé Dirceu encarcerado sem que no processo da AP 470 haja uma prova sequer que o ligue aos eventos denunciados deveria ser tomado como um exemplo dolorosamente pedagógico dessas más opções.

    Torço que 2014 não se torne um ano de tragédias políticas.

  • O que esperar do PIG?

     

    Agora, uma coisa anda me atormentando. Como é que um partido que está no mais alto poder do país pode continuar refém da mídia dessa forma? Não é possível que o PT não tenha dignidade suficiente pra virar o jogo. Acabei de ler aqui mesmo que a Petrobras só passa informações ao Globo e Estadão. Até quando este partido vai continuar se rebaixando desse jeito? Eles podem gostar de apanhar, mas nós do POVO não gostamos. Nós gostamos é de lutar e verncer e não ficar de quatro levando esporada e rindo como hienas.

    Já estou cansando disse partido que ganha eleição mas não assume o poder. Que nojo...

  • Os maiores corruptores e corruptos do século OS TUCANOS

    A midia brasileira no geral não tem compromisso com a verdade, são absolutamente MARRONS, o mais que sabem é denegrir pessoas e instituições para sobreviver. Fazem chantagem e denunciam quem foi chantageado, são verdadeiros ABUTRES, muitos trabalhando diretamente interesses que não podem confessar e representando grupos internacionais de grande porte como as corporations (um modovelado dos EUAde intervir) nos outros paises.

    Se falarmos de denuncias de desvios ou possiveis desvios de dinheiro publico o que desviou e subtrairam os tucanos / democratas e aliados, são de dar inveja ao Al Capone. São os maiores corruptores e corruptos do século em todo o mundo. O maior vigário de todos rí da sociedade e tem nas mãos os poderes inclusive o STF o que é de conhecimento publico mas ninguem tem coragem de puni-lo. 

    PUBLICAÇÕES são vexames para todos nós se difundidos no mundo, não há respeito pelo direito de resposta mesmo com a lei mais recente, qualquer suspeita ou denuncia semfundamento faz com que à margem da ética e das leis, estes meios de comunicaçãofazem verdadeira EXECRAÇÃO de uma pessoa ou de uma instituição sem o dever de reparar o erro e indenizar o prejuizo que causam.

    Lamento mas o pior dos crimes é o da traição e de lesa pátria que praticam esssesdesteseguimento midiatico criminoso.

     

    mario

  • Depois dessa entrevista aí é

    Depois dessa entrevista aí é que tenho a clara percepção que Dilma vencerá nas eleições para presidente. Com um cabo eleitoral de categoria e personalidade como o Excepcional  LULA  e o povão apoiando; teremos êxito. Salve Lula e Dilma, dupla imbatível.

  • Eu fiquei com a nítida
    Eu fiquei com a nítida impressão de que quando ele falou que nao se tratava de gente de sua confiança, estava referindo-se àqueles que tomaram a decisão que era 80% política.

  • Lula não dá entrevista ao

    Lula não dá entrevista ao PIG. Não fala para a rede Globo nem para os jornalões paulistas. Em plena campanha eleitoral avisou que não iria ao debate da Globo. E não foi.  Mas compareceu nos outros canais. O que fez muito bem. Tudo que ele disser sera usado contra ele. Não importa o que ele diga. Mesmo que recite um poema de Camões, ainda assim, sera usado contra ele. Não leio a Veja, nem Folha, nem Estadão, nem porcaria nenhuma. Não vale a pena.  Esses canalhas não dão tregua. Se Dilma ganhar essa eleição (e eu espero que ganhe) não sei como essa midia topeira, bufa, patetica e doente vai reagir. Eles não respeitam mais nada. Não sobrou nada...

  • Joyce Pascowitch descobriu o

    Joyce Pascowitch descobriu o que todo mundo queria saber: Lula será candidato à Presidência

    O alto empresariado brasileiro, que tinha dificuldade em dialogar com o Planalto, pode começar a ficar mais tranquilo. O candidato do PT à Presidência da República deverá ser mesmo Lula. Ele já deu como certa nesse fim de semana, para amigos mais próximos, sua intenção de voltar ao posto. No PT, a decisão é vista com bons olhos, já que o partido não concorda com várias posições da presidente Dilma Rousseff.

Recent Posts

Choques políticos em série refletem bagunça institucional, por Antonio Machado

O chamado ativismo judicial provoca rusgas institucionais desde o tempo do mensalão, antecedendo os ataques…

14 horas ago

Lei de Alienação Parental: revogar ou não revogar, eis a questão

Denúncias de alienação descredibilizam acusações de violência contra menores e podem expor a criança aos…

15 horas ago

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Os dois conversaram sobre o combate à desigualdade e à fome. Para Dilma, o papa…

18 horas ago

Exposição à poluição aumenta o risco de doenças cardíacas em moradores de São Paulo

Os pesquisadores constataram que pessoas que sofrem de hipertensão sofrem ainda mais riscos, especialmente as…

18 horas ago

Vídeo mostra a ação da polícia durante abordagem de Tiago Batan

Caso ganhou repercussão no interior de SP; jovem faleceu após ser baleado na região do…

19 horas ago

Roberto Campos Neto e o terrorismo monetário

É papel do Banco Central administrar as expectativas de mercado, mas o que o presidente…

20 horas ago