Categories: CidadaniaMídia

O que foi que fizemos para ter uma imprensa tão medíocre?, por Saulo C. Faganello

O que foi que fizemos para ter uma imprensa tão medíocre?

por Saulo C. Faganello

Em 2003 o saudoso Clóvis Rossi escreveu uma coluna da Folha intitulada ” Lula e Aristides”. Ele aventou a possibilidade que o destino de Lula pudesse ser o mesmo do presidente do Haiti. Fiquei indignado, trocamos e-mails e em um deles escrevi que o jornalismo da página 2 estava ficando parecido com o jornalismo esportivo. Ele se sentiu ofendido, mas enfim mantive minhas críticas.

Ontem em meu último dia de férias fiquei assistindo Globo News e CNN sobre a crise do “Ocidente” contra “Putin”. Só faltou pintarem Putin de vermelho e colocar chifres. Os assuntos eram travados com a profundidade de um pires de cafezinho. Em uma delas, o analista internacional da CNN Lourival Santana (gente boa, tranquilo) falou com certa ironia que a elite intelectual brasileira é antiamericana.

Se eu pudesse diria a ele que ficasse tranquilo pois a grande imprensa brasileira tem um comportamento que deve constranger a sucursal do Pentágono.

As abordagens em geral pouco sérias e carentes de profundidade. Acho que logo entrará em cena a turma do deixa disso e os europeus começarão a pesar melhor as consequências econômicas do impasse (ex. custo energético).

Lembro de uma frase da escritora Susan Sontag (falecida em 2004) onde, interpretando algumas reações pós 11/09,  ela disse mais ou menos isso: Ok. Choremos todos. Porém não sejamos todos estúpidos.

O texto não representa necessariamente a opinião do Jornal GGN

Redação

Redação

View Comments

  • "...O que foi que fizemos para ter uma imprensa tão medíocre?.." 1930. A Educação, Cultura, Informação fica nas mãos de Ditador Assassino. Em 1932 presenteia ABI com um Elefante Branco Superfaturado em Dinheiro Público e Corrupção. A seguir vem Assis Chateaubriand juntamente com Coronelato e Assassinos de Aluguel entre Filinto Muller, Tenório Cavalcanti, Bejo Vargas, Gregório Fortunato e tantos outros Jagunços como José Euclides Ferreira Gomes. Rede Globo e EditoraAbril a partir de outro Lacaio do Caudilho, um tal JK. Os Comparsas do Ditador Fascista estão prontos para promoverem o Revisionismo Histórico destes 92 anos. Das Escolas de Jornalismo da República de Juiz de Fora do comparsa Tancredo Neves começam a brotar os milhares de Jornalistas mineiros que encherão redações de Chateaubriand aqui em São Paulo. Posso citar centenas. Está armada a Fábrica de FAKE NEWS e Doutrinação que ajudarão a construir a desgraça destes 92 anos, que só começa a ser implodida partir de 2018. Pobre país rico. Mas de muito fácil explicação.

Recent Posts

Justiça determina novo prazo para prescrição de ações de abuso sexual infantil

Em vez de contar a partir do aniversário de 18 anos da vítima, prazo agora…

8 minutos ago

O que diz a nova lei para pesquisas com seres humanos?

Aprovado pelo Senado, PL segue para sanção presidencial e tem como objetivo de acelerar a…

59 minutos ago

Da casa comum à nova cortina de ferro, por Gilberto Lopes

Uma Europa cada vez mais conservadora fala de guerra como se entre a 2ª e…

1 hora ago

Pedro Costa Jr.: Poder militar dos EUA não resolve mais as guerras do século XXI

Manifestantes contrários ao apoio dos EUA a Israel podem comprometer a reeleição de Biden, enquanto…

2 horas ago

Economia Circular e a matriz insumo-produto, por Luiz Alberto Melchert

IBGE pode estimar a matriz insumo-produto nos sete níveis em que a Classificação Nacional da…

3 horas ago

Os ridículos da Conib e o mal que faz à causa judia, por Luís Nassif

Conib cismou em investir contra a Universidade Estadual do Ceará, denunciada por uma postagem na…

4 horas ago