Alaíde Costa, melhor do que sempre, por Aquiles Rique Reis

Uma das nossas maiores cantoras está completando sessenta anos de carreira. Mesmo com toda a festa que fizermos, toda homenagem que prestarmos, todas as mais lindas palavras que escolhermos, ainda assim tudo será pouco para o tantão que Alaíde Costa já nos acarinhou com sua voz afetiva.

Só que ela agora se revela também como autora, que cria valendo-se de um velho piano que lhe foi presenteado por Vinícius, e surpreende ao lançar Canções de Alaíde (Gravadora Eldorado, com apoio do ProAc). Nele, todas as músicas são de sua autoria, sendo quatro só dela e sete com parceiros diversos.

Chama atenção, por exemplo, uma inversão: Alaíde compôs a melodia de “Você É Amor”, enquanto Tom Jobim fez a letra. Nesta música, com arranjo de Giba Estebez (diretor musical do álbum), ouvimos apenas o piano do próprio Giba, o violão de Fernando Corrêa e a voz de Alaíde Costa. Com direito a um belo intermezzo de violão, Alaíde arrasa.

Para abrir o disco, Alaíde escolheu uma canção só dela: “Qual Palavra?”. Versos como Quisera encontrar a palavra capaz/ De um dia traduzir o meu amor, profundo amor/ Palavras não existem que possam te falar, são emoldurados por um belo arranjo de Conrado Paulino, ele que toca o violão, sola um intermezzo muito bonito e serve de amparo para ela cantar deliciando-se – e encantando a todos nós que a escutamos.

A terceira faixa tem duas músicas ligadas, “Ternura” (Alaíde Costa e Geraldo Julião) e “Cadarços” (Alaíde Costa e Hermínio Bello de Carvalho). As duas canções realçam o quanto Alaíde canta saboreando as palavras, deixando a impressão de que as letras são para ela um banquete que nos é servido em baixelas de prata e em pratos com frisos de ouro nas bordas finas. E ela degusta a poesia singular de Hermínio com tamanha ênfase que ao poeta restará se emocionar ao ouvir alguém cantar seus versos assim.

“Saída” (Alaíde Costa) é outra boa composição, interpretada apenas pela sua voz e pelo piano de Giba Estebez. Após uma linda introdução, vem ela, mais afinada do que sempre. Um intermezzo cria o clima para que a melodia volte a soar por suas cordas vocais.

Aliás, os arranjos são recheados de intermezzos e introduções. Sejam eles criados pelo violão, pelo piano ou pela flauta, os instrumentistas esmeraram-se e criaram belezas dignas de um álbum de Alaíde Costa.

Numa parceria encantadora com Geraldo Vandré, “Canção do Breve Amor” é um momento belíssimo do disco. É quando pela primeira e única vez ouve-se um contrabaixo acústico. Tocado por Mário Andreotti, somado ao piano de Giba Estebez, autor do arranjo, o baixo dá peso consistente aos versos de Vandré: Breve/ Como a perdida flor que longe floresceu/ E o homem não colheu pro seu amor.

Neste disco, Alaíde Costa confirma que o tempo conservou e amadureceu sua veia musical, deixando intacta a sua afinação, adicionando ainda mais sentimento e recriando a atmosfera de intimidade liberada àqueles que ouvem o seu cantar.

Aquiles Rique Reis, músico e vocalista do MPB4

Aquiles Rique Reis

Músico, integrante do grupo MPB4, dublador e crítico de música.

Aquiles Rique Reis

Músico, integrante do grupo MPB4, dublador e crítico de música.

View Comments

  • Sobre a parceria com Tom Jobim

    http://www2.uol.com.br/tomjobim/novidades_especial_alaide.htm

    Alaíde Costa revela música inédita de Tom Jobim
    por Luiz Roberto Oliveira, curador do site oficial Tom Jobim

    "Você é amor", parceria de Alaíde Costa com Tom Jobim, ainda não foi lançada em disco, mas a cantora apresentou-a num show, ocasião em que a música foi gravada ao vivo.

    Quase desconhecida do público, a parceria foi revelada meio por acaso, quando conversávamos com Alaíde sobre o bate-papo que gravaríamos para o site oficial de Antonio Carlos Jobim (veja o especial abaixo). A cantora, com sua voz inconfundível, já havia gravado várias músicas de Tom, e seria uma convidada à altura para comemorarmos o 76º aniversário do maestro.

    Eu já sabia que ela, além de grande amiga do poeta Vinicius de Moraes, era também sua parceira na canção "Amigo Amado". Mas a história que quase ninguém conhece é que um dia, em casa de Vinicius, Alaíde começou a tocar no piano o esboço de uma nova música. Tom Jobim estava lá, e se interessou pelo que ouvia. Logo começou a dar palpites na melodia e na letra, e sentava-se ao piano ao lado da cantora para sugerir alguns acordes. Esta colaboração continuou em outras ocasiões, até que deram a música por pronta. Embora o estilo de compor da cantora esteja mais presente, Alaíde atribui à participação de Tom importância decisiva para o bom resultado que conseguiram atingir.

    Tom aceitou o convite de Alaíde para que assinassem a canção como parceiros.

  • Alaíde, juntamente com a

    Alaíde, juntamente com a Elizeth Cardoso, forma o Duo das "Senhoras da MPB", não no sentido de idade, mas no de respeito à música ea seus fãns. Duas Damas, ficaria melhor.

Recent Posts

Trump considera sanções contra países que deixem de usar dólar

Taxação cambial, tarifas e restrição a exportações estão entre punições avaliadas pela equipe do candidato…

8 horas ago

Governo federal confirma continuidade da homologação de terras indígenas

Força-tarefa composta por ministérios, Funai, AGU e Incra busca acelerar processo; quatro processos devem ser…

9 horas ago

A conexão Nuland–Budanov–Tadjique–Crocus, por Pepe Escobar

A população russa deu ao Kremlin carta branca total para exercer a punição máxima e…

9 horas ago

Elon Musk vira garoto propaganda de golpe que pagou por anúncio no X

Golpe inventa uma nova empresa de Elon Musk, a Immediate X1 Urex™, que pretende enriquecer…

10 horas ago

Governo Milei segue com intenção de lançar ações do Banco de La Nacion no mercado

Apesar da retirada da lista de privatização, governo Milei reforça intenção de fazer banco oficial…

10 horas ago

Prêmio Zayed de Sustentabilidade abre inscrições globais

Prêmio para soluções sustentáveis passa a aceitar inscrições em português; fundos de premiação chegam a…

10 horas ago