Encontro de Batuqueiros no Distrito Federal

Jornal GGN – Desde terça-feira desta semana (11) até o próximo domingo (16), o Distrito Federal recebe o festival São Batuque 2014, que celebra a tradição cultural dos tambores, com oficinas de percussão e shows musicais. A programação para o final de semana conta com Encontro de Batuqueiros e Encontro de Capoeira.

Enviado por Assis Ribeiro

“São Batuque”: Festival que celebra a cultura dos tambores ocorre até domingo no DF

Do Brasil de Fato

Programação gratuita oferece shows e oficinas de percussão; apresentações acontecem em centros de tradição da cultura popular e de terreiros da região

A partir desta terça-feira (11), o Distrito Federal recebe o festival “São Batuque 2014”, evento que celebra a tradição cultural dos tambores no país. A programação, que ocorre gratuitamente e vai até o próximo domingo (16), oferece oficinas de percussão e shows musicais.

No final de semana, na Praça dos Orixás, na Prainha – na orla do Lago Paranoá, ocorrerá nove apresentações musicais do DF e de Pernambuco.

No sábado (15), as atrações serão os grupos Côco de Xambá Bongar, Filhos de Dona Maria, Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro e Canto Negro. Já no domingo (16), terá o “Encontro de Batuqueiros” e, em seguida, se apresentam Ilê Axé Oyá Bagan e Alafin Oyó. Às 18h, ocorre o “Encontro de Capoeira”, com Angola Nzinga e Nzambi. Quem fecha a programação é a pernambucana Karynna Spinelli.

Oficinas

Além das apresentações musicais, uma série de oficinas acontece em centros de tradição da cultura popular e de terreiros. Os espaços escolhidos são as sedes do grupo Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro (Asa Sul), dos Filhos de Dona Maria – Balaio Café (Asa Norte), Ilê Axé Oyá Bagan (Núcleo Rural do Córrego do Tamanduá) e Templo Espiritual Rosa Branca (Samambaia).

O ex-percussionista do Cordel do Fogo Encantado, Nego Henrique, o batuqueiro do Afoxé Alafin Oyó, Fabiano Santos, e o grupo Bongar, da Nação Xambá, participarão das oficinas.

O festival

O festival São Batuque nasceu em 2007, com o intuito de possibilitar ao público e aos artistas convidados um “mergulho nos diversos ritmos que compõem e que influenciam a música e a história brasileiras, destacando a singularidade e a pluralidade de nosso povo por meio dos instrumentos percussivos”.

O evento promove o encontro de artistas e mestres de manifestações artísticas com foco nas culturas de terreiro, como o samba de terreiro – pisado e de roda, o coco de xambá e o afoxé.

Redação

Redação

Recent Posts

Trump considera sanções contra países que deixem de usar dólar

Taxação cambial, tarifas e restrição a exportações estão entre punições avaliadas pela equipe do candidato…

6 horas ago

Governo federal confirma continuidade da homologação de terras indígenas

Força-tarefa composta por ministérios, Funai, AGU e Incra busca acelerar processo; quatro processos devem ser…

7 horas ago

A conexão Nuland–Budanov–Tadjique–Crocus, por Pepe Escobar

A população russa deu ao Kremlin carta branca total para exercer a punição máxima e…

7 horas ago

Elon Musk vira garoto propaganda de golpe que pagou por anúncio no X

Golpe inventa uma nova empresa de Elon Musk, a Immediate X1 Urex™, que pretende enriquecer…

7 horas ago

Governo Milei segue com intenção de lançar ações do Banco de La Nacion no mercado

Apesar da retirada da lista de privatização, governo Milei reforça intenção de fazer banco oficial…

8 horas ago

Prêmio Zayed de Sustentabilidade abre inscrições globais

Prêmio para soluções sustentáveis passa a aceitar inscrições em português; fundos de premiação chegam a…

8 horas ago