Categories: CulturaMúsica

Morre compositor Hal David

Morre aos 91 anos o compositor Hal David, parceiro de Burt Bacharach

Ele fez a letra de ‘Raindrops keep fallin’ on my head’, que ganhou o Oscar.
Segundo o ‘New York Times’, David sofreu um AVC neste sábado.

Do G1

Morreu neste sábado (dia 1º) aos 91 anos o compositor Hal David, conhecido por suas parcerias com Burt Bacharach, dentre elas a canção ganhadora do Oscar “Raindrops keep fallin’ on my head”, presente na trilha de “Butch Cassidy” (1969). Citando como fonte a viúva do letrista, o “New York Times” informou que a causa da morte foi um derrame.

Canções escritas por David, como “Don’t make me over”, “(They long to be) Close to you” (conhecida na voz dos Carpenters) e “Walk on by” (célebre na interpretação da cantora Dionne Warwick) foram incluídas no Hall da Fama do Grammy, principal premiação da música internacional. Já “What’s new pussycat”, “Alfie” e “The look of love” também foram indicadas ao Oscar. Ele também é escreveu as letras do musical da Broadway “Promises, promises”.

“Raindrops keep fallin’ on my head” serviu de fundo musical para uma das cenas mais memoráveis do cinema dos anos 1960, aquela em que Paul Newman, que interpretava o ladrão Butch Cassidy, faz acrobacias enquanto anda de bicicleta e brinca com a personagem de Katharine Ross. Dirigido por George Roy Hill, “Butch Cassidy” é coestrelado por Robert Redford.

Dentre as outras canções de autoria de Hal David, destacam-se “This guy’s in love with you” (que ganhou versão na voz de Dusty Springfield), “I’ll never fall in love again”, “Walk on by” (também gravada por Dionne Warwick), “What the world needs now is love”, “I say a little prayer” (outra cantada Dionne e ainda por Aretha Franklin), “(There’s) Always something there to remind me”, “One less bell to answer” e “Anyone who had a heart”. 

O compositor Hal David em registro do dia em que
entrou para a calçada da fama de Hollywood, em
outubro de 2011 (Foto: Gus Ruelas/Reuters )

Em seu obituário, o “New York Times” destaca que as letras de Hal David expressavam “súplicas cheias de angústia, vontades melancólicas, alguma sensualidade ou comentários irônicos, e às vezes tudo isso numa mesma música”. O jornal lembra ainda que o letrista conheceu tardiamente o sucesso: até 1958, ele jamais havia frequentado o top ten das paradas, o que só foi acontecer quando ele já estava perto dos 40 anos de idade, com “Magic moments,” gravada por Perry Como.

O texto faz uma comparação entre a dupla Hal David e Barcharach e os Beatles e Bob Dylan. Embora jamais tenham alcançado o status destes últimos, David e Barcharach compuseram “ruminações e declarações de amor jovem e corações partidos” que sobreviveram bem ao tempo. “Afinal, nem todo mundo foi para Woodstock”, observa o “Times”, referindo-se ao festival que celebrou um tipo de música um tanto distinto daquele feito pelos autores de “Raindrops”.

Luis Nassif

Luis Nassif

Recent Posts

Mandato de Sergio Moro no Senado nas mãos do TSE

Relator libera processo para julgamento de recursos movidos por PT e PL em plenário; cabe…

7 horas ago

Uma “Escola para Anormais” no Recife, em Água Fria, por Urariano Mota

Diante disso, quando respiramos fundo, notamos que a escola seria uma inovação. Diria, quase até…

7 horas ago

Praticante da cartilha bolsonarista, Pablo Marçal mente sobre proibição de pouso de avião com doações

Coach precisava ter passado informações básicas à base com 3h de antecedência; base militar tem…

8 horas ago

Enchentes comprometem produção de arroz orgânico do MST no RS

Prognósticos mostram que perda pode chegar a 10 mil toneladas; cheia começa a se deslocar…

8 horas ago

Nova Economia debate o poder da indústria alimentícia

Com o cofundador do site O Joio e o Trigo, João Peres; a pesquisadora da…

9 horas ago

Processos da Operação Calvário seguem para Justiça Eleitoral

Decisão do Superior Tribunal de Justiça segue STF e beneficia ex-governador Ricardo Coutinho, entre outros…

9 horas ago