A aberração da venda da Eletrobras

O anúncio de venda da Eletrobras para fazer caixa é uma das iniciativas mais aberrantes do governo Temer. A ideia da “democratização do capital” e a comparação com a Vale e a Embraer é esdrúxula. Ambas estão na economia competitiva enquanto a Eletrobrás é uma concessionária de serviços públicos, estratégica para o país.

A avaliação de R$ 20 bilhões equivale a menos da metade de uma usina como Belo Monte. A Eletrobrás tem 47 usinas hidroelétricas, 114 térmicas e 69 eólicas, com capacidade de 47.000 MW, o que a faz provavelmente a maior geradora de energia elétrica do planeta. É uma empresa tão estratégica quanto a Petrobras.

A Eletrobras está sendo contruída desde 1953 e exigiu investimentos calculados em R$ 400 bilhões do povo brasileiro. Além da capacidade geradora, que equivale a meia Itaiupu, a Eletrobras controla linhas de transmissão, seis distribuidoras e a Eletronuclear, empresa estratégica que detém as únicas usinas nucleares brasileiras.

O modelo elétrico brasileiro é uma obra de engenharia fanrtástica, resultado do pensamento estratégico de especialistas como Octávio Marcondes Ferraz, Mário Thibau, Mário Bhering, um conjunto de técnicos da Cemig – que também corre risco idêntico.

No governo Fernando Henrique Cardoso, o desmonte irresponsável desse modelo promoveu um encarecimento brutal das tarifas, que acabou tiraqndo a competitividade brasileira em vários setores eletro intensivos. Lá, como ágora, moviam-se exclusivamente por visão ideológica, sem um pingo de preocupação com a lógica de um sistema integrado.

O comprador com toda probabilidade será um grupo chinês que por 20 bilhões de reais assumirá o provavelmente maior parque de geração hidroelétrica do planeta. É realmente inacreditável o nível de improvisação, cegueira estratégica, leviandade suspeita atrás desse tipo de decisão de quebra-galho financeiro.

Nos EUA, o parque hidroelétrico, que corresponde a 15% da matriz energética , é estatal federal, porque lá se acredita que energia elétrica, que envolve recursos hídricos são de interesse nacional e não podem ser privados. Lá há muito cuidado com água, rios e represas e nunca se pensou em privatizar.

A ideia de privatizar estava obvia quando a rainha das privatizações da Era FHC  Elena Landau foi colocada como presidente do Conselho da empresa. Há um mês pediu demissão para não ficar evidente demais sua presença com o anúncio da privatização, ligando a lembranças de sua atuação no governo tucano.

Para completar o pesadelo, o Ministro de Minas e Energia é um rapaz de 33 anos, formado em administração de empresas pela FAAP, sem qualquer especialização na área e representando o histórico PARTIDO SOCIALISTA BRASILEIRO, de ilustres nomes como João Mangabeira, que deve estar se revirando na tumba com tal iniciativa por  um “socialista” pernambucano.

Luis Nassif

84 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A justiça não pode cancelar
    A justiça não pode cancelar essa venda como fez com a Cemig.

    Está na hora dos coxinhas da empresa tirarem as panelas do rabo e protestar

    Tem que gritar, chamar atenção .

  2. A safada da Globo está
    A safada da Globo está vendendo a ideia que a venda é necessária porque não houve investimento no governo Dilma.
    Fdp!?

      1. Não sei o que é pior = aquele

        Não sei o que é pior = aquele que defende uma tese ridícula dessa – um país tercerizar sua energia para outro país – porque está recebendo um por fora de quem vai se dar bem ou aquele que defende essa mesma tese por realmente acreditar que é o melhor para um país. Ah, e não nos esqueçamos que também estão entregando outro pilar básico de um país – sua capacidade de alimentar sua população – facilitando a venda de terras aos estrangeiros. 

        André, a elite brasileira está fazendo de tudo para ser tão fdp quanto foi à elite francesa que entregou seu país docilmente às garras de Hitler. Só que eu não consigo ver nenhum De Gaulle pra tentar limpar um pouco essa mancha que até hoje é motivo de vergonho pros franceses. Nossa sorte é que a Argentina tem uma elite que não é flor que se cheire, porque se fosse um pouco melhor, o país seria uma potência e provavelmente nossa elite já teria entregue o país aos nosso hermanos (rs)   

         

         

         

         

        1. Acreditar de fato que é o melhor para o país?

          Duvido que exista alguém tão estúpido,

          Todos, repito, TODOS embarcaram nessa nau com a mesmíssima motivação, sem qq traço ideológico: garantír a ponte para o futuro (deles), de preferência em Miami.

          Muitos ainda com o agravante de possuir fichas criminais extensas.

          Os estrategistas do golpe escolheram criteriosamente os vassalos nativos.

           

  3.  A privatização da Eletrobras

     A privatização da Eletrobras é prosseguimento da política de destruição do setor produtivo estatal iniciado por Collor. Processo que atingiu seu auge no triste período de FHC e foi apenas ligeiramente atenuado na era Lula. Jamais foi revertido; o PT não teve convicção ideológica ou a coragem política para repudiar esse pilar da política econômica neoliberal.

  4. Faz parte do plano

    Faz parte do plano estratégico da quadrilha neoliberal, chamado Brasil Colônia. Lembra também o romance “Não Verás País Nenhum.” 

  5. a quadrilha

    a quadrilha que tomou o poder, formada por bandidos do judiciário e legislativo, ternta mais um assalto ao patrimônio.

    independentemente do que digam os juízes corruptos, esta privatização é nula, pois as propostas de venda dos ativos foram rechaçadas pelos cidadãos-eleitores, que recusaram-na junto todos os candidatos a presidência que apresentaram programas de venda de ativos públicos.

    causa espécie, todavia, que o sr lula da silva, até agora, tenha se mantido calado a este novo assalto.

    o ‘lulinha paz e amor’ continua ativo?

    se continua, o mínimo que o sr lula da silva tem a dizer aos cidadãos eleitores, se for um homem decente, é que vai, novamente, se compor com os mesmos grupos como no passado.

    1. Primeiro, trabalhe

      Primeiro, trabalhe ininterruptamente para que os canalhas que formam maiorias na câmara federal e no senado sejam expelidos da vida política .

      Depois sim, VOCÊ poderá fazer este tipo de cobrança ao PRESIDENTE Lula  .

      1. Trabalhe vc é aprenda a votar
        Porque, por causa de bundas sujas que tecem loas cegas aos ambíguos pseudorepublicanos que a coisa está onde está.
        Até o Ciro Gomes – repito: ATÉ O CIRO GOMES já declarou que vai anular tudo isso.
        Por que o dr lula da Silva está mudo?
        Porque o ar lula da Silva, como já disse Guilherme Boulos continua com aquela ambiguidade de mais do mesmo.
        Por isso, tudo que se avançou em 13 anos, perdeu-se em 6 meses, e hoje estamos piores que no governo Dutra.
        Saia do seu cabide, digo, gabinete, e vai trabalhar ao invés de puxar saco do chefe.

    2. Lula falou a respeito

      Vc está mal informado (provavelmente pelo PIG). Lula falou contra a privatização anunciada da Eletrobras em discurso durante a caravana. O que mais ele pode fazer?

    3. ele não ficou calado

      “O golpista Temer acabou de anunciar a venda da Eletrobras. Hoje, anunciou a venda da Eletrobras. E eu preciso provar pra essas pessoas que a gente não tem que vender a Petrobras, a gente não tem que vender a BR Distribuidora, a gente não tem que vender a Eletrobras. A gente tem que criar vergonha na cara. Este país não pode continuar com complexo de vira-lata. Este país pensa pequeno, e quem pensa pequeno fica pequeno”, disse Lula no discurso.

      Fonte: http://www.nocaute.blog.br/brasil/lula-e-dilma-batem-duro-na-venda-da-eletrobras.html

  6. São centenas de torres,

    São centenas de torres, muitas erigidas em solos poucos densos, mas falta sangue nas veias dos brasileiros para respostas contundentes . 

  7. Calma pessoal. Para não

    Calma pessoal. Para não morrer de ódio com esse governo, primeiro pense o pior. Considere que ao término, se restar algo de pé no país, é lucro.

    Depois, pensem que se houver uma recuperação da sanidade mental de nosso povo, os governos seguintes podem reconstruir tudo de novo. Não esqueçam, o governo controla os preços da energia. Com uma política “adequada” de preços, as companhias que comprarem a eletrobras na bacia das almas agora podem querer devolver nas mesmas condições.

    O tempo perdido, enquanto não nos recuperamos, coloquem na conta dos coxinhas. Esse, nunca será recuperado.

  8. A tonica da midia

    A tonica da midia globalizada, incluindo Globo, Jovem Pan e BandNews é em torno dos “beneficios para o consumidor”. As promessas são magnificas, vão baixar as tarifas, tudo vai ficar maravilhoso. As globetes todas estão só preocupadas com a pergunta ” e como fica o consumidor? ” Para elas não existe o pais Brasil, o Estado como representação do Pais, se amanhã

    o Banco Central resolver acabar com o Real e instituir o dolar como moeda nacional, vão aplaudir entusiasticamente,  nen tem nenhuma noção de Pais, nem querem saber, se o Brasil é forte e respeitado não interessa, o importante é as ferias em Miami,

    essa é a “mentalidade Globo” que se espalhou pelo Brasil, perdemos a identidade como povo, seremos um grande Porto Rico.

     

    1. Eles não se percebem como

      Eles não se percebem como brasileiros. Eles acham que pertencem a uma elite transnacional; julgam que identidade nacional é uma ideia ultrapassada, sem sentido. Assim, compreendem mal o primeiro mundo do qual julgam fazer parte. Não percebem a sua posição subalterna na “nova ordem mundial”. Não têm brio, apenas aquela presunção tão típica dos serviçais dos verdadeiros senhores.

    2. você é um cara otimista,

      você é um cara otimista, André, ao achar que seremos um grande Porto Rico [rs]. 

      Eles só não pedem a troca do real pelo dólar devido à quebra da Argentina em 2001 com o fim da política estúpida de um peso poder ser torcado por um dólar. Aliás, a única besteira que o governo FHC não fez nos seus 8 anos foi instituir a paridade real-dólar. Não acompanhava política nessa épcoa, mas devia ter muita gente da imprensa que batia bumbo pra essa asneira. 

      País perfeito pra essa mídia co-mídia = país sem independência energétia e alimentar e sem poder mexer na sua própria moeda. 

       

       

    3. Exatamente

      Caro Araújo, o pensamento da direita é exatamente este, transformar o brasil em um Porto Rico ( que aliás tem 13% de desemprego, taxa similar a nossa ; dívida pública gigantesca, e crise econômica, muito de similar ao que temos. ).

      Nos tornaríamos então, na fantasia de nossa elite, uma mistura de Porto Rico com o Canadá.

      E para tanto,ainda faltaria substituir o Real pelo Dólar ( que terminaria de quebrar o que restou de nossa indústria )

      Na imaginação de nossa elite, faltaria transformar o Brasil num país bilíngue, com o Inglês ao lado do Português, faltaria instituir a Constituição Americana no Brasil, exatamente como é em Porto Rico, que quando aprova qualquer lei local, tem de levar para o Congresso Americano ver se aceita.

      E por fim anexariam nosso país aos EUA, onde nos delírios de nossos ricos, teríamos direito de livre acesso aos EUA. Nem os portoriquenhos conseguiram isto.

      Só falta perguntar o que fariam com os 200 milhões de brasileiros, uma vez que quase toda a nossa indústria quebraria. Por fim nesta fantasia sem limites, só sobrariam uns 30, 40 milhões de brasileiros, população similar ao Canadá.

      Aliás, fizeram um plebiscito em Porto Rico perguntando se queriam emancipação dos EUA. O povo negou a intenção de se emancipar, e disse que queria ser anexado em definitivo como Estado americano aos Estados Unidos. Mas o congresso Americano ficou de analizar se aceitava isto ou não, e estão analizando até hoje.

    4. Concordo
      a diferença do brasileiro para os cidadãos dos países centrais está na elite e classe média: nestes, são nacionalistas; no Brasil, entreguistas e apátridas da pior espécie.
      Os políticos e juízes são exatamente essa mesma merda.

    5. Caro André, vc é mesmo

      Caro André, vc é mesmo otimista

      Se depender de Globo e Jovem Pig, vamos ser uma colônia mesmo, quintalzão pros norte-americanos jogar seu lixo

    6. Hoje mesmo o Jornal O Globo

      Hoje mesmo o Jornal O Globo em seu editorial defende com unhas e dentes a privatização da Eletrobrás. Ou seja, a família Marinho que ficou multi bilionária no país e aqui encontrou todo apoio, agora trai o país.

  9. A comissão que a cúpula do

    A comissão que a cúpula do PMDB vai receber, é a Ponte Para o Futuro de várias gerações dos cabeças da quadrilha: Temer, Jucá, Moreira Franco, Geddel, Padilha. Ainda vai sobrar uma gorjeta para Aécio, Aloysio Nunes, e José Serra.

  10. sul

    Hoje escutei de passagem alguem falando que o próximo bem a ser vendido era um estado do sul.

    Não sei bem qual, se o Mato Grosso ou o Rio Grande. Do sul eu tenho certeza que ouvi.

    É o Brasil da hora da xepa!

  11. A bancada do PT já se
    A bancada do PT já se posicionou contra a privatização,lascou,AÍ É QUE VÃO PRIVATIZAR MESMO,pq o q querem SEMPRE, é mostrar quem é q manda,o povo quer uma coisa eles vão e fazem outra,reparem q o stf e parte do judiciário está assim tb,fazem o q querem, REALMENTE não há mais democracia aqui, é preciso assumir isso, já era o Brasil democrático!(sei tb q não era tão democrático assim aqui!)

  12. Lembrando que a Eletrobras

    Lembrando que a Eletrobras atua principalmente na geração de energia. Entregar grandes hidrelétricas nas mãos de empresas privadas é uma temeridade colocando em risco a segurança nacional.

  13. aberração…

    Aberração é o golpe!

    treme, quadrilha, globo, çerra, fegacê, gilmau, laércio, supremo, mouro, cia, juca, kunha, dalanhol, mirian, lobinho, romário, janó, pig, gedel, maia, igrejinha, milicos, paneleiros….

    Nessa feijoada só não tem povo!

    Não podia sair algo que prestasse. 

  14. Não é mais caso de

    Não é mais caso de impeachment nem cadeia, o lugar de Temer e asseclas é o manicômio judiciário.

    O mais impressionante são os que se dizem jornalistas de firmas do Instituto Millenium, Globo, Band etc. Incrível como não tem um que mostre o que significa privatizar atividade estratégica.

    Só aguardando pelo dia em que Temer e golpistas associados declararem que vão privatizar as forças armadas. E quem vai levá-las? Que tal a Academi, ex-XE e ex-Blackwater? E aí Bonner e Boechat vão dar as boas concomitantemente: “Receberão treinamento local e os melhores farão estágio no Iraque e na Síria. Os segundos praticarão defendendo o povo venezuelano do ditador Maduro.” Mais tarde Waack repetirá. Renata Lo Prete e Merval Pareira aparecerão, numa “falha” da ilha de edição, depois do jornal e durante os créditos, chorando e abraçados de alegria.

     

  15. não dá pra esperar

    A quadrilha do chefão Temer, com o apoio da mídia, do judiciário, do MP e da Polícia Federal vão acabar com esse país. Em 2018 não haverão eleições presidenciais, mergulharemos numa solucão autoritária que vai durar uns 20 anos e depois não restará pedra sobre pedra. Náuseas me assolam, nao tenho como estar vivo!!Não toquem no meu país. Uma mandato de três anos não podereia descartar-se, de maneira permanente, de um bem dessa natureza, pertencente ao povo brasileiro. Onde está a esquerda brasileira?!?!!?!??! quieta, esperando a eleição????? que eleição???

     

  16. À deriva?

    O país saqueado, o povo enganado e aqueles que detém parte do poder e são homens de bem, acovardados se limitando a pronunciar frases de efeito.

  17. Correção

    De acordo com um documento do Departamento de Energia dos Estados Unidos (https://www.energy.gov/sites/prod/files/2015/04/f22/2014%20Hydropower%20Market%20Report_20150424.pdf):

    – 49% da capacidade hidrelétrica do país pertence a agências federais

    – 24% da capacidade pertence a agências estaduais, empresas públicas e cooperativas

    – 27% da capacidade pertence a atores privados

    Cabe ainda ressaltar que 80% da geração de energia elétrica dos Estados Unidos está nas mãos de atores privados, e que as hidrelétricas representam apenas 6% da matriz de lá. Não estou defendendo nem o modelo de lá nem o daqui, mas acho importante que a argumentação esteja factualmente correta (já que 27% é muito diferente de zero)…

    1. Nada contra que no Brasil 80%

      Nada contra que no Brasil 80% também esteja em mãos privadas, desde que:

      1 – Não seja geração hidrelétrica, ou seja, não usem um recurso estratégico que pertence a todos.

      2 – Sejam usinas (térmicas, nucleares, eólicas) construídas desde início por investimento privado e não um roubo do patrimônio público.

      1. Perfeito! Quer cobrar

        Perfeito! Quer cobrar pedágio, entra cm pedido de viabilidade e constroi uma estrada onde não tem e está precisando! Simples assim!

    2. Acredito que sejam interesses
      Acredito que sejam interesses estrategicos diferentes.
      O Brasil é um país subdesenvolvido e dependente, na geopolítica mundial.
      Já o EUA é a potência mundial, carente de petróleo, capaz de tudo para consegui-lo, explorando países que tenham boas reservas, como a Venezuela que possui a maior reserva do planeta, ou o Brasil, com o seu pre-sal a ser explorado.

  18. A pajelança liberal que não muda nada

    É impressionante como o discurso da década de 1990 continua ossificano nas mentes e nos corações de certas camadas liberais da sociedade brasileira. Passaram-se duas, três décadas e uma crise econômica paradigmática que foi a pá de cal aos seus ideário. Eis que, ainda, a fórmula privatizante mantém-se totenificada como estátuas da Ilha de Páscoa na praia do Leblon, ou como estátuas de elefantes defronte ao Iguatemi Faria Lima.

    Interesse nacional? Desenvolvimento? Crescimento? Emprego? Puff… esqueçam. Se o mercado de Fusões & Aqusições tá em baixa, buxam outra do armário.

    A indústria da privatização voltou a todo vapor, com suas comissões milionárias para os participantes: Bancos de Investimentos + Escritórios de Direito Societário + Compliance + Auditoria : bienvenue a tous! 

  19. Por que chamar de ideologia a descarada safadeza?

    Canalhice, trairagem, assalto, entreguismo ou qualquer adjetivo semelhante não é mais correto?

    Quando milhões estiverem juntos e filiados ao Partido dos Trabalhadores essa história muda.

  20. Atitude

    Cabe aqui, aos políticos da atual oposição, expressar que na volta da democracia tudo isso será revertido, de modo que qualquer “investidor” de coisa pronta sem risco seja desestimulado e advertido desde já.

  21. Qual é o espanto? Liquidar o

    Qual é o espanto? Liquidar o patrimônio público e construir um anarcocapitalismo sempre foi o objetivo oculto de quem está por trás dos golpista. Só não vê quem não quer.

  22. Esse desmonte precisa ser

    Esse desmonte precisa ser apurado pelo governo que assumir  ..AÇÔES precisarão ser desfeitas e GARANTIAS às próximas gerações NÂO poderão mais ser negligenciadas

    THC soltou balão de ensaio c/a VALE  ..”neguim” pagou pra ver  ..e num piscar de olhos a empresa se foi pra sempre  ..com o MAPA da MINA e tudo  ..com conhecimento de MEIO SÈCULO sequer precificado  ..em 27% pro US$ 3 bi (três)

    A DIVIDA BRASILEIRA (que é usada como PARTE da justificativa) precisará ser renegociada como um todo, dentro duma estratégia de ESTADO, e não como tentam alguns hoje, vendendo o BRASIL aos pedaços, sem qq estratégia

    Outro setor que esta sendo desmontado é o dos CORREIOS de ALTISSIMA relevancia em tempos de MERCADO ELETRÔNICO

    ..fiquem atentos e anotem os nomes porque se o BRASIL AMADURECER, haverão muitos destes prestando contas a uma VERDADEIRA JUSTIÇA que ainda precisara renascer das cinzas deixadas pelos Gilma Mendes e S.Moro da vida.

  23. Muita saudade das estatais,
    Muita saudade das estatais, essas empresas estratégicas. Daquela época boa em que a gente tirava o telefone do gancho e esperava 5 minutos pelo sinal.

    1. Realmente, os serviços

      Realmente, os serviços privatizados são excelentes

      veja o caso da Light no RJ, com transformadores que explodem na rua, ou a Companhia de Gás do RJ, com bueiros que voam

      Em SP, não ficamos atrás: a Eletropaulo (que demora apenas 72 horas para reativar o serviço o caso de apagões; ou apenas 120 horas para trocar um cabo arrancado por caminhões ou galhos de árvores) prima pela eficiência. Mas vc irá dizer que os postes foram privatizados (pr aquele governador íntegro, honesto e leal, Zé Cerra) para uma empresa colombiana (a quarteirização da terceirização)

      Os telefones são sensacionais: quando não aparecerem cobranças estranhas (afinal, o serviço é barato, certo? Nossos serviçso telefônicos estão entre os mais baratos do mundo, inclusive os celulares), a linha fica muda, surgem ligações c ruzadas (será que a linha foi possuída por algum espírito maligno? Só pode ser, as empresas privadas são incapazes de prestar um serviço porco)

      Há outros serviços magníficos prestados pela iniciativa privada (ensino, principalmente o superior, saúde). vamos vender tudo, deixar de ser cidadãos e nos tornarmos acionistas. Raul Seixas dizia que a solução é alugar o Brasil, nãao sejamos modestos 

      1. povo condenado

        exato, falou tudo em poucas palavras.mas é impressionante a intoxicação idelógica do povo. isso tem que mudar, não dá mais, estaremos condenados a ser explorados em tudo, como mão de obra, recursos naturais, se possiblidade de sermos desenvolvidos de fato e com todo potencial para isso. 

    2. E apenas melhorar o serviço, não poderia?

      Apesar de todos reconhecerem que a telefonia brasileira era horrível, quando ela foi privatizada passávamos para uma nova etapa de evolução, com o surgimento de celulares, cada vez mais modernos.
      A telefonia, mesmo se estatal fosse, estaria praticamente no mesmo patamar da privatizada de hoje. Porque houve uma modernização nesta área. Muitos creditam à privatização a melhora no setor telefônico, esquecendo que as mudanças estavam ocorrendo, com o advento de diversas modernidades (a linha digital, celulares, etc).

  24. O Estado sempre quebrado…..
    O Estado sempre quebrado….. Apesar de cobrar tributos de PRIMEIRO mundo ter uma dívida extratosferica e NÃO realizar nenhum serviço adequado.MUITA CORRUPÇÃO !

  25. Prezados camaradas
    Há muitos

    Prezados camaradas

    Há muitos colegas advogados, e colunistas do GGN que também são (Como Fábio de Oliveira Ribeiro)

    Não podemos nos cotizar e impetrar uma ação pública contra isso?

  26. Se o ladrão temer realmente

    Se o ladrão temer realmente privatizar o próximo presidente deve anular a venda, temos que criar um cenário de total insegurança jurídica para que os potenciais compradores tenham medo de realizar o negócio.

     

  27. Erros factuais
    Sem dúvida, mais um texto brilhante do Nassif. Existem alguns erros factuais, que não tiram o brilho da análise, que menciono a seguir:
    – se a capacidade instalada da Eletrobras é 47 GW, não pode representar meia Itaipu, 14 GW. Se o valor da Eletrobras está correto, representa 3,4 x Itaipus.
    – desconheço o fato de que a Eletrobras seja a maior geradora do planeta. Seria maior geradora de fonte hídrica? Mesmo assim, seria necessário verificar a potência instalada das estatais chinesas. Existem grupos privados, fonte térmica, sobretudo, que são maiores que a Eletrobras.
    – a palavra fantástica está grafada errada

    1. erros….

      50% de Valorização num único dia. Seu Dinheiro no FGTS levará 10 anos para ter esta valorização. Alguém está ganhando muito dinheiro com suas Empresa Estatais e seu País.E não é você Otário Brasileiro. 

  28. Agentes de interesses estrangeiros
    Essa venda da nossa estatal mais estratégica, é mais uma prova do real objetivo dessa gente que se apossou do nosso país.
    Não são brasileiros, são agentes encarregados de cumprir um script já aplicado em outros países, e denunciado pelo ex-agente John Perkins em seu livro.
    O objetivo é criar esse caos no país, para mais facilmente destruir nossa indústria e tornar precário nosso mercado de trabalho.
    Assim poderão explorar nossa mão de obra que trabalhará por salários miseraveis, e iremos apenas produzir na agricultura, na extração mineral e petróleo, para eles.
    E isso não é teoria da conspiração!
    Isso é muito real! Já aconteceu em outros países e está acontecendo aqui e agora!
    Só espero que essa tenha sido a gota d’água que faltava para que nossas forças e lideranças se aliem ao povo para fazer o que deve ser feito e recuperar nosso país das garras desses agentes traidores.

  29. Privatização da eletrobrás

    Privatização da Eletrobras: um Novo modelo 
    Governo abre o capital da empresa e somente os sócios privados subscrevem.
    Governo perde a maioria do capital e a gestão.
    Nova empresa, já privada, adere a um novo modelo de concessão na geração da energia. Pelo novo acordo pode praticar preços de mercado (entre R$120 e R$200 o MWh). Hoje o preço é de R$ 35, nos termos da MP de Dilma de 2012, que renovou automaticamente as concessões em troca de redução do preço da energia). 
    Com as concessões, governo consegue 20 ou 25 bilhões para gastar (e até comprar novas votações na Câmara). Recursos entram como receitas primárias, ajudando nas metas.
    Os novos donos da Eletrobras ficam com os lucros.
    O povo fica com o aumento do preço da energia.
    Brasil perde a maior geradora de energia limpa do planeta e um importante instrumento para qualquer projeto de desenvolvimento.

  30. Eletrocutados

    O povo brasileiro foi eletrocutado e ficou com o cérebro vegetativo ao aceitar esses crimes contra o país. Esses crimes são comadados pelos grandes players mundiais que tem no governo federal comandado pelo maior entreguista traidor da história do Brasil, o libanês Temer e as famílias Mesquita, Frias, Marinho e outras porcarias mais o suporte para procederem como tal. Esses malacos só pensam na manutenção de seus bilionários patrimônios e estão pouco se lixando para o país.

  31. Venda da Eletrobras
    Há certas coisas que nunca vou entender.       Por mais que o Lula seja querido, é desproporcional a importância entre ele e o patrimônio do Brasil. Quando da audiência do Lula pelo juiz Moro veio à Curitiba correligionários de diversos lugares do Brasil, acamparam na Rodoferroviária, depois fizeram várias manifestações de protestos no centro da cidade.
     

          Quando do anuncio da venda da Eletrobras, não se move um dedo para protestar. Ou das duas uma:  ou o pessoal que apoia o Lula e o PT é a favor da “desestatização”, ou o importante é o Lula e os problemas do Brasil que se danem.

     

  32. Hoje que importa

    Parece destino. O povo brasileiro não sai da encruzilhada ancestral, desde sua formação como Pais. Tudo foi tentado desde a proclamação da republica politicamente falando. De um lado ao outro do espectro politico todos tiveram sua chance de mostrar a que veio e nada foi mudado para o povo. A região continua campeã na exclusão social e na desiquilibrada distribuição de renda. O equivoco principal de todos que tentaram foi o desprezo pelo individuo como cidadão, prevalecendo as vaidades os interesses mesquinhos a ganancia diante da cornucópia que se mostrava o potencial do Brasil diante da gana insaciável de quem estava no poder.

    Sempre ouvi dizer que Deus é brasileiro e parece que alguns acreditaram que o mana cai do céu e seria abundante e interminável. Por isto que até hoje o brasil é principalmente forte na exportação de commodities.

    Jamais houve uma politica factível que priorizasse a produção de bens de valor agregado. A indústria somente conseguiu até hoje voos curtos de galinha o brasil ainda depende das commodities agrícolas e só isto. É triste e desanimador.

    A construção de Brasilia foi um dos equívocos mais explícitos desta realidade triste de como o povo foi tratado, em vez de se construir um bunker para políticos se reunirem tratando do próprio interesse, seria mais racional investir na infraestrutura que até hoje fica a dever.

    Sempre planejou-se construir a casa começando pelo telhado, e infelizmente acabaram matando a galinha dos ovos de ouro.

    Em qualquer Nação prospera o mercado interno é o motor da economia estável, como esperar uma economia estável no Brasil se não existe povo?

    O que vigora no mundo em economia é o capitalismo. O capitalismo selvagem característica do brasileiro chegou ao fim. O que importa são os resultados que permitam ao povo inserir-se no mercado de consumo, aquela estória de prometer as benesses para o futuro não tem mais qualquer repercussão na alma dos povos. O que importa é o aqui e agora. O governo que permita o mínimo de estabilidade econômica que favoreça o consumo garante seu lugar no Poder.

    A principal dificuldade do Brasil é a necessidade de desmontar todo arcabouço populista e implantar novas condições estruturais que permitam segurança jurídica para as empresas que traga estabilidade econômica que favoreça as pequenas empresas crescerem de forma sustentável. Um novo ciclo virtuoso de crescimento. Um novo mundo.

    1. Da Transilvania para o blog do Nassif.

      Ilustre Conde, pelas suas perorações, melhor lhe ficaria a alcunha de Conde Drácula. As empresas privadas vão desenvolver o país? Quaquaquaraquá. Diga o nome de uma grande empresa brasileira do século XIX, durante o governo imperial? As empresas que surgiram no século passado foram tragadas pelo Plano Real (ninguém diz, mas foi altamente, recessivo, 22% de desemprego). Os outros 78% empregados, quando viram que suas condições objetivas de vida continuariam a piorar vida afora, tomaram vergonha e negaram voto ao Serra, em 2002.

      A “locomotiva brasileira”, São Paulo, tem a FIESP, que apoiou o golpe, certo? Errado! A FIESP é dirigida por um dono de…galpão! A empresa que lá existia, agora não existe mais, não tece mais pano, não desenha moda, não tem cronoanalistas, como havia antes da robotização. Nossos tecidos vêm da China, da Índia, outro dia, olhei a etiqueta da bolsa que vendem no supermercado para a gente botar as próprias compras. Foi feita no Camboja. Cambodge, era assim que a gente lia durante a Guerra do Vietnam, que não era do Vietnam, era dos Estados Unidos e o “teatro de operações” era na ex-infeliz terra vietnamita. Nossos industriais não sabem mais fazer pano, não sabem desenhar um tênis, quem sabia qproduzir uma barra de sabão já morreu, nossas bicicletas, das quais já tivemos orgulho, são montadas com peças da China, Hungria, República Checa, Ucrânia, Chechênia e outros lugares outrora exóticos. Hoje, os exóticos somos nós, que derrubamos uma presidenta legitimamente eleita, derrubada por “pedaladas fiscais” e deixamos no lugar um ladrão, com seu assessor fugindo esbaforido com mala de R$ 500 mil. Se pesarmos bem, são apenas US$ 150 mil. Então, deixá pra lá.

  33. E la se vai mais uma década perdida

    Prezado Nassif, que bom termos alguém como você comprometido com o Pais. Outro dia, numa dessas conversas de bar, um amigo brasileiro radicado na Italia desde os anos 80, disse precoupado o que sera do Brasil quando essa geração melhor estruturada intelectualmente se for? Sobrara uma geração intermeadiaria que à priori nos parece fraca. Estamos vivenciando tempos estranhos, como se de fato estivêssemos de volta aos tempos da Republica Velha. Nada se discute com a população. Tudo é decidido nos gabinetes. Vargas e tudo o que se seguiu parece que apagado. Voltamos a vender tudo para que os outros tomem conta de nos, desde as nossas riquezas às empresas estratégicas. Nem cem anos de solidão seria um castigo para Temer e seus apoiadores por tanta maldade que têm feito ao Brasil e aos brasileiros. 

    1. E lá…..

      (OESP23/08) “Presidente da Eletrobras diz que Empresa perdeu condição de competir….” Competir com quem? Propriedade nacional, dentro do nosso país, construída por brasileiros apenas para gerar Energia Eletrica para nosso território, fora Itaipu, que ainda permite condição extremamente vantajosa. Até quando, donos do país mais rico do planeta, continuaremos prolongando miséria de forma tão estúpida e medíocre? É inacreditável nos deixarmos ser tão limitados.   

  34. Pré-sal – revelado plano pro “BraZil”: pobreza, exclusão e etern

    Pré-sal – revelado plano pro “BraZil”: pobreza, exclusão e eterna dependência

    Por Romulus

    Terrível é pensar que, se for para reverter (no futuro) o atual desmonte, levará ao menos os mesmos 10 anos do início do século.

    E isso apenas para voltarmos aonde estávamos!

    Pior:

    – Teremos perdido o bonde no desenvolvimento da tecnologia para explorar o Pré-sal.

    – Pré-sal esse que, depois da descoberta – no Brasil!, já passou a ser explorado em outros locais com o mesmo perfil geológico na Costa Africana, Golfo do México, etc.

    *

    O plano “deles” é esse: tornar-nos NOVAMENTE dependentes de importação de produtos, serviços e…

    – … tecnologia!

    *

    Uma estratégia de desenvolvimento apenas para poucos exige uma base de recursos naturais enorme em relação a um total da população pequeno. Isso é para países como Austrália, Chile, Emirados Árabes e Qatar.

    Esse, definitivamente, não é o caso do Brasil, com os seus quase 210 milhões de almas!

    Não há solução para o país – ao menos para quem vive nele e não pode (e não quer!) imigrar para Miami ou converter-se em “neo” senhor de engenho escravocrata – a não ser se desenvolver, complexificando a sua economia.

    (incluindo TODOS os tais 210 milhões!)

     

    LEIA MAIS »

  35. Importância de pluralismo jornalístico com qualidade

    Boa tarde Nassif,

    Gostei da ideia do seu artigo, mas sinceramente, não sei se você o escreveu ainda na cama, tomando café, ainda sonolento.

    Quanto erro de tipografia (tiraqndo?), acento em “ágora”?

    Estou pensando em assinar e contribuir para páginas de de jornalismo independente. Mas é difícil achar algum que valha a pena e tenha mérito.

    Estou estupefato com nossa mídia escrita, acho que deveríamos ter um melhor esmero com nossa língua, senão ela vai virar um lixo.
    Acompanho jornalismo e leio períodicos independentes. Domino francês, inglês e italiano e consigo ler muitas coisas de qualidade nessas línguas. Passei uma temprada na Itália agora e fiquei deslumbrado com a pluralidade do jornalismo impresso naquele país. Muita coisa boa para ler e de pontos de vistas diefrentes, com jornalismo qualificado e em boa língua.O que estamos fazendo com nosso português?

    Nossa grande mídia copia e cola da reuteurs, mas não acho válido sermos complacente com “qualquer” jornalismo independente.

    Fiquei feliz em ver que na Zero Hora os jornalistas estão utilizando o pretérito-mais-que-perfeito, com frequência

     

    Att

  36. Black-out

    No nivel de descontrole institucional em que se encontra o Brasil, um blecautezinho de 24 horas poderia “dar uma luz”. Se não adiantar, dá-se dois, tres , até aprenderem.

  37. Apego

    Não me admira certos partidos serem contra essa ampliação de capital privado na Eletrobrás, e contra qualquer outro tipo de desestatização, através do argumento de que é patrimônio do povo, que não pode ser vendido, que é entreguismo, etc… Pra mim esse apego está mais associado ao fato de que quanto menor a participação do Governo nessas empresas menor a possibilidade de cargos servirem como moeda de troca para apoio político, e principalmente de financiarem os custos de campanha do partido, basta ver a sangria de Bilhões pela qual sofreu a Petrobrás, a própria Eletrobrás, e as outras Estatais. Acho que falta a esses partidos e sua militância o entendimento de que toda essa sangria (roubo) e os prejuízos são pagos pelo povo, a perda de valor das companhias pelo excesso de intervenção e os péssimos resultados são pagos pelo povo. É compreensivel um Governo manter empresas sob seu controle por razões estratégicas e de interesse nacional, mas o que a gente viu de fato foram grupos políticos tomando-as de assalto, para interesses pessoais e partidários, o gigantismo dos esquemas de corrupção e financiamento eleitoral descobertos recentemente derrubam qualquer argumento de Estatização, assim como as desastrosas intervenções.

    1. “Povo” que ganha com a

      “Povo” que ganha com a valorização???? que povo??? que valorização??? sobe e desce diario da bolsa é só para especulador !!!!

    2. Nada dessas historinhas que
      Nada dessas historinhas que você cita justifica entregar de graça um patrimônio construído durante décadas para controle prioritariamente estrangeiro. Se estás preocupado com eventuais desvios por parte dos agentes públicos, isso poderia ser drasticamente reduzido com uma efetiva fiscalização e uma grande participação popular, enquanto privatizar é roubar por inteiro!

    3. Vão pagar o pato depois de privatizar…
      Olha so o pensar dos coxinhas. Achar q vender o patrimônio estrategico do país acabará com a corrupção e enrriquecera o país.Veja tudo isto ao contrário. Lenbra das Teles? Pra onde estão indo os nossos lucros da telefonia. Tu achas que os chineses vão pegar os lucros, que agora vão pra os cofres públicos, e deixar no caixa do governo? O Brasil criou essa empresa estatais a fim de obter receitas. Entregar a preço de banana pra capital estrangeiro, nos levará ao fundo do poço. Tu aguentas sustentar os três poderes pagando altos tributos? Se com elas tu reclamas,imagine quando não tivermos mais.

      1. Lucro?

        Que lucros Hélio? A empresa vinha acumulando 4 anos de prejuizos bilionários, com exceção do ano passado. Tarefa difícil encontrar estatal que dê lucro que não tenha monopólio, lucro com monopolio é fácil, quem paga caro é a população, pela falta de concorrência. Nossos impostos são altos pela ineficiência do Estado, a mesma ineficiência comprovada na gestão das Estatais. 

      2. Lucro?

        Que lucros Hélio? A empresa vinha acumulando 4 anos de prejuizos bilionários, com exceção do ano passado. Tarefa difícil encontrar estatal que dê lucro que não tenha monopólio, lucro com monopolio é fácil, quem paga caro é a população, pela falta de concorrência. Nossos impostos são altos pela ineficiência do Estado, a mesma ineficiência comprovada na gestão das Estatais. 

      1. Não senhor, a vaca vai

        Não senhor, a vaca vai continuar lá mais gorda do que nunca, gerando mais empregos, pagando mais impostos, e gerando mais divisas ao Governo que continua sócio da empresa, assim como a Vale, Embraer, e outras…

        1. Intoxicação ideológica

          meu caro, vc está intoxicado ideologicamente. o preço da energia vai aumentar muito, impactando negativamente a produção do país, mas a maioria dos poucos industriais que ainda existem por aqui não enxergam um palmo à frente. não é só a venda, mas terá mais especulação com a energia, eles vão intensificar o tal mercado spot, muitos vão ganhar sem produzir nada de energia. tá bom pra vc?

    4. Não é bem assim

      Cara, para pra pensar.

      Que ingenuidade é essa sua? Desde quando algo privado sinifica transparência ou honestidade?

      O Brasil é um papis em desenvolvimento, os recursos  e estruturas estratégicas são de fundalmental importancia para fomentar o desenvolvimento socioeconomico do país, fundamental.

      Ineficiência e corrupção não é exclusividade do Estado, nunca foi, vc não está vendo a coisa de forma ampla, amplie sua macro visão, temos varios e varios serviços de referência em empresas estatais, como tambem temos serviços e produtos deploráveis de empresas privadas, um mundo não é perfeito, em paises pobres e complexos como o Brasila é mais imperfeito ainda. Como é possivel um adulto ecreditar nessa balela que empresas de capital que pautam seus lucros em dollar possam oferecer tarifas mais barato? É algo impossivel.

      Os ativos brasileiros jamais deverão ser entregues por conta de uma anomalia ou outra que pode sim ser superada dentro da estrutura do Estado, um bem publico pode ser ampla e democraticamente debatido seus rumos, o privado, jamais. Pensa grande e não em soluçoes mágicas.

    5. Ingenuidade.

      E o que você acha que acontecerá com a política em um país com o gigantismo de empresas privadas? Negócios de bons samaritanos?

    6. ELETROBRAS

      Como se as emprtesas privadas – ou privatizadas – não corrompessem, como se pode ver no âmbito da Operação Lava Jato, na qual, vossa excelência, pelo viés ideológico, deve acreditar. ORA FAÇA-ME O FAVOR! 

  38. Nassif,os golpistas ABUSAM pq
    Nassif,os golpistas ABUSAM pq sabem q o povão não tem a devida noção do que significa isto,eu mesmo era assim até conhecer os blogs independentes,me sinto um aluno sendo escolarizado,INFORMAÇÃO É TUDO!
    VAALEU NASSIFÃO CABRA BÃO !!!

  39. Gourmetizaram as privatizações

    Seja “in”, rs…

    A pizza de picanha e a de tomate seco, rúcula e mussarela de búfala já saíram de moda. Fazer a rimazinha “ônus e bônus” ainda há quem use. Dizer “a nível de”, por sua vez, já caducou.

    A moda agora é dizer “desestatização”, eufemismo novolinguístico para a conhecida privatização. É que “privatização” já está associada – e com motivo – a coisas nefastas para as pessoas.

  40. Dica

    Eletrobrás é o boi de piranha, Nassif.
    É claro, um boi de piranha cuja carne é 100% filé mignon. O efeito será igual ou pior do que a Vale: quem no Brasil sabe o que a Serra dos Carajás representa no mercado mundial de produção de minério e de metais? Uma riqueza que se esvai do país, material e financeiramente.

    Mas a jóia do rei do novo anúncio de privatizações é outro, Nassif. Uma dica: olhe o exemplo da Grécia.
    O neo-colonialismo se aprofunda a passos ligeiros.

    Cada vez mais, a possibilidade de impedir esse processo em 2018 vai se tornando cada vez mais improvável.

  41. A banca londrino/novaiorquina

    A banca londrino/novaiorquina já nos vende aos chineses, caro Nassif. Game is over.

    A elite paulista e seus caudatátrios país afora queriam se livrar do PT e se ofereceram à banca. Que nos seus acertos com os chineses nos entregaram a estes, em troca de ficar com o Pre-Sal, é claro. Fomos loteados; do mesmo modo que os mesmos chineses o foram em meados do século XIX, e assim continuou até a Segunda Guerra. Tomara Deus que não, mas o país acabou. A-CA-BOU!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador