A Anatel e as outorgas de frequência

O caso do empego de José Dirceu no Hotel Saint Peters trouxe à tona uma das grandes manipulações que ocorrem na área de frequências para emissoras de rádio e televisão. Trata-se de um jogo que acontece desde os tempos militares, mas que se manteve durante todas essas décadas: a possibilidade de, através de arranjos, donos de concessões no interior conseguirem transferir a antena central para áreas populosas.
 
A mídia denunciou o caso da rádio Alpha, pelo fato de seus proprietários serem também do Hotel Saint Peters. Mas trata-se de uma prática disseminada. Aliás, o próprio grupo iniciou a montagem de sua rede de emissoras ainda no regime militar, através desse mesmo expediente.
 
Em Manaus, o proprietário da CBN local, dono de uma ficha polêmica, conseguiu fazer o mesmo com concessões do interior. Como é do sistema Globo, a manobra passou em branco.
 
O inacreditável é que até hoje, a emissora federal TV Brasil não conseguiu frequência na TV aberta de São Paulo
Luis Nassif

9 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. No caso da TV BRASIL quando

    No caso da TV BRASIL quando eu falo que o PT em algumas áreas, não é governo, está governo…

    E se o governo não consegue frequência em São Paulo, o José Dirceu consegue? Quem da Anatel vazou para a imprensa  o fato do grupo empregador do Dirceu ter conseguido frequência?

     

    1. calma Vera

      neste caso não é conseguir frequência, que a emissora já possui, o problema é mudar ela de local, contrariando o projeto de distribuição de frequências. 

      quem decide e autoriza isso é o ministério das comunicações, a anatel só fiscaliza o que é autorizado pelo mc!

  2. Tudo isso que vc falou,

    Tudo isso que vc falou, Nassif, é verdade.

    Só não acho que cabe para a cidade de São Paulo…

    Alguém tem números de quantas transferências deste tipo aconteceram em Sampa nos últimos tempos?

  3. Dois exemplozinhos de MG: a

    Dois exemplozinhos de MG: a Jovem Pan, da família Neves, é na verdade a rádio Arco Iris, de Betim. E a poderosíssima Itatiaia pertence ao município vizinho de Nova Lima. He he he he…….

  4. “O inacreditável é que até
    “O inacreditável é que até hoje, a emissora federal TV Brasil não conseguiu frequência na TV aberta de São Paulo” É por isto que, algumas vezes, tentei sintonizar o Brasilianas aqui e não consegui. Tá explicado. Para quem assistiu “A Revolução não será televisionada” e viu Chavez tornando o canal estatal venezuelano em contraponto oficial ao oligopólio midiático golpista, impressiona a ilimitada subserviência do governo brasileiro.Para eles, é mais vantajoso tentar aparecer bem na foto do Jornal Nacional do que democratizar a mídia. Mudar o time que está ganhando pra que né?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador