A Globonews e a agonia do pensamento monofásico, por Luis Nassif

Confesso que sempre fiquei agoniado com o pensamento monofásico, aquele em que a pessoa desenvolve UM raciocínio, com UM ângulo apenas de análise e entra em tilt se o interlocutor ousa colocar uma azeitona que seja no seu prato.

Com Zélia Cardoso de Mello era assim. Quando Zélia pensava parecia que sua cabeça doía. Era incapaz de juntar dois ângulos em cima do mesmo tema.

Ao longo da minha longa carreira jornalística, conheci outros tipos assim. Cristovam Buarque era um deles, desde os tempos de militância de esquerda.

Dilma Rousseff fazia outro tipo, da teimosia, sim, mas mais elaborada. Você queria saber a razão de ter aumentado a Selic, ela fazia digressões sobre o fim do quantitative easy pelo FED. A rigor, não havia correlação óbvia entre ambos, mas questionar seu raciocínio exigia do interlocutor entrar em uma série de outros conceitos. Enfim, não era pensamento monofásico.

Mas o que ocorre hoje em dia na Globonews é algo inédito: a epidemia de pensamento monofásico em uma emissora que se pretende ser a vanguarda do intelectualismo televisivo. Pobre país!

Funciona assim: o repórter coloca UMA questão para o entrevistado e só admite UMA resposta. Se o entrevistado ousar elaborar minimamente sua resposta, dá um tilt e, como dono do espaço, o repórter corta a resposta e exige a volta ao script da casa. É tico ou teco, e não venha confundir minha cabeça!

Não foi por outro motivo o espanto de Kátia Abreu, ante a insistência do colunista Gerson Camarotti para que ela respondesse a resposta padrão, para que ele pudesse recorrer à tréplica padrão.

Gerson, Mirian Leitão e Andreia Sadi se tornaram os campeões desse estilo inacreditável de jornalismo, vindo de um canal de primeiro nível.

Mirian insistindo na autocrítico dos erros do PT. Jogava a bola para Haddad. Este analisava o período de 12 anos do PT e, no período final, admitia os erros cometidos por Dilma. E a entrevistadora:

– Mas, candidato, se não fizer a autocrítica, como iremos acreditar que o PT mudou?

Aí toca Haddad pacientemente responder que ao mencionar os erros de Dilma, ele estava fazendo a tal autocrítica solicitada. E ela:

– Mas candidato?

Andreia Sadi recorreu ao bordão da conversa entre Lula e Haddad sobre a eventualidade ou não de um indulto presidencial a Lula. Não estava interessada em saber a opinião de Lula ou de Haddad, mas exclusivamente se houve a conversa sobre o tema entre ambos, como se a simples conversa fosse a prova do crime.

É inacreditável! É evidente, óbvio, lógico que conversaram sobre o indulto. O país inteiro discutindo o indulto, e os dois principais atores – Lula, o preso, Haddad, se presidente eleito – não iriam discutir?

Ai Haddad pacientemente explicava que conversaram. Pronto, a admissão de culpa:

– Então conversaram!, vibra a repórter por ter seu “furo” confirmado.

Haddad ainda se dá ao trabalho de explicar que conversaram porque o tema já tinha saído nos jornais.

– Mas Lula disse que não quer indulto, quer ser absolvido.

– Mas conversaram!, vibra a repórter.

– Conversamos, claro, mas Lula disse que a melhor resposta foi de Ciro,  que disse que Lula é inocente e tem que ser absolvido pelos tribunais.

E a repórter, com o sorriso fulgurante de quem descobriu o mais recôndito segredo político do momento:

– Então, conversaram!

Socoooooooooorro!

 
Luis Nassif

36 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Eu não chamo a “elite”

    Eu não chamo a “elite” brasileira de escória sem motivos. O que você viu nos “repórteres” (entre aspas por razões evidentes) se repete nos empresários, políticos e banqueiros.

  2. Imbeciloides.

    O que se deve esperar de uma pessoa cujo padrinho de casamento é Aécio Neves? O que se pode esperar de uma imbeciloide que fez jornalismo, deixou isso de lado e comenta sobre economia como se economista fosse, desancando que estudou, e pior, ERRANDO 100% do que fala? O que se pode esperar de um energúmeno/ Porque o tal Camarotti só consegue ser isso.

    1. motivo provável…

      na Globo, ter conhecimento é aparentar ter interesse

      pode reparar : não são chamados para entrevistas, são chamados para servirem de escada

      1. lamentável o que fazem com certos profissionais…

        nenhum é reconhecido profissionalmente, sem que isso lhe custe a inocência ou a liberdade para trabalhar

        em tese, escravidão jornalística

  3. adequado

    Quem assiste globo por gosto merece! Atrás dessa alfafa que os homens de bem (éca) vão. Compram pronto e vem com a idéia arrumadina! para despejar no petralha da vez.

    -Poha, quer dizer que não há prova? Contra o goleiro Bruno também não há prova. Nunca acharam o corpo! O tripec é dele. O sítio também é. Voce sabia que o filho milionário dele era ajudante de zoológico?

    Ai de você se tentar treplicar. O homem de bem (blearg!) cresce mais que o Incrível Hulk e fica muito mais verde!

  4. > Você queria saber a razão

    > Você queria saber a razão de ter aumentado a Selic, ela (Dilma) fazia digressões sobre o
    > fim do quantitative easy pelo FED. A rigor, não havia correlação óbvia entre ambos

    Acho que este foi um exemplo ruim, pois o aumento da taxa de juros dos EUA tem efeitos nos juros globais…

     

  5. estamos perdidos

    oi Luís, se é isto que prepondera no debate público estamos e estaremos literalmente perdidos por um bom tempo!

    Socorro! abraços

  6. Tá Feia a Coisa, Mesmo Quando Bonita

    E se não bastasse terem CONVERSADO, a ‘bonitona’ ainda ganhou o Comunique-se 2018 pelo Blog, vencendo Kotscho e Sakamoto, é mole?

  7. É BEM ASSIM…

    Aconteceu algo semelhante na entrevista com Ciro no JN sobre a proposta dele de limpar o nome dos endividados no SPC. Não sei se vou conseguir contar com clareza, mas foi patético.

    Bonner insistiu três vezes que Ciro estava prometendo algo que não podia cumprir. E Ciro explicando que o governo não ia pagar as contas das pessoas, mas promover negociações ou algo assim. E Bonner insistindo… Tanto foi que Ciro disse algo como ” eu prometi que vou limpar o nome dos devedores”. E Bonner pulou na cadeira : aha !!!! então o senhor falou o que eu disse !!!!!! Adorei o “aha” (te peguei), uma reação quase infantil.

  8. São “tautistas”

    Quando conheci os telejornais europeus vi mais nitidamente o padrão globo plastico e raso de jornalismo. Ja era assim desde, pelo menos, os anos 90 e so tem piorado. Recentemente li uma entrevista com uma sociologa que trabalha numa universidade em Israel e que escreveu o livro “Happycracia: como a industria da felicidade tomou o controle das nossas vidas” tradução livre do titulo em francês, no qual ela expõe o totalitarismo do individuo, que não admite diferenças, sobre a sociedade. Eh possivel fazer uma correlação com o grupo Globo, principalmente seu canal de televisão, em que a sua verdade é a verdade unica e sobrepõe a todas as demais formas de pensamento, mesmo quando os fatos os contradizem, continuam afirmando a mesma ideia (tautismo) e formam assim um individuo sem muitas condições criticas de entender e analisar o que vê e ouve porque se acostumou a receber idéias prontas num mundo de simplismos onde o bem, ou seja o grupo Globo e seus trabalhadores (jornalista é trabalhador), encarnam o bem e o resto ou é suspeito ou é o mau declarado.  

  9. Camarotti tem serios

    Camarotti tem serios problemas de  linguagem, usa duas muletas sem respeitar limites, o ISSO DAI e VOCE ALI TEM, em cinco minutos repete essas expressões no minimo quinze vezes, Miriam Leitão é a voz tumular da Casa Mal Assombrada, a Sadi é a moldura do vazio, não tem bagagem cultural e intelectual, vivencia e maturidade, é apenas a moça da vez para dar um ar jovem ao time de veteranos, faltaram por obvio nesse pelotão as duas melhores jornalistas de politica da casa, Renata Lo Prete e

    Natuza Nery, que não se prestam a esse papel abominavel de anti-jornalismo.

     

      1. Sadi é uma reciclagem da

        Sadi é uma reciclagem da Eliane Catanhede, a mesma frivolidade e falta de conteudo e profundidade na analise , hoje a Catanhede no programa EM PAUTA comentava o resultado do IBOPE e soltava gritinhos com a ascensão do Bolsonaro, dizendo ” a cada pesquisa ele sobe dois pontos e ´é de gente qualificada”, como ela sabe que são qualificados?  Catanhede é a pior de todas pela sabujice do poder ou da expectativa de poder, a propria ronda palaciana, ela adora o Planalto.

  10. A questão, penso, está em que
    A questão, penso, está em que “jornalistas” das Organizações Globo sempre tentam se comunicar com os bois, aqueles mesmos levados à av. Paulista trajados de verde e amarelo, desprovidos de senso crítico, mas sensíveis ao toque do berrante.
    Para esses tolos basta o “furo” do global: – Ah, então conversaram! Pronto, boiada confinada na engorda, pronta para o próximo toque do berrante.

  11. No MANHATTAN CONNECTION de

    No MANHATTAN CONNECTION de domingo à noite, um caquético Lucas Mendes de oculos escuros pegunta, ele adora o quiz inutil, pergunta a Ricardo Amorim, o economista do programa, porque se venderam tantas motos no Brasil, ai o Amorim responde “”Ora, porque acabou a crise, tudo se vende, carros, geladeiras, a crise acabou”.

    Pano rápido e tem gente que vê e gosta dessa aula de baboseiras e futilidades.

    É um programa cujo tema central é FALAR MAL DO BRASIL, o Pais de onde todos eles tiram o sustento, eles moram no exterior mas a mesadinha vem do Brasil, o Pais que acham um lixo.

    1.   A única dúvida é como o

        A única dúvida é como o colega comentarista consegue assistir a esse troço. Admirável a saúde do seu estômago.

    2. “Pais de onde todos eles tiram o sustento”… e só tirariam aqui

      Não só é o país de onde tiram seu sustento… deve ser o único país onde tamanha mediocridade tem espaço.

      É O ÚNICO PAÍS ONDE IDIOTAS TEM ESPAÇO NA TV SÓ PARA REPETIR O MANTRA DA IDEOLOGIA DOMINANTE!

      No Brasil não é necessário ser genial ou fazer um trabalho diferenciado para se destacar… nada disso… é preciso ser radicalmente a favor da opinião patrolnal e ser minimamente eloquente. 

      Pronto… essa é a fórmula do sucesso! E nunca, em hipótese alguma, expressar uma única opinião que possa ir contra o chefe! NUNCA!!! EM DÉCADAS DE MANHATAN CONNECTION ISSO NUNCA ACONTECEU!!!

      ESPAÇO NAS RÁDIOS NÃO É PARA OS MELHORES MÚSICOS… nada disso… Lobão está aí para provar que falar mal do PT abre mais espaço na Jovem Pan so que vender um milhão de discos como Racionais

      FILÓSOFOS E HISTORIADORES ANTI-ESQUERDA APARECEM EM TODOS OS LUGARES… o pensamento mais raso e simplista ocupa todo o espaço reduzido para literatura no Brasil. Pondé, Olavo de carvalho, Narloch. No Brasil ninguém lê… mas temos filósofos celebridades… porém são completamente medíocres. O maior filósofo do Brasil defende que Nazismo é de esquerda e a Terra é o centro do universo.

      ECONOMISTAS LIBERAIS GUARDIÕES DO ÓBVIO… tudo que foi dito no Brasil sobre economia se resume à seguinte frase: juros combate inflação… isso é repetido 15 vezes ao dia. De resto ninguém sabe mais nada.

      Esse Amorim é um completo idiota!!! Um completo idiota!!! Cheguei a perder meu tempo com quase uma hora de palestra desse imbecil… Na palestra ele aparece como um “Steve Jobs” arrotando asneiras, imitando gestos e poses importadas dos “states”… que coisa mais patética… não salva uma frase… nada… só bobagens!

      COMO UMA PORCARIA DESSAS ENGANA TANTA GENTE???

  12. mas não tem nada de seleção natural não…

    é a capacidade do diretor de impedir que deficiência intelectual e falsidade nata passem pela peneira

    brilhou numa ou noutra, é da casa

  13. Imaginário História de Imaginária Eleição

    Nassif: num País imaginário, na linha do imaginário equador, a dona da mídia imaginaria entrevista os tres imaginários candidatos a presidência da república. 

    O imaginario mandachuva da emissora de TV, o imaginário AquiKhamel (não é marca de cigarro), imaginariamente sociólogo, manda que seus imaginários batepaus seja duros com os imaginários candidatos, tudo dentro da imaginária doutrina do grupo.

    Os imaginários candidatos são Xuxu, da Bala e NoveDedos. Por sorteio imaginariamente combinado com os de farda o debate começa com o imaginário Xuxu —-

    “Cadidato”, diz o reporter-batepau, quase com orgasmo” Diga se governou algum imaginário Estado e qual”.

    “Sim”, responde efusivamente o imaginario Xuxu, “o de SãoPaulo”, diz, imaginariamente arrebatado.

    É ovacionado, como se tivesse subindo a rampa do imaginário Planalto. O próprio diretor da imaginaria mídia desce de seu imaginário camorote (ou pedestal?), de onde elabora e envia imaginárias perguntas aos imaginários batepaus, e vem abraça-lo.

    Agora é a vez (e a hora) do imaginário candidato da Bala, que, por milagre, escapou da emboscada que lhe armou seu imaginario partido.

    “Cadidato” — pergunta o reporter-batepau, com fisionamia grave — “quantos habitantes tem esse imaginário Estado de SãoPaulo”. E, virando-se pra plateia de coxinha e elite sulista. “Ninguem sopra…”.

    A pergunta pega o imaginário candidato, que só sabe falar de matar, estrupar e esfolar, de surpresa. É demais para seus imaginários conhecimentos triviais. Mas arrisca: “Vinte ilhões”. O reporte-batepau confere com o papel que lhe enviou o imaginário diretor e, voltando-se para as câmeras — “Acertou!”. Fogos (ou tiros?) pipocam pelo recinto. Parece na Favela da Maré.

    Finalmente, a vez do imaginário NoveDedos.

    “Cadidato”  — o reporter-batepau, com o ódio notório dos burgueses contra a classe assalariada, fecha o semblante e crava a pergunta: — “diga nome, endereço e CEP de cada um desses cidadãos do Estado de SãoPaulo. Tem cinco minutos pra resposta, findo os quais as luzes serão apagadas”.

    Desce o imaginario pano…

     

  14. Lá na Globo Fake News eles

    Lá na Globo Fake News eles chamam isso de meritocracia, pois o dicionário deles é um que apenas vale naquela organização, no mundo real isso é bajulação do patrão.

  15. So tem dificuldade
    So tem dificuldade pra entender (ou aceitar) o que se passa com essa gente quem ainda se esforça (e muito) pra acreditar que o que eles fazem é jornalismo. O que eles fazem é pro-pa-gan-da comercial, politica e ideológica, nesta ordem. Estão ali meramente deblaterando com adversarios. E isso nao é novo, pelo amor de deus! Quem viu o que foi feito com o Brizola aqui no Rio identifica todos os mesmos expedientes.

    PS: Eu só avistei o(s) tirulo(s) do(s) artigo(s) do Sardenberg insinuando, suponho, alguma “explicaçao” do que é o oficio de jornalista. Virei a cara no instante mesmo, com uma sincera vontade de cair na gargalhada.

  16. É de pasmar…Eles induzem a

    É de pasmar…

    Eles induzem a idéia de uma justiça prostituida…

    Quando os entrevistadores globais acusam o PT por crimes “que são os maiores do mundo”, o Haddad vem e discorre mostrando que o PT foi quem mais investiu na justiça, na policia federal, no ministério público e sobretudo na criação das leis que mais contribuíram para a lava-jato!

    Então eles replicam: Mas o partido foi pego cometendo ilícitos!

    Como quem pega alguem desprevinido numa mentira ou num raciocinio lógico falho!

    Voces investiram na justiça e foram pegos por ela!

    Seu otário!

    ————————————–

    Meu Deus do céu!

    Este é o caráter primeiro da justiça!

    De ser igual para todos!

    Você não pode criar leis e fortalecer a justiça em troca de salvo conduto para cometer crimes!

    Um tribunal, um juiz não podem abafar os crimes da própria justiça!

    É imoral!

    A justiça tem no inventário das coisas humanas, talvez um dos mais belos propósitos!

    A de atacar o erro, onde quer o erro exista – e aqui a beleza, ainda que seja na própria justiça e só assim ela se mantém viva!

    A justiça tem que ser justa para com todos, mais ainda para consigo mesma!

    Só que quando eles replicam fica um sentimento que “poderia” ser diferente…

    Passa a ideia de que sendo o PT quem propôs as leis, não poderia ser alcançado por ela!

    O PT teria que ser o “dono” da justiça, uma justiça expúria…

    Por que eles dizem isso?

    Por que isso é que sempre foi feito no Brasil!

    Vemos militares pressionando o judiciário para “sua” justiça, a midia pressionando por “sua” justiça!

    Por que eles se apossaram de juízes e tribunais!

    Eles entendem justiça assim!

    Por isso o STF é assim…

    Quem devia zelar pela justiça, julgar juízes é assim…

    Assim prostituíram a justiça…

    Os juízes e tribunais se deixaram prostituir pelo poder econômico, pelos partidos fisiologistas, por ninharia, por penduricalhos vendem a dignidade…

    O PT não prostituiu a justiça!

    Eles não entendem isso e isso torna CLARO que eles se locupletam da justiça!

    1. E o Fantasma goleou o Globo há exatamente um ano.

      5 x 0 lá em Ceará-Mirim. 

      E o resultado foi Operário Ferroviário campeão brasileiro da Série D.

      Sábado que vem, em Cuiabá, o meu Fantasma vai tentar o feito de ser campeão consecutivo da Série C.

  17. Pois eu, entre a globonews e

    Pois eu, entre a globonews e o Tutameia prefiro o segundo.

    Excelentes entrevistas. Política, economia, história, cultura (cinema, literatura, teatro).

    Aliás, o que é mesmo Globonews? Tem tanta coisa melhor pra ver que faz uns dez anos que não vejo mais.

  18. O golpe deflagrou uma

    O golpe deflagrou uma epidemia de burrice, de apologia à truculência simplista bolsonariana, de alienação da pessoa de si mesma. Enfim, o golpe não fez nada diferente do que faz a propaganda comercial, a que apela pelo consumo impulsivo de bobagens vulgares sem a menor consideração sobre sustentabilidade ou saúde. Ou seja, o golpe é um golpe do mercado – imediatista – sobre a reflexão crítica. E não há nada que possamos fazer para interromper essa epidemia.

    A morte do reitor Cancellier de Olivo, do jeito exato que ocorreu, é paradigmática desses tempos, insuportáveis para quem não consegue viver sem refletir, questionar. O mercado – a iniciativa privada descontrolada – está levando de dez a zero sobre o estado, e a virada desse jogo ainda leva tempo. Resta o alento de saber que isso ocorre em todos os lugares em que impera o dólar.

  19. Quando as pessoas jurídicas,

    Quando as pessoas jurídicas, sejam elas de direito público ou privado, deveriam estar submetidas ao crivo da soberania popular dos moradores das cidades-estados, ocorre examente o contrário: O Poder Verbalizador (chefiado pela Globo Golpista),  cuja função é verbalizar a realidade para as massas e por isso deveriam ser não apenas concessionárias de serviço público e sim  Instituição mesmo, como são o poder de legislar(Chefiado por Rodrigo Maia Botafogo), de julgar(no momento chefiado por Moro Torquemada) e executar(chefiado por Temer o Coiso)

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador