A grande contribuição do Ministro Ribeiro à educação inclusiva

Agora, a manifestação do Ministro Milton Ribeiro sobre as crianças com deficiência, e sua sugestão para que sejam confinadas em cercadinhos das escolas especiais, será uma enorme contribuição para as escolas inclusivas. Bastará os professores alertarem os alunos:

- Se vocês continuarem contrários à inclusão, terminarão como o Ministro RIbeiro, seco, ressequido, intragável como um pão embolorado.

Tenho um filhotão de nome Vinicius, que tem Síndrome de Down. Chamo de “filhotão” porque foi meu presente adicional, pelo casamento com sua mãe Eugênia Gonzaga. Graças a Vinicius, Eugênia tornou-se uma das pioneiras da educação inclusiva no país, ao defender, para as crianças com deficiência, o mesmo direito à educação garantido às crianças sem deficiência.

Graças a esse movimento, Vinicius foi aceito pelo Colégio Dante Alighieri. Estudou por 8 anos por lá. Em dois momentos, ficaram claros os ganhos do Colégio com sua decisão.

O primeiro, no Baile de Formatura. Os alunos de todas as classes de formandos elegeram os “Mais” em cada categoria. O primeiro aluno a ser chamado para receber o prêmio foi Vinicius. Ganhou na categoria “Melhor Pessoa” e na categoria “Melhor Fotógrafo”.

É um ótimo fotógrafo, aliás. Como é um ótimo pesquisador de música. Com sua memória prodigiosa, é capaz de discorrer sobre Carmen Miranda e Elvis Presley, dos grandes do rock aos grandes da música brasileira. E cultiva uma paíxão especial por Clara Nunes, que ele trata cerimoniosamente como Clara Francisca Gonçalves Pinheiro.

Sabe o nome de batismo das irmãs Miranda, dos pais das Miranda, do Paulo Gracindo, da Dalva de Oliveira e muito mais.

O momento maior da formatura, no entanto, foi a entrega do diploma. Quando Vinicius foi chamado, caminhou de forma segura até o palco. Os colegas levantaram-se para aplaudi-lo e, de repente, todos os pais, alunos, professores estavam de pé aplaudindo.

Não apenas isso. Todos os discursos, de alunos e paraninfos de cada classe, enalteceram a importância da solidariedade, do humanismo, do respeito ao próximo. Em tudo havia o exemplo da convivência com Vinicius. Ninguém saiu incólume: todos se tornaram melhores cidadãos, melhores brasileiros.

Não foi apenas aí que entendi as consequências da educação inclusiva. A prima Terezinha decidiu aprimorar sua escola Criativa Idade nos padrões da educação inclusiva. Para cada coleguinha com deficiência, Terezinha reúne todos os colegas para discutir como tratá-lo A deficiência é exposta e as crianças escolhem as brincadeiras das quais os coleguinhas podem participar.

Nas próximas semanas, se entenderá melhor as declarações de Ribeiro: um mega pacote de financiamento das APAEs (Associação de País e Amigos dos Excepcionais), uma organização com pais bem intencionados e desinformados na ponta, e políticos ladinos e sem escrúpulos na cúpula.

Agora, a manifestação do Ministro Milton Ribeiro sobre as crianças com deficiência, e sua sugestão para que sejam confinadas em cercadinhos das escolas especiais, será uma enorme contribuição para as escolas inclusivas.

Bastará os professores alertarem os alunos:

  • Se vocês continuarem contrários à inclusão, terminarão como o Ministro RIbeiro, seco, ressequido, intragável como um pão embolorado.
Luis Nassif

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