A seletividade no CNMP ao punir um procurador que criticou Bolsonaro

Jornal GGN – São inúmeras as reclamações contra Deltan Dallagnol e outros procuradores da Lava Jato por abusos praticados na operação ou manifestações descabidas e ataques políticos, em redes sociais e na mídia, paradas no Conselho Nacional do Ministério Público. Em 5 anos de operação, o CNMP não reagiu à altura dos golpes desferidos pelos procuradores nenhuma vez. A mesma complacência não se estendeu ao procurador de Justiça Rômulo Moreira, do Transforma MP.

[O GGN prepara uma série de vídeos para mostrar a interferência dos EUA na Lava Jato. Quer ser nosso aliado nessa causa? Clique aqui]

Em um artigo indignado após o segundo turno da eleição presidencial, o procurador escreveu, no Justificando, afirmando que o “bunda-suja” do Jair Bolsonaro, um desqualificado em todos os sentidos, saiu vencedor. A expressão “bunda-suja” foi explicada no texto: é “como os militares de alta patente designam aqueles que não subiram na carreira, o caso do capitão, que não era respeitado nem pelos seus superiores.”

Por criticar Bolsonaro, Moreira recebeu uma punição do CNMP: suspensão de 30 dias, sem salário.

A omissão chegou ainda à Associação dos Membros do Ministério Público da Bahia (Ampeb), que, procurada por um jornal local, recusou-se a sair em defesa do procurador, alegando que só se manifesta a respeito do cerceamento das atividades inerentes ao cargo.

Coube à OAB da Bahia aprovar uma moção de solidariedade pela violação da liberdade de expressão de Rômulo, que foi lembrado por sempre ajudar a comissão de Direitos Humanos. Veja mais aqui.

Em artigo no Justificando, na quinta (15), o mestre em Direito Público Geovane Peixoto avaliou a decisão do CNMP como censura.

“(…) imaginemos que o cidadão Rômulo Moreira quisesse expressar a sua opinião sobre o candidato eleito. No que isso agride os seus deveres funcionais? Trata-se de um legítimo direito fundamental constitucionalmente tutelado e de alta importância para assegurar um real Estado Democrático: a LIBERDADE DE EXPRESSÃO.”

Redação

Redação

View Comments

  • "imaginemos que o cidadão Rômulo Moreira quisesse expressar a sua opinião sobre o candidato eleito"

    "Esse bunda suja ai???? Meu pinto eh bem quase nada infinitamente maior que o dele, eh por isso que ele brochou na hora h e saiu correndo gritando "maaaaaaaeeeeeeee, me acodeeeee"..."

    Mas fica pior! Eu tava la e eu vi! Conversando privadamente com membros do Exercito -que o expulsou- algum tempo mais tarde, bolsonaro disse textualmente "tem 20 anos que eu nao falo nada em publico considerado muito bicha louca exceto nos encontros diplomaticos, e eu disse anplamente pra ele que era dia sim e meu cu tava quase limp..."

  • Por que o CNMP agiu com "um peso, duas medidas"? Simples, porque seus integrantes não passam de covardes. Cambada de Bunda Mole.

  • Há algum tempo critique a postura e atuação de Vladimir Aras e lembro Nassif, pelo que ele sabia, respondeu pessoalmente dizendo que o procurador era uma pessoa de bons princípios. Vê-se agora que ele também está envolvido nas tramas da LJ para pressionar autoridades, eleger preferidos em comissões e até festejar na rede.

Recent Posts

Moody’s muda perspectiva da nota de crédito soberano do Brasil

Agência coloca prognóstico em patamar positivo; caso mudança de nota de crédito se confirme, país…

4 horas ago

“Cuidar da floresta é mais rentável que derrubar árvores”, afirma Lula

Presidente fala sobre temas que interessam ao Brasil e ao Japão às vésperas da visita…

5 horas ago

Presidente Lula sanciona mudanças na tabela do Imposto de Renda

Isenção tributária chega a quem recebe até dois salários mínimos no mês; em SP, presidente…

5 horas ago

Estratégia federal vai aumentar uso da bactéria wolbachia contra a dengue

Soltura de mosquitos infectados está programada para ocorrer em julho; objetivo é reduzir casos a…

7 horas ago

Sindicatos seguem em luta contra privatização da Sabesp

Vereadores discutem mudar legislação para que capital paulista seja inclusa no plano de venda da…

7 horas ago

Em defesa prévia, Moro diz que CNJ está gastando “dinheiro público inutilmente” para investigar seus abusos

Trabalho da Corregedoria do CNJ pode abrir caminho para ação na esfera penal contra o…

7 horas ago