As consequências óbvias e os fatos não explicados das investigações sobre Moro

Moro no papel de investigado

Na saída do governo, Sérgio Moro comportou-se como o juiz da Lava Jato. Espalhou acusações contra Bolsonaro, baseado em convicções. E garantiu ter provas do que dizia.

O PGR pediu autorização para o Supremo para abrir investigações sobre os crimes atribuídos ao Presidente e a denunciação caluniosa de Moro, caso as acusações sejam infundadas.

Moro se sentiu acusado, do mesmo modo que suas vítimas na Lava Jato. E passou a atuar na defesa, sustentando que não acusou Bolsonaro de crime, pois se é crime ou não cabe ao Supremo decidir.

Fez mais. De parceria com os velhos amigos da mídia, tentou emplacar uma narrativa. Todos os grandes jornais, em uníssono, colocaram como manchete principal a afirmação de Bolsonaro de que Moro tinha 27 superintendências e Bolsonaro queria apenas a do Rio.

A explicação de Bolsonaro – de que tinha interesse no Rio porque lá é sua cidade – mais confirma do que contesta as suspeitas de blindagem para amigos e filhos.

O objeto da investigação

Como essa investigação vai ser sem sigilo judicial, vai ser interessante ver colo os órgãos de investigação se comportam.

Há algo de errado nessa investigação da Procuradoria Geral da República sobre as denúncias do ex-MInistro Sérgio Moro contra Jair Bolsonaro.

Em uma situação normal, o procedimento seria o seguinte:

  1. Pegariam todo o conteúdo do celular de Sérgio Moro, recuperando inclusive as mensagens apagadas. A PF tem ferramentas que permitem essa recuperação.
  2. De posse do conteúdo total, iriam confrontar com o que Moro e Bolsonaro disseram. E preparariam um relatório final com suas conclusões.

Pelo que foi divulgado até agora, aparentemente irão se basear somente nas mensagens entregues por Moro, de conversas dos últimos 15 dias.

Com isso, deixa-se de apurar as suspeitas maiores:

  1. A de que Moro enviou um delegado ao Rio Grande do Norte, para ouvir Ronnie Lessa, principal acusado pela morte de Marielle, e preparar um relatório reservado para Bolsonaro.
  2. O fato de ter colocado a Polícia Federal para obrigar o porteiro do Condomínio de Bolsonaro a mudar sua versão original, de que o motorista que levou Lessa para cometer o assassinato pediu autorização para a casa 58, de Bolsonaro.

Comprovado essa hipótese, será a prova definitiva do controle total de Bolsonaro sobre as instituições.

O poder maior do Supremo

De qualquer modo, a simples abertura do caso ajudou a deixar claro o poder maior do Supremo, como agente moderador da Presidência.

As decisões do decano Celso de Mello, intimando os generais do Palácio a deporem espontaneamente – ou serem alvos de condução coercitiva, caso se recusem – é a prova maior da afirmação do Supremo.

Sorte deles é que o juiz não é Moro, que ordenou a condução coercitiva de Lula, mesmo não havendo recusa da parte dele em depor.

 

Luis Nassif

Luis Nassif

View Comments

  • Só pra lembrar o POLIANASSIF
    Mês que vem fará UM ANO das denuncias do INTERCEPT que comprovam a suspessão do MARRECO ..um processo que dorme na gaveta do Celso esperando coragem pra ser concluído.
    E dai ? Celso vai te responder se vc perguntar.

    • Celso de Mello está esperando a aposentadoria para passar o processo para o terrivelmente evangélico indicado pelo Bolsonaro.

  • Realmente algo que vamos lamentar pro resto das nossas vidas e as dos nossos descendentes...
    STF pôs a mesa com garfo e faca e Moro serviu sopa de letrinhas

    Vem daí que acredito que devoraram os direitos do Lula com os olhos e as mãos, feito canibais. Praticamente todos os que julgaram se lambuzaram com os abusos das letrinhas

  • Nassif: novesfora, nada. Nadica. O Decano já se vai, o CarrascoDeDiamantino continurá seu ódio gratuito ao PT, compartilhado pela MatriacarDosAddams e pelo Facão, Rozinha (minha Canoa), condenando porque na Lei lhe autoriza. A novidade no Chatô é que o BonecoDeVentríloco, a continuar assim, logo vai estar soletrando por vontade própria. Como bem disse Bananinha, basta um Cabo na porta e o recinto tá fechado. Se preciso, os AzulSauvas (aprendizes de conspiradores desde a RuaToneleiros) darão outro rasante (agora com um F-16), só pra quebrar os vidros e assustar a galera. O PP já tá se servindo. A ProstitutaPartidária (do X-9) logo via pro leito conjugal do Planalto e sentir o que pode abocanhar. Os Correios volta pro exPrefeito e Botafogo, se coragem tiver de dar sequencia ao pedido dos Kummunistas e Esquerdopatas políticos, ficará na rua da amargura. A Elite retomará suas viagens ao exterior, com as sobrinhas do Coronavirus. Aquela fatia gorda de empresários safados e suas Federações, viverão com o que sonegaram (põe bilhões nisso) e o conivente Judiciário reincorporará o TogaSuja, filho dileto. O SapoBarbudo volta pra cana e a farra do boi será maior que a OktoberFest (a partir do sul).

    O Povão? Você tá brincando. Desses o Corona se encarregará...

  • A um ano atrás Moro era intocável. Agora com essa, não sei se por falta de capacidade ou medo, guinada ao não é bem assim, perdeu muito do seu apoio, sendo então a hora para se querer fazer alguma coisa. Lembremos que estes dois embates não são juridicos mas politicos.

Recent Posts

Ações das Casas Bahia valorizam 34% após pedido de recuperação

Proposta para postergar o pagamento de R$ 4,1 bilhões a credores foi vista pelo mercado…

10 minutos ago

Reajuste dos planos de saúde: por que a ANS é omissa na regulação dos preços abusivos?

Pacientes ficam à mercê de reajustes abusivos e desamparados com rescisões de contratos cada vez…

20 minutos ago

Moro escreveu recado duro a Salomão na primeira intimação que recebeu do CNJ; oficiais levaram 2 meses para encontrá-lo

Bilhete antecipa parte da defesa que Moro fará perante o plenário do CNJ; saiba o…

24 minutos ago

O STF e os guardas da porta do presídio, por Luís Nassif

Se CNJ e CNMP não enfrentarem os desafios no horizonte, desaparecerá o último bastião institucional:…

27 minutos ago

Parece que uma anistia está sendo urdida, por Fernando Castilho

Muita gente já esqueceu as centenas de milhares de mortes pela Covid-19, a tentativa de…

29 minutos ago

Câmara da Argentina aprova projeto de reforma econômica de Milei

Câmara ainda precisa votar, à parte, o projeto sobre aumento de impostos para pessoas físicas…

46 minutos ago