Associação Brasileira de Criminalística defende a perícia oficial independente da Bahia

Jornal GGN – Perícia independente em relação à polícia é a maior garantia de controle dos desmandos policiais. Uma das grandes causas da impunidade policial é a perícia subordinada à polícia civil.

A Associação Brasileira de Criminalística defende o papel da perícia independente e mostra que, na Bahia, essa independência existe desde 1991.

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Associação Brasileira de Criminalística – ABC, entidade que representa os Peritos Oficiais de Natureza Criminal dos Estados e do Distrito Federal, vem, por meio desta, esclarecer alguns pontos relacionados à fala do Presidente Jair Bolsonaro, na qual ele afirma que acha necessária a realização de uma “perícia independente” para a apuração da morte de Adriano da Nóbrega, ocorrida na Cidade de Esplanada, na Bahia.

Antes de mais nada é necessário informar que o Departamento de Polícia Técnica do Estado da Bahia – DPT é o órgão oficial responsável pela realização de exames periciais na área criminal naquele Estado. O DPT é desvinculado da Polícia Civil desde o ano de 1991 e, por isso, possui autonomia administrativa e financeira. Devido a esta desvinculação o Diretor do DPT, que é Perito Criminal de carreira, responde diretamente ao Secretário de Segurança Pública e, por isso, tem atuação totalmente independente das Polícias Civil e Militar, estando todos hierarquicamente ombreados abaixo na SSP.

Toda perícia realizada por qualquer Órgão de Perícia Oficial de Natureza Criminal brasileiro deve obedecer rigorosamente a metodologia científica, sendo que uma das suas principais características é a reprodutibilidade, que garante que qualquer perito que utilize a mesma metodologia (recomendada em procedimentos operacionais e na literatura de referência na perícia forense mundial) obterá exatamente os mesmos resultados. Caso os resultados não sejam os mesmos devido à má fé na realização do exame, o perito responsável poderá ser acusado de fraude processual e também de falsa perícia, podendo até ser exonerado de seu cargo público.

Assim sendo, deixando que a justiça dê as melhores respostas para as dúvidas ora suscitadas e tendo a certeza de que os Peritos Oficiais realizarão os seus trabalhos com o comprometimento e seriedade com os quais laboram diariamente, colocamo-nos à disposição para apresentar à Vossa Excelência Presidente da República Jair Bolsonaro, bem como ao Ministro da Justiça e Segurança Pública Sérgio Moro propostas para a melhoria das condições de trabalho da Perícia Oficial de Natureza Criminal, como a prevista na PEC 76/2019, que permite que todos os Estados e o Distrito Federal tenham seus Órgãos Periciais respondendo diretamente aos Secretários de Segurança Pública, passando a ser denominados Polícias Científicas, gozando da isenção que o DPT da Bahia e os de mais dezoito Estados possuem atualmente.

Redação

Redação

View Comments

  • Existe uma grande batalha, para a Perícia Oficial e a Justiça do Brasil, principalmente agora que querem que a "prova", conseguida ilegalmente com os meios justificando os fins, sejam aceitas no devido Processo "Legal".

Recent Posts

Deputadas de direita querem impedir fiscalização da Lei da Igualdade Salarial

Filiadas ao PL, União Brasil, Cidadania e ao Novo apresentaram proposta na Câmara Federal

12 horas ago

CNU: tire suas dúvidas sobre o adiamento do concurso

Fortes chuvas no sul levaram governo a adiar aplicação das provas em todo país

12 horas ago

Cozinhas solidárias distribuem marmitas aos atingidos pelas enchentes no RS; veja como colaborar

Distribuição começou nesta sexta-feira (3) e deve seguir durante o final de semana; movimentos pedem…

14 horas ago

Hamas chega ao Egito e acordo de cessar-fogo pode ser divulgado em breve, diz mídia árabe

Jornais árabes afirmaram o Hamas teria aprovado a implementação da primeira fase do acordo, que…

14 horas ago

SP: agora, até as águas correm para trás, por Rita Casaro

Empresa-símbolo da engenharia brasileira está à beira de privatização predatória e ilegal, que afetará serviços…

15 horas ago

Em apenas 24 horas, Brasil registra mais 35 mil casos prováveis de dengue

O número de mortes confirmadas pela doença nos primeiros meses deste ano chegou a 2.197

15 horas ago