Brasil faz uso desigual das tecnologias sociais em saúde na pandemia, diz presidente da Fiocruz

Jornal GGN – Nisia Trindade Lima é a primeira mulher na presidência da Fundação Oswaldo Cruz, uma das instituições brasileiras mais relevantes na produção de medicamentos, vacinas e testes diagnósticos. No final de junho, a Fiocruz foi anunciada como parceria da Astrazeneca na avaliação final e produção da vacina contra coronavírus desenvolvida pela Universidade de Oxford.

Em entrevista exclusiva ao jornalista Luis Nassif, na TV GGN, Nisia abordou a trajetória secular da Fiocruz, o desenvolvimento da vacina de Oxford e sua distribuição e a falta de uma política nacional de testagem na pandemia. 

Segundo Nisia, desde que o curso da pandemia começou a ficar mais evidente no Brasil, técnicos do Ministério da Saúde passaram a debater os dados que projetavam a tendência de interiorização do vírus, algo que se confirmou mais ao final de junho em diversos estados.

Com Luiz Henrique Mandetta e depois Nelson Teich no comando da Pasta, os especialistas da Fiocruz sugeriram o uso das equipes de Saúde da Família na testagem e rastreamento de casos de covid-19 nas cidades do interior. Mas, na prática, essa estrutura já existente no SUS não foi articulada em nível nacional.

“Acho que isso é um processo complexo, mas além dos instrumentos de alta tecnologia, que é o caso dos testes moleculares, as tecnologias sociais em saúde que o Brasil desenvolveu tão bem, elas devem ser utilizadas nesse processo. Isso tem acontecido de maneira desigual no Brasil, mas onde acontece, tem se mostrado bastante eficiente como medida”, avaliou.

A testagem no Brasil “ainda não se tornou política nacional”, mas “tem avançado” na visão da presidente da Fiocruz. “Esperamos que com o aumento de produção de testes e toda a logística que está sendo organizada, que se possa dar um salto na produção da testagem.”

Sobre a distribuição da vacina de Oxford, Nisia comentou que “ela vai ser definida pelo Programa Nacional de Imunizações [do Ministério da Saúde], certamente para grupos mais expostos e vulneráveis como prioridade. Mas como temos capacidade de produzir, a tendência é atender a toda a população.”

Assista a entrevista completa abaixo:

 

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

View Comments

  • Excelente entrevista. Professora Nísia Trindade mostra com muita clareza os grandes resultados dos investimentos já realizados em pesquisa, ciência e tecnologia no âmbito da Fiocruz, ao mesmo tempo que evidencia a extrema relevância do país tratar suas instituições de pesquisa, de produção de ciência, tecnologia e insumos como seus grandes ativos nacionais.

Recent Posts

Trump considera sanções contra países que deixem de usar dólar

Taxação cambial, tarifas e restrição a exportações estão entre punições avaliadas pela equipe do candidato…

3 horas ago

Governo federal confirma continuidade da homologação de terras indígenas

Força-tarefa composta por ministérios, Funai, AGU e Incra busca acelerar processo; quatro processos devem ser…

4 horas ago

A conexão Nuland–Budanov–Tadjique–Crocus, por Pepe Escobar

A população russa deu ao Kremlin carta branca total para exercer a punição máxima e…

5 horas ago

Elon Musk vira garoto propaganda de golpe que pagou por anúncio no X

Golpe inventa uma nova empresa de Elon Musk, a Immediate X1 Urex™, que pretende enriquecer…

5 horas ago

Governo Milei segue com intenção de lançar ações do Banco de La Nacion no mercado

Apesar da retirada da lista de privatização, governo Milei reforça intenção de fazer banco oficial…

5 horas ago

Prêmio Zayed de Sustentabilidade abre inscrições globais

Prêmio para soluções sustentáveis passa a aceitar inscrições em português; fundos de premiação chegam a…

5 horas ago