Brasil terá recuperação abaixo da média global

Jornal GGN – A economia brasileira pode mostrar sinais de retomada em 2020 e 2021, mas seu ritmo de expansão ficará abaixo das expectativas, sendo superado inclusive pela média global.

Os dados foram divulgados pela Organização das Nações Unidas (ONU) em seu relatório anual sobre a economia global. Os prognósticos para a economia brasileira indicam um crescimento de 1,7% para este ano, resultado 0,8 ponto percentual abaixo do que a própria entidade estimou no ano passado. Os dados também ficaram abaixo dos 2,4%  estimados pelo Ministério da Economia.

De acordo com o documento, a expansão reflete uma melhora ante o visto entre 2014 e 2019, mas mesmo assim o ritmo ainda é considerado “lento”. Para a economia global, o prognóstico da ONU aponta um avanço de 2,5% em 2020. O quadro para 2021 não apresenta tantas mudanças: a perspectiva para a melhora da economia brasileira é de 2,3%, abaixo da média global de 2,7%.

O ritmo de crescimento do Brasil também está abaixo do registrado da média de crescimento dos emergentes: o relatório da ONU indica que a expansão prevista para 2020 entre as nações em desenvolvimento chega a 4%, mais do que o dobro do ritmo brasileiro.

Apesar dos dados não tão bons assim, o jornalista Jamil Chade diz em seu artigo no portal UOL que o ministro da Economia, Paulo Guedes, vai ao Fórum Econômico Mundial levando um discurso de “dever cumprido” do primeiro ano do governo Bolsonaro.

Entre as “conquistas” que serão apresentadas por Guedes em Davos, estão a queda dos juros e a aprovação das reformas – mesmo com o desemprego seguindo em patamares muito elevados e as condições de trabalho estejam cada vez mais precárias por conta da reforma trabalhista.

Redação

Redação

View Comments

  • Governo de mentirosos divulga dados mentirosos ou, no mínimo, acoxambrados.
    Atualmente, 'Zero virgula qualquer merdinha' é louvado por uma imprensa que outrora ridicularizava dados semelhantes, senão melhores, e num cenario onde nossos ativos e direitos ainda eram nossos.
    Estes aboletados em brasilia deveriam er em mente que "Pode-se enganar a todos por algum tempo; pode-se enganar alguns por todo o tempo; mas não se pode enganar a todos todo o tempo"

Recent Posts

Choques políticos em série refletem bagunça institucional, por Antonio Machado

O chamado ativismo judicial provoca rusgas institucionais desde o tempo do mensalão, antecedendo os ataques…

14 horas ago

Lei de Alienação Parental: revogar ou não revogar, eis a questão

Denúncias de alienação descredibilizam acusações de violência contra menores e podem expor a criança aos…

14 horas ago

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Os dois conversaram sobre o combate à desigualdade e à fome. Para Dilma, o papa…

17 horas ago

Exposição à poluição aumenta o risco de doenças cardíacas em moradores de São Paulo

Os pesquisadores constataram que pessoas que sofrem de hipertensão sofrem ainda mais riscos, especialmente as…

18 horas ago

Vídeo mostra a ação da polícia durante abordagem de Tiago Batan

Caso ganhou repercussão no interior de SP; jovem faleceu após ser baleado na região do…

18 horas ago

Roberto Campos Neto e o terrorismo monetário

É papel do Banco Central administrar as expectativas de mercado, mas o que o presidente…

19 horas ago