Carnaval “da representatividade e resistência” é o que Bolsonaro tem para mostrar ao mundo, diz músico da Mangueira

Jornal GGN – Carnavalesco da Mangueira, escola que saiu vitoriosa do Carnaval 2019 no Rio de Janeiro, Leandro Vieira mandou um recado para o presidente Jair Bolsonaro, durante uma coletiva de imprensa, na noite desta quarta (6). “O Carnaval não é o que ele [Bolsonaro] acha que é”, disse Vieira. “Ele deveria mostrar para o mundo o Carnaval da Mangueira, o Carnaval da arte, da luta, do povo, da cultura popular”, disparou.

A declaração foi uma resposta à conduta de Bolsonaro, que na noite anterior divulgou um vídeo com atos obscenos nas redes sociais, na tentativa de desqualificar o Carnaval brasileiro, por conta das críticas e ataques que recebeu em desfiles e blocos de rua em todo o País.

Vieira fez um discurso da vitória recheado de “recados políticos”. Ele disse que a Mangueira fez um “Carnaval da representatividade” ao exaltar a história de Marielle Franco e outras lideranças negras e indígenas que foram marginalizadas pela história. “São esses homens e essas mulheres aqui que são os heróis do meu enredo, que merecem sempre ser exaltados”, disse. “Aqui mora o que tem de melhor nesse País, e o que tem de melhor nesse País está nessa festa que todo o mundo aplaude”, defendeu.

Vieira ainda disse que “aqui todo mundo está vivo porque resiste” e que o samba é um “um recado político para o País todo, que tem de entender que isso [a luta pela representatividade e resistência] é importante.”

“É um recado político também para o presidente, que tem que mostrar que o Carnaval é isso aqui. O Carnaval é a festa do povo, é a cultura popular, o Carnaval não é o que ele acha que é. Ele deveria mostrar para o mundo o Carnaval da mangueira, o Carnaval da arte, da luta, do povo, da cultura popular”, encerrou o carnavalesco.

 

Redação

Redação

View Comments

  • Oi, Cíntia.
    Bacana a reportagem.
    Mas só para esclarecer, o Leandro Vieira, que fez a declaração, é o carnavalesco da escola.
    O samba é uma composição de Deivid Domênico, com a parceria de outros músicos.
    Um abraço!

  • E deu novamente a Mangueira, a Escola que está no bolso da RGT. Que surpresa!!! Não foi o ano da Beja Flor? Seria outra surpresa. Afinal o tal Carnaval é 'apenas' a representatividade da Cultura Popular?!! Novamente a Portela, única Escola de Samba, mais tradicional e mais importante, que não está nas mãos deste conluio RGT/ Bicheiro no comando do RJ, não ganhou o campeonato. Coincidência? Afinal, como estamos assistindo na tragédia fluminense e carioca, estamos na Terra das Coincidências". Coimo era, quando Castor de Andrade mandava no RJ e sua Escola estava em todas as finais. Pura coincidência. Afinal é "apenas" a expressão da Cultura Popular. E divulgar como esta Cultura Popular se expressa pode ofender muita gente. Então censuremos até o Presidente. País de muito fácil explicação.(P.S. Mangueira é aquela Escola de Samba que construiu rota de fuga para traficantes dentro da sua quadra. Polícia e mídia trataram de abafar o caso. Ou o Brasil já se esqueceu?)

Recent Posts

Trump considera sanções contra países que deixem de usar dólar

Taxação cambial, tarifas e restrição a exportações estão entre punições avaliadas pela equipe do candidato…

4 horas ago

Governo federal confirma continuidade da homologação de terras indígenas

Força-tarefa composta por ministérios, Funai, AGU e Incra busca acelerar processo; quatro processos devem ser…

4 horas ago

A conexão Nuland–Budanov–Tadjique–Crocus, por Pepe Escobar

A população russa deu ao Kremlin carta branca total para exercer a punição máxima e…

5 horas ago

Elon Musk vira garoto propaganda de golpe que pagou por anúncio no X

Golpe inventa uma nova empresa de Elon Musk, a Immediate X1 Urex™, que pretende enriquecer…

5 horas ago

Governo Milei segue com intenção de lançar ações do Banco de La Nacion no mercado

Apesar da retirada da lista de privatização, governo Milei reforça intenção de fazer banco oficial…

5 horas ago

Prêmio Zayed de Sustentabilidade abre inscrições globais

Prêmio para soluções sustentáveis passa a aceitar inscrições em português; fundos de premiação chegam a…

6 horas ago