Centenário de Lúcio Rangel

O jornalista, crítico musical e musicólogo Lúcio Rangel, estaria completando 100 anos. Ao longo da sua trajetória colaborou em inúmeras publicações a exemplo do suplemento literário “d’O Jornal”, dirigido pelo amigo Vinicius de Moraes, onde manteve uma coluna musical (1945-1947) e em vários veículos jornalísticos.

Uma das suas publicações mais marcantes foi a Revista da Música Popular, lançada em parceria com Pérsio de Moraes, em 1954, com duração até 1956. Lúcio Rangel colocou no mesmo caldo a nata dos analistas da Música Brasileira e os artistas/jornalistas/escritores, formando um baita time pra ninguém botar defeito. Post completo aqui.

 

Laura Macedo

Laura Macedo

View Comments

  • Escrevia muito bem! Desses

    Escrevia muito bem! Desses críticos e cronistas que não existem mais. Lembro-me até hoje do primeiro texto que li dele: "A Lapa e a música popular".

  • Assino embaixo

    Jair, assino embaixo. Ele realmente escrevia muito bem além de ser super articulado com os artistas e, consequentemente, com a boemia carioca.

    No nº 5 da Revista da Música Popular, cuja capa trazia a cantora Elizeth Cardoso, ele escreve: "É uma cantora de grandes recursos, que fez uma carreira limpa atá alcançar a celebridade.Elizeth trabalhou e aperfeiçoou sua arte, sem lançar mão de recursos publicitários, sem usar os clubes de fãs e arregimentar multidões histéricas para seus programas de auditório (...) Por isso, etá no apogeu artístico, merecendo a admiração do grande público e da crítica especializada, que veem em Elizatrh um modelo de dignidade para uma cantora profissional" (Do livro de Sérgio Cabral "Elizete Cardoso: uma vida).

    Segundo sua filha Maria Lúcia Rangel: "No dia 3 de junho teremos uma festa no Rio. O Instituto Moreira Salles vai relançar o livro Sambistas e Chorões, com inclusão de outros textos, no Trapiche Gamboa. A Rádio Batuta (IMS) também vai colocar no ar programas preparados por João Máximo".

    Valeu, Jair.

    Abraços.

  • Entre tantas

    Entre tantas  qualidades,Lúcio Rangel, teve  o dom de  antecipar os pendores   etílicos de Roniquito,quando este  apresentou-se  numa tertúlia   familiar para exibir  seus dotes  artísticos intelectuais  precoces aos nove anos, e consumiu

    uísque  igualmente  com  talento precoce.

    Lúcio, foi  precursor  de todos os  movimentos que envolveram a música popular  no salto modernista que se manifestou a partir dos anos   50. Grande crítico musical com largas influências no meio artístico ,reconhecido e respeitado,além de óbviamente ser imbatível no consumo etílico.Páreo,até para  Paulo Mendes Campos.,outra personagem,outra  história...

    • Histórias do Roniquito

      Durvaldisko,

      Algumas do Roniquito:

      - Em bares como o Antônio’s e o Veloso, rondava as mesas iniciando discussões que iam da música clássica à literatura. E às vezes passava dos limites. A Tom Jobim, que sóbrio admirava, disse que sua música não passava de imitação de Villa-Lobos. Antonio Callado teve que ouvir: “Você já leu Faulkner? Então deve saber que perto dele você é um bosta”. Em um de seus momentos mais sem cerimônia, ao perceber que estava sem isqueiro, foi pedir fogo ao primeiro que entrou no restaurante em que almoçava. Como se tratava do general Costa e Silva, acabou detido. (Fonte: Almanaque Brasil).

      Grata pelo comentário.

      Abraços.

      Lúcio Rangel no traço de Nássara.

       

  • Excelente lembrança

    Amigo Botelho,

    Que bom você ter lembrado da entrevista do Lúcio Rangel no Pasquim. Isso motivou-me a localizar no velho e bom "O Pasquim" (temos a coleção completa e encardenada, ou melhor, tínhamos, pois um amigo [?] pediu emprestado dois volumes os quais foram extraviados) e reler a referida entrevista (Ano V - nº 214 - XLIX - Rio, 7 a 13/8/1973). É uma longa entrevista de quatro páginas que contou com as participações de Millôr Fernandes, Sérgio Augusto, Ivan Lessa, Ziraldo, Jaguar, Albino Pinheiro e Sérgio Cabral.

    Demorei a responder seu comentário porque não reisitir a leitura da entrevista do Lúcio Rangel. Uma delícia!

    Grata por mais uma participação fundamental.

    Abraços.

Recent Posts

Choques políticos em série refletem bagunça institucional, por Antonio Machado

O chamado ativismo judicial provoca rusgas institucionais desde o tempo do mensalão, antecedendo os ataques…

9 horas ago

Lei de Alienação Parental: revogar ou não revogar, eis a questão

Denúncias de alienação descredibilizam acusações de violência contra menores e podem expor a criança aos…

9 horas ago

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Os dois conversaram sobre o combate à desigualdade e à fome. Para Dilma, o papa…

12 horas ago

Exposição à poluição aumenta o risco de doenças cardíacas em moradores de São Paulo

Os pesquisadores constataram que pessoas que sofrem de hipertensão sofrem ainda mais riscos, especialmente as…

13 horas ago

Vídeo mostra a ação da polícia durante abordagem de Tiago Batan

Caso ganhou repercussão no interior de SP; jovem faleceu após ser baleado na região do…

13 horas ago

Roberto Campos Neto e o terrorismo monetário

É papel do Banco Central administrar as expectativas de mercado, mas o que o presidente…

14 horas ago