Cérebros, dólar e respeito em fuga, por Jamil Chade

Jornal GGN – O Brasil aparece entre os países que registra o maior volume de saída de mão de obra qualificada no mundo, sendo superado apenas pela Venezuela. Além de pessoas, o país tem registrado fuga de investimentos através da saída de dólares, e mesmo do respeito das autoridades pelas instituições.

Em artigo publicado no portal UOL, Jamil Chade repercute alguns dados que preocupa quem tem o futuro do Brasil como foco. Estudo recentemente publicado pela entidade suíça IMD mostra que a fuga de cérebros do país tem se agravado ano a ano: o World Talent Ranking de 2009 colocava o país na 14ª colocação entre aqueles que sofriam com a fuga de talentos. Contudo, a posição brasileira caiu para 39ª em 2018 e, neste ano, o país aparece na 52ª posição entre as 63 maiores economias do mundo, superando apenas a Venezuela nas Américas.

Outra fuga que tem sido notada é a de dólares. Segundo dados do Banco Central, o volume de saída de moeda norte-americana chegou a US$ 32 bilhões nos últimos 12 meses, o maior resultado em 20 anos – em agosto de 1999, os mercados emergentes eram vítima de uma nova crise internacional.

Porém, o articulista diz que nada disso se compara com a fuga do respeito, algo o qual nenhuma sociedade pode prosperar. Um exemplo disso é a postura adotada pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub, que recentemente usou sua conta no Twitter para ofender cidadãos e questionar a república, dizendo que na sua página são as suas regras que estão em vigor.

“Se em qualquer país democrático do mundo tal comportamento teria sido motivo de uma demissão e um pedido de desculpas, ele parece ter sido aplaudido pela milícia digital que passou a dar sustento – ainda que virtual – a um governo de demagogos”, pontua Chade, ressaltando que o presidente Jair Bolsonaro também deu sinais de não saber o limite entre o debate político e respeito. E a falta de respeito na política compromete qualquer jogo democrático.

Redação

Redação

View Comments

  • Quanto a fuga de cérebros, não deixa de ser interessante que o brasileiro ganhador de premio recente em computação quântica, além da graduação, fez mestrado e doutorado com bolsas por nós pagas. E não ficou no Brasil.

Recent Posts

Trump considera sanções contra países que deixem de usar dólar

Taxação cambial, tarifas e restrição a exportações estão entre punições avaliadas pela equipe do candidato…

1 hora ago

Governo federal confirma continuidade da homologação de terras indígenas

Força-tarefa composta por ministérios, Funai, AGU e Incra busca acelerar processo; quatro processos devem ser…

2 horas ago

A conexão Nuland–Budanov–Tadjique–Crocus, por Pepe Escobar

A população russa deu ao Kremlin carta branca total para exercer a punição máxima e…

3 horas ago

Elon Musk vira garoto propaganda de golpe que pagou por anúncio no X

Golpe inventa uma nova empresa de Elon Musk, a Immediate X1 Urex™, que pretende enriquecer…

3 horas ago

Governo Milei segue com intenção de lançar ações do Banco de La Nacion no mercado

Apesar da retirada da lista de privatização, governo Milei reforça intenção de fazer banco oficial…

3 horas ago

Prêmio Zayed de Sustentabilidade abre inscrições globais

Prêmio para soluções sustentáveis passa a aceitar inscrições em português; fundos de premiação chegam a…

3 horas ago