Com PDVs, governo demitiu mais de 50 mil nas estatais nos últimos anos

petrobras_tania_rego_abr_5.jpg
 
Programas de demissão da Petrobras tiveram a adesão de 15 mil funcionários. Foto: Tânia Rego/Agência Brasil
 
Jornal GGN – Com programas de demissão voluntária e aposentadorias incentivadas, o governo federal desligou 50.364 funcionários das empresas estatais nos últimos anos. Este montante é equivalente a 77% do total que os PDVs lançados nos últimos três anos pretendiam demitir.
 
Somente na Petrobras, foram dois programas de demissões com a adesão de 15 mil funcionários. A estatal reduziu em cerca de 30% dos empregados que tem hoje, chegando a 49.385, contra quase 57 mil em 2014. 
 
De acordo com o jornal O Estado de S. Paulo, depois da Petrobras aparece o Banco do Brasil, que desligou 14.285 em dois programas realizados em 2015 e 2015. 

 
A Caixa reduziu em 9.749 servidores e os Correios em 6 mil funcionários. A Infraero foi a estatal com a maior diminuição percentual de seu quadro de empregados, com 2.646 desligados. 
 
Ainda segundo o Estadão, o governo comemora o resultado, que representa um desligamento de 9,6% do total de funcionários das estatais atualmente. O número aumentar neste ano, com PDVs da Dataprev, Eletrobras e a reabertura do programa da Caixa Econômica Federal, que espera a adesão de mais de 5 mil servidores. 
 
Segundo documento do Ministério do Planejamento com dados do primeiro trimestre, o número de funcionários das estatais teve queda de 5% desde 2015, com redução de 3% dos trabalhadores com mais de 56 e 5% dos profissionais com mais de 26 anos de empresa. 
 
Assine
Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. com….

    É a recuperação dos empregos. Ou você tinha alguma dúvida? Mas vem aí Terceirizações. 12 por 36. Para que ser Engenheiro em mais de 20 ramificações , Oceanógrafo, Geólogo e mais de 100 Profissões de Altissima Especialização, quando tudo isto pode ser trocado por serviços braçais. E importado toda esta tecnologia, empregos e produtos industrializados vindo do exterior com a ignóbil volta das Privatarias. Para que trabalhar e ganhar bem. Isto é o vil capitalismo. Para que isto? Ou você tinha alguma dúvida?   

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador