Copom corta taxa básica de juros para 3,75% ao ano

Jornal GGN – O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu reduzir a taxa básica de juros (a taxa Selic) em 0,50 ponto percentual, passando de 4,25% para 3,75% ao ano.

Após um período de 16 meses de estabilidade, este é o sexto corte consecutivo da taxa no atual ciclo, e atingiu seu novo piso na série histórica iniciada em junho de 1996.

No comunicado divulgado após a reunião, o Bacen fala dos efeitos da pandemia causada pelo coronavírus, que tem gerado “uma desaceleração significativa do crescimento global, queda nos preços das commodities e aumento da volatilidade nos preços de ativos financeiros” e, diante desse cenário, mesmo com a provisão adicional de estímulo monetário por parte das principais economias, “o ambiente para as economias emergentes tornou-se desafiador”.

A autoridade monetária também lista outros pontos relacionados à conjuntura global, como o nível de ociosidade, que pode gerar uma trajetória de inflação abaixo do esperado. Segundo o BC, “esse risco se intensifica caso um agravamento da pandemia provoque aumento da incerteza e redução da demanda com maior magnitude ou duração do que o estimado”.

Por outro lado, o Banco Central brasileiro diz que “o aumento da potência da política monetária, a deterioração do cenário externo ou frustrações em relação à continuidade das reformas podem elevar os prêmios de risco e gerar uma trajetória da inflação acima do projetado no horizonte relevante para a política monetária”.

“O Copom entende que a atual conjuntura prescreve cautela na condução da política monetária, e neste momento vê como adequada a manutenção da taxa Selic em seu novo patamar”, diz o BC. “No entanto, o Comitê reconhece que se elevou a variância do seu balanço de riscos e novas informações sobre a conjuntura econômica serão essenciais para definir seus próximos passos”.

Redação

Redação

Recent Posts

“Para mim é um alívio essa correição”, diz Gabriela Hardt

Substituta de Sergio Moro, juíza admite erros no caso Tacla Duran, mas garante que não…

11 horas ago

O que está por trás da nova corrida pelo ouro

Incertezas políticas e internacionais estão por trás da disparada de preços do minério, diz professor…

11 horas ago

Como capturar o comum cotidiano ou a própria vida, por Maíra Vasconcelos

A cada dia, ficamos esquecidos no dia anterior sem ter conseguido entender e ver o…

11 horas ago

Lula e ministros visitam RS para garantir recursos às vítimas das chuvas

Exército aumentou o número de militares e opera hospital de campanha; Transportes se comprometeu a…

12 horas ago

Entrevista: Ilan Fonseca, procurador que trabalhou como motorista de Uber, revela a dura realidade dos aplicativos

Escritor e membro do MPT, Ilan Fonseca propõe alternativas ao oligopólio que controla trabalhadores sem…

13 horas ago

Temporais no Rio Grande do Sul rompem barragem e autoridades alertam para população deixar área

Barragem 14 de Julho, no interior do Rio Grande do Sul, rompe com as fortes…

13 horas ago